Autor Tópico: Dúvidas na escolha de Maxiscooter  (Lida 3765 vezes)

Mgpaulo

  • Visitante
Dúvidas na escolha de Maxiscooter
« em: 13 de Maio de 2018, 20:31 »
Gostava já de começar por pedir uma ajuda na seguinte questão, eu não sei bem onde colocar este tópico ou esta questão aproveito então para colocar aqui, para primeira scooter 125 o que devo escolher?
Visto trabalhar na grande lisboa, ter que fazer cerca de 30 km(15+15) casa trabalho, no regresso a casa apanho mais um bocado de trânsito, procuro uma scooter para diminuir os gastos em combustivel, devido ao meu carro(scirocco 2.0tdi 183cv) beber um bocado  :)) . Feito isto, questiono, adorei ver comparativos x-max e Forza, mas cada um que vejo com mais dúvidas fico, depois a questão será tenho 1,85m de altura e não percebendo nada de scooter devo optar por qual?
Se eu pretender fazer 200km(uma viagem) por exemplo seguidos(ou então, uma aventura de fim de semana em que no total meta a volta de 500km fim de semana) será que uma scooter 125 pode fazer esse trabalho?
Talvez nesta moto que procuro, procuro +conforto -consumo +facilidade de condução dentro de cidade, talvez sejam estes os pontos mais importantes que busco.
É possível fazer quantos km(+/-) com 2 ocupantes na viatura, por exemplar pegar na motinha e ir até a praia com outra pessoa?
Outra questão que vos queria colocar, vocês pagam estacionamento com as motas? e como o fazem? devido aos tickets dos parquímetros poderem voar  _confuso_
Desculpem este longo texto  _reg_ mas prefiro logo colocar as questões que me vieram à cabeça, pois tenho assistido a alguns video de motovloggers e nem sempre tiro uma ideia certa!
Obrigado pela vossa atenção!

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: Dúvidas na escolha de Maxiscooter
« Responder #1 em: 14 de Maio de 2018, 13:58 »
Para a viagem que referes qualquer scooter de 125 ou mais faz.
Não há limite de km, uma pcx (125 cc) fez a volta do mundo.
Qualquer scooter de 125 ou mais leva dois passageiros.
Agora se pretendes uma mais citadina ( pcx, Nmax) são mais económicas, mais leves e mais flexíveis em filas de trânsito, têm mais esforço com 2 ocupantes e menor velocidade. Se pretendes scooters com mais em envergadura ( Xmax,Forza) são mais ousadas, poderás ter menos flexibilidade nas filas mas mais capacidade para levar mais peso e melhor resistência aos elementos nas viagens grandes
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

CarlaLopes

  • Visitante
Re: Dúvidas na escolha de Maxiscooter
« Responder #2 em: 14 de Maio de 2018, 16:00 »
Boas.  _pol_ _pol_
Para a tua estatura e para o que pretendes, escolheria 4
Sym gts
Kymco Grandink
Yamaha Xmax
Honda Forza, sendo esta última talvez a mais económica.

Opera_Phantom

  • Visitante
Re: Dúvidas na escolha de Maxiscooter
« Responder #3 em: 14 de Maio de 2018, 17:17 »
Se dinheiro não é obstáculo, eu optaria pela Yamaha XMax ou pela Honda Forza. São maiores que a NMax/PCX, mais confortáveis, depósito maior para viagens mais longas, mais espaço de arrumação, etc.

NunoFRocha

  • Visitante
Re: Dúvidas na escolha de Maxiscooter
« Responder #4 em: 14 de Maio de 2018, 17:49 »
Eu estive com a mesma duvida que tu, tenho 1,83 de altura e claramente acho que motos como a PCX ou NMax são pequenas.
Estás muito mais sujeito ao vento e claramente que quem for como pendura terá menos conforto, porque o banco é mais pequeno

Entre a Xmax e Forza, que são o topo das scooter 125 é uma questão de gosto. Ambas tem pequenas diferenças que para ti podem fazer pender a balança para uma delas.

Mas outras marcas também tem modelos muito interessantes, como já foi dito aqui.

Eu acabei por comprar uma Forza usada e estou muito satisfeito

Sobre as outras questões, qualquer moto 125 faz muitos kms, claro que não podes esperar velocidades acima dos 120, muito menos com duas pessoas. Tudo tem de ser com mais calma que num carro desportivo.

Sobre o estacionamento, existe um facilitismo de estacionar em sitios que não é permitido, mas pode dar multa, porque de facto não é permitido. Muitas vezes os estacionamentos das motas, tem espaço próprio e por norma não se paga.

