Como proprietário da Xmax400 (2014-2017) e tendo experimentado a Xmax 300 posso afiançar-te que em performance nada a ver ... a Xmax 400 é mais pesada e estável em AE ... a Xmax 300 , mais económica e ligeira para a cidade...sem dúvida que eu escolheria a 400 pela velocidade de ponta 170 contra 150 (conta quilometros) ... e mais conforto em viagens prolongadas.Em termos tecnológicos são ambas, top top!!
Pombo, mas se for para usar mais dentro da cidade então a 300 tem mais vantagens nesse ponto de vista certo?
Talvez, mas todos nós sabemos que a vontade de sair do habitat urbano acaba por vir, e quando tal acontece a 300 vai começar a ter limitações mais cedo...Aliás, a minha XADV já as tem...Sent from my iPhone using Tapatalk
Só podes estar a brincar
A única vantagem da 300 é ser mais poupadinha, de resto a minha opinião é sempre suspeita, já estou habituado à 400, porque gosto de ter alguma potência de reserva .. o que a 300 não tem para estrada aberta..de resto na cidade são semelhantes , com diferença clara de pesos...215 kg para a 400cc e cerca de 175 kgs para a 300 cc (não consultei os novos pesos, apenas de memória)É natural, uma coisa é andarmos no meio de scooters e outra é ter e andar com grupos de motas à séria... as nossas ficam aquém para andamentos com motões
A minha utilização é mais para deslocações de casa-trabalho-casa, ou seja na altura comprei a sym 125 gts para poupar no combustivel apesar de ter uma carrinha a gasoleo, mas a scooter sempre consome menos, por isso não faz sentido ir buscar uma mota que consome mais.Gosto de adrenalina por isso acelerar e ter a resposta é maravilhoso, mas para isso tb não iria escolher uma scooter, mas escolhendo uma scooter sempre tenho mais vantagens, tanto a nivel de arrumação como em consumo.
O companheiro identifica bem a sua necessidade e estreita bem as opções de escolha.Digo isto porque há muito quem escolha motas para fazer viagens que nunca fez nem fará [nos carros, a moda "adventure" que se traduz num parque automóvel cada vez mais pesado, gastador de combustível e sobretudo mais caro de manter (pneus mais largos, etc)... vai de SUV, e no fim os mesmos quilómetros em circuito urbano]. Não critico, reproduzo o que vejo.A 300 é a cilindrada de relação qualidade preço certa para quem "pendula" entre os subúrbios e o centro. Tem rapidez e potência QB para ultrapassar numa nacional e ainda permite fazer autoestrada a velocidades aceitáveis pela lei e pelo senso-comum. Tem um custo de manutenção mais barato que uma 400 [mais peso igual a mais consumo... depois, se formos a ver bem a relação peso/potência, entre alguns modelos 300 e 400, podemos ter algumas surpresas em relação aos desempenhos estradistas...) e até nem paga IUC...A Yamaha XMAX 300 é coisa que se "mexe bem", mesmo muito bem. Aliás, o seu perfil é um apelo à desportividade (vejam os testes aqui no fórum).Na minha opinião, atendendo ao uso anunciado, acho que com a "300" da Yamaha ficará bem servido: se valoriza o "sem-chave", o "anti-derrrapagem", o design... já que e a construção e a qualidade de materiais são dados garantidos.[Editado: a pergunta não versava apenas a 300 e a 400, continha "Yamaha"... assim, o que escrevi abaixo está fora do contexto. Todavia, decidi manter porque acaba por justificar a opinião pela 300]Para mais uns cavalos, e continuando a falar de scooters, há a recém-chegada ao mercado nacional Kymco Downtown 350 (mais do que testada em Espanha - a versão 300 anterior foi a escolhida pela Kawasaki para a sua estreia nas scooters), e ainda a mais "racer" e não menos testada versão 400 da mesma marca. Um pouco menos cavaladas mas bem conhecidas, a Sym GTS 300, para não falar da nova MaxSym 300. Convém comparar as características intrínsecas de cada mota (uma suspensão demasiado rija para mim não o é para outro...) e no fim ver se os preços compensam em relação à Yamaha.
Cómo estou numa situação parecida, tenho mais motas para andar, eu iria para a 300.Entre manutenção, custo e consumo a 300 ganha.Quanto à performance, parece-me mais que suficiente para o dia-a-dia.Dificilmente sentirás falta de potência para o trajecto casa-trabalho com a 300.Pelo teu estilo de escrita, parece-me que és uma pessoa com maturidade suficiente para ficares à margem do "meu é maior que o teu!" . Se a Scooter fosse a tua única nota e estivesses a pensar em viajar então a 400 ganhava por K. O. No teu caso, não me parece.Para cada trabalho, a ferramenta certa.
Sim Mercurio já tenho a maturidade suficiente 45 primaveres, muitas loucuras passadas como todos nós já a tivemos e ainda temos, mas com filhos a responsabilidade é outra, a dita pica já passou um pouco, alias quando tirar a carta tenho a mota do meu irmão ideal para passeios uma Intruder 1800cc M80, mas nada como tirar a carta.
A resposta do companheiro Mercurio não seria para o companheiro sergiopinto, criador do tópico?
Isso é para quem tem Preconceitos
Cada modelo no seu lugar acho eu, quem escolhe uma scooter de certeza que não escolheu para fazer viagens, se o fez fez mal a escolha.Agora para a cidade uma scooter é o ideal, alem de ser mais manobrável, tem a vantagem de ter o espaço de arrumação, e isto tanto faz ser uma 125cc ou uma 550cc, aqui até quanto for maior a cilindrada menos a vantagem para circular e cidade.Como já foi mencionado uma 300cc é o mais equilibrado, tanto no consumo como no peso, mas o companheiro que está na duvida é que pode decidir, o melhor é fazer um teste drive em cidade no meio do transito e tirar todas as duvidas e qual acha melhor.
Já fiz algumas , companheiro,na minha 400 fiz ,a dois,uma de 650 km num dia a velocidades entre 140 /160 ,e quero mais....
Eu não disse que não se faz, alias com uma 125cc ou 50cc também se faz, só que não é a mesma coisa.