Autor Tópico: Mudança de oleo na pcx  (Lida 43147 vezes)

vicente

  • Visitante
Re: Mudança de oleo na pcx
« Responder #25 em: 05 de Janeiro de 2015, 13:36 »
Boas, eu não li  os comentários anteriores, não sei se o que vou dizer já foi dito, mas a marca aqui ainda é o menos importante, claro se for Motul melhor, mas o importante é o grau 10W30 este óleo é especifico para a obtenção de baixos consumos ou seja poupança de combustivel , por isso é utilizado na Integra tb. mas já não o é na CB500X por exemplo, claro que podes mudar para 5w40 ou 10w40 agora os consumos é que vão ficar mais altos.

Por exemplo tens o Motul 7100 10W30 que é excelente, melhor que este não encontras.
 _convivio_
« Última modificação: 05 de Janeiro de 2015, 13:39 por Clemente Vicente »

Offline mpaneves

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 4331
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
Re: Mudança de oleo na pcx
« Responder #26 em: 05 de Janeiro de 2015, 13:36 »
Companheiro,óleo bom e recomendado é 10w40 e mete o motul 5100 que aguenta até aos 40graus ambiente ,o 5w40 é ainda melhor especialmente a frio mas valerá a pena?? E se ficar a gastar óleo??
casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves

Offline pgomes78

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Mai 2012
  • Mensagens: 714
  • Localidade: Agualva-Cacém
  • Marca: Honda
  • Modelo: SH 300i ABS 2012
Re: Mudança de oleo na pcx
« Responder #27 em: 05 de Janeiro de 2015, 14:03 »
Essa do oleo ser para gastar menos.  Falamos que percentahem e que percentagem representa isso numa pcx?

Em relação ao ficar a beber óleo com o 5w40 até poderá acontecer, mas apenas a frio. E eu prefiro que beba nos arranques a frio mas tenha melhor e mais rápida lubrificação o que é igual a maior protecção dos componentes.
Um abraço,
Pedro Gomes

Honda SH 300 abs 2012
Suzuki DL 650 v-strom abs 2010

vicente

  • Visitante
Re: Mudança de oleo na pcx
« Responder #28 em: 05 de Janeiro de 2015, 14:19 »
Essa do oleo ser para gastar menos.  Falamos que percentahem e que percentagem representa isso numa pcx?

Em relação ao ficar a beber óleo com o 5w40 até poderá acontecer, mas apenas a frio. E eu prefiro que beba nos arranques a frio mas tenha melhor e mais rápida lubrificação o que é igual a maior protecção dos componentes.
Um abraço,

Penso que pode dar as seguintes contas, mais ou menos claro, nada é certo, certa só a morte, numa PCX que gasta 2,3 por exemplo com um óleo 5w40 ou 10w40 pode vir a consumir 2,7 .
« Última modificação: 05 de Janeiro de 2015, 14:19 por Clemente Vicente »

Offline pgomes78

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Mai 2012
  • Mensagens: 714
  • Localidade: Agualva-Cacém
  • Marca: Honda
  • Modelo: SH 300i ABS 2012
Re: Mudança de oleo na pcx
« Responder #29 em: 05 de Janeiro de 2015, 14:25 »
Essa diferença nem num carro ligeiro se verifica.
Nem mesmo em circuito e condução controlada (ideais ).
Nem o "stop and start" permite poupanças de metade dessas. Seriam cerca de 17%.
Era bom era!
Um abraço,
Pedro Gomes

Honda SH 300 abs 2012
Suzuki DL 650 v-strom abs 2010

vicente

  • Visitante
Re: Mudança de oleo na pcx
« Responder #30 em: 05 de Janeiro de 2015, 14:43 »
Pois olha que na minha carrinhaé muito mais que isso, por exemplo se fizer uma condução ´calma até 120 kms. faz 5 lts se ultrapassar os 120 kms faz 8  lts  ou mais, portanto esta diferença é muito maior do que aquela que estava a mencionar.
Um abraço
 _convivio_

