Autor Tópico: Volante a abanar  (Lida 5442 vezes)

Jnogueira21

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Volante a abanar
« em: 06 de Março de 2018, 00:10 »
Boas . Isto como tem milhares de tópicos e na pesquisa não encontrei nada venho aqui por a minha questão.
O guiador da minha sw 400T  honda quando tiro as mãos do mesmo sinto e vejo aquilo a abanar que parece sei la o que .
E a curvar sinto muita instabilidade.  Se alguém me puder dizer o que se passa agradeço. Abraço a todos

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Re: Volante a abanar
« Responder #1 em: 06 de Março de 2018, 07:32 »
Isso pode ser roda desquilibrada ou algum problema com o pneu.
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Ccarvalho

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Re: Volante a abanar
« Responder #2 em: 06 de Março de 2018, 07:51 »
Olá companheiro,

Tenho uma scooter como a tua e esse modelo, em algumas situações, sofre desse problema, o chamado efeito "shimming". Gostaria de saber se sentes esse comportamento em qualquer velocidade ou só por volta dos 60/80 kms/h. O que vou dizer a seguir é para o segundo caso.

Esse efeito geralmente é causado pelos pneus, em especial o de trás. A mota é muito pesada e nem todos os pneus aguentam o peso, ficando ovalizados rapidamente. Há quem tenha montado Michelin e ficado com o pneu de trás ovalizado passados 1000 kms!

Verifica o estado dos pneus, coloca-lhes a pressão de ar máxima indicada. Eu costumo pôr 2.3 à frente e 2.5 atrás, mesmo andando sozinho. Se trouxer pendura ponho mais 0.5 atrás. Se tiveres de trocar os pneus, coloca uns Bridgestone Battlax ou uns Pirelli Diablo Rosso, são os únicos que aguentam com essa mota, mas sempre com as pressões de ar que indiquei.

Se não for dos pneus, pode ser do rolamento da roda da frente, que não vale um caracol, na minha mandei colocar mais um rolamento, uma vez que há espaço, ficando com dois na roda da frente, e senti logo um comportamento mais seguro.

Há motas com esse comportamento por causa das top cases, mas não é o caso das nossas, o peso delas impede esse efeito.

Se a mota tiver esse comportamento em qualquer velocidade, além do que referi poderá ser a caixa de direção, que é relativamente frágil neste modelo. Se andares em estradas em mau estado é provável que se tenha estragado.

Boas curvas.

NSilva

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Re: Volante a abanar
« Responder #3 em: 06 de Março de 2018, 08:09 »
Olá Jnogueira,

Com a mota no descanso central e com a roda da frente no "ar", abana para um lado e para o outro e vê se faz barulho. Se fizer, realmente pode ser o rolamento. De seguida faz o mesmo procedimento para o pneu traseiro.

Não é 100% garantido, mas já tens aqui mais uma ajuda

Boas curvas

Jnogueira21

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Re: Volante a abanar
« Responder #4 em: 06 de Março de 2018, 09:08 »
Olá companheiro,

Tenho uma scooter como a tua e esse modelo, em algumas situações, sofre desse problema, o chamado efeito "shimming". Gostaria de saber se sentes esse comportamento em qualquer velocidade ou só por volta dos 60/80 kms/h. O que vou dizer a seguir é para o segundo caso.

Esse efeito geralmente é causado pelos pneus, em especial o de trás. A mota é muito pesada e nem todos os pneus aguentam o peso, ficando ovalizados rapidamente. Há quem tenha montado Michelin e ficado com o pneu de trás ovalizado passados 1000 kms!

Verifica o estado dos pneus, coloca-lhes a pressão de ar máxima indicada. Eu costumo pôr 2.3 à frente e 2.5 atrás, mesmo andando sozinho. Se trouxer pendura ponho mais 0.5 atrás. Se tiveres de trocar os pneus, coloca uns Bridgestone Battlax ou uns Pirelli Diablo Rosso, são os únicos que aguentam com essa mota, mas sempre com as pressões de ar que indiquei.

Se não for dos pneus, pode ser do rolamento da roda da frente, que não vale um caracol, na minha mandei colocar mais um rolamento, uma vez que há espaço, ficando com dois na roda da frente, e senti logo um comportamento mais seguro.

Há motas com esse comportamento por causa das top cases, mas não é o caso das nossas, o peso delas impede esse efeito.

