Autor Tópico: Ajuda na escolha de uma Scooter  (Lida 3380 vezes)

marizacosta

  • Visitante
Ajuda na escolha de uma Scooter
« em: 29 de Abril de 2018, 18:13 »
Boa tarde
Acabei de vender a minha Keeway Superlight!  :'( Teve de ser, o peso ao pousar a perna não combinava com as minhas hérnias discais, o medo que se instalou por causa da falta de treino e atrapalhação nas mudanças, subidas, pontos de embraiagem, enfim uma série de situações que poderiam ser resolvidas se tivesse amigos com motas com quem pudesse fazer uns passeios. Sozinha, no meio da grande cidade( mal saio da porta tenho uma rotunda de entrada na A4, a mais movimentada por esta zona), não consegui mais. Cheguei a sair de casa às 6h da manhã aos domingos para não apanhar trânsito na saída de casa. Tive algumas aulas de condução que não me ajudaram em nada, sei que só o treino me livraria do medo.
Desculpa pelo off- topic!! ;)

Gostaria de sugestões de uma scooter que fosse leve e perfeita para os meus 1,63m. Sei que as mudanças são automáticas, o que me facilitaria a vida. Deixaria de ficar a pensar demasiado na caixa, nos pedais e por aí fora. Talvez comprar em segunda mão fosse uma opção!?  :)
Aguardo boas sugestões!!

scarreira

  • Visitante
Re: Ajuda na escolha de uma Scooter
« Responder #1 em: 29 de Abril de 2018, 18:44 »
Antes demais tens de planear um orçamento, independetemento de ser nova ou usada....o meu conselho será para usada uma vez que a experiencia é pouca
Eu tenho a mesma altura 1,65m a minha scooter anterior foi a honda pcx, é pequena chegas bem com os pés ao chão, mas a malta tem falado também na nmax (eu não a conduzi nao vou falar dela)
Mas iras perceber a grande diferença de nao colocar mudancas, a pcx é muito leve logo torna se mais facil de conduzir...
Era bom teres alguem no teu local de trabalho ou alguem na familia k conheça quem tenha uma scooter 125 k te deixe exprimentar num local descampado para nao te sentires pressionada  com o transito e daí ficaras com a sensaçao de uma scooter,
Eu sei k dizes k nao tens mas teras de averiguar, pk é sempre bom sentirmo-nos bem em cima delas, para a confiança aumentar... pk senão não terás gosto ao andar ... se realmente nao arranjares olha vai aos stands e sentas em cima delas para veres como te sentes...

marizacosta

  • Visitante
Re: Ajuda na escolha de uma Scooter
« Responder #2 em: 29 de Abril de 2018, 18:55 »
Obrigada
Vou procurar por aqui a ver se há alguém que possa me deixar experimentar. Boa dica!  :))

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: Ajuda na escolha de uma Scooter
« Responder #3 em: 29 de Abril de 2018, 22:14 »
Atenção que a pcx, pela minha experiência não é muito simpática para quem tem problemas na coluna. Aquela suspensão traseira é muito reactiva, mas só experimentando, procura num stand um test ride
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

marizacosta

  • Visitante
Re: Ajuda na escolha de uma Scooter
« Responder #4 em: 29 de Abril de 2018, 23:33 »
Tenho mesmo que experimentar!
Obrigada

CarlaLopes

  • Visitante
Re: Ajuda na escolha de uma Scooter
« Responder #5 em: 29 de Abril de 2018, 23:53 »
Tens a Yamaha Nmax também é leve. Honda Vision, bem leve.
Eu tive uma Sym GTS e também vendi por achar demasiado pesada, depois troquei pela PCX muito mais leve deu-me outra confiança.  _pol_

marizacosta

  • Visitante
Re: Ajuda na escolha de uma Scooter
« Responder #6 em: 30 de Abril de 2018, 00:49 »
Yamaha Nmax é bem mais cara, já tive a pesquisar.  :o

