Autor Tópico: Como estacionar uma scooter tipo XMAX?  (Lida 3304 vezes)

fmartinho

  • Visitante
Como estacionar uma scooter tipo XMAX?
« em: 30 de Abril de 2018, 21:33 »
Boa noite companheiros

A minha XMAX 125 - 2018 já vem a caminho  :)) e entretanto, vou lendo aqui as mensagens no CPM, para ver se vou aprendendo alguma coisa neste novo mundo das motos...

Mas uma dúvida que eu vou tendo (já que sou também um enlatado), é sobre a questão do estacionamento das scooters. A XMAC 125 tem 2 m e 20 de comprimentos, não é um veiculo tão pequeno, por isso deve ser necessário algum cuidado na forma de a estacionar.

Bom, eu diria que, como é uma mota, até a podia deixar em cima de um passeio, ou ao longo de uma parede, etc. Nem sempre existem lugares próprios para motas (aqui em Aveiro há pouquíssimos), pelo que, se eu não quiser ou puder ocupar um lugar para automóveis, só deixar então no passeio. Correto?

Isso leva-me a outra dúvida: posso ser multado por isso?   _policia_

Qual é a vossa prática e os vossos conselhos nestes casos? Obrigado desde já  _convivio_

CarlaLopes

  • Visitante
Re: Como estacionar uma scooter tipo XMAX?
« Responder #1 em: 30 de Abril de 2018, 22:06 »
Boa noite, apesar de se verem motas e Scooters estancionadas nos passeios, tal procedimento é ilegal segundo o código da estrada. E sim podes ser multado.

Offline JetSetWilly

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Mar 2013
  • Mensagens: 236
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Kymco
  • Modelo: AK 550
Re: Como estacionar uma scooter tipo XMAX?
« Responder #2 em: 01 de Maio de 2018, 23:07 »

É ver onde param as outras motas e procurar "segurança nos numeros" :-)

Pedro
Sym Symphony SRT 125 0-9100 kms
Kymco Xciting 400i ABS 4518 - 31000kms
Kymco AK550 0 kms ...

Offline twin-pt

  • Assembleia Consultiva
  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mai 2013
  • Mensagens: 2950
  • Localidade: Alcabideche - Cascais
  • Scooter por opção...
  • Marca: Honda
  • Modelo: X-ADV 750
Re: Como estacionar uma scooter tipo XMAX?
« Responder #3 em: 02 de Maio de 2018, 07:29 »
E se houver estacionamento específico para motos na proximidade colocar sempre nos mesmos. Nestas situações as autoridades normalmente não perdoam...


Sent from my iPad using Tapatalk
João Mestre/twin-pt
X-ADV 750 MY2017 (RC95)

NSilva

  • Visitante
Re: Como estacionar uma scooter tipo XMAX?
« Responder #4 em: 02 de Maio de 2018, 10:12 »
FMartinho o estacionamento em cima do passeio é ilegal no entanto, não considero muito seguro deixá-la entre os enlatados  _Rolley_ _Rolley_
Estaciona em cima do passeio, numa zona onde um deficiente motor consiga passar ou seja, numa zona em que a mota não estorve ninguém.


JViegas

  • Visitante
Re: Como estacionar uma scooter tipo XMAX?
« Responder #5 em: 02 de Maio de 2018, 10:21 »
Tal como já foi referido pelo pessoal:

É preciso usar algum discernimento e respeito pelos outros utilizadores da via (leia-se passeio).

Dou-te um exemplo: o meu.

Estaciono em cima do passeio no trabalho, num local que só estorva quem quiser embirrar. Estou sujeito à multa. É algo que aceito. Já multaram carros estacionados em cima do passeio, mas comigo não aconteceu, ou seja, as autoridades consideraram que eu não estorvava. No entanto depende sempre do entendimento da autoridade.

Quando vou a outros locais de Lisboa tento sempre um local especifico para estacionamento de motas. Tarefa quase impossível pelo numero de maquinas estacionadas (e ainda bem, são sinais de mudança) ou não existem.

Se existir parque subterrâneo melhor (não sei se nos locais onde frequentas existem), por vezes coloco em locais específicos para motas (não pagando) outras vezes já tenho estacionado em locais de enlatados.

Em minha casa estaciono num local demarcado para enlatado. em 4 anos nunca me aconteceu nada até à semana passada numa manobra de inversão de marcha um enlatado "empurrou-a" para o chão, provocando danos.

Como vez os estacionamento depende muito de cada caso e por onde se ande ou se more.

Mais uma vez usa o bom senso, respeito pelos outros (caso coloques em cima do passeio, aceitando o risco de ser multado) e não estaciones em locais em que os enlatados se possam aproveitar, ou seja, estaciona de forma a poderes sair com a tua máquina em segurança, ou que não encontres no chão. Eu tive sorte, o condutor esperou por mim, um amigo meu no parque de estacionamento do Lidl mandaram-lhe a maxi ao chão e ele arcou com a despesa pois o idiota fugiu.

Boa sorte com a máquina e quando a "menina" chegar avisa o pessoal. Tira foto.

fmartinho

  • Visitante
Re: Como estacionar uma scooter tipo XMAX?
« Responder #6 em: 20 de Maio de 2018, 01:51 »
Obrigado JViegas,  resposta cheia de bom senso.

Sent from my SM-N910F using Tapatalk