Autor Tópico: Substituição da correia de transmissão da SYM GTS 125 Evo  (Lida 4958 vezes)

Justino

  • Visitante
Boa noite Amigos

Há dois dias a correia de transmissão da minha SYM GTS 125 Evo, partiu-se, no IC19 junto à saída para Rio de Mouro.
Como sou um pouco jeitoso para bricolage, mecânica, etc. a menina foi para casa.
Fui ao Cacém comprar uma nova, para fazer a substituição. Logo à partida tive muita dificuldade em desapertar as porcas. Só com chave de impacto e depois de muita insistência.
Substituída a correia, hoje fui dar uma volta e verifiquei uma coisa estranha. Anteriormente, com uma aceleração no RED LINE (1º risco) a velocidade atingia os 100 Kms/h. Depois da substituição chega apenas aos 70 Kms/h.
Alguém me saberá dizer o que estará mal para isto acontecer? Haverá alguma afinação que teria de ser feita?
Agradeço a ajuda.
Um abraço a todos.

Offline Sergio-fininho

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Mai 2016
  • Mensagens: 1626
  • Localidade: Seixal
  • Marca: honda
  • Modelo: pcx power by fininho
Re: Substituição da correia de transmissão da SYM GTS 125 Evo
« Responder #1 em: 05 de Maio de 2018, 07:58 »
Boas a correia é igual?
Podes ter deixado alguma coisa mal no variador .


Se quiseres dar um salto atenção Seixal dou.te uma vista de olhos nisso

Enviado do meu T06 através do Tapatalk

« Última modificação: 06 de Maio de 2018, 12:30 por Admin22 »

Offline fastnet

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2013
  • Mensagens: 2597
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: honda
  • Modelo: cbf 125
Re: Substituição da correia de transmissão da SYM GTS 125 Evo
« Responder #2 em: 05 de Maio de 2018, 10:38 »
Com correia nova deveria ar mais uns kms de ponta.
Ou correia não é igual, medidas diferentes, ou algo correu mal na montagem.
Sym Symphony 125s, Honda S-Wing 125, Bmw f650 funduro, Honda cbf 125
Honda pcx, a sair da casca Spritmonitor.de" border="0
CB500s, a tímida

Justino

  • Visitante
Re: Substituição da correia de transmissão da SYM GTS 125 Evo
« Responder #3 em: 05 de Maio de 2018, 11:30 »
Em princípio a correia é a correcta. Da marca Bando, e foi comprada na MIG TEC, no Cacém.

Offline jose luis

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Abr 2016
  • Mensagens: 278
  • Localidade: queluz
  • Marca: yamaha
  • Modelo: Citycom 300
Re: Substituição da correia de transmissão da SYM GTS 125 Evo
« Responder #4 em: 05 de Maio de 2018, 11:59 »
Não é suposto ao mudares  a correia,  mudares tambem os roletes  e as guias de plasticos se estiverem em mau estado .

Offline Sergio-fininho

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Mai 2016
  • Mensagens: 1626
  • Localidade: Seixal
  • Marca: honda
  • Modelo: pcx power by fininho
Re: Substituição da correia de transmissão da SYM GTS 125 Evo
« Responder #5 em: 05 de Maio de 2018, 13:17 »
Não é suposto ao mudares  a correia,  mudares tambem os roletes  e as guias de plasticos se estiverem em mau estado .
Se estiverem mau estado ou gastos.. mas o mais certo é a correia ser diferente ou ficou mal alguma coisa na montagem do variador.... Já agora não sobrou nada ???;;;!!!

Enviado do meu T06 através do Tapatalk


Justino

  • Visitante
Re: Substituição da correia de transmissão da SYM GTS 125 Evo
« Responder #6 em: 05 de Maio de 2018, 13:24 »
De facto não mudei nem os roletes nem as guias de plástico.
Na verdade não fui eu que o fiz. Foi um "mecânico de motas" que me veio ajudar a desapertar as porcas, e foi ele que montou tudo.
Ele de facto retirou o variador e a outra polie onde estão os roletes, mas em principio montou tudo correcto.

Talvez seja melhor desmontar tudo de novo e voltar a montar com mais cuidado para ver se o problema fica resolvido.
Já agora, a correia tem que ficar mais no interior de um dos lados do que do outro, ou é indiferente?

Obrigado pela ajuda


Sr. Sergio Fininho

Como já escrevi há momentos atrás, de facto não fui eu que fiz o trabalho, muito embora estivesse presente.
Mas não, não sobrou peça nenhuma.


Em princípio a correia era a correcta, mas como a outra ficou toda trucidada, foi logo para o lixo, por isso não pude comparar
as dimensões.
« Última modificação: 06 de Maio de 2018, 12:31 por Admin22 »

Justino

  • Visitante
Re: Substituição da correia de transmissão da SYM GTS 125 Evo
« Responder #7 em: 13 de Maio de 2018, 00:22 »
Boa noite Amigos

Depois de desmontar a correia e o variador, verifiquei que de facto os roletes não estavam na posição correcta, e ainda que os mesmos estavam com manchas negras, pelo que fiz uma limpeza total quer ao interior do variador como aos roletes, que ficaram quase com aspecto de novos. Verifiquei ainda que têm o peso de 9 grs. Alguém aconselha as substituí-los por um peso superior para dar maior andamento?

Quanto às guias, não são de plástico, são em metal e estão fixas à tampa do variador. Deve ser um modelo mais antigo, pois a mota é de Outubro de 2010.

Quero agradecer as ajudas do Sérgio-fininho; José Luis e fastnet.

Justino Santos

Offline Filssantos

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Mai 2018
  • Mensagens: 36
  • Localidade: Póvoa de Santa Iria
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS 125 EVO
Re: Substituição da correia de transmissão da SYM GTS 125 Evo
« Responder #8 em: 09 de Julho de 2018, 13:36 »
Boa noite Amigos

Depois de desmontar a correia e o variador, verifiquei que de facto os roletes não estavam na posição correcta, e ainda que os mesmos estavam com manchas negras, pelo que fiz uma limpeza total quer ao interior do variador como aos roletes, que ficaram quase com aspecto de novos. Verifiquei ainda que têm o peso de 9 grs. Alguém aconselha as substituí-los por um peso superior para dar maior andamento?

Quanto às guias, não são de plástico, são em metal e estão fixas à tampa do variador. Deve ser um modelo mais antigo, pois a mota é de Outubro de 2010.

Quero agradecer as ajudas do Sérgio-fininho; José Luis e fastnet.

Justino Santos
Olá Justino,

Estou a precisar de mudar a minha correia tambem mas gostaria de te questionar algumas coisas:
-Usaste aquela chave para bloquear o variador?
-quando apertaste usaste alguma "força" certa ou foi "a olho"

desde já obrigado pela ajuda