CarlaLopes

  • Visitante
Re: Ajuda na escolha de uma Scooter
« Responder #7 em: 30 de Abril de 2018, 01:32 »
Tens a vantegem de ter ABS.
Não confundas a Nmax com a Xmax, esta última sim muito mais cara, alta e pesada.
A Nmax é semelhante à Pcx.

marizacosta

  • Visitante
Re: Ajuda na escolha de uma Scooter
« Responder #8 em: 30 de Abril de 2018, 10:51 »
Pois, confundi!   :-[

JViegas

  • Visitante
Re: Ajuda na escolha de uma Scooter
« Responder #9 em: 30 de Abril de 2018, 12:44 »
Olá e bem vinda a esta casa.

De facto os problemas de coluna são tramados e para o uso de maxiscooters ainda é pior devido à dimensão da roda (mais pequena) e as suspensões mais fracas.

Eu uso cinta, deverá ser igualmente algo que deverás ter em conta para adquirir, beneficiar a tua qualidade na condução da máquina que venhas a adquirir.

De facto as scooters "de cidade" (se me permitires chamar assim) são um "mimo" para conduzir: pela sua dimensão/peso reduzido e forma de conduzir (é só acelerar), mas com alguns inconvenientes: a roda pequena, tal como referi em cima, podem prejudicar a qualidade da viagem.

Irás sentir diferenças.

Qual o melhor modelo? Vai depender muito do gosto pessoal e da forma como te irás a adaptar à mesma.

Não tenhas medo. Devagar tudo se consegue e vai da forma como vais adquirindo experiência.

Vê, experimenta se possível e principalmente: se te sentes bem em cima da scooter. Pés no chão, formas de conduzir, equilíbrio e comportamento em mau piso (devido à coluna).

Boas escolhas.

Não querendo influenciar, penso que o ABS é uma ajuda essencial não só para o recém chagado a este mundo das duas rodas mas como todo e qualquer condutor destes veículos. Com ABS e com as características de scooter "pequena" apenas conheço uma: NMAX.

Existirão outras alternativas, modelos, mas o que conta á a tua escolha e gosto pessoal e €€€€€€

marizacosta

  • Visitante
Re: Ajuda na escolha de uma Scooter
« Responder #10 em: 30 de Abril de 2018, 14:28 »
JViegas
Uso cinta para a coluna, sim. O meu médico não sabe que eu andei de moto porque proibiu-me, foi bastante direto e disse-me que para além da trepidação, qualquer queda poderia agravar muito o meu quadro. Estou pensando seriamente em mudar de sonho e desistir. Há momentos que temos que fazer opções e tomar a decisão mais acertada para nós. Aqui em casa sempre foram contra e já não sei! 4 hérnias discais não são fáceis de "gerir"! :(
Obrigada a todos, mesmo!! :)

"Os sonhos comandam a vida!" ...temos que escolher os mais acertados para nós!!  :))

« Última modificação: 30 de Abril de 2018, 14:29 por marizacosta »

Offline fastnet

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2013
  • Mensagens: 2597
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: honda
  • Modelo: cbf 125
Re: Ajuda na escolha de uma Scooter
« Responder #11 em: 30 de Abril de 2018, 14:29 »
Olá e bem vinda a esta casa.

De facto os problemas de coluna são tramados e para o uso de maxiscooters ainda é pior devido à dimensão da roda (mais pequena) e as suspensões mais fracas.

Eu uso cinta, deverá ser igualmente algo que deverás ter em conta para adquirir, beneficiar a tua qualidade na condução da máquina que venhas a adquirir.

De facto as scooters "de cidade" (se me permitires chamar assim) são um "mimo" para conduzir: pela sua dimensão/peso reduzido e forma de conduzir (é só acelerar), mas com alguns inconvenientes: a roda pequena, tal como referi em cima, podem prejudicar a qualidade da viagem.

