Autor Tópico: Teste Bridgestone Battlax Scooter SC2 e SC2 Rain: novos pneus radiais para maxi-scooters  (Lida 2923 vezes)

Offline moto2cool

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A marca de pneus japonesa acaba de apresentar em Lisboa a sua nova gama de pneus para as scooters mais performantes. Fomos convidados a testá-los em primeira mão.



Na apresentação estática à imprensa europeia, que decorreu em Portugal num dos hotéis “boutique” do centro de Lisboa, a Bridgestone revelou que a atitude desportiva dos seus novos pneus Battlax SC2 e SC2 Rain tornará qualquer maxi-scooter numa dominadora das estradas sinuosas, uma vez que os seus aspectos técnicos provêm directamente da sua mais recente gama de pneus "hypersport": os Battlax Hypersport S21. 

Por isso fiquei expectante com o que iria poder experimentar no dia seguinte, quando estava agendada a apresentação dinâmica, que se iria desenrolar pelas estradas dos arredores da nossa bela capital.



Na apresentação estática foram destacados vários aspectos, sendo um dos mais importantes o desempenho melhorado em piso seco do Battlax Scooter SC2 concebido especificamente para as maxi-scooters desportivas. 

Apesar da inovação tecnológica que encerram, os pneus SC2 e SC2 Rain garantem uma óptima quilometragem, mantendo o nível de excelência do seu antecessor, facto a que a optimização dos ângulos dos sulcos, que também causa uma deformação optimizada e uma consequente elevada estabilidade e longevidade, não é alheio. 



Os objetivos técnicos do caderno de encargos do projecto de desenvolvimento destes novos pneus de scooter, incluíam o aumento da aderência em todas as temperaturas, e também uma maior aderência em piso seco sob condução desportiva, mas sem sacrifício da vida útil do pneu.  

O desenho do piso dos Battlax SC2 deriva do utilizado nos pneus de alto desempenho Battlax Hypersport, uma referência na categoria de Sport-touring que garante uma excelente drenagem de água, e uma deformação dos blocos que não afecta nem a estabilidade nem a precisão da direcção a alta velocidade. 

Para os invernos rigorosos, como o que (esperamos!) está a acabar, o novo Battlax Scooter SC2 Rain promete um óptimo desempenho em piso molhado, quer seja em viagens ou nas deslocações do dia-a-dia, e para qualquer tipo de maxi-scooter. 

O SC2 Rain incorpora o padrão do piso do Battlax Sport-Touring T31, que também já tivemos oportunidade de testar, e que aumenta a drenagem de água, o que consequentemente proporciona uma melhor tração e um melhor “feeling” de condução em piso molhado.




Ambos os pneus, e tanto os da frente como os de trás, utilizam na carcaça a tecnologia Mono Spiral Belt (MSB), de telas em mono-espiral, e o seu composto de borracha também beneficia da tecnologia HTSPC, que é a “menina dos olhos” da marca, uma técnica secreta e exclusiva que consegue uma elevada dispersão da sílica nos outros componentes da mistura, e que garante uma excelente aderência no molhado. 

Ao contrário dos pneus da frente, que são mono-composto, os traseiros incorporam a tecnologia bi-composto, denominada 3LC, que garante um prolongamento da vida útil do pneu já que o composto mais duro usado na faixa central da banda de rodagem é mais resistente ao desgaste, e o composto mais brando nas zonas laterais garante uma maior aderência em curva.



Na apresentação dinâmica, feita pela margem sul do Tejo, em estradas bem conhecidas e diversos tipos de asfalto, testei os pneus Battlax SC2 em duas scooters diferentes: uma BMW C650 Sport e uma Yamaha T-Max 530, dois dos modelos mais desportivos do mercado, ambos capazes de andamentos muito vivos e ângulos de inclinação bastante acentuados.

Com o piso seco, em nenhuma ocasião fui obrigado a fazer concessões aos ritmos elevados, nem mesmo no asfalto mais traiçoeiro da Serra da Arrábida.

O comportamento a alta velocidade revelou-se extremamente estável, a travagem mostrou-se bastante eficaz, sem exigir a intervenção exagerada do ABS, as mudanças de direcção realizavam-se de forma bastante rápida, com muita suavidade em toda a extensão da banda de rodagem, bastante arredondada, e tudo isto com muita confiança, proporcionada pela direcção, logo desde os primeiros metros. Também a aderência em curva é elevada, permitindo velocidades que exploram todos os limites da ciclística, com toda a segurança.


Como a meteorologia tinha dado uma folga, não houve chuva durante esta apresentação. A pequena oportunidade que tive para experimentar os pneus específicos para chuva, os Battlax SC2 Rain, foi em piso seco e, também devido ao curto trajecto, não foi conclusiva. 

Não consegui, por isso, determinar uma diferença perceptível entre a versão de chuva e a versão normal. já que a Yamaha T-Max 530 equipada com estes pneus mostrava-se tão ágil e segura como a a equipada com os pneus normais. 

Recentemente tinha tido a oportunidade de conduzir aquele modelo de scooter equipado com os pneus de origem, de outra marca, e fiquei com a nítida sensação que os Bridgestone Battlax SC2 Rain garantem um melhor desempenho. No entanto é extremamente difícil avaliar pneus. Talvez com duas motos iguais, em circuito fixo, e podendo trocar entre uma e outra, algumas vezes, é que me seria possível elaborar uma conclusão fundamentada. 

Dependendo do formato do piso do pneu, se é mais anguloso ou mais arredondado, a sensação que transmite pode chegar a ser completamente diferente e, ainda assim, garantir a mesma aderência. No entanto, a confiança que um pneu transmite é que é realmente importante. Até se pode sentir a moto a escorregar, e ir confiante, mas também se pode ir confiante e, de repente, sentir a moto escorregar sem qualquer aviso. Sobretudo na via pública, há que tentar perceber os limites, mas sem correr riscos!


Mas claro que o pneu mais indicado para a nossa moto, ou scooter, pode não ser o mais aderente. A aderência (o também chamado “grip”) está inevitavelmente relacionada com a flexibilidade da borracha. Quanto mais a borracha conseguir infiltrar-se em todas as irregularidades do piso, maior o atrito, e consequentemente mais força (peso e/ou velocidade) a superfície de contacto consegue suportar. Infelizmente, quanto mais macia for a borracha, mais facilmente se degrada, pelo que a longevidade do pneu fica seriamente comprometida. 

A Bridgestone não indica um valor, sequer aproximado, da duração deste pneus, pois tudo depende da moto, do asfalto em que normalmente circula, e do tipo de condução a que é sujeito. Poder-se-ia dizer que há casos registados de pneus substituídos com 5.000 e outros com 15.000 quilómetros. A marca apenas garante que, nas mesmas condições, os Battlax SC2 e SC2 Rain, garantem a mesma quilometragem que os seus antecessores Battlax SC1, apesar de oferecerem um melhor desempenho dinâmico.

http://www.andardemoto.pt/moto-news/37335-teste-bridgestone-battlax-scooter-sc2-e-sc2-rain-novos-pneus-radiais-para-maxi-s/
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"