Autor Tópico: Xmax 300 vs 400 2018  (Lida 15487 vezes)

sergiopinto

  • Visitante
Xmax 300 vs 400 2018
« em: 01 de Abril de 2018, 13:43 »
Boas,
Estou a pensar em adquirir uma scooter como segunda mota para uso diário.
Estou inclinado para a yamaha xmax300 ou xmax400.
Gostava de saber opinião de quem tem a xmax 300, se por ventura em alguma situação pensou que deveria ter optado pela xmax 400.
Em relação peso potência...não me parece que a xmax400 ganhe muito em performance em relação à xmax300...
Gostava de experimentar a xmax400 para poder comparar as duas...mas ainda não consegui arranjar uma para teste.
Tenho experimentado outro tipo de  motas 310/500cm3, e realmente para o dia a dia as scooters são top.

Abraço a todos
« Última modificação: 01 de Abril de 2018, 13:45 por sergiopinto »

Offline mpaneves

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 4331
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
Re: Xmax 300 vs 400 2018
« Responder #1 em: 01 de Abril de 2018, 15:15 »
Já vi esse teste lá fora,a diferença da 400 é com pendura, recuperação,subidas,top speed ,há sempre diferença .
Mais ainda na manutenção em que a 400 chega a ser demais,mas o conselho é ,se possível testa as duas e vê os diários de bordo das 400 que por cá andam e das 300 também
casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves

Offline Filipe Pombo

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Dez 2013
  • Mensagens: 1894
  • Localidade: Albarraque-Sintra
  • Não conduzas + rápido que o teu anjo da guarda voa
  • Marca: BMW 1200GS
  • Modelo: Top Scooter In Town
Re: Xmax 300 vs 400 2018
« Responder #2 em: 01 de Abril de 2018, 20:32 »
Como proprietário da Xmax400 (2014-2017) e tendo experimentado a Xmax 300 posso afiançar-te que em performance nada a ver ... a Xmax 400 é mais pesada e estável em AE ... a Xmax 300 , mais económica e ligeira para a cidade...sem dúvida que eu escolheria a 400 pela velocidade de ponta 170 contra 150 (conta quilometros) ... e mais conforto em viagens prolongadas.


Em termos tecnológicos são ambas, top top!!    _pol_
Espirito Aventura

Offline PSH72

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Jan 2017
  • Mensagens: 1713
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax 300
Re: Xmax 300 vs 400 2018
« Responder #3 em: 01 de Abril de 2018, 22:23 »
Como proprietário da Xmax400 (2014-2017) e tendo experimentado a Xmax 300 posso afiançar-te que em performance nada a ver ... a Xmax 400 é mais pesada e estável em AE ... a Xmax 300 , mais económica e ligeira para a cidade...sem dúvida que eu escolheria a 400 pela velocidade de ponta 170 contra 150 (conta quilometros) ... e mais conforto em viagens prolongadas.


Em termos tecnológicos são ambas, top top!!    _pol_

Pombo, mas se for para usar mais dentro da cidade então a 300 tem mais vantagens nesse ponto de vista certo?

Offline twin-pt

  • Assembleia Consultiva
  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mai 2013
  • Mensagens: 2950
  • Localidade: Alcabideche - Cascais
  • Scooter por opção...
  • Marca: Honda
  • Modelo: X-ADV 750
Re: Xmax 300 vs 400 2018
« Responder #4 em: 02 de Abril de 2018, 00:03 »
Pombo, mas se for para usar mais dentro da cidade então a 300 tem mais vantagens nesse ponto de vista certo?

Talvez, mas todos nós sabemos que a vontade de sair do habitat urbano acaba por vir, e quando tal acontece a 300 vai começar a ter limitações mais cedo...

Aliás, a minha XADV já as tem...


