Autor Tópico: Perdido na procura da maxiscooter ideal - newbie  (Lida 4637 vezes)

fmartinho

  • Visitante
Perdido na procura da maxiscooter ideal - newbie
« em: 23 de Abril de 2018, 21:36 »
Boa noite a todos

Ando a ver se me lanço numa scooter  :))

Descobri o vosso clube, que já percorri um pouco, e ainda fiquei mais baralhado: há tantos modelos, tantas opções!

Se desse para me dar um empurrão, eu depois até fazia o trabalho de casa, e documentava-me a sério sobre aquilo que sair...

Eu quero comprar um scooter 125 cc, para dar uma voltas aqui em Aveiro e região, eventualmente com a patroa atrás...

Tenho dúvidas sobre:
-estas maquinas podem circular nas autoestradas?
-quando se compram, que tipo de regalia / oferta é habitual o concessionario fazer (nao estou a pensar no preço, mas en acessórios, etc) ?
-como ficamos de seguro, é caro?

Além disso, li um pouco aqui e também no andademota.pt, e selecionei algumas máquinas.

Tenho uns 3000 euros para investir, e já vi que há bastante oferta neste segmento. Estou a pensar em marcas japonesas (honda, yamaha...), nem pensar em chineses. Mas daquelas que já me encheram o olho, não sei bem a origem de algumas.

Também não queria muito Piaggio e Peugeot (são feias, desculpem se têm uma  8))

Deixo então a lista, mas a mesma está aberta claramente.

-Sym Jet 14 125i
-Yamaha NMAX 2016 (?) e 2017 (?)
-Aeon Elite 125
-Aeon Urban 125
-Daelim S3 125 FI
-Honda SH mode 125
-Keeway Silverblade Efi 125
-outras...

Obrigado desde já por qualquer ajuda, para deixar de ser um "apeado"  :-[

Offline Paulo Silveiro

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Jun 2013
  • Mensagens: 1890
  • Localidade: Oeste
  • on two wheels until the end
  • Marca: Yamaha/Ves
  • Modelo: Tracer7/GTS300
Re: Perdido na procura da maxiscooter ideal - newbie
« Responder #1 em: 23 de Abril de 2018, 22:01 »
Amigo tens alguma experiência nas duas rodas?

Se não tiveres experimenta alguns dos modelos que tens na lista o importante é que te sintas seguro e dominas a scooter.
Honda PCX - Maio/2013 a Outubro 2014
XMAX - Outubro 2014 a Novembro de 2015
Tmax - Novembro de 2015 a junho de 2022;Yamaha D'elight 110 - 2016;Vespa Primavera 125 - Julho de 2018 a julho de 2022
Tracer 7  julho2022; Vespa 300GTS julho 2022

Offline mpaneves

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 4331
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
Re: Perdido na procura da maxiscooter ideal - newbie
« Responder #2 em: 23 de Abril de 2018, 22:05 »
Nesse sentido
Nmax,jet 14,e espera para ver a nova pcx ,mais um mês....
casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves

NSilva

  • Visitante
Re: Perdido na procura da maxiscooter ideal - newbie
« Responder #3 em: 23 de Abril de 2018, 23:35 »
Olá Fmartinho,

As 125cc podem circular nas auto-estradas sem qualquer tipo de problema. As velocidades que atingem rondam sensivelmente os 80km/h e os 100km/h (pouco mais)
Quanto ao que pode ser negociado na compra... Tudo depende do valor da mota que vais comprar e do método de pagamento (com ou sem financiamento - corrijam-me se estiver errado pff) no entanto, é costume vir uma Top Case + Suporte para a Mesma e talvez, com alguma sorte, um capacete.
Tudo depende do "poder" de negócio e da vontade do vendedor  _pol_ Caso ache alguma das ofertas pouco útil pode sempre propor uma troca de um dos artigos por outro qualquer.

No que diz respeito à escolha da mota aconselho vivamente a experimentar todos os modelos e quem sabe, aguardar algum tempo pela nova PCX tal como o companheiro mpaneves referiu anteriormente. O Companheiro Fmartinho vai começar a riscar hipóteses da sua lista depois de experimentar os modelos. Seja pela estética, pelo espaço por baixo do banco, pelo tamanho dos pneus etc.
Pessoalmente, evitaria as motas da AEON (não levem a mal, são gostos pessoais).

