Autor Tópico: Escolha de maxiscooter  (Lida 4635 vezes)

Marcos

  • Visitante
Escolha de maxiscooter
« em: 07 de Agosto de 2018, 02:04 »
Olá  _lool_

Para setembro vou começar a trabalhar e como este se situa no meio da cidade e, como quero, desde pequeno, ter uma mota pensei que poderia juntar o útil ao agradável e avançar para a compra de uma máquina!
Como não tenho capacidade para tal, estou à procura de campanhas às prestações e com 0% de juros para me aventurar. Até agora só encontrei a da Keeway e da Sym.

Das minhas recentes pesquisas gostei:
Yamaha NMAX
Honda PCX
Sym jet 14
Keeway cityblade
Keeway silverblade 125 efi

O percurso que vou fazer vai ser 70% em estrada nacional (arredores da cidade até à cidade) e o resto em cidade pelo que, pelo que tenho visto ( e como pretendo andar com ela no inverno) uma mais robusta seria o mais apropriado.
No entanto como não percebo nada disto gostaria de ter uma opinião mais experiente, mais concretamente, em questões de relaçao qualidade/preço, fiabilidade, manutenções, etc.

Sei que se tivesse possibilidades a minha escolha passaria pela nmax ou pcx mas neste momento não estão com a campanha da keeway/sym. Será que alguém está dentro do assunto e me saiba dizer mais ou menos, em que alturas é que estas saiem? Isto porque queria mesmo ter a mota o mais rapido que conseguisse (em setembro).

Obrigado desde já,
Marcos  _pt_

Ccarvalho

  • Visitante
Re: Escolha de maxiscooter
« Responder #1 em: 07 de Agosto de 2018, 08:23 »
Porque não uma pesquisa no mercado de usados?

Para esse tipo de percurso um veículo mais robusto seria uma mais valia, e tens como exemplo a Honda Forza e a Yamaha Xmax (mais caras) e a Sym GTS ou a Kymco Downtown (mais baratas mas muito fiáveis).

A Nmax e a PCX são scooters muito boas, fazem o mesmo que as outras, mas são preferíveis em circuito maioritariamente urbano. Sobre os outros modelos não comento porque não conheço.

Dá uma vista de olhos nos DB dos vários modelos, ficarás com uma ideia mais apropriada das capacidades de cada modelo.
« Última modificação: 07 de Agosto de 2018, 08:27 por Ccarvalho »

Marcos

  • Visitante
Re: Escolha de maxiscooter
« Responder #2 em: 07 de Agosto de 2018, 10:04 »
Ola, obrigado pela resposta 😀

Não estou confortável para procurar usadas porque não tenho conhecimento que me permita saber se é um bom negócio ou não.
O mercado do usados não me permite tambem a aquisição em prestações, penso eu, que, neste momento, é um factor preponderante.

Se calhar tambem não me fiz entender muito bem em relação ao trajeto em nacional. A estrada é realmente nacional mas nunca em "espaço aberto", é sempre entre localidades. não consigo explicar muito bem.
Para trajeto diário casa-trabalho tenho de me deslocar de uma aldeia até à cidade num trajato com mais ou menos 14 km.
Não sei se isso muda em alguma coisa 😀 obrigado
« Última modificação: 07 de Agosto de 2018, 13:08 por CaMorais »

Offline piedade

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Nov 2013
  • Mensagens: 707
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750X
Re: Escolha de maxiscooter
« Responder #3 em: 07 de Agosto de 2018, 10:32 »
Tendo em conta a descrição  acho que fica muito bem servido com uma GTS

saraiva

  • Visitante
Re: Escolha de maxiscooter
« Responder #4 em: 07 de Agosto de 2018, 10:37 »
Não te esqueças de ter orçamento, no minímo, para o capacete e umas luvas.

Casaco também era aconselhável.

(Já agora, mais 100 euros para o seguro).

Eu tenho uma Sym Jet14. Ainda não tem tempo suficiente para analisar o que no meu ponto de vista deve fazer a diferença de preço. A duração a longo prazo e os respetivos problemas.