Sent from my iPhone using Tapatalk
João Mestre/twin-pt
X-ADV 750 MY2017 (RC95)

Offline mpaneves

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 4331
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
Re: Xmax 300 vs 400 2018
« Responder #5 em: 02 de Abril de 2018, 00:52 »
Talvez, mas todos nós sabemos que a vontade de sair do habitat urbano acaba por vir, e quando tal acontece a 300 vai começar a ter limitações mais cedo...

Aliás, a minha XADV já as tem...


Sent from my iPhone using Tapatalk
Só podes estar a brincar
casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves

Offline Filipe Pombo

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Dez 2013
  • Mensagens: 1894
  • Localidade: Albarraque-Sintra
  • Não conduzas + rápido que o teu anjo da guarda voa
  • Marca: BMW 1200GS
  • Modelo: Top Scooter In Town
Re: Xmax 300 vs 400 2018
« Responder #6 em: 02 de Abril de 2018, 10:23 »
Pombo, mas se for para usar mais dentro da cidade então a 300 tem mais vantagens nesse ponto de vista certo?

A única vantagem da 300 é ser mais poupadinha, de resto a minha opinião é sempre suspeita, já estou habituado à 400,  porque gosto de ter alguma potência de reserva .. o que a 300 não tem para estrada aberta..de resto na cidade são semelhantes , com diferença clara de pesos...215 kg para a 400cc e cerca de 175 kgs  para a 300 cc  (não consultei os novos pesos, apenas de memória)

Só podes estar a brincar

É natural, uma coisa é andarmos no meio de scooters e outra é ter e andar com  grupos de motas à séria... as nossas ficam aquém para andamentos com motões  _Rolley_

Espirito Aventura

sergiopinto

  • Visitante
Re: Xmax 300 vs 400 2018
« Responder #7 em: 02 de Abril de 2018, 12:08 »
A única vantagem da 300 é ser mais poupadinha, de resto a minha opinião é sempre suspeita, já estou habituado à 400,  porque gosto de ter alguma potência de reserva .. o que a 300 não tem para estrada aberta..de resto na cidade são semelhantes , com diferença clara de pesos...215 kg para a 400cc e cerca de 175 kgs  para a 300 cc  (não consultei os novos pesos, apenas de memória)

É natural, uma coisa é andarmos no meio de scooters e outra é ter e andar com  grupos de motas à séria... as nossas ficam aquém para andamentos com motões  _Rolley_

Obrigado pelos teus comentários. Tenho que pensar muito bem, como indiquei no primeiro "post" esta scooter será para uso semanal casa -> trabalho, com utilização maioritariamente na cidade com alguns trajetos em vias rapidas. Para outro tipo de deslocações tenho sempre a minha rninet na garagem :).
Penso que se tiver que optar pela xmax400 talvez irei ponderar uma usada. Já pesquisei e encontrei num stand na zona de lisboa uma xmax400 de 2017 por +-6000
« Última modificação: 02 de Abril de 2018, 12:12 por sergiopinto »

Offline zepedro

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Set 2015
  • Mensagens: 121
  • Localidade: Carcavelos
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750D Integra
Re: Xmax 300 vs 400 2018
« Responder #8 em: 02 de Abril de 2018, 13:37 »
Pombo, mas se for para usar mais dentro da cidade então a 300 tem mais vantagens nesse ponto de vista certo?

Eu tive uma 400 quase um ano, que vendi com 25.000Km. Só vendi porque os 400 já não me chegavam e os inetrvalos de manutenção eram curtos, mas tenho saudades dela muitas vezes!

Nunca testei a 300, mas antes da 400 tive uma 250, que me foi curta em 6 meses!
 
Atrevo-me a dizer que a única vantagem da 300 é custar menos e eventualmente gastar menos. Se para ti isso não for um factor decisivo, nem hesites. Segue para a 400!

Abraços!

Offline PSH72

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Jan 2017
  • Mensagens: 1713
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax 300
Re: Xmax 300 vs 400 2018
« Responder #9 em: 02 de Abril de 2018, 15:00 »
Eu estou a pensar em tirar a carta, e depois mais para a frente comprar a forza 300 ou a xmax 300.