Convém também ter noção quais os intervalos de manutenção de cada mota.

Já agora, permite-me algumas questões:

- Que tipos de voltas queres dar ? Cidade apenas ou Estrada Nacional / Auto Estrada ?
- Pretendes apenas motas novas ou consideras modelos em segunda mão ?
- Pretendes muito ou pouco espaço por baixo do banco ?

Boa sorte na escolha !

fmartinho

  • Visitante
Re: Perdido na procura da maxiscooter ideal - newbie
« Responder #4 em: 24 de Abril de 2018, 11:33 »
Obrigado,NSilva, e todos os outros companheiros

Respondendo:

- Que tipos de voltas queres dar ? Cidade apenas ou Estrada Nacional / Auto Estrada ?

--> um pouco de tudo: cidade durante a semana (para o trabalho no tempo bom), nacional e/ou autoestrada ao fim de semana

- Pretendes apenas motas novas ou consideras modelos em segunda mão ?

--> penso numa scooter nova, não tenho conhecimento suficiente para avaliar a oportunidade de ocasiões

- Pretendes muito ou pouco espaço por baixo do banco ?

--> isso não sei! Era suposto haver diferenças aqui? Talvez espaço suficiente para deixar o capacete.

E pá, se calhar, tenho de fazer uma lista de tudo aquilo em que tenho de pensar, e tou a ver que não vai ser pouco. :))
Obrigado


Amigo tens alguma experiência nas duas rodas?

Se não tiveres experimenta alguns dos modelos que tens na lista o importante é que te sintas seguro e dominas a scooter.

Pouca experiência, um aluguer de scooter no verão 2017.

Claro que eu vou experimentar. Aquilo que eu queria mesmo, era indicações sobre "valores seguros", aspetos importantes a ter em conta antes de mais nada, etc. Como eu sou novo nisto, queria evitar de "cair em ratoeiras" desnecessárias, e comprar o modelo ideal para mim.

Tenho uma pessoa conhecida que comprou umascooter chinesa de 125cc por cerca de 1500 euros... quando vejo isso, não sei se o esperto é ele nou não.

Obrigado, amigo Paulo. Agradeço qualquer comentário. :)

« Última modificação: 24 de Abril de 2018, 12:42 por CarlaLopes »

Offline Paulo Silveiro

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Jun 2013
  • Mensagens: 1890
  • Localidade: Oeste
  • on two wheels until the end
  • Marca: Yamaha/Ves
  • Modelo: Tracer7/GTS300
Re: Perdido na procura da maxiscooter ideal - newbie
« Responder #5 em: 24 de Abril de 2018, 11:43 »
Nesse sentido uma PCX ou Nmax serão boas compras. Ambas são dois valores seguros.  _pol_
Honda PCX - Maio/2013 a Outubro 2014
XMAX - Outubro 2014 a Novembro de 2015
Tmax - Novembro de 2015 a junho de 2022;Yamaha D'elight 110 - 2016;Vespa Primavera 125 - Julho de 2018 a julho de 2022
Tracer 7  julho2022; Vespa 300GTS julho 2022

Ccarvalho

  • Visitante
Re: Perdido na procura da maxiscooter ideal - newbie
« Responder #6 em: 24 de Abril de 2018, 11:56 »
Tenho uma pessoa conhecida que comprou umascooter chinesa de 125cc por cerca de 1500 euros... quando vejo isso, não sei se o esperto é ele ou não.

Caro companheiro, eu comecei as minhas lides motociclísticas com uma scooter chinesa, que comprei nova por 1000 euros e vendi 6500 kms e dez meses depois por 1.200. Foi a melhor opção que tomei, o investimento foi irrisório, não deu problemas "do chinês" e permitiu-me ganhar o gosto de andar de mota, tanto que a vendi porque tirei a carta cat. A e comprei uma 400cc. Motas chinesas são como as castanhas, muitas têm bicho mas às vezes apanham-se umas boas.

Para o tipo de utilização que pretendes, e caso tenhas carta cat. A, recomendo-te uma 300cc, gasta praticamente o mesmo que uma 125cc e tens motor para andar à vontade em AE. Não é nada agradável ser ultrapassado por camiões por não se ter velocidade suficiente, o que ainda se acentua mais se andares com pendura.