Todos esperamos que uma PCX ou uma Burgman ou a Nmax, dure mais com menos problemas para justificar a diferença.

EU espero que o meu DB seja a prova que a Sym produziu uma bela máquina, 1.000 euros mais barata que a PCX mas que fez o mesmo em 100.000 kms.

Passa no meu DB (SymJet14 - saraiva) para teres uma ideia do que está a ser até ao momento.
« Última modificação: 07 de Agosto de 2018, 10:41 por saraiva »

vf700

  • Visitante
Re: Escolha de maxiscooter
« Responder #5 em: 07 de Agosto de 2018, 10:40 »
14 km e dentro de localidade iria para a PCX ou para Nmax

Se a opção recair sobre uma maxi acho que apostava mais na nova SYM : Cruisym 125


NunoFRocha

  • Visitante
Re: Escolha de maxiscooter
« Responder #6 em: 07 de Agosto de 2018, 11:10 »
Reforçando o que foi dito, o equipamento (Capacete, Casaco, Luvas de verão e inverno, botas para o inverno) é essencial para poderes usar a moto todo o ano.
Mais do que pensares na moto que será teoricamente melhor, uma sugestão sempre dada é para experimentares as motos. Senta-te em todas antes de tomar uma decisão.
Não sei a tua altura, mas uma pcx pode ser ideal ou pequena e uma maxiscooter pode ser ideal ou demasiado grande para ti.
O que costumas levar contigo para o trabalho? precisas de espaço para guardar as coisas ou podes levar tudo para o trabalho? Podes vir a precisar de uma topcase.
As maxi tem mais proteção,mais espaço debaixo do banco,  mais peso, mas facilmente andas com elas em cidade. Claro que são mais caras e tens de ver o orçamento que tens.

Resumindo, experimenta, faz contas e nunca te esqueças que comprar a moto implica outros gastos com a tua segurança.

Marcos

  • Visitante
Re: Escolha de maxiscooter
« Responder #7 em: 07 de Agosto de 2018, 12:23 »
Não te esqueças de ter orçamento, no minímo, para o capacete e umas luvas.

Casaco também era aconselhável.

(Já agora, mais 100 euros para o seguro).

Eu tenho uma Sym Jet14. Ainda não tem tempo suficiente para analisar o que no meu ponto de vista deve fazer a diferença de preço. A duração a longo prazo e os respetivos problemas.

Todos esperamos que uma PCX ou uma Burgman ou a Nmax, dure mais com menos problemas para justificar a diferença.

EU espero que o meu DB seja a prova que a Sym produziu uma bela máquina, 1.000 euros mais barata que a PCX mas que fez o mesmo em 100.000 kms.

Passa no meu DB (SymJet14 - saraiva) para teres uma ideia do que está a ser até ao momento.

Ola, obrigado pela resposta. Irei passar pelo DB certamente  :))
Em relação ao material, com não tenho grande capacidaxe financeira para comprar a mota em pp ja tinha pensado em usar esses dinheiros para a aquisição de bok material. Daí querer tambem aproveitar as campanhas que falei anteriomente. Neste momento só a SYM e a Keeway é que têm.


14 km e dentro de localidade iria para a PCX ou para Nmax

Se a opção recair sobre uma maxi acho que apostava mais na nova SYM : Cruisym 125


Ola e obrigado pela opinião!
Na minha opinião acho que para o trajeto que é, uma mota como as que falei em cima seria o suficiente mas, isso sou eu que não percebo nada  scooter_


Reforçando o que foi dito, o equipamento (Capacete, Casaco, Luvas de verão e inverno, botas para o inverno) é essencial para poderes usar a moto todo o ano.
Mais do que pensares na moto que será teoricamente melhor, uma sugestão sempre dada é para experimentares as motos. Senta-te em todas antes de tomar uma decisão.
Não sei a tua altura, mas uma pcx pode ser ideal ou pequena e uma maxiscooter pode ser ideal ou demasiado grande para ti.
O que costumas levar contigo para o trabalho? precisas de espaço para guardar as coisas ou podes levar tudo para o trabalho? Podes vir a precisar de uma topcase.
As maxi tem mais proteção,mais espaço debaixo do banco,  mais peso, mas facilmente andas com elas em cidade. Claro que são mais caras e tens de ver o orçamento que tens.