Acima de tudo tens de ponderar vários aspectos: orçamento para a compra, seguro e acima de tudo equipamento de segurança e se vais levar pendura aconselho que compres top case que dá muito mais conforto e segurança a quem vai atrás, alem de aumentar o espaço de arrumação.

Nada como te sentares e veres cada uma delas e se possível experimentar, porque só a opinião de alguem não quer dizer que seja a solução mais adequada para nós

Mgpaulo

  • Visitante
Re: Dúvidas na escolha de Maxiscooter
« Responder #5 em: 15 de Maio de 2018, 22:53 »
Agradeço muito o vosso apoio e a vossa prontidão em resposta...
Eu percebo o vosso ponto de vista, sem dúvida que não posso desejar lagosta pelo preço de pescada, a Forza encanta-me muito mesmo, mas depois vem a questão se 5000€(porque não tenho bem noção dos preços) é viável para uma 125 ou se compensa mais tirar cat. A e comprar uma Honda nc750(por exemplo) por mais um pouco, gosto de ver as scooters e sinceramente aqui na cidade são os Ferrari do trânsito.
Depois tem a questão de que marcas idênticas a diferença das premium deles para a x-max ou Forza é quase mínima, mas também ainda não procurei muito sobre outras marcas.
Agradeço mesmo o vosso apoio e fico à espera de mais sugestões...
Obrigado pessoal e bons passeios!

Opera_Phantom

  • Visitante
Re: Dúvidas na escolha de Maxiscooter
« Responder #6 em: 15 de Maio de 2018, 23:12 »
Mais uma vez, vai tudo dar no orçamento.

Se tens dinheiro/tempo para tirar a Carta, isso vai obviamente abrir o leque possível de escolhas. Motas melhores, mais potentes, etc. Mas isso pode fazer com que percas a "vantagem" das scooters citadinas: agilidade na cidade, preço, consumos, seguro, IUC, etc...

Offline marb

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jun 2013
  • Mensagens: 1199
  • Localidade: Santarém
  • Marca: BMW
  • Modelo: R1200 GS
Re: Dúvidas na escolha de Maxiscooter
« Responder #7 em: 16 de Maio de 2018, 00:23 »
Agradeço muito o vosso apoio e a vossa prontidão em resposta...
Eu percebo o vosso ponto de vista, sem dúvida que não posso desejar lagosta pelo preço de pescada, a Forza encanta-me muito mesmo, mas depois vem a questão se 5000€(porque não tenho bem noção dos preços) é viável para uma 125 ou se compensa mais tirar cat. A e comprar uma Honda nc750(por exemplo) por mais um pouco, gosto de ver as scooters e sinceramente aqui na cidade são os Ferrari do trânsito.
Depois tem a questão de que marcas idênticas a diferença das premium deles para a x-max ou Forza é quase mínima, mas também ainda não procurei muito sobre outras marcas.
Agradeço mesmo o vosso apoio e fico à espera de mais sugestões...
Obrigado pessoal e bons passeios!

5000 euros por uma 125cc compensa se a quiseres ter por uns bons anos ou não quiseres evoluir. Caso contrário será uma perda de €€€, embora seja vantajoso (eu aprendi imenso com a X-Max 125, depois de ter tido uma Vision) e foi a única que deixei cair, o que me permitiu não ter repetido os erro com a Integra.

Se pretendes apenas aprender e tencionas evoluir, opta pela PCX, pois é de todas aquela que mos irá desvalorizar!!! Se tencionas ficar nas 125 por muito temp, então opta por uma Forza ou X-Max!´´

Boa escolha!!!
« Última modificação: 16 de Maio de 2018, 03:18 por CarlaLopes »
10/2011-Honda Vision 110 (3600 km), 04/2012-Yamaha XMax 125A (8700 km), 07/2013-Yamaha XMax 250A (10000 km), 07/2014 Honda NC750D (18700 km),03/2016-Honda PCX 125 (8000 km), 04/2017-Honda CB500X (13400 km), 05/2018-Honda CBR650F (7170 km), 09/2018-BMW R1200 GS