Offline pgomes78

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Mai 2012
  • Mensagens: 714
  • Localidade: Agualva-Cacém
  • Marca: Honda
  • Modelo: SH 300i ABS 2012
Re: Mudança de oleo na pcx
« Responder #31 em: 05 de Janeiro de 2015, 15:13 »
Pois olha que na minha carrinhaé muito mais que isso, por exemplo se fizer uma condução ´calma até 120 kms. faz 5 lts se ultrapassar os 120 kms faz 8  lts  ou mais, portanto esta diferença é muito maior do que aquela que estava a mencionar.
Um abraço
 _convivio_

Clemente, não me leves a mal mas com o óleo da mesma gama e com mesma condução,  não acredito que ser 10w30 ou 10w40 faça essa diferença.  E atenção,  falo por experiência própria em dois carros, um deles taxi em Lisboa onde qualquer diferença para baixo é bem vinda. Infelizmente nada se notou.
Alias, nem as marcas  de oleo, por norma super optimistas para vender seus produtos (tal como as marcas dos automóveis com os consumos declarados ) prometem tal.
Um abraço,
Pedro Gomes

Honda SH 300 abs 2012
Suzuki DL 650 v-strom abs 2010

vicente

  • Visitante
Re: Mudança de oleo na pcx
« Responder #32 em: 05 de Janeiro de 2015, 15:22 »
Clemente, não me leves a mal mas com o óleo da mesma gama e com mesma condução,  não acredito que ser 10w30 ou 10w40 faça essa diferença.  E atenção,  falo por experiência própria em dois carros, um deles taxi em Lisboa onde qualquer diferença para baixo é bem vinda. Infelizmente nada se notou.
Alias, nem as marcas  de oleo, por norma super optimistas para vender seus produtos (tal como as marcas dos automóveis com os consumos declarados ) prometem tal.
Um abraço,

Pedro, não sou eu que o digo, são os próprios engºs tanto dos óleos como os da Honda e de outras marcas tb ao escolherem este óleo , eu ainda não vi qual o óleo indicado da Kymco Agility 300   a nova que vai sair este ano,  sendo ela publicitada para obter consumos baixos quase que apostava que vai ser o 10w30 a ver vamos, por isso eu digo que são os engºs os homens que mais percebem da matéria que aconselham e é com esses pequenos ganhos que chegámos a consumos tão baixos como os das PCX e outras que estão a caminho.
« Última modificação: 05 de Janeiro de 2015, 15:25 por Clemente Vicente »

Offline pgomes78

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Mai 2012
  • Mensagens: 714
  • Localidade: Agualva-Cacém
  • Marca: Honda
  • Modelo: SH 300i ABS 2012
Re: Mudança de oleo na pcx
« Responder #33 em: 05 de Janeiro de 2015, 15:48 »
Clemente, testa tu ambas hipoteses em circuito fechado e velocidade constante para não existirem oscilações  (valor ignorar valores de pressão,  humidade e temperatura) e tira tuas conclusões.
Além disso,  se vires nos manuais  dos próprios contrutores (manual de intruções ou manutenção ), e independentemente do que  colocam nas oficinas oficiais e verás que muitos não recomendam o 10w30 para temperaturas ambientes acima de 30°c.
Um abraço,
Pedro Gomes

Honda SH 300 abs 2012
Suzuki DL 650 v-strom abs 2010

vicente

  • Visitante
Re: Mudança de oleo na pcx
« Responder #34 em: 05 de Janeiro de 2015, 18:06 »
Clemente, testa tu ambas hipoteses em circuito fechado e velocidade constante para não existirem oscilações  (valor ignorar valores de pressão,  humidade e temperatura) e tira tuas conclusões.
Além disso,  se vires nos manuais  dos próprios contrutores (manual de intruções ou manutenção ), e independentemente do que  colocam nas oficinas oficiais e verás que muitos não recomendam o 10w30 para temperaturas ambientes acima de 30°c.
Um abraço,