Irás sentir diferenças.

Qual o melhor modelo? Vai depender muito do gosto pessoal e da forma como te irás a adaptar à mesma.

Não tenhas medo. Devagar tudo se consegue e vai da forma como vais adquirindo experiência.

Vê, experimenta se possível e principalmente: se te sentes bem em cima da scooter. Pés no chão, formas de conduzir, equilíbrio e comportamento em mau piso (devido à coluna).

Boas escolhas.

Não querendo influenciar, penso que o ABS é uma ajuda essencial não só para o recém chagado a este mundo das duas rodas mas como todo e qualquer condutor destes veículos. Com ABS e com as características de scooter "pequena" apenas conheço uma: NMAX.

Existirão outras alternativas, modelos, mas o que conta á a tua escolha e gosto pessoal e €€€€€€

Modelos com roda alta ajuda no capítulo do conforto.
Existem outros modelos 125cc com abs, como as Piaggio liberty e medley e Honda sh por ex.

Como foi já sugerido, vai selecionando o que agradar mais e depois faz testes em cada uma delas  _pol_
Sym Symphony 125s, Honda S-Wing 125, Bmw f650 funduro, Honda cbf 125
Honda pcx, a sair da casca Spritmonitor.de" border="0
CB500s, a tímida

Offline karloxilva

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Set 2013
  • Mensagens: 670
  • Localidade: Setúbal
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: Burgman AN400AZ ABS (Fev.2014)
Re: Ajuda na escolha de uma Scooter
« Responder #12 em: 30 de Abril de 2018, 21:39 »
marizacosta, não quero lançar a confusão, ainda por cima quando se olha para a miríada de modelos e marcas ao dispor (já passei por ela), apenas intervenho atendendo ao que li referindo a questão da altura  e necessidade de conforto (tratei-te por "tu", podes fazer o mesmo). Os itens de que falas também foram determinantes para mim numa das minhas primeiras escolhas.

Neste sentido, proponho que nas tuas pesquisas dês uma olhadela à Suzuki Burgman 125 (há um modelo relativamente recente desta scooter que, segundo penso, o representante nacional, o mesmo da Sym... não faz constar do catálogo), mas há por aí algumas propostas em segunda-mão com não muitos quilómetros de pessoas que "saltaram" para motas com mais cilindrada.
O motor que equipa este modelo é dos mais comprovados que existe, trata-se de uma scooter com assento baixo, suspensão confortável, e ainda um espaço invejável debaixo do banco, os consumos estão dentro da média.
Atendendo mais uma vez ao que falaste, há ainda outra solução que poderias considerar se os euros o permitissem: a Tricity da Yamaha. Trata-se de uma scooter 125 com duas rodas à frente, não terá a "suspensão desportiva" dos modelos da moda, logo será mais confortável, e as duas rodas dianteiras ajudam muito em calçadas e pisos degradados, dão mais confiança a quem precisa de ganhá-la.
« Última modificação: 30 de Abril de 2018, 21:45 por karloxilva »
"O bom senso é a coisa do mundo mais bem distribuída: todos pensamos tê-lo em tal medida que até os mais difíceis de contentar nas outras coisas não costumam desejar mais bom senso do que aquele que têm." René Descartes

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: Ajuda na escolha de uma Scooter
« Responder #13 em: 06 de Maio de 2018, 11:45 »
Sei que vou ser do contra, mas paciência. :)  se tens problemas complicados de coluna talvez não seja uma boa ideia as duas rodas (bicicleta/ mota/ scooter) porque a coluna será sempre o órgão de absorção da suspensão humana e a da mota não absorve tudo por muito macia que seja.
Acredito que custa abdicar de um sonho, mas melhor será sair agora que saires com danos piores.
Aconselha-te com o teu médico ( procura um que ande de mota porque não tem preconceitos)
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"