A minha utilização é mais para deslocações de casa-trabalho-casa, ou seja na altura comprei a sym 125 gts para poupar no combustivel apesar de ter uma carrinha a gasoleo, mas a scooter sempre consome menos, por isso não faz sentido ir buscar uma mota que consome mais.

Gosto de adrenalina por isso acelerar e ter a resposta é maravilhoso, mas para isso tb não iria escolher uma scooter, mas escolhendo uma scooter sempre tenho mais vantagens, tanto a nivel de arrumação como em consumo.

Também acho a Forza 300 muito bonita mais até que a xmax, mas está um pouco abaixo na motorização, Agora é esperar pelo teste da forza 300c a ver o que dizem, mas pelo que pesquisei vais gastar um pouco mais e andar um pouco menos, o que achei estranho, mas venham os teste drive.
« Última modificação: 02 de Abril de 2018, 15:02 por PSH72 »

Offline mpaneves

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 4331
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
Re: Xmax 300 vs 400 2018
« Responder #10 em: 02 de Abril de 2018, 15:27 »
A única vantagem da 300 é ser mais poupadinha, de resto a minha opinião é sempre suspeita, já estou habituado à 400,  porque gosto de ter alguma potência de reserva .. o que a 300 não tem para estrada aberta..de resto na cidade são semelhantes , com diferença clara de pesos...215 kg para a 400cc e cerca de 175 kgs  para a 300 cc  (não consultei os novos pesos, apenas de memória)

É natural, uma coisa é andarmos no meio de scooters e outra é ter e andar com  grupos de motas à séria... as nossas ficam aquém para andamentos com motões  _Rolley_
Isso é para quem tem Preconceitos
casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves

Offline karloxilva

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Set 2013
  • Mensagens: 670
  • Localidade: Setúbal
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: Burgman AN400AZ ABS (Fev.2014)
Re: Xmax 300 vs 400 2018
« Responder #11 em: 02 de Abril de 2018, 16:41 »
A minha utilização é mais para deslocações de casa-trabalho-casa, ou seja na altura comprei a sym 125 gts para poupar no combustivel apesar de ter uma carrinha a gasoleo, mas a scooter sempre consome menos, por isso não faz sentido ir buscar uma mota que consome mais.
Gosto de adrenalina por isso acelerar e ter a resposta é maravilhoso, mas para isso tb não iria escolher uma scooter, mas escolhendo uma scooter sempre tenho mais vantagens, tanto a nivel de arrumação como em consumo.

O companheiro identifica bem a sua necessidade e estreita bem as opções de escolha.
Digo isto porque há muito quem escolha motas para fazer viagens que nunca fez nem fará [nos carros, a moda "adventure" que se traduz num parque automóvel cada vez mais pesado, gastador de combustível e sobretudo mais caro de manter (pneus mais largos, etc)... vai de SUV, e no fim os mesmos quilómetros em circuito urbano]. Não critico, reproduzo o que vejo.

A 300 é a cilindrada de relação qualidade preço certa para quem "pendula" entre os subúrbios e o centro. Tem rapidez e potência QB para ultrapassar numa nacional e ainda permite fazer autoestrada a velocidades aceitáveis pela lei e pelo senso-comum. Tem um custo de manutenção mais barato que uma 400 [mais peso igual a mais consumo... depois, se formos a ver bem a relação peso/potência, entre alguns modelos 300 e 400, podemos ter algumas surpresas em relação aos desempenhos estradistas...) e até nem paga IUC...

A Yamaha XMAX 300 é coisa que se "mexe bem", mesmo muito bem. Aliás, o seu perfil é um apelo à desportividade (vejam os testes aqui no fórum).
Na minha opinião, atendendo ao uso anunciado, acho que com a "300" da Yamaha ficará bem servido: se valoriza o "sem-chave", o "anti-derrrapagem", o design... já que e a construção e a qualidade de materiais são dados garantidos.

