Autor Tópico: Xmax 300 2018 ou Tmax 530 2012 ou BMW c600 sport  (Lida 11287 vezes)

Offline zepedrog

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Xmax 300 2018 ou Tmax 530 2012 ou BMW c600 sport
« em: 01 de Março de 2018, 22:18 »
Olá a todos. Neste momento sou o orgulhoso dono de uma Forza 125. Como é natural nesta vida de duas rodas apesar de muito contente com a Forza, já sinto a falta de potência. As minhas deslocações são maioritariamente citadinas e prezo muito a praticalidade da capacidade de carga da Forza o que racionalmente me levaria para a Xmax 300. No entanto, tenho receio que pouco tempo depois já sentiria a falta de algo mais desportivo e potente. Daí estar a considerar a Tmax e C600 dado que usadas já têm preços próximos de uma Xmax 300 nova.
 Agradecia vossa opinião, visão e experiência e também informações que me possam ajudar a tomar uma decisão.
Obrigado.

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Offline Paulo Silveiro

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Re: Xmax 300 2018 ou Tmax 530 2012 ou BMW c600 sport
« Responder #1 em: 02 de Março de 2018, 09:33 »
Companheiro, se fores aos diários de bordo, das duas marcas, tens muita informação sobre os dois modelos.

Eu sou proprietário de uma Tmax de 2015, o modelo anterior ao atual. Até agora estou satisfeito. Boa potência, leve e um comportamento exemplar. O consumo anda pelos 5 litros aos cem, numa condução despreocupada e tirando partido do motor. A revisão mais cara até agora, tenho 31.000km, foi a dos 20.000km com mudança da correia, filtros, etc. Ficou pelos 400 euros. As outras revisões andam por volta dos 130 euros.  Também já mudei os dois pneus.

A capacidade de carga é reduzida, mas já fiz duas viagens grandes, com pendura, com ela e com um espírito prático consegui levar tudo.

Relativamente à BMW, existe um companheiro aqui no fórum que já vai na segunda e está muito satisfeito.  _pol_

Na minha opinião, são duas das melhores scooters do mercado.  _pol_
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Offline zepedrog

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Re: Xmax 300 2018 ou Tmax 530 2012 ou BMW c600 sport
« Responder #2 em: 02 de Março de 2018, 11:14 »
Companheiro, se fores aos diários de bordo, das duas marcas, tens muita informação sobre os dois modelos.

Eu sou proprietário de uma Tmax de 2015, o modelo anterior ao atual. Até agora estou satisfeito. Boa potência, leve e um comportamento exemplar. O consumo anda pelos 5 litros aos cem, numa condução despreocupada e tirando partido do motor. A revisão mais cara até agora, tenho 31.000km, foi a dos 20.000km com mudança da correia, filtros, etc. Ficou pelos 400 euros. As outras revisões andam por volta dos 130 euros.  Também já mudei os dois pneus.

A capacidade de carga é reduzida, mas já fiz duas viagens grandes, com pendura, com ela e com um espírito prático consegui levar tudo.

Relativamente à BMW, existe um companheiro aqui no fórum que já vai na segunda e está muito satisfeito.  _pol_

Na minha opinião, são duas das melhores scooters do mercado.  _pol_
Caro Paulo, obrigado pelo input. Eu, de facto, já li todos os DBs aqui do fórum relativos às referidas scooters. O meu problema é que não consigo decidir se devo ir pelo racional (xmax 300) ou uma das outras. Já sei de forma detalhada pontos fortes e fracos das motas, mas agradecia a vossa visão pessoal sobre qual seria a vossa escolha levando em consideração fatores racionais e emocionais. Maia una vez obrigado pela contribuição.
Abraço

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Ccarvalho

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Re: Xmax 300 2018 ou Tmax 530 2012 ou BMW c600 sport
« Responder #3 em: 02 de Março de 2018, 13:09 »
Caro Paulo, obrigado pelo input. Eu, de facto, já li todos os DBs aqui do fórum relativos às referidas scooters. O meu problema é que não consigo decidir se devo ir pelo racional (xmax 300) ou uma das outras. Já sei de forma detalhada pontos fortes e fracos das motas, mas agradecia a vossa visão pessoal sobre qual seria a vossa escolha levando em consideração fatores racionais e emocionais. Maia una vez obrigado pela contribuição.
Abraço

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O problema de ir pelo racional é que daqui a (pouco) tempo vais achar a Xmax curta e entretanto já investiste capital que não vais recuperar. Se pensasses numa 400 a diferença para uma das outras não seria tão acentuada.