Pedro , isso tb eu costumo dizer que para temperaturas altas tem que aumentar a graduação para 10w ou 15w  40 , 50 ou 60, mas aqui o objetivo é outro é a poupança de combustível ,  e como as mudanças são mais curtas colocam em pleno verão de 35 ou 37 graus de calor este 10w30.
De qualquer das formas tb concordo contigo se fosse-mos nós a fazer o teste aquilo era tudo quase igual.
« Última modificação: 05 de Janeiro de 2015, 18:07 por Clemente Vicente »

TiagoF

  • Visitante
Re: Mudança de oleo na pcx
« Responder #35 em: 06 de Janeiro de 2015, 21:35 »
Boas
Andava com duvidas em relação ao óleo a por na minha menina. E Ex que uma menina da Honda Portugal mandou o seguinte email:

Citar
Exmo. Senhor,
Acusamos a receção do seu contacto que desde já agradecemos e que mereceu a nossa melhor atenção.

A PCX deverá utilizar um óleo 10W30 cuja graduação aplicável é a MB, conforme especificado do respetivo Manual do Proprietário.

Neste manual, para além de informação adicional sobre o óleo recomendado para a sua PCX, poderá também encontrar informação sobre o respectivo plano de manutenção bem como todos os cuidados a ter com o seu motociclo.

Relativamente ao óleo MA, informamos que também este é indicado para utilizar na PCX (embora apenas no motor) sendo que a diferença reside no resultado que se obtém em termos de consumo, que poderá ser um pouco mais elevado com o óleo MA.

Resumindo: O óleo ideal para a pcx é o 10w30 MB da Honda, pelos consumos e performance segundo testes e foi desenvolvido especialmente para a pcx.

Cumps

vicente

  • Visitante
Re: Mudança de oleo na pcx
« Responder #36 em: 06 de Janeiro de 2015, 21:52 »
Boas,  ó Tiago vai chamar o Pedro para ler isto , que é para continuar o bate papo comigo,  _lol_ _lol_ _lol_

Offline pgomes78

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Mai 2012
  • Mensagens: 714
  • Localidade: Agualva-Cacém
  • Marca: Honda
  • Modelo: SH 300i ABS 2012
Re: Mudança de oleo na pcx
« Responder #37 em: 06 de Janeiro de 2015, 22:53 »
Boas,  ó Tiago vai chamar o Pedro para ler isto , que é para continuar o bate papo comigo,  _lol_ _lol_ _lol_


 _lol_ _lol_


Mas  não se livram da resposta.... _careta_

Adoro as respostas pelos senhores da Honda Portugal.
E como já tive algumas trocas de palavras com eles sei bem o que digo.
Lembro-me bem da conversa que tive com eles pelos créditos sem juros mas com taeg de x valor.....logo juros.
Não se paga juros mas paga-se custo.....no final pagamos mais x.... mas qual a diferença se pagarmos juros e não pagarmos custos e no final pagarmos a mais precisamente o mesmo que o exemplo anterior (a taeg ser igual em ambos casos)?? Nenhum. Mas os senhores tentaram justificar-me por a e mais b que era diferente. Para mimpagar no fim mais 200€, seja de juros ou de custos, apenas difere o nome que criam para enganar o consumidor...enfim.
Também lembro de ter reclamado a autentica porcaria que eram os punhos aquecidos de origem que a minha SH trazia e eles a dizer que era um produto de qualidade. Eram tão bons que só aqueciam numa pequena parte ao longo do punho e nem faziam muito calor. Resultado, apenas aquecia uma pequena parte da mão e quando estava frio era igual a nada. Nunca o assumiram. Os Oxford que são muito mais baratos aquecem muito mais. Enfim

Mas voltando ao assunto da PCX.
Estranho os senhores da Honda Portugal não referirem que no manual também refere o 10w40. Certamente colocaram lá essa referencia para efeitar a página do manual. E falar da temperatura ambiente??

