Autor Tópico: Start stop  (Lida 6499 vezes)

Ricardo Pinto

  • Visitante
Start stop
« em: 08 de Março de 2018, 21:55 »
Boas gostaria de esclarecer uma duvida tenho algum benificio en usar o star stop em termos de poupar combustivel ou se pelo contrario prejuizo em desgastar por exemplo a bateria da mota na minha Pcx ano 2015.Obg

Offline fastnet

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2013
  • Mensagens: 2597
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: honda
  • Modelo: cbf 125
Re: Start stop
« Responder #1 em: 08 de Março de 2018, 22:11 »
O sistema do modelo 2015 e seguintes é mais evoluído é só funciona com parâmetros de carga bateria e temperatura de motor, por ex.
Nós primeiros modelos o pessoal esquecia-se que o motor desligava mas o circuito elétrico, como luzes, ficava em carga e em parabéns mais longas na cavaqueira a bateria descarregava.
A menos que tenhas semáforos a cada 200mts podes usar.
Quanto à diferença de consumo será mínimo, acho que a Honda aponta -0,1lt o sistema ativo.
Sym Symphony 125s, Honda S-Wing 125, Bmw f650 funduro, Honda cbf 125
Honda pcx, a sair da casca Spritmonitor.de" border="0
CB500s, a tímida

Ricardo Pinto

  • Visitante
Re: Start stop
« Responder #2 em: 08 de Março de 2018, 22:32 »
Ok obrigado entao penso que nao tras grandes mais valias a nivel de poupança

Offline fastnet

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2013
  • Mensagens: 2597
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: honda
  • Modelo: cbf 125
Re: Start stop
« Responder #3 em: 09 de Março de 2018, 11:19 »
Num veiculo que consome em torno de 2lts/100kms não pode haver grandes mais valias, também poupas no ruido e gases que emites.
Sym Symphony 125s, Honda S-Wing 125, Bmw f650 funduro, Honda cbf 125
Honda pcx, a sair da casca Spritmonitor.de" border="0
CB500s, a tímida

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: Start stop
« Responder #4 em: 09 de Março de 2018, 17:10 »
O start/stop é mais uma ferramenta de marketing. Quando o consumo é muito baixo pouco influencia, mas pode servir para cumprir metas ambientais. :) Ainda mais numa mota que só pára nos semáforos, se fizesse longas filas de trânsito no pára/arranca ainda se podia justificar.
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Offline mpaneves

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 4331
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
Re: Start stop
« Responder #5 em: 09 de Março de 2018, 17:16 »
Eu já vi várias a ficar sem bateria graças a essa brincadeira,já as últimas  vem com iluminação led e o sistema revisto.
Quando ando numa ,ou até mesmo carro com esse sistema desligo logo, embora na pcx não haja motor de arranque
casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves

Ricardo Pinto

  • Visitante
Re: Start stop
« Responder #6 em: 09 de Março de 2018, 21:07 »
Pois penso que nao irei usar mesmo..

Ccarvalho

  • Visitante
Re: Start stop
« Responder #7 em: 10 de Março de 2018, 10:09 »
Isso é um sistema bom para criar uma crise de nervos... Eu desligo-o logo.

Offline mpaneves

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 4331
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
Re: Start stop
« Responder #8 em: 10 de Março de 2018, 10:43 »
Agora desviando das duas rodas,vejamos um motor turbo ,que não deve ser logo desligado principalmente depois de se puxar por ele,circulando em AE ,chegamos as portagens ....stop uns segundos depois ...start.ou seja o turbo fica segundos a rodar a mais de 20000rpm sem óleo totalmente contra o que se aprende , totalmente contra os avisos dos construtores que aqui se contradizem.
Já questionei uma marca com este exemplo onde a resposta é,no mínimo para rir,mas, como os motores atualmente não são feitos para durar....
casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves

Ricardo Pinto

  • Visitante
Re: Start stop
« Responder #9 em: 10 de Março de 2018, 22:23 »
Sao pan....... que so servem para estragar os motores mas claro que isso tudo interessa aos fabricantes!
« Última modificação: 10 de Março de 2018, 22:24 por Admin22 »

Offline rumabrica

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Abr 2014
  • Mensagens: 300
  • Localidade: Oliveira de Azeméis
  • Marca: Honda
  • Modelo: Integra
Re: Start stop
« Responder #10 em: 11 de Março de 2018, 00:05 »
Agora desviando das duas rodas,vejamos um motor turbo ,que não deve ser logo desligado principalmente depois de se puxar por ele,circulando em AE ,chegamos as portagens ....stop uns segundos depois ...start.ou seja o turbo fica segundos a rodar a mais de 20000rpm sem óleo totalmente contra o que se aprende , totalmente contra os avisos dos construtores que aqui se contradizem.
Já questionei uma marca com este exemplo onde a resposta é,no mínimo para rir,mas, como os motores atualmente não são feitos para durar....


Na minha opinião os motores hoje em dia duram mais do que os de antigamente..
Antigamente os carros ou a maioria dos carros saíam ao fim de semana e pouco mais, um desses motores antigos ao ritmo do presente duvido que durassem mais que 100 ou 150000 kms tirando obviamente algumas exceções  como o 190d ou as pug`s 504.Os carros antigos como andavam pouco temos a noção que eram carros para a vida.....mas não.
Antigamente o flagelo dos carros era a ferrugem, apodreciam muito cedo ,hoje não.
Hoje em dia vejo muitos carros a gasolina com 300000 e mais km`s.
O mesmo acontece com as motos, hoje em dia fazem-se kilometragens de mota que á 20 ou 30 anos era impensável.

Tenho um carro com start stop e por exemplo a frio não atua.

Offline PSH72

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Jan 2017
  • Mensagens: 1713
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax 300
Re: Start stop
« Responder #11 em: 13 de Março de 2018, 14:41 »

Na minha opinião os motores hoje em dia duram mais do que os de antigamente..
Antigamente os carros ou a maioria dos carros saíam ao fim de semana e pouco mais, um desses motores antigos ao ritmo do presente duvido que durassem mais que 100 ou 150000 kms tirando obviamente algumas exceções  como o 190d ou as pug`s 504.Os carros antigos como andavam pouco temos a noção que eram carros para a vida.....mas não.
Antigamente o flagelo dos carros era a ferrugem, apodreciam muito cedo ,hoje não.
Hoje em dia vejo muitos carros a gasolina com 300000 e mais km`s.
O mesmo acontece com as motos, hoje em dia fazem-se kilometragens de mota que á 20 ou 30 anos era impensável.

Tenho um carro com start stop e por exemplo a frio não atua.

Acho que isso é relativo, e podemos ver pelos carros de praça, que faziam montes de quilometros, mais do que agora que dantes não havia as vias rapidas, e hoje são poucos os carros recentes que fazem mais de 1milhão de quilometros e tens montes de antigos que os fizeram e ainda circulam.

Offline Mercurio

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Out 2013
  • Mensagens: 871
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax 300
Re: Start stop
« Responder #12 em: 13 de Março de 2018, 17:29 »


O sistema start/stop é mais complexo que simplesmente desligar o motor.
Sem me alongar, posso referir um conhecido que tem uma PCX com esse sistema sempre ligado e (telefonei-lhe agora) a scooter dele tem "cerca de 40k km".
Ele é daquelas pessoas que a relação com a scooter se resume a por gasolina e levá-la às revisões, nada mais. Se calhar por isso tem menos cabelos brancos!