Offline fastnet

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2013
  • Mensagens: 2597
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: honda
  • Modelo: cbf 125
Re: Dúvidas na escolha de Maxiscooter
« Responder #8 em: 16 de Maio de 2018, 11:08 »
Gostava já de começar por pedir uma ajuda na seguinte questão, eu não sei bem onde colocar este tópico ou esta questão aproveito então para colocar aqui, para primeira scooter 125 o que devo escolher?
Visto trabalhar na grande lisboa, ter que fazer cerca de 30 km(15+15) casa trabalho, no regresso a casa apanho mais um bocado de trânsito, procuro uma scooter para diminuir os gastos em combustivel, devido ao meu carro(scirocco 2.0tdi 183cv) beber um bocado  :)) . Feito isto, questiono, adorei ver comparativos x-max e Forza, mas cada um que vejo com mais dúvidas fico, depois a questão será tenho 1,85m de altura e não percebendo nada de scooter devo optar por qual?
Se eu pretender fazer 200km(uma viagem) por exemplo seguidos(ou então, uma aventura de fim de semana em que no total meta a volta de 500km fim de semana) será que uma scooter 125 pode fazer esse trabalho?
Talvez nesta moto que procuro, procuro +conforto -consumo +facilidade de condução dentro de cidade, talvez sejam estes os pontos mais importantes que busco.
É possível fazer quantos km(+/-) com 2 ocupantes na viatura, por exemplar pegar na motinha e ir até a praia com outra pessoa?
Outra questão que vos queria colocar, vocês pagam estacionamento com as motas? e como o fazem? devido aos tickets dos parquímetros poderem voar  _confuso_
Desculpem este longo texto  _reg_ mas prefiro logo colocar as questões que me vieram à cabeça, pois tenho assistido a alguns video de motovloggers e nem sempre tiro uma ideia certa!
Obrigado pela vossa atenção!

Bem vindo a este novo mundo.
o veiculo ideal nunca existiu, terás de encontrar o que melhor se adapta ao programa que tens em vista.
Percursos maiores em vias rápidas serão mais penosos numa 125, em especial se for carregada e/ou pendura.

Com essa estatura não pensaria em modelos pequenos e sem proteção de vento.

Tirar a carta é sempre uma boa opção, o valor a investir é pouco e novas portas se abrem.

Mais que poupar valor no combustível, será mais poupar desgaste no carro, pois terás custos pela utilização na scooter.

Sugiro que largues o sofá a ver comparativos e testes todos os modelos que te possam interessar, um irá encaixar melhor  _pol_
 
Sym Symphony 125s, Honda S-Wing 125, Bmw f650 funduro, Honda cbf 125
Honda pcx, a sair da casca Spritmonitor.de" border="0
CB500s, a tímida

Offline carlospira

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2014
  • Mensagens: 809
  • Localidade: Montemor-o-Velho-Coimbra
  • Marca: Honda
  • Modelo: PCX - 125
Re: Dúvidas na escolha de Maxiscooter
« Responder #9 em: 17 de Maio de 2018, 12:07 »
Boas companheiro,

Dou também a minha opinião ( que vale o que vale, tal como todas as outras )

Já pensas-te na Piaggio Medley ? É mais barata que as Forzas/X-max/Gts, tem uma capacidade de carga bem boa, tem ABS, é robusta para as AE/vias rápidas, dá 110 kms/h, a pendura vai bem atrás porque o banco é bem confortável, revisões de 10 em 10 mil kms.É alta ( o que para ti, ajuda ). Tem um consumo na ordem dos 2,5/2,7 com pendura talvez gastes um pouco mais...

O melhor mesmo é como já aqui foi dito...EXPERIMENTA TUDO O QUE PUDERES. 

Boa escolha, um abraço

 scooter_ scooter_ scooter_

 _scp_ _scp_ _scp_ _scp_
« Última modificação: 17 de Maio de 2018, 12:09 por carlospira »
Carlos Pires
Kymco Agility 125 - 4.000 até  32.000  kms
Piaggio Medley 125  - 0  kms  até... 114. 850 kms
Honda PCX-125 - 0  até  34.000 kms para já.

Offline alfredosantos26

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Ago 2018
  • Mensagens: 43
  • Localidade: Sao Domingos de Rana
Re: Dúvidas na escolha de Maxiscooter
« Responder #10 em: 05 de Agosto de 2018, 00:09 »
Boa noite. Acham que uma Forza com 40.000klm ainda está boa para rolar? Eu não tenho nenhuma mota e queria adquirir uma usada.

Offline Rufido

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Nov 2013
  • Mensagens: 1789
  • Localidade: Oeiras
  • Respeito, muito respeito pelos outros e pela máqª
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: SV650A
Re: Dúvidas na escolha de Maxiscooter
« Responder #11 em: 05 de Agosto de 2018, 03:05 »
Boa noite. Acham que uma Forza com 40.000klm ainda está boa para rolar? Eu não tenho nenhuma mota e queria adquirir uma usada.

Viva Alfredo
Comprar usado é sempre um risco, por isso, aconselho-te a pedires o livrinho das operações de manutenção para te certificares de que tudo foi feito nos prazos estabelecidos. Caso se confirmem as perodicidades, tens ainda uns outros tantos milhares de kms para desfrutares dela
« Última modificação: 05 de Agosto de 2018, 03:06 por Rufido »
Rui