[Editado: a pergunta não versava apenas a 300 e a 400, continha "Yamaha"... assim, o que escrevi abaixo está fora do contexto. Todavia, decidi manter porque acaba por justificar a opinião pela 300]
Para mais uns cavalos, e continuando a falar de scooters, há a recém-chegada ao mercado nacional Kymco Downtown 350 (mais do que testada em Espanha - a versão 300 anterior foi a escolhida pela Kawasaki para a sua estreia nas scooters), e ainda a mais "racer" e não menos testada versão 400 da mesma marca. Um pouco menos cavaladas mas bem conhecidas, a Sym GTS 300, para não falar da nova MaxSym 300. Convém comparar as características intrínsecas de cada mota (uma suspensão demasiado rija para mim não o é para outro...) e no fim ver se os preços compensam em relação à Yamaha.
« Última modificação: 02 de Abril de 2018, 16:50 por karloxilva »
"O bom senso é a coisa do mundo mais bem distribuída: todos pensamos tê-lo em tal medida que até os mais difíceis de contentar nas outras coisas não costumam desejar mais bom senso do que aquele que têm." René Descartes

Offline PSH72

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Jan 2017
  • Mensagens: 1713
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax 300
Re: Xmax 300 vs 400 2018
« Responder #12 em: 02 de Abril de 2018, 17:08 »
O companheiro identifica bem a sua necessidade e estreita bem as opções de escolha.
Digo isto porque há muito quem escolha motas para fazer viagens que nunca fez nem fará [nos carros, a moda "adventure" que se traduz num parque automóvel cada vez mais pesado, gastador de combustível e sobretudo mais caro de manter (pneus mais largos, etc)... vai de SUV, e no fim os mesmos quilómetros em circuito urbano]. Não critico, reproduzo o que vejo.

A 300 é a cilindrada de relação qualidade preço certa para quem "pendula" entre os subúrbios e o centro. Tem rapidez e potência QB para ultrapassar numa nacional e ainda permite fazer autoestrada a velocidades aceitáveis pela lei e pelo senso-comum. Tem um custo de manutenção mais barato que uma 400 [mais peso igual a mais consumo... depois, se formos a ver bem a relação peso/potência, entre alguns modelos 300 e 400, podemos ter algumas surpresas em relação aos desempenhos estradistas...) e até nem paga IUC...

A Yamaha XMAX 300 é coisa que se "mexe bem", mesmo muito bem. Aliás, o seu perfil é um apelo à desportividade (vejam os testes aqui no fórum).
Na minha opinião, atendendo ao uso anunciado, acho que com a "300" da Yamaha ficará bem servido: se valoriza o "sem-chave", o "anti-derrrapagem", o design... já que e a construção e a qualidade de materiais são dados garantidos.

[Editado: a pergunta não versava apenas a 300 e a 400, continha "Yamaha"... assim, o que escrevi abaixo está fora do contexto. Todavia, decidi manter porque acaba por justificar a opinião pela 300]
Para mais uns cavalos, e continuando a falar de scooters, há a recém-chegada ao mercado nacional Kymco Downtown 350 (mais do que testada em Espanha - a versão 300 anterior foi a escolhida pela Kawasaki para a sua estreia nas scooters), e ainda a mais "racer" e não menos testada versão 400 da mesma marca. Um pouco menos cavaladas mas bem conhecidas, a Sym GTS 300, para não falar da nova MaxSym 300. Convém comparar as características intrínsecas de cada mota (uma suspensão demasiado rija para mim não o é para outro...) e no fim ver se os preços compensam em relação à Yamaha.

Obrigado karloxilva, é esse o meu ponto de vista que pretendia dizer, as tuas palavras foram as mais corretas.