Se a mota tiver esse comportamento em qualquer velocidade, além do que referi poderá ser a caixa de direção, que é relativamente frágil neste modelo. Se andares em estradas em mau estado é provável que se tenha estragado.

Boas curvas.
Exactamente é entre os 60 km h e os 80km h . Meti ar nos pneus tem 2 semanas e senti uma melhoria substancial   talvez tenha de trocar os peneus 

Jnogueira21

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Re: Volante a abanar
« Responder #5 em: 06 de Março de 2018, 09:10 »
Muito obrigado a todos .

Jnogueira21

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Re: Volante a abanar
« Responder #6 em: 06 de Março de 2018, 10:11 »
Olá companheiro,

Tenho uma scooter como a tua e esse modelo, em algumas situações, sofre desse problema, o chamado efeito "shimming". Gostaria de saber se sentes esse comportamento em qualquer velocidade ou só por volta dos 60/80 kms/h. O que vou dizer a seguir é para o segundo caso.

Esse efeito geralmente é causado pelos pneus, em especial o de trás. A mota é muito pesada e nem todos os pneus aguentam o peso, ficando ovalizados rapidamente. Há quem tenha montado Michelin e ficado com o pneu de trás ovalizado passados 1000 kms!

Verifica o estado dos pneus, coloca-lhes a pressão de ar máxima indicada. Eu costumo pôr 2.3 à frente e 2.5 atrás, mesmo andando sozinho. Se trouxer pendura ponho mais 0.5 atrás. Se tiveres de trocar os pneus, coloca uns Bridgestone Battlax ou uns Pirelli Diablo Rosso, são os únicos que aguentam com essa mota, mas sempre com as pressões de ar que indiquei.

Se não for dos pneus, pode ser do rolamento da roda da frente, que não vale um caracol, na minha mandei colocar mais um rolamento, uma vez que há espaço, ficando com dois na roda da frente, e senti logo um comportamento mais seguro.

Há motas com esse comportamento por causa das top cases, mas não é o caso das nossas, o peso delas impede esse efeito.

Se a mota tiver esse comportamento em qualquer velocidade, além do que referi poderá ser a caixa de direção, que é relativamente frágil neste modelo. Se andares em estradas em mau estado é provável que se tenha estragado.

Boas curvas.
  Ah e a nivel de pneus tenho michelin power pure  que NÃO sei se são  de origem

Ccarvalho

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Re: Volante a abanar
« Responder #7 em: 07 de Março de 2018, 00:43 »
  Ah e a nivel de pneus tenho michelin power pure  que NÃO sei se são  de origem
De origem não são de certeza, estas motas vinham todas com Bridgestone Hoop.

Troca isso o mais rápido possível, esses pneus não aguentam o peso da mota. Coloca os Bridgestone ou os Pirelli que te recomendei, não há mais alternativas fiáveis que eu conheça.

Depois de os trocares tem sempre muita atenção ao nível de ar dos pneus, nunca abaixo dos valores que o manual recomenda para dois ocupantes.

Se o efeito shimming não ficar resolvido a 100% manda trocar o rolamento da roda da frente e em vez de um, manda colocar dois.

Podes consultar o DB da minha para veres os upgrades que lhe fiz, principalmente no que diz respeito a melhoramentos do comportamento em curva.

Boas curvas.

Jnogueira21

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Re: Volante a abanar
« Responder #8 em: 07 de Março de 2018, 18:43 »
De origem não são de certeza, estas motas vinham todas com Bridgestone Hoop.
Troca isso o mais rápido possível, esses pneus não aguentam o peso da mota. Coloca os Bridgestone ou os Pirelli que te recomendei, não há mais alternativas fiáveis que eu conheça.

Depois de os trocares tem sempre muita atenção ao nível de ar dos pneus, nunca abaixo dos valores que o manual recomenda para dois ocupantes.

Se o efeito shimming não ficar resolvido a 100% manda trocar o rolamento da roda da frente e em vez de um, manda colocar dois.

Podes consultar o DB da minha para veres os upgrades que lhe fiz, principalmente no que diz respeito a melhoramentos do comportamento em curva.