Resumindo, experimenta, faz contas e nunca te esqueças que comprar a moto implica outros gastos com a tua segurança.


Ola e obrigado pelo conselho :))
Em relação ao ao peso e altura: 83kg e 1,75cm
Em questões de levar coisas para o trabalho nao lhe sei responder porque só vou começar em Setembro e ainda nao sei ao certo. Mas provavelmente levar marmita e, quem sabe, um saco com roupa desportiva para ginasio ou assim. Penso que, se necassario, mais tarde poderei ponderar na aquisiçao de uma top case caso seja realmente necessaria. As motas que falei em cima têm espaço para capacete de baixo do banco? :o


Tendo em conta a descrição  acho que fica muito bem servido com uma GTS

Ola e obrigado pela opiniao :))
Não desgosto da maquina mas penso que é um pouco a cima daquilo que posso dar  :-\

« Última modificação: 07 de Agosto de 2018, 13:06 por CaMorais »

NunoFRocha

  • Visitante
Re: Escolha de maxiscooter
« Responder #8 em: 07 de Agosto de 2018, 12:55 »
Ola e obrigado pelo conselho :))
Em relação ao ao peso e altura: 83kg e 1,75cm
Em questões de levar coisas para o trabalho nao lhe sei responder porque só vou começar em Setembro e ainda nao sei ao certo. Mas provavelmente levar marmita e, quem sabe, um saco com roupa desportiva para ginasio ou assim. Penso que, se necassario, mais tarde poderei ponderar na aquisiçao de uma top case caso seja realmente necessaria. As motas que falei em cima têm espaço para capacete de baixo do banco? :o

Sobre o espaço as scooters por norma tem pouco espaço debaixo do banco... algumas apenas dá para um integral e outras nem isso, apenas permitem capacetes Jet (abertos)

Se procurares pelo nome do modelo e under seat storage no google encontras muitas imagens para teres uma ideia

A minha forza 125, similar à GTS ou Xmax dá para dois capacetes integrais e um pouco mais no meio.

Exemplo da NMAX



Marcos

  • Visitante
Re: Escolha de maxiscooter
« Responder #9 em: 07 de Agosto de 2018, 13:19 »
Sobre o espaço as scooters por norma tem pouco espaço debaixo do banco... algumas apenas dá para um integral e outras nem isso, apenas permitem capacetes Jet (abertos)

Se procurares pelo nome do modelo e under seat storage no google encontras muitas imagens para teres uma ideia

A minha forza 125, similar à GTS ou Xmax dá para dois capacetes integrais e um pouco mais no meio.

Exemplo da NMAX




Pois, acho que tem de ter pelo menos para um capacete integral. Penso que nesse aspeto a cityblade nao dá, as outras nao sei.
Mas para a minha estatura uma scooter funciona? Obrigado

NunoFRocha

  • Visitante
Re: Escolha de maxiscooter
« Responder #10 em: 07 de Agosto de 2018, 14:27 »
Eu tenho 1,83 e senti-me mais confortável com a maxiscooter, achei a nmax e pcx muito pequenas para mim, mas sei de pessoas da minha altura que preferem essas motos.

Nada como experimentar.



saraiva

  • Visitante
Re: Escolha de maxiscooter
« Responder #11 em: 07 de Agosto de 2018, 15:27 »
Na Jet14 não cabe integral/modular L

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: Escolha de maxiscooter
« Responder #12 em: 07 de Agosto de 2018, 20:01 »
Isto de escolher a melhor scooter é mesmo tramado :) pede-se ajuda e é cada cabeça sua sentença, olha-se para as características de cada modelo e todas parecem a tal.
Não é nada fácil.