Em todo o caso, seja 125 cc ou 300cc, recomendo-te uma scooter "encorpada", que ocupe mais espaço na via, além de mais visível a probabilidade de seres "apertado" diminui um pouco. Recomendo-te os seguintes modelos:

- Honda Forza (125cc e 300cc)
- Yamaha Xmax (125cc e 300cc)
- Sym GTS (125 cc e 300cc) ou Cruisym (apenas 300cc)
- Kymco Grand Dink (125cc) ou K-Xct (125cc e 300cc)

O mais importante, testa tantas quantas puderes, aquela com que te sentires melhor será a opção acertada.

Eu não colocaria de parte a hipótese de comprar uma usada, ainda para mais com tão pouca experiência, podes estar a fazer um investimento avultado e depois não gostares ou não te adaptares e lá foram umas centenas de euros pelo ralo... Há boas scooters dos modelos que indiquei em segunda mão, tens é de te apressar, porque com a chegada do verão os preços inflacionam e as boas vendem-se num instante.

Boa escolha!

NSilva

  • Visitante
Re: Perdido na procura da maxiscooter ideal - newbie
« Responder #7 em: 24 de Abril de 2018, 12:46 »
Olá novamente  _pol_

Tal como o Ccarvalho refere, para estradas nacionais e auto-estrada é sempre melhor ter uma maxiscooter com mais "estofo". Digo isto porque tanto a PCX como a NMAX não combatem o espaço por baixo do banco de uma maxiscooter. Podes observar o exemplo que vou deixar nestas duas fotos:

Honda PCX - Espaço por Baixo do Banco



Yamaha XMAX 125 - Espaço por Baixo do Banco



Aproveito também para avisar que dentro do orçamento não deves considerar apenas a mota, deves sim considerar todo o equipamento mínimo aceitável para circulares em segurança, nomeadamente: Casaco, Capacete e Luvas (pelo menos).
De seguida, deves também incluir um cadeado com fita (segue uma imagem de exemplo):



Nota: O cadeado é sempre vantajoso. Colocas o mesmo no disco e quem quiser levar a mota tem duas hipóteses: Ou pega nela ao colo (1 pessoa só não chega) ou então desmonta a roda da frente  _lol_
A fita serve para colocar no guiador de modo ao condutor não se esquecer que tem lá o cadeado posto. Se arrancares com o cadeado colocado no disco corres o risco de fazer um "cavalinho ao contrário (denominado de égua)" e ir ao chão. Riscas a maxi, riscas o teu corpo e ainda empenas o disco de travão etc...

Novamente volto a salientar o que o CCarvalho referiu: Compra usada. Caso não fiques satisfeito ou não seja a tua "onda" podes sempre vender sem perder grande valor pela mota.
Tens alguns parceiros do CPM (nomeadamente stands - grande parte de confiança) onde podes consultar usadas "semi-novas" com poucos km's e consultar também os livros de revisões

Bem, seguem mais algumas sugestões para complicar a tua escolha  _convivio_ _lool_ _lol_

Qualquer dúvida dispõe! O CPM tem malta que já conduziu tudo e mais alguma coisa e cheia de experiência (não eu que ainda sou novato nestas coisas  _corado_)

2ª Nota: Lembrei-me entretanto do seguinte: Cuidado com o seguro da mota. Deves confirmar se o condutor tem algum valor disponível em caso de acidente e deves também confirmar se a seguradora transporta a tua mota em caso de FURO DE PNEU. Acredites ou não, o meu pai com a sua Maxsym ja teve de ficar mais uma noite em espanha porque o seguro não incluía furos no pneu...  _Rolley_ _Rolley_ _Rolley_
« Última modificação: 24 de Abril de 2018, 12:48 por NSilva »

Ccarvalho

  • Visitante
Re: Perdido na procura da maxiscooter ideal - newbie
« Responder #8 em: 24 de Abril de 2018, 13:00 »
Sobre o seguro, e usando a chamada de atenção do NSilva, o CPM tem uma parceria com um mediador de seguros (podes ver aqui as condições) ao qual aderiram bastantes companheiros (eu sou um deles) e com preços competitivos.