Pensa bem se esse passo intermédio se justifica.

CarlaLopes

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Re: Xmax 300 2018 ou Tmax 530 2012 ou BMW c600 sport
« Responder #4 em: 02 de Março de 2018, 14:01 »
Precisamente como o Ccarvalho disse. Porque não pensas numa X-max 400, por exemplo?

Offline Paulo Silveiro

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Re: Xmax 300 2018 ou Tmax 530 2012 ou BMW c600 sport
« Responder #5 em: 02 de Março de 2018, 14:10 »
Estou de acordo com a opinião de que, uma 400, acaba por ser a opção mais racional. Menos despesas de utilização, relativamente à Yamaha e BMW, e  já é um motor que permite velocidades de cruzeiro elevadas.  _pol_
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Re: Xmax 300 2018 ou Tmax 530 2012 ou BMW c600 sport
« Responder #6 em: 02 de Março de 2018, 15:37 »
E qual seria a 400 indicada? É que a Xmax 400 nova em relação à Xmax 300 não parece fazer muito sentido (pelo feedback que tenho visto) devido ás características depeso, tecnologia de motor e equilibrio das mesmas... :-\

symaro

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Re: Xmax 300 2018 ou Tmax 530 2012 ou BMW c600 sport
« Responder #7 em: 02 de Março de 2018, 16:09 »
 Podes considerar uma Kymco, por exemplo.

Offline Paulo Silveiro

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Re: Xmax 300 2018 ou Tmax 530 2012 ou BMW c600 sport
« Responder #8 em: 02 de Março de 2018, 16:12 »
E qual seria a 400 indicada? É que a Xmax 400 nova em relação à Xmax 300 não parece fazer muito sentido (pelo feedback que tenho visto) devido ás características depeso, tecnologia de motor e equilibrio das mesmas... :-\

Relativamente à Xmax tens razão. Entre a 300 e a 400 a diferença não é muita, apesar da 400 ter mais potência. Podes ver outras, a Kymco tem uma 400 e a Suzuki também. Faz uma pesquisa nos DB, existem membros com essas máquinas.  _pensador_
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Re: Xmax 300 2018 ou Tmax 530 2012 ou BMW c600 sport
« Responder #9 em: 02 de Março de 2018, 17:42 »
.....É a eterna luta entre razão versus coração  e eu já disse algumas vezes que o ideal seria ter uma 125 (ou até uma elétrica seria ainda + racional )  para o dia a dia ( casa trabalho casa, cidade e pequenas compras ) e ter uma de maior potência 500/600 ou mais para as viagens de lazer ou + longas em trabalho. O maior nº de km ficaria com a 125 ( ou elétrica ) onde as manutenções são + em conta e na de maior CC levaria + tempo a atingir as revisões + caras ( 20.000/40.000/60.000, etc.. no caso da Tmax ) e assim as despesas ficariam + diluídas no tempo.
Se for possível apenas uma Scooter a escolha + racional seria uma xmax300 ou Sym 300 por exº a escolha + do coração, uma Tmax 500/530 uma BM 650 uma AK550 etc.... A escolha acertada, talvez uma 400 ( Yamaha/Kymco/Sym/ Piaggio X10 350/Burgman 400 )
1 abraço e boa decisão
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desde 9/12/2015 comprei 1 Tmax 530  preta com 22.242 e  vendi-a com 84.400 , entretanto há outra T 530 de 2015!!

Offline rumabrica

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Re: Xmax 300 2018 ou Tmax 530 2012 ou BMW c600 sport
« Responder #10 em: 02 de Março de 2018, 19:22 »
E uma integra?
Reponde a vários predicados, revisões alargadas,bons consumos, estabilidade de uma mota etc etc.

Cpts
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Offline JPA

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Re: Xmax 300 2018 ou Tmax 530 2012 ou BMW c600 sport
« Responder #11 em: 02 de Março de 2018, 20:33 »
Do lote indicado a minha escolha seria sempre a T MAX 530... nem pestanejava!

Trata-se na minha opinião a melhor maxi alguma vez construída.