Em relação ao óleo MA supostamente fazer consumir mais, é verdade mas explicar os porquês, está de chuva pois quem responde deve perceber tanto de mecânica como a minha esposa _Rolley_ _Rolley_

O óleo MA é o vulgar óleo para motores que usam caixas de velocidades banhadas a óleo, sendo esse oleo o mesmo que lubrifica o motor. Assim sendo, este óleo tem componentes específicos para que os discos de embraiagem não patinem, algo que poderia acontecer com um óleo MB pois estes contém aditivos diferente que reduzem ainda mais a fricção dos componentes que o óleo MA.
Assim sendo, ao haver menos fricção, logicamente haverá menos consumo bem como mais potência (coisa que esses senhores esqueceram de mencionar). Este tipo de oleo é o usado nos automóveis, logo em scooteres podemos usar vulgar óleo de "carro" pois estas não tem caixa de velocidades e os variadores funcionam a seco. E nas Hondas estes óleo até servem para lubrificar as transmissões!!
Já à uns anos, nas Ducati de competição, (que usavam embraiagem multidiscos mas com funcionamento a seco, logo sem óleo), metiam oleo de carro de forma a ganharem potência extra.

Mas numa PCX falamos do quê? 0,1-0,2cv??? 0,5cv (que duvido imenso)???? No meu caso ganhava mais  se perdesse uns Kgs  _Rolley_ _Rolley_
Em consumos falamos de quê??? 10% (que também não acredito)??? 10% em 2,5l são 0,25l. Com a mesma condução, percurso, temperatura e pressão é impossível conseguir essa redução.
Volto a dizer, nem o "Stop and Start" consegue essa redução. E atenção, falamos de desligar o motor, maior poupança não há! E vejam bem a diferença declarada pela própria Honda. Sem "stop and start" 2.2l/100km. Com "stop and start" activo: 2.1l/100km ou seja 4.5% menos.....volto a frisar...desligando o motor.



Um abraço,
« Última modificação: 06 de Janeiro de 2015, 22:54 por pgomes78 »
Pedro Gomes

Honda SH 300 abs 2012
Suzuki DL 650 v-strom abs 2010

Offline fantasma do lençol

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Ago 2012
  • Mensagens: 273
  • Localidade: Lisboa
Re: Mudança de oleo na pcx
« Responder #38 em: 19 de Março de 2015, 15:30 »
Muita tinta já se gastou a debater a questão da periodicidade da muda de óleo na pcx.

Diz o manual que esta deve ser feita de 8 em 8, dizem as oficinas que esta deve ser feita de 4 em 4.

Como muitos outros, enquanto a motinha esteve na garantia as mudas foram efectuadas de 4 em 4. Uma vez que tinha de ir à revisão eram mais 10 euros e mal não lhe faria certamente.

Passada a garantia não mudei o óleo ao fim dos 4k e fui controlando o seu aspecto e nível periodicamente. O mesmo sempre se manteve a nível e bem transparente e limpo. Hoje, passados 7k desde a última muda verifico o óleo novamente e posso dizer que está a nível, transparente e limpo, e que o mesmo aguenta bem mais que os cerca de mil quilómetros que faltam para completar os 8k, o que me deixa a pensar o que fazer.

Como diria o saudoso Fernando Peça:

E esta, hein???!!!

Santos

  • Visitante
Re: Mudança de oleo na pcx
« Responder #39 em: 26 de Janeiro de 2018, 17:48 »
Aproveitando o tópico, tenho aqui umas duvidas em relação ao óleo para um PCX de 2010.

Recomendaram me o Motul 7100 10w30, disseram que é dos melhor e eu acredito mas... o preço...

Falando em preços, o mais barato que encontro é ~44€/4l o que dá cerca de 11€ por litro, em alternativa posso comprar apenas 1l por 16€.

Para não ir para os 10w40 fui procurar uma alternativa e encontrei uma que acho boa, trata se do Liqui Moly Motorbike Street 4T 10W30, que arranjo por 26€/4l, o que dá 6,5€/litro, ou seja pouco mais de metade do preço.