O meu conselho é define o preço que estás disposto a pagar, incluindo no envelope o capacete, luvas e blusão.
Dentro desse preço vê que modelos se encaixam (o ideal é ficares pelo menos com 4 ou 5) depois vai aos stands de cada um para experimentares, porque é essa experiência que te vai dizer qual é a scooter certa para ti.
Tendo o modelo definido vai a mais que um concessionário negociar condições e  pagamento e ofertas (disse para pores no envelope o equipamento porque provavelmente vais trazer todo  ou partes como oferta porque eles não podem mexer muito o preço (mas ainda és capaz de apanhar  uns 3%), não tendo retoma para valorizar vão fazer ofertas comerciais.

Para o trajecto que referes, eu comprava a pcx ( é a sentença da minha cabeça :))

Mas tens a certeza que uma usada não te safava? Tens usadas em alguns stands da marca, recolhidas por retoma.
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

NunoFRocha

  • Visitante
Re: Escolha de maxiscooter
« Responder #13 em: 07 de Agosto de 2018, 21:43 »

Mas tens a certeza que uma usada não te safava? Tens usadas em alguns stands da marca, recolhidas por retoma.


E até motos de serviço dos stands

LFST1

  • Visitante
Re: Escolha de maxiscooter
« Responder #14 em: 07 de Agosto de 2018, 22:57 »
Boa noite ,

Na Pesquisa e Teste drive da Piaggio Beverly 125 Roda Alta ,Abs , baixo consumo e espaço debaixo do banco
Recomendo test drive



Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Marcos

  • Visitante
Re: Escolha de maxiscooter
« Responder #15 em: 08 de Agosto de 2018, 12:42 »
Antes de mais agradecer a todos pelas contribuíções nesta ardua jornada da escolha de uma montada :))
Em conversa com o meu velhote decidimos comprar uma mota os dois (à mesma aproveitando as campanhas de prestações) e digamos que ele ficou maluco com a Sym GTS 125 SPORT ABS S&S haha
Em algumas pesquisas feitas percebi que a mota é de confiança mas, seguindo aqui um conselho de um camarada fui ver a Cruisym 125 que é a nova mota da SYM. Qual o meu espanto quando reparo que é mais barata que a GTS com as mesma especificaçoes, excluindo as medidas claro. Com isto, e sabendo que tenho de experimentar as duas, gostaria apenas de saber a vossa opiniao em relaçao à mota nova e o porquê de ela estar mais barata.
Obrigado

NunoFRocha

  • Visitante
Re: Escolha de maxiscooter
« Responder #16 em: 09 de Agosto de 2018, 11:41 »
A aposta em preços mais baixo não faço ideia. Mas em tempos sentei-me nas duas e a GTS tem o banco muito duro e tem o vidro muito baixo, não dando tanta proteção aerodinamica.
O meu gosto pessoal penderia mais para a Cruisym.
Mas mais uma vez, experimenta as duas... tens de ser tu a ver qual mais se adapta a ti.

Marcos

  • Visitante
Re: Escolha de maxiscooter
« Responder #17 em: 09 de Agosto de 2018, 12:01 »
A aposta em preços mais baixo não faço ideia. Mas em tempos sentei-me nas duas e a GTS tem o banco muito duro e tem o vidro muito baixo, não dando tanta proteção aerodinamica.
O meu gosto pessoal penderia mais para a Cruisym.
Mas mais uma vez, experimenta as duas... tens de ser tu a ver qual mais se adapta a ti.

Obrigado pela opiniao.
Sim, tenho de experimentar as duas. Só fiz a questão porque poderia haver algum detalhe que fizesse com que a Cruisym fosse mais barata que a GTS.

NunoFRocha

  • Visitante
Re: Escolha de maxiscooter
« Responder #18 em: 09 de Agosto de 2018, 12:14 »
Uma recomendação, se poderes opta pela versão com ABS, não sei se vem ou não de série.
Muitos acham que uma 125 não precisa, mas segurança nunca é demais

Marcos

  • Visitante
Re: Escolha de maxiscooter
« Responder #19 em: 09 de Agosto de 2018, 16:55 »
Uma recomendação, se poderes opta pela versão com ABS, não sei se vem ou não de série.
Muitos acham que uma 125 não precisa, mas segurança nunca é demais

Sim, vou optar pela versao com ABS. Ambos os modelos têm