Anda que se farta, acelera como se não houvesse limites, curva e  trava como uma "R"...

Com este modelo  é melhor esquecer qualquer racionalidade, consumos... tudo!

Pura adrenalina ao enrolar o punho...  _pol_

Logicamente que há outras excelentes escolhas racionais, mas dificilmente alguém se arrepende de ter uma T MAX.
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Offline zepedro

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Re: Xmax 300 2018 ou Tmax 530 2012 ou BMW c600 sport
« Responder #12 em: 02 de Março de 2018, 23:54 »
Tive uma x max 400 que adorei. Foi talvez a mota que me deu mais prazer. Nunca testei a 300, mas pela especificação a 400 tem mais 8 ou 9 cv e um binário superior. Custa mais 1000 euros, mas entre as duas nem pestanejava.

Actualmente tenho uma íntegra, que não sendo uma scooter pura é bastante equilibrada e muito gira de conduzir!

Quando saiu a tmax nova fui fazer o test drive. Era demasiado alta para mim e, perdoem me a opinião, não achei que valesse a pena a pipa de massa que custava.
Fiz o teste muito a medo, principalmente pela altura ao chão. Tb é verdade que não foram mais de 50 km, mas a verdade é que não fiquei muito impressionado. Admito perfeitamente que seja um problema meu.

Offline Xquim

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Re: Xmax 300 2018 ou Tmax 530 2012 ou BMW c600 sport
« Responder #13 em: 02 de Março de 2018, 23:54 »
Olá a todos. Neste momento sou o orgulhoso dono de uma Forza 125. Como é natural nesta vida de duas rodas apesar de muito contente com a Forza, já sinto a falta de potência. As minhas deslocações são maioritariamente citadinas e prezo muito a praticalidade da capacidade de carga da Forza o que racionalmente me levaria para a Xmax 300. No entanto, tenho receio que pouco tempo depois já sentiria a falta de algo mais desportivo e potente. Daí estar a considerar a Tmax e C600 dado que usadas já têm preços próximos de uma Xmax 300 nova.
 Agradecia vossa opinião, visão e experiência e também informações que me possam ajudar a tomar uma decisão.
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Boas.
Olha,eu também entrei feliz e contente com uma 125,mas depressa percebi que aquilo era pouco,tinha dificuldade em fazer algumas ultrapassagens,etc e então decidi tirar a carta e comprar uma 300. Passado pouco tempo comecei a pensar:- Secalhar devia ter comprado a 400;sempre dava mais um bocadinho...e tal...etc,etc. Neste momento como talvez já tenhas reparado,tenho a 300 à venda e vou para uma 650 _lool_ _lool_;e agora é só para passear.
Como tal,se este meu exemplo servir,não compras mais cilindradas intermédias,porque entre 300 e 400,não há quase nenhuma diferença,será só enterrar dinheiro,porque mais ano menos ano acabas por ir parar lá acima.
Desculpa a forma da expressão;eu sei que é fácil governar a casa dos outros,difícil é governar a nossa. Eu só quis partilhar o meu exemplo.
Decide pelo que achares  melhor.
Curvas felizes.
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Offline zepedro

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Re: Xmax 300 2018 ou Tmax 530 2012 ou BMW c600 sport
« Responder #14 em: 03 de Março de 2018, 00:00 »
Tive uma x max 400 que adorei. Foi talvez a mota que me deu mais prazer. Nunca testei a 300, mas pela especificação a 400 tem mais 8 ou 9 cv e um binário superior. Custa mais 1000 euros, mas entre as duas nem pestanejava.

Actualmente tenho uma íntegra, que não sendo uma scooter pura é bastante equilibrada e muito gira de conduzir!


Resta me acrescentar, que por esquecimento não o referi, que a razão para ter trocado a Xmax 400 pela íntegra, se prende muito pouco com potência, mas principalmente com custos de manutenção. Faço mais de 2000km por mês, a Xmax troca o óleo a cada 5000. A cada 2 meses tinha de estar a visitar a oficina.

Agora, olhando para trás, tenho saudades do espaço de arrumação da Xmax. Mas a potência a mais é muito agradável e a condução com caixa tb foi uma agradável surpresa!