Quanto ao equipamento, prepara cerca de 300 - 400 euros para adquirires, pelo menos, um capacete em condições, casaco e luvas.
« Última modificação: 24 de Abril de 2018, 13:02 por Ccarvalho »

NunoFRocha

  • Visitante
Re: Perdido na procura da maxiscooter ideal - newbie
« Responder #9 em: 24 de Abril de 2018, 16:11 »
Na altura que pensei comprar uma scooter pensei primeiro na PCX e pouco depois saiu a NMAX e fiquei mais interessado na Yamaha

Acabei por comprar uma Forza 125 usada

Tudo isto porque antes de comprar o quer que seja, deves sentar e se possivel conduzir qualquer das alternativas que tenhas.

A altura do banco ao solo, a proteção aerodinamica, espaço para o segundo passageiro, espaço de arrumação e resposta do acelerador. Não esquecer que motos 125 não fazem milagres com dois passageiros em autoestrada e o peso de transporte/força do motor é importante ter em conta por causa dos consumos, caso contrario o motor vai andar sempre em esforço. Eu noto diferença sempre que levo a minha mulher comigo...

As pcx e nmax, tem menos em tudo em relação a uma forza ou xmax

Vai a concessionários e vê as ofertas, até podes encontrar alguma moto de serviço.

Em finais de fevereiro fui a roma e devo ter visto 3 forzas e poucas mais xmas em 5 dias que lá estive

As SH, que tem a roda mais alta são rainhas por lá.

Nunca esquecer todo o equipamento mínimo no orçamento: capacete (apenas este é obrigatório por lei), casaco e luvas isto x2, porque convém que o passageiro também tenha.



scarreira

  • Visitante
Re: Perdido na procura da maxiscooter ideal - newbie
« Responder #10 em: 24 de Abril de 2018, 17:46 »
sim o espaço é muito importante, por exemplo a minha primeira foi uma pcx, uma capacete modular da nau não cabe debaixo do banco, mas é uma superstar no meio do transito... A.E./E.N. esquece _thumbdown_ (não aconselho), se vais andar pela zona de Aveiro, a tua melhor opção é uma mota robusta pk o transito não se compara com o de Lisboa/Porto
Eu depois troquei pk inicialmente a e tal é só para umas voltas, troquei pela forza 125 (apesar de ter carta A) troquei e digo que tenho espaço debaixo do assento para 2 modulares da nau (atenção que é uma mota mais alta muito importante como já foi dito o teste drive) e ainda tenho a top case para a mulher levar as coisas dela... portanto sim o espaço é uma opção a ter em conta... quanto ao seguro podes fazer com a correctora que tem acordo com o cpm, mas há que ter em consideração os montantes de cada opção contratada na apólice, eu não o fiz, fui a uma seguradora pago mais 10€ que a parceria cpm, mas tenho melhores condições, logo tens de pesquisar em várias seguradoras, mais te digo que o facto de nunca teres seguro de moto ele vai encarecer um pouco mas ficas beneficiado por não andares em lisboa ou porto (aveiro)
espero ter ajudado com a minha pouca experiência  _Rolley_

fmartinho

  • Visitante
Re: Perdido na procura da maxiscooter ideal - newbie
« Responder #11 em: 24 de Abril de 2018, 22:17 »
Pessoal, obrigado a todos por tantos conselhos esclarecidos.
Confesso que tenho andado um pouco à deriva quando comecei a pensar em lançar-me nas scooters, mas todas estas indicações da vossa parte deixam-me muito mais animado.
São verdadeiros companheiros. Obrigado a todos! _convivio_

hugo rodrigues

  • Visitante
Re: Perdido na procura da maxiscooter ideal - newbie
« Responder #12 em: 25 de Abril de 2018, 22:20 »
Boas

Eu penso que a s3 e uma boa opção....espaçosa,robusta,boa qualidade relação preço...e muito bonita

Enviado do meu ALE-L21 através do Tapatalk


fmartinho

  • Visitante
Re: Perdido na procura da maxiscooter ideal - newbie
« Responder #13 em: 25 de Abril de 2018, 23:56 »
Amigo Hugo, a S3 que recomendas é a Daelim?

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: Perdido na procura da maxiscooter ideal - newbie
« Responder #14 em: 27 de Abril de 2018, 22:42 »
Vai lendo os DB dos vários modelos, assim encontrar os mais fiáveis, os mais económicos, etc.
Recomendações, cada um vai recomendar a sua scooter por isso vai ser uma confusão ;)
Importante é experimentares depois de teres uma short list de 3 ou 4 modelos
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"