Companheiro, é sempre melhor ter a superfície bem limpa ( e seca ) antes de aplicar esses produtos pois o pó ( por muito pequenas que sejam as partículas ) irá riscar a pintura se estiver lá presente ( aqueles famosos riscos circulares ) .Atenção aos panos que se usam ( micro-fibras por exº são bons ), se tiverem caído ao chão é melhor não usar esses ou então lavá-los primeiro.Em resumo, sim é melhor lavar a menina, deixar secar ( ou secá-la ) e de preferência não aplicar esses produtos sob a luz direta do Sol.Não sou nenhum especialista disto mas penso que estas dicas serão as básicas.1 abraçoScooterado P.s. E na lavagem da máquina é melhor não usar muita pressão de água ( e então quente ainda menos ) em direção aos cubos das rodas e outras zonas onde haja engrenagens pois ela à pressão poderá entrar mas para sair é que será + difícil e depois aparece a ferrugem e desgastes prematuros das peças, cuidado com isso.
E WD-40?
Geralmente lavar uma mota com água a jato ou a pressão é má ideia, a água pode entrar em locais que mais tarde poderão vir a danificar alguns elementos da mota (escape, parte elétrica, etc).O melhor é molhar a mota com uma mangueira sem pressão, aplicar um produto de limpeza próprio (eu uso o novo da WD-40 e não é mau), dar uma passagem ainda com o produto com um pano de microfibras, voltar a passar água com a mangueira e secar com outro pano de microfibras. Todo este procedimento deve ser efetuado à sombra, como é natural. Sempre muito cuidado para não deixar entrar água no escape!
Para não entrar agua no escape existe esta solução, que até é barata, tem é de se ver a medida porque existe variashttps://www.ebay.com/itm/Motorcycle-Dirt-Bike-ATV-2-4-Stroke-Muffler-Pipe-Exhaust-Silencer-Plug-15-38mm/232537587156?_trkparms=aid%3D222007%26algo%3DSIM.MBE%26ao%3D2%26asc%3D49918%26meid%3Dd7451056d87445e385152c4ea731d1e0%26pid%3D100005%26rk%3D5%26rkt%3D6%26sd%3D273116937880%26itm%3D232537587156&_trksid=p2047675.c100005.m1851
Na minha duas tampinhas de garrafa de plástico resolvem o problema.
Que finórios ! eu uso uma rolha de cortiça descascada com uma navalha que arranjei para ficar da mesma largura do buraco do escape e está feito
Tenho que ver se arranjo uma rolha de uma pipa então para colocar no meu, mas na volta ainda fica mais cara a rolha do que a peça de borracha
Cuidado que eu uso a rolha porque costumo lavar a mota apos ter ido com ela a rodar até a Repsol lol Tem cuidado que as tampinhas de borracha derretem se na panela do escape
Mas eu nunca lavo a mota quando está quente, isso é o melhor para dar cabo do motor ou escape, derivado ao shock termico