Offline Mercurio

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Out 2013
  • Mensagens: 871
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax 300
Re: Xmax 300 vs 400 2018
« Responder #13 em: 02 de Abril de 2018, 17:31 »
Cómo estou numa situação parecida, tenho mais motas para andar, eu  iria para a 300.
Entre manutenção, custo  e consumo a 300 ganha.
Quanto à performance, parece-me mais que suficiente para o dia-a-dia.
Dificilmente sentirás falta de potência para o trajecto casa-trabalho com a 300.
Pelo teu estilo de escrita, parece-me que és uma pessoa com maturidade suficiente para ficares à margem do "meu é maior que o teu!" .
Se a Scooter fosse a tua única nota e estivesses a pensar em viajar então a 400 ganhava por K. O.  No teu caso, não me parece.
Para cada trabalho, a ferramenta certa.

Offline PSH72

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Jan 2017
  • Mensagens: 1713
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax 300
Re: Xmax 300 vs 400 2018
« Responder #14 em: 02 de Abril de 2018, 17:49 »
Cómo estou numa situação parecida, tenho mais motas para andar, eu  iria para a 300.
Entre manutenção, custo  e consumo a 300 ganha.
Quanto à performance, parece-me mais que suficiente para o dia-a-dia.
Dificilmente sentirás falta de potência para o trajecto casa-trabalho com a 300.
Pelo teu estilo de escrita, parece-me que és uma pessoa com maturidade suficiente para ficares à margem do "meu é maior que o teu!" .
Se a Scooter fosse a tua única nota e estivesses a pensar em viajar então a 400 ganhava por K. O.  No teu caso, não me parece.
Para cada trabalho, a ferramenta certa.

Sim Mercurio já tenho a maturidade suficiente 45 primaveres, muitas loucuras passadas como todos nós já a tivemos e ainda temos, mas com filhos a responsabilidade é outra, a dita pica já passou um pouco, alias quando tirar a carta tenho a mota do meu irmão ideal para passeios uma Intruder 1800cc M80, mas nada como tirar a carta.

Ccarvalho

  • Visitante
Re: Xmax 300 vs 400 2018
« Responder #15 em: 02 de Abril de 2018, 18:00 »
Sim Mercurio já tenho a maturidade suficiente 45 primaveres, muitas loucuras passadas como todos nós já a tivemos e ainda temos, mas com filhos a responsabilidade é outra, a dita pica já passou um pouco, alias quando tirar a carta tenho a mota do meu irmão ideal para passeios uma Intruder 1800cc M80, mas nada como tirar a carta.

A resposta do companheiro Mercurio não seria para o companheiro sergiopinto, criador do tópico?  _pensador_ _pensador_

Offline PSH72

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Jan 2017
  • Mensagens: 1713
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax 300
Re: Xmax 300 vs 400 2018
« Responder #16 em: 02 de Abril de 2018, 18:34 »
A resposta do companheiro Mercurio não seria para o companheiro sergiopinto, criador do tópico?  _pensador_ _pensador_

 _pensador_ uppss _corado_

Offline karloxilva

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Set 2013
  • Mensagens: 670
  • Localidade: Setúbal
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: Burgman AN400AZ ABS (Fev.2014)
Re: Xmax 300 vs 400 2018
« Responder #17 em: 02 de Abril de 2018, 19:03 »
A resposta do companheiro Mercurio não seria para o companheiro sergiopinto, criador do tópico?  _pensador_ _pensador_