Alguém com opinião formada sobre o assunto? Quero algo bom, mas não preciso do supra-sumo.

Offline davidsantos

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2016
  • Mensagens: 5289
  • Localidade: sintra
Re: Mudança de oleo na pcx
« Responder #40 em: 26 de Janeiro de 2018, 18:21 »
A única questão é que julgo que esse liqui moly que referes se não estou em erro  é semi sintetico , e o motul julgo ser 100 %sintetico daí a diferença de valores.
Ficavas melhor com um óleo 100% sintetico.
Sym Gts SE 12/2013  5/2017 a 11/2018
 21500 Kms até 28500 kms

Sym Cruisym 125 11/2018

Santos

  • Visitante
Re: Mudança de oleo na pcx
« Responder #41 em: 26 de Janeiro de 2018, 19:09 »
Talvez seja por isso, no site dizia só sintético.

Mesmo assim, indo para o 7100 10w40 são cerca de 5€ a menos

Saparugaman

  • Visitante
Re: Mudança de oleo na pcx
« Responder #42 em: 27 de Janeiro de 2018, 02:21 »
coloca óleo de carro api sn 100 % sintetico vai pagar 1/3 do preço do motul

engenheiro sabe muito

infelizmente

eles tem que obedecer o departamento de marketing e o departamento comercial para cumprir acordos com os fabricantes de óleo, de peças, etc...

Offline mpaneves

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 4331
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
Re: Mudança de oleo na pcx
« Responder #43 em: 27 de Janeiro de 2018, 09:15 »
coloca óleo de carro api sn 100 % sintetico vai pagar 1/3 do preço do motul

engenheiro sabe muito

infelizmente

eles tem que obedecer o departamento de marketing e o departamento comercial para cumprir acordos com os fabricantes de óleo, de peças, etc...
Já testaste? Efeitos? Resultados?
casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves

Saparugaman

  • Visitante
Re: Mudança de oleo na pcx
« Responder #44 em: 27 de Janeiro de 2018, 11:44 »
sim numa citycom 300

o beneficio maior é a economia

oleo de primeira linha de moto versus oleo primeira linha de carro

consumo e ganho é irrisorio

a kymco assim que fizer 1000 km
vou trocar pra de carro
ainda esta com o oleo que veio de fabrica

Offline mpaneves

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 4331
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
Re: Mudança de oleo na pcx
« Responder #45 em: 27 de Janeiro de 2018, 12:43 »
sim numa citycom 300

o beneficio maior é a economia

oleo de primeira linha de moto versus oleo primeira linha de carro

consumo e ganho é irrisorio

a kymco assim que fizer 1000 km
vou trocar pra de carro
ainda esta com o oleo que veio de fabrica
Eu também já testei em duas e não gostei ,da cor ao fim de 2000km e do consumo de óleo,depois perdi algum tempo nas comparações dos dois tipos de óleo e voltei a usar o recomendado.
casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves

Santos

  • Visitante
Re: Mudança de oleo na pcx
« Responder #46 em: 27 de Janeiro de 2018, 12:55 »
Acho que vou apostar no 7100 10w40, o nosso clima não é tão agreste e não me parece que faça mal

Offline mpaneves

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 4331
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
Re: Mudança de oleo na pcx
« Responder #47 em: 27 de Janeiro de 2018, 13:06 »
O índice de temperatura vs viscosidade já o coloquei algures por cá...
casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves

Offline davidsantos

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2016
  • Mensagens: 5289
  • Localidade: sintra
Re: Mudança de oleo na pcx
« Responder #48 em: 27 de Janeiro de 2018, 16:29 »
O motul 7100 é o que a minha está usar até agora 5 estrelas.
Sym Gts SE 12/2013  5/2017 a 11/2018
 21500 Kms até 28500 kms

Sym Cruisym 125 11/2018