Algo que vejo muito no fórum são opiniões não fundamentadas. Como pode alguém dizer que o sistema não é bom baseado apenas em... intuição? Suponho  que a Honda fez os trabalhos de casa e realizou muitos, muitos testes ao sistema start/stop da PCX antes de o tornar standard nas suas scooters.
Em quem manda o senso comum acreditar?
Num fabricante com o prestígio, história e know-how como a Honda ou numa opinião sem autoridade?
Refiro-me a autoridade académica ou técnica.
Eu pessoalmente deixaria isso ligado.
O meu carro anterior foi vendido com 150k km, 6 anos de trânsito pára-arranca e o start-stop sempre "a bombar"
« Última modificação: 13 de Março de 2018, 17:32 por Mercurio »

Ricardo Pinto

  • Visitante
Re: Start stop
« Responder #13 em: 13 de Março de 2018, 17:43 »
Sao opiniões na mota em questão secalhar nao interfere com peças de desgaste mas em carros ja nao é bem assim por exemplo motor de arranque entre outros..

Offline PSH72

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Jan 2017
  • Mensagens: 1713
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax 300
Re: Start stop
« Responder #14 em: 13 de Março de 2018, 18:13 »



Algo que vejo muito no fórum são opiniões não fundamentadas. Como pode alguém dizer que o sistema não é bom baseado apenas em... intuição? Suponho  que a Honda fez os trabalhos de casa e realizou muitos, muitos testes ao sistema start/stop da PCX antes de o tornar standard nas suas scooters.
Em quem manda o senso comum acreditar?
Num fabricante com o prestígio, história e know-how como a Honda ou numa opinião sem autoridade?
Refiro-me a autoridade académica ou técnica.
Eu pessoalmente deixaria isso ligado.
O meu carro anterior foi vendido com 150k km, 6 anos de trânsito pára-arranca e o start-stop sempre "a bombar"

O know-how isso tem, alias como todas as marcas conceituadas, mas isso não quer dizer que para poupar numa coisa neste causo o combustivel, não prejudique noutra neste caso desgaste mais rápido de outras peças, como motor de arranque, bateria, e não não falar no motor.

Como já foi mencionado se não me engano neste forum, um companheiro dizia, a anos que os fabricantes davam informação no manual para carros com Turbo não serem logo desligados quando eram puxados para não danificar o turbo e este ter uma vida mais longa, então o stop-start vem contrariar essa informação, pois se está a puxar pelo turbo e de repente para e o motor desliga logo ai para o beneficio de uma coisa está a prejudicar a outra.

A minha carrinha está com 258mil quilómetros com o turbo de origem e folga normal para a quilometragem que tem que é quase nula, se não fosse a ter a precaução de deixar o carro estar 1min no mínimo ao relanti acho que o turbo não estaria como está.

Ora aqui muita gente diz que antes de arrancar com a mota que deixa aquecer, e quando param deixam ao relentin para arrefecer e haver uma boa lubrificação, o stop-start contraria isso ao parar.

P.S: Vi agora que foi o companheiro mpaneves que falou sobre o turbo e muito bem.
« Última modificação: 13 de Março de 2018, 18:20 por PSH72 »

Ricardo Pinto

  • Visitante
Re: Start stop
« Responder #15 em: 13 de Março de 2018, 18:17 »
Exatamente entao para turbos o start stop é uma maravilha lol
« Última modificação: 13 de Março de 2018, 18:18 por Ricardo Pinto »

Offline mpaneves

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 4331
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
Re: Start stop
« Responder #16 em: 13 de Março de 2018, 19:01 »
Vamos relembrar o " construtor com o know how,que ao passar para a terceira geração de pcx ,faz alterações no sistema start stop e sistema electrico(led) pois havia relatos de problemas com as baterias,claro,não são parvos....
E não dão mais problemas porque não tem motor de arranque,mais não digo pois " não tenho fundamentos".
Nos enlatados, talvez o companheiro não fale com profissionais,eu falo ,e trabalho com eles, problemas de motores de arranque,baterias não faltam em muitas marcas,mas cada um sabe de si,nos meus como sou eu que mantenho,já criei o hábito de desligar o botaozinho.
Esta é só a minha opinião.
casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves

Flyrider

  • Visitante
Re: Start stop
« Responder #17 em: 13 de Março de 2018, 22:02 »

O sistema start/stop é mais complexo que simplesmente desligar o motor.
Sem me alongar, posso referir um conhecido que tem uma PCX com esse sistema sempre ligado e (telefonei-lhe agora) a scooter dele tem "cerca de 40k km".
Ele é daquelas pessoas que a relação com a scooter se resume a por gasolina e levá-la às revisões, nada mais. Se calhar por isso tem menos cabelos brancos!