Uma carapuça que me serve também... De qualquer forma, uma vez que a conversa derivou para a comparação entre as 300 e 400, ficou a opinião.
Há, todavia, um pormenor assinalado pelo Filipe Pombo: a diferença de peso entre ambas. O peso tem a vantagem de permitir mais estabilidade a alta velocidade, se pusermos o vento na equação ainda é mais relevante, mas tem a desvantagem de propor maior consumo no uso citadino. Além disso, se o utilizador tiver uma envergadura baixa, o peso será algo mais a gerir nas manobras em baixa velocidade (aqui entra em jogo a destreza e a confiança de cada um).
Mas, lá esta, mais uma vez a utilização de cada um. Se a scooter ficar em casa nos dias de  temporal (a maioria dos motociclistas fá-lo) perde-se a vantagem do peso ao vento. Sobra a vantagem da velocidade máxima... são escolhas. Eu escolho a que me faz doer menos as costas.
"O bom senso é a coisa do mundo mais bem distribuída: todos pensamos tê-lo em tal medida que até os mais difíceis de contentar nas outras coisas não costumam desejar mais bom senso do que aquele que têm." René Descartes

Offline Filipe Pombo

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Dez 2013
  • Mensagens: 1894
  • Localidade: Albarraque-Sintra
  • Não conduzas + rápido que o teu anjo da guarda voa
  • Marca: BMW 1200GS
  • Modelo: Top Scooter In Town
Re: Xmax 300 vs 400 2018
« Responder #18 em: 03 de Abril de 2018, 18:29 »
Isso é para quem tem Preconceitos

Não Marco, não tenho ilusões acerca das scooters principalmente das 400, 300 e afins , em andamento com ou sem preconceitos faltam cavalos ..já experimentaste acompanhar uma GS 1200 ou uma KTM 1190 ?  Nem é preciso tanto..basta uma Tiger 800 isto ficando pelas trail... se formos para as de estrada , essas então, nem despindo de preconceitos todos lá vais..e sou eu um scootard assumido....mas realista..de qualquer forma acho que não é esse o problema do tópico....é mais a escolha entre duas belas scooters.
« Última modificação: 03 de Abril de 2018, 18:31 por Filipe Pombo »
Espirito Aventura

Offline PSH72

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Jan 2017
  • Mensagens: 1713
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax 300
Re: Xmax 300 vs 400 2018
« Responder #19 em: 03 de Abril de 2018, 19:56 »
Cada modelo no seu lugar acho eu, quem escolhe uma scooter de certeza que não escolheu para fazer viagens, se o fez fez mal a escolha.

Agora para a cidade uma scooter é o ideal, alem de ser mais manobrável, tem a vantagem de ter o espaço de arrumação, e isto tanto faz ser uma 125cc ou uma 550cc, aqui até quanto for maior a cilindrada menos a vantagem para circular e cidade.

Como já foi mencionado uma 300cc é o mais equilibrado, tanto no consumo como no peso, mas o companheiro que está na duvida é que pode decidir, o melhor é fazer um teste drive em cidade no meio do transito e tirar todas as duvidas e qual acha melhor.
« Última modificação: 03 de Abril de 2018, 19:59 por PSH72 »

Offline mpaneves

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 4331
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
Re: Xmax 300 vs 400 2018
« Responder #20 em: 03 de Abril de 2018, 22:07 »
Cada modelo no seu lugar acho eu, quem escolhe uma scooter de certeza que não escolheu para fazer viagens, se o fez fez mal a escolha.

Agora para a cidade uma scooter é o ideal, alem de ser mais manobrável, tem a vantagem de ter o espaço de arrumação, e isto tanto faz ser uma 125cc ou uma 550cc, aqui até quanto for maior a cilindrada menos a vantagem para circular e cidade.

Como já foi mencionado uma 300cc é o mais equilibrado, tanto no consumo como no peso, mas o companheiro que está na duvida é que pode decidir, o melhor é fazer um teste drive em cidade no meio do transito e tirar todas as duvidas e qual acha melhor.
Já fiz algumas , companheiro,na minha 400 fiz ,a dois,uma de 650 km num dia a velocidades entre 140 /160 ,e quero mais....
casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves

Offline PSH72

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Jan 2017
  • Mensagens: 1713
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax 300
Re: Xmax 300 vs 400 2018
« Responder #21 em: 03 de Abril de 2018, 22:42 »
Já fiz algumas , companheiro,na minha 400 fiz ,a dois,uma de 650 km num dia a velocidades entre 140 /160 ,e quero mais....