Boas curvas.
Boa noite. Ja tinha visto o Db antes de ir buscar a minha.  A sua SW esta toda pipi ja comprei a ficha usb e os farois de novoeiro apesar de não saber se vão ser aceites aqui na inspecção.  Queria comprar um guarda mãos iguais as da sua mas não encontrei . E isto de ter as meninas a rigor   requer alguns euros  agora tenho de marcar na oficina para resolver este problema . Encomendei tambem um avental tucano urbano que aqui da bastante jeito devido ao tempo . E sexta feira passo com ela na oficina para ver o que eles dizem e logo digo alguma coisa . Estou muiiito contente com esta mota e olhem que ja tive algumas . Mas é  a minha primeira scooter nunca pensei que esta pequenina fosse tão jeitozinha  ;)

Ccarvalho

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Re: Volante a abanar
« Responder #9 em: 08 de Março de 2018, 08:14 »


Boa noite. Ja tinha visto o Db antes de ir buscar a minha.  A sua SW esta toda pipi ja comprei a ficha usb e os farois de novoeiro apesar de não saber se vão ser aceites aqui na inspecção.  Queria comprar um guarda mãos iguais as da sua mas não encontrei . E isto de ter as meninas a rigor   requer alguns euros  agora tenho de marcar na oficina para resolver este problema . Encomendei tambem um avental tucano urbano que aqui da bastante jeito devido ao tempo . E sexta feira passo com ela na oficina para ver o que eles dizem e logo digo alguma coisa . Estou muiiito contente com esta mota e olhem que ja tive algumas . Mas é  a minha primeira scooter nunca pensei que esta pequenina fosse tão jeitozinha  ;)

A minha já tem algum investimento, sim, mas elas merecem e nós também.

Mandei os guarda mãos pelo eBay, basta fazer uma busca e eles aparecem rapidamente. São uns pretos com uma risca amarela que vai logo fora antes de os montar. Custam uns 10 euros e ficam perfeitos.

Ainda sobre os pneus, como aí o tempo é mais molhado, caso queiras optar por uns pneus de inverno tens os Metzeler Feelfree Wintec, agarram-se à estrada como ventosas. No verão têm de ser retirados, senão desfazem-se. Implica ter dois jogos de pneus, um para o verão, outro para o inverno.

Essa scooter é muito boa, nada desportiva, mas confortável e com um motor bicilíndrico com provas dadas, há scooters destas em Itália e França com 200.000 kms... Só não lhe chamaria pequenina, ao lado por exemplo da Xmax, tem mais uns 30 ou 40 cms de comprimento.

Trata então dos pneus rapidamente e diz depois os resultados.

Boas curvas.

Jnogueira21

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Re: Volante a abanar
« Responder #10 em: 20 de Março de 2018, 18:36 »

A minha já tem algum investimento, sim, mas elas merecem e nós também.

Mandei os guarda mãos pelo eBay, basta fazer uma busca e eles aparecem rapidamente. São uns pretos com uma risca amarela que vai logo fora antes de os montar. Custam uns 10 euros e ficam perfeitos.

Ainda sobre os pneus, como aí o tempo é mais molhado, caso queiras optar por uns pneus de inverno tens os Metzeler Feelfree Wintec, agarram-se à estrada como ventosas. No verão têm de ser retirados, senão desfazem-se. Implica ter dois jogos de pneus, um para o verão, outro para o inverno.

Essa scooter é muito boa, nada desportiva, mas confortável e com um motor bicilíndrico com provas dadas, há scooters destas em Itália e França com 200.000 kms... Só não lhe chamaria pequenina, ao lado por exemplo da Xmax, tem mais uns 30 ou 40 cms de comprimento.

Trata então dos pneus rapidamente e diz depois os resultados.

Boas curvas.
Boa noite ja ca cantam os pneus batllax noto bastante diferença quando vou a uma boa velocidade a mota esta mais segura e ja não  treme ainda não me fiz muito a curva por causa da goma não quero estragar a pintura a mota . Obrigado mais uma vez pelo conseho.  Queria por umas fotos mas não sei como fazer !!!!!

Ccarvalho

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Re: Volante a abanar
« Responder #11 em: 20 de Março de 2018, 19:08 »
Boa noite ja ca cantam os pneus batllax noto bastante diferença quando vou a uma boa velocidade a mota esta mais segura e ja não  treme ainda não me fiz muito a curva por causa da goma não quero estragar a pintura a mota . Obrigado mais uma vez pelo conseho.  Queria por umas fotos mas não sei como fazer !!!!!

Ainda bem, companheiro, sempre às ordens quando precisares de ajuda. E se fizeres as restantes alterações (rolamentos da roda da frente e óleo da suspensão) ainda vais notar mais diferença.

Quanto às fotos, tens aqui um tutorial.