Algo que vejo muito no fórum são opiniões não fundamentadas. Como pode alguém dizer que o sistema não é bom baseado apenas em... intuição? Suponho  que a Honda fez os trabalhos de casa e realizou muitos, muitos testes ao sistema start/stop da PCX antes de o tornar standard nas suas scooters.
Em quem manda o senso comum acreditar?
Num fabricante com o prestígio, história e know-how como a Honda ou numa opinião sem autoridade?
Refiro-me a autoridade académica ou técnica.
Eu pessoalmente deixaria isso ligado.
O meu carro anterior foi vendido com 150k km, 6 anos de trânsito pára-arranca e o start-stop sempre "a bombar"
Concordo contigo em Gênero, Número e Grau.
Também tenho em minha SH150i e nunca desligo. Acredito contribuir com menos poluição sonora e ambiental além de economizar um bocado.



Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Offline rumabrica

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Abr 2014
  • Mensagens: 300
  • Localidade: Oliveira de Azeméis
  • Marca: Honda
  • Modelo: Integra
Re: Start stop
« Responder #18 em: 14 de Março de 2018, 01:04 »
Acho que isso é relativo, e podemos ver pelos carros de praça, que faziam montes de quilometros, mais do que agora que dantes não havia as vias rapidas, e hoje são poucos os carros recentes que fazem mais de 1milhão de quilometros e tens montes de antigos que os fizeram e ainda circulam.

O segredo dos taxis é andarem muito e o motor estar praticamente sempre quente.
Conheço taxis mais ou menos recentes com 15000000 de kms e a andar na praça.
Vendi recentemente um carro com 300000 kms e de motor ainda estava na rodagem.
Tudo é relativo e não vale a pena pensar muito nestes assuntos,o que mesmo interessa é rodar punho e não estragar as máquinas por estragar, se avariar assim não temos problemas de consciencia _Zang_
Confesso que no meu carro mete-me um bocado de confusão o Start Stop principalmente de noite com as luzes todas ligadas ,rádio, sofagem etc, por isso desligo quase sempre essa opção.

Um abraço e boas curvas! scooter_ scooter_

VictorLeal

  • Visitante
Re: Start stop
« Responder #19 em: 07 de Maio de 2018, 16:06 »
Eu tenho uma Honda Forza com start & stop e anda sempre ligado e nunca me deu problemas, o feed back que tenho de outros colegas com o mesmo sistema também sempre ligado e sem problemas.

Enviado do meu SM-G935F através do Tapatalk


Offline Sergio-fininho

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Mai 2016
  • Mensagens: 1626
  • Localidade: Seixal
  • Marca: honda
  • Modelo: pcx power by fininho
Re: Start stop
« Responder #20 em: 22 de Maio de 2018, 13:45 »
O meu desde o início deste ano anda sempre ligado em 70 km diários faço 2 paragens  se tiver sorte apenas faço uma na via card.. até ver ainda não fiquei sem bateria por veses vai aos 12.5v mas em geral estou parado no sinal quando o apanho cerca de 1 a 2 minutos.. altura em que a bateria desce um pouco a carga, o mais baixo que vi foi de 12v mas ao dar startup vai ali aos 11,8v o que se torna perigoso..lol , talvez com a bateria de origem não haja tanto este problema, agora com uma bateria de 28€(origem 107€) muito tem aguentado , já tem mais de um ano e ainda não deu stress..lol

Enviado do meu T06 através do Tapatalk