Offline zepedrog

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Re: Xmax 300 2018 ou Tmax 530 2012 ou BMW c600 sport
« Responder #15 em: 03 de Março de 2018, 12:25 »
Boas.
Olha,eu também entrei feliz e contente com uma 125,mas depressa percebi que aquilo era pouco,tinha dificuldade em fazer algumas ultrapassagens,etc e então decidi tirar a carta e comprar uma 300. Passado pouco tempo comecei a pensar:- Secalhar devia ter comprado a 400;sempre dava mais um bocadinho...e tal...etc,etc. Neste momento como talvez já tenhas reparado,tenho a 300 à venda e vou para uma 650 _lool_ _lool_;e agora é só para passear.
Como tal,se este meu exemplo servir,não compras mais cilindradas intermédias,porque entre 300 e 400,não há quase nenhuma diferença,será só enterrar dinheiro,porque mais ano menos ano acabas por ir parar lá acima.
Desculpa a forma da expressão;eu sei que é fácil governar a casa dos outros,difícil é governar a nossa. Eu só quis partilhar o meu exemplo.
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É precisamente isto que me preocupa... é optar por uma cilindrada intermédia e depois rapidamente precisar de algo mais...

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Offline zepedrog

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Re: Xmax 300 2018 ou Tmax 530 2012 ou BMW c600 sport
« Responder #16 em: 03 de Março de 2018, 12:26 »
Resta me acrescentar, que por esquecimento não o referi, que a razão para ter trocado a Xmax 400 pela íntegra, se prende muito pouco com potência, mas principalmente com custos de manutenção. Faço mais de 2000km por mês, a Xmax troca o óleo a cada 5000. A cada 2 meses tinha de estar a visitar a oficina.

Agora, olhando para trás, tenho saudades do espaço de arrumação da Xmax. Mas a potência a mais é muito agradável e a condução com caixa tb foi uma agradável surpresa!
A Integra tem condução mais parecida com uma mota tradicional?

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Offline rumabrica

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Re: Xmax 300 2018 ou Tmax 530 2012 ou BMW c600 sport
« Responder #17 em: 03 de Março de 2018, 13:34 »
Boas ,

A integra tem os dois lados , a caixa dct que se assemelha a um variador em termos de condução , apesar de ter uma caixa tipo tradicional mas com comando automático, a proteção de uma scooter mas um comportamento dinamico de mota já que o quadro é em tudo quase igual a uma nc, as rodas altas são umas boas aliadas para o conforto,a x max para o meu coccix era terrivél....... ou seja come muitos kms com grande facilidade, o espaço de arrumação não é o mesmo de uma scooter mas até agora para as minhas necessidades a topcase resolve.
O que mais notei em relação á minha ex xmax 250 é que agora tenho mota para tudo, prática para as voltas diárias e não tenho medo de enfrentar qualquer distancia, neste aspeto um bi cilindrico está muito à frente em relação a um mono, a suavidade do motor a 140 , 150,160 é divinal , os consumos são menores, a x em AE chupava gasolina devido ás altas rotações (não se compara....era uma 250cc).
Depois da integra nunca mais quero mono cilindricos, outro aspeto é as revisões de 12000 em 12000 kms, a x max era de 3000 em 3000 kms _thumbdown_ ah e outra coisa que noto é o menor desgaste de pneus devido ao diametro maior das jantes, menos voltas menos desgaste.
Espero ter ajudado.
 

fcasimiro

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Re: Xmax 300 2018 ou Tmax 530 2012 ou BMW c600 sport
« Responder #18 em: 03 de Março de 2018, 18:00 »
Boas, mais um exemplo (o meu)... Começei com uma vespa, passei para uma SYM 125 GTS e tirei a carta. Claro que comprei logo a Maxsym 400 e... passado um ano comprei a BMW C600 sport. Isto tudo num espaço de 2 anos e meio... Moral da história, fartei-me de gastar dinheiro que não teria gasto se tenho logo optado pela BMW...
Como tal o conselho que posso dar é optar logo pela maior cilindrada :)
Quanto a optares pela TMAX ou C600, são duas excelentes scooters, como tal é uma questão de experimentares e optares pela que gostares mais. Se quiseres algo mais económico e menos dispendioso ao nível das manutenções tens a Integra (menos espaço de carga) que também encontras a bons preços nos usados.