Eu não disse que não se faz, alias com uma 125cc ou 50cc também se faz, só que não é a mesma coisa.

Offline Paulo Silveiro

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Jun 2013
  • Mensagens: 1890
  • Localidade: Oeste
  • on two wheels until the end
  • Marca: Yamaha/Ves
  • Modelo: Tracer7/GTS300
Re: Xmax 300 vs 400 2018
« Responder #22 em: 03 de Abril de 2018, 23:00 »
Eu não disse que não se faz, alias com uma 125cc ou 50cc também se faz, só que não é a mesma coisa.
Ambos têm razão  _pol_

As scooters de topo, Tmax, Buga, Integra,etc, fazem viagens grandes.  As 400cc também, embora com mais esforço. Mas claro que uma mota de 800/900/1000 ou mais cilindrada, e com suspensões com mais curso, tornam-se mais confortáveis para longas distancias.

Aqui, no fórum, existem companheiros que, de sccoter, já foram a muitos países da Europa e até Marrocos. Eu próprio já dei umas voltas e não trocava a Tmax por uma mota 600/700cc que na generalidade têm suspensões económicas.  _pensador_

Já as 800cc para cima, apresentam suspensões invertidas e reguláveis, para além de motores com binários muito elevados que permitem velocidades de cruzeiro elevadas a regimes  médios. _pol_
Honda PCX - Maio/2013 a Outubro 2014
XMAX - Outubro 2014 a Novembro de 2015
Tmax - Novembro de 2015 a junho de 2022;Yamaha D'elight 110 - 2016;Vespa Primavera 125 - Julho de 2018 a julho de 2022
Tracer 7  julho2022; Vespa 300GTS julho 2022

Offline Mercurio

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Out 2013
  • Mensagens: 871
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax 300
Re: Xmax 300 vs 400 2018
« Responder #23 em: 04 de Abril de 2018, 12:43 »
Quando vou a Faro (concentração) vejo estrada fora muitas scooters, na sua maioria 125.
Carregadoras com tudo e mais alguma coisa e a inevitável mega mochila no pendura. E chegam lá como as outras todas!
Para ser franco, e como estou a ficar "cota", acho muito giro os casais de namorados que vão estrada fora com um orçamento inversamente proporcional à vontade de aventura. Nem que esse mesmo casal vá mais tarde de Gold Wing, não vai ser a mesma coisa.
Os motards não se medem aos cm3 !
Neste caso concreto, 300 vs 400, para o uso descrito, a 300 faz mais sentido. Mesmo a ocasional viagem a ritmo rápido não está fora de alcance com a 300.
Parece-me que é melhor ter a Scooter certa 51 semanas e (talvez) desejar a 400 por uma que o inverso.
Nenhuma é melhor que outra, e, como disse Darwin, a especialização dita  a sobrevivência da espécie.

Talvez o melhor a reter é que não há má  escolha.

sergiopinto

  • Visitante
Re: Xmax 300 vs 400 2018
« Responder #24 em: 04 de Abril de 2018, 14:50 »
Agradeço os comentário da malta.
Realmente estou mais inclinado para a 300, se bem que esta semana vou ver uma xmax400 usada de 2017. Gosto do look da nova 300 na cor azul mate ... por isso o negocio da 400 usada tem que ser muito tentador.
Tenho que me recordar que um dos motivos para ter vendido a minha LML 4T manual, prendia-se com a falta de espaço de bagagem, travagem, estabelidadde e falta de um pouco mais de potencia (a pensar bem a unica coisa que tinha de porreiro era o look e a fiabilidade, com 23000km rolou sem grandes problemas)
Ainda no ano passado fiz Faro -> Porto na LML e chegou bem ao porto....devagarinho ....mas chegou :D