Espero ter ajudado e em relação às motas, o bom senso nem sempre prevalece, mas sim a paixão :)

Abraço.
« Última modificação: 03 de Março de 2018, 18:01 por fcasimiro »

Offline mpaneves

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Re: Xmax 300 2018 ou Tmax 530 2012 ou BMW c600 sport
« Responder #19 em: 03 de Março de 2018, 21:58 »
Bem,e eu andei pelas 125 algum tempo pois nunca estive virado para a carta,mas afinal fui para esse lado e também pensei numa 300,depois a TMAX  esteve com valores em cima da mesa,acabei numa equilibrada 400 pois esta no meio em tudo, seguros,revisões ,consumos ,selo etc.mas reconheço que uma 300 faria o mesmo com menos gasto ainda,mesmo que com algumas diferenças na potência .
Pensa bem,testa , vê testes é o que posso aconselhar .
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Re: Xmax 300 2018 ou Tmax 530 2012 ou BMW c600 sport
« Responder #20 em: 03 de Março de 2018, 23:25 »
O pessoal começa a dar-me razão gastar muito dinheiro em 125 e 250 e 300cc é desperdício e mesmo assim a tendência é para aumentar agora nada de passos maiores que a perna e talvez sair de uma 125 para uma 600cc será demasiado, mas, nada como testar e ver. Nas scooters o que vale é que o vareador ajuda muito para o pessoal não apanhar sustos tipo levantar a frente. Na minha opinião no mínimo uma 400cc para valer a pena o investimento, o salto em termos de performance já é assinalável e é uma forma de nos ambientar-mos a velocidades mais altas.

Boa escolha é o que eu desejo.

Abraço
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Re: Xmax 300 2018 ou Tmax 530 2012 ou BMW c600 sport
« Responder #21 em: 05 de Março de 2018, 11:45 »
Depois de ler os vossos comentários já comecei a investigar outras opções nomeadamente a Integra 750 que me parece ter tudo, à exceção de espaço de arrumação Já li os DBs cá da casa e parece que o pessoal está satisfeito. A falta de espaço é um problema no dia a dia? Que top cases compraram? Isso não prejudica o equilíbrio da mota e dificulta a passagem entre carros?

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fcasimiro

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Re: Xmax 300 2018 ou Tmax 530 2012 ou BMW c600 sport
« Responder #22 em: 05 de Março de 2018, 12:12 »
Boas, o problema de espaço resolves bem com um bom top-case. Eu pus um Givi V47 na minha (pois apesar do espaço que tenho, como sou cabeçudo e comprei um Schuberth, o espaço debaixo do banco ficava muito à conta, forçando o banco a fechar) e em nada alterou a minha condução, quer em velocidade, quer no meio dos carros.

Abraço. 

CarlaLopes

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Re: Xmax 300 2018 ou Tmax 530 2012 ou BMW c600 sport
« Responder #23 em: 05 de Março de 2018, 12:34 »
Também tenho um top case Givi V47 na Integra, chega bem. _pol_

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Re: Xmax 300 2018 ou Tmax 530 2012 ou BMW c600 sport
« Responder #24 em: 05 de Março de 2018, 18:39 »
Eu não gosto de falar pelos outros, mas no teu caso talvez pensasse numa Integra, eventualmente usada em bom estado. Subscrevo a maioria das opiniões anteriores de outros companheiros, que consideram um desperdício de €€€ passar por cilindradas intermédias (250; 300 cc), pois acabam necessariamente por em pouco tempo passar a um escalão acima.
O Zé Pedro poderá eventualmente ser uma das pessoas que te pode dar opinião resultante de experiência própria, pois passou das 125 cc para 250 cc e depois 400 cc (a X-Max 400 que ele referiu) em pouco tempo, e pouco depois a Honda Integra que actualmente tem.
Como ele referiu, um dos aspectos que ele tem de ter em conta é a altura, para chegar convenientemente com os pés ao chão, aspecto em que a X-Max 400 não o satisfazia (na Intregra é possível instalar um kit de rebaixamento, como ele e outros fizeram). Mas se não estou em erro ele também se queixava dos consumos elevados em AE a velocidades elevadas, e consequentemente da baixa autonomia dado o depósito de combustível levar apenas 12 l. (julgo eu). Mas melhor que eu ele poderá dizer.
Um abraço a todos, nomeadamente ao Zé Pedro.
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ex- BMW F650; ex-Kymco Downtown 300i ABS; ex-Honda CBF 600 SA