Autor Tópico: NMAX- Mudar o óleo.  (Lida 6557 vezes)

Ruben Dias

  • Visitante
NMAX- Mudar o óleo.
« em: 16 de Fevereiro de 2018, 16:44 »
Boa tarde amigos, deixo aqui um video que encontrei que para donos de NMAX pode dar muito jeito!



O canal do youtube também ta cheio de ideias interessantes.
Quem aqui faz a revisão em casa?

Cumps

Tormentinha

  • Visitante
Re: NMAX- Mudar o óleo.
« Responder #1 em: 16 de Fevereiro de 2018, 17:30 »
Bom tópico para os fans e propriétarios da Yamaha NMAX.

Se observarem bem no video postado pelo companheiro Ruben Dias,reparem no tipo de oleo colocado  _Rolley_ sim,sim é indicado para automoveis e não para motos/ scooters.  _lol_ e depois vejam os comentários do video _lol_

Ruben Dias

  • Visitante
Re: NMAX- Mudar o óleo.
« Responder #2 em: 16 de Fevereiro de 2018, 17:33 »
Bom tópico para os fans e propriétarios da Yamaha NMAX.

Se observarem bem no video postado pelo companheiro Ruben Dias,reparem no tipo de oleo colocado  _Rolley_ sim,sim é indicado para automoveis e não para motos/ scooters.  _lol_ e depois vejam os comentários do video _lol_

Ele diz que perguntou no concessionário e que não fazia diferença, mas só pus aqui isto para ajudar, visto que ando a pesquisar imenso sobre a mota...

Tormentinha

  • Visitante
Re: NMAX- Mudar o óleo.
« Responder #3 em: 16 de Fevereiro de 2018, 17:41 »
Companheiro Ruben Dias.

Não me leves a mal,fizeste tu muito bem por esse video,apenas comentei o pormenor do tipo de oleo,que o autor do video colocou.

Por isso toda a ajuda é preciosa e bem vinda.

Boas curvas  scooter_

Ruben Dias

  • Visitante
Re: NMAX- Mudar o óleo.
« Responder #4 em: 16 de Fevereiro de 2018, 17:45 »
Companheiro Ruben Dias.

Não me leves a mal,fizeste tu muito bem por esse video,apenas comentei o pormenor do tipo de oleo,que o autor do video colocou.

Por isso toda a ajuda é preciosa e bem vinda.

Boas curvas  scooter_

Ah ok :P Já tava a pensar que tinha feito mal em colocar:P

Também me disseram que fazer isto faz com que se perca a garantia, o que faz sentido  _pensador_
Ele faz uma carrada de alterações na mota, não sei bem se mudar coisas como os parafusos para outras coisas faz perder também?

Offline Joao Santos

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2013
  • Mensagens: 1050
  • Localidade: Sta. Comba Dão
  • Marca: HONDA
  • Modelo: CB500X 2018
Re: NMAX- Mudar o óleo.
« Responder #5 em: 16 de Fevereiro de 2018, 21:41 »
Colocar óleo de automóvel numa Scooter? não tá mal.

João Santos  scooter_ _scp_ scooter_ _scp_
Yamaha SEROW 225/Yamaha FAZER 600 2000
Honda CG 125 1985/Honda CB 500 (Duas)1998 e 2003
Honda Hornet 2001/HONDA XLV 650  (Duas) 2002 e 2004
Honda FORZA 300 2014/HONDA PCX 125 (Duas) 13/2015

Offline mpaneves

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 4331
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
Re: NMAX- Mudar o óleo.
« Responder #6 em: 17 de Fevereiro de 2018, 07:58 »
Eu faço as revisões em casa e a alguns companheiros,confesso que para experimentar,nas minhas máquinas , já usei óleo de carro 100% sintético seguindo as mesmas normas do construtor ,não sei se isso aqui foi seguido,mas depois de muito ver explicações sobre óleos e também depois do meu teste, decidi não usar mais .
Aqui é um tema que não se deve poupar pois sempre ouvi dizer que um bom óleo é mais que meio mecanico.
casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves

Offline antoniopat

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Fev 2014
  • Mensagens: 1148
  • Localidade: Sobral de Monte Agraço
  • Membro nr6120
  • Marca: Vespa
  • Modelo: 125 Sprint YM 1968
Re: NMAX- Mudar o óleo.
« Responder #7 em: 21 de Março de 2018, 09:20 »
Epá nas scooters não é grave tendo em conta que a embraiagem/caixa não são banhados pelo mesmo, a unica coisa que não concordo é de estar a utilizar um oleo mineral num motor recente acredito que o fabricante não recomende  _pensador_
Boa partilha de info companheiro.  _pol_
Scooters: Ex Piaggio X7 125/Ex Gilera Nexus 500/Ex Honda Integra 700/Ex Honda FJS600 SilverWing/Ex Kymco Xciting 400i
Motos: Ex Yamaha XJ600 Diversion/Ex Ducati Multistrada 1200S/

Offline karloxilva

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Set 2013
  • Mensagens: 670
  • Localidade: Setúbal
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: Burgman AN400AZ ABS (Fev.2014)
Re: NMAX- Mudar o óleo.
« Responder #8 em: 21 de Março de 2018, 12:18 »
Já tinha visto esse vídeo e reparei no pormenor do óleo.
O óleo que satisfaz a exigência do fabricante tem as características indicadas de forma bem visível no manual, não há que enganar.
Por norma é semi-sintético.

Podemos colocar óleo com as mesmas características (viscosidade, etc) mas sintético. Não fará mal, há quem diga que pelo contrário, porque terá "mais resistência ao calor", etc. É por exemplo o que se diz aqui, a propósito de automóveis (link para a "Autohoje"): http://www.autohoje.com/index.php/noticias/noticias/item/105356-tudo-o-deve-saber-sobre-oleos-de-motor.
Eu não levaria à letra aquela de que o sintético fará mais quilómetros... (quantos, provados de forma científica?) ....até porque pode levar ao desleixo.

Cumprir com as mudanças de óleo no prazo indicado pelo fabricante e as características indicadas no manual, será suficiente para se andar tranquilo.
Para o mesmo tipo de óleo há várias marcas, umas serão "melhor" que outras, dizem. Há tecnologias "exclusivas", acredito, mas também muita publicidade, que não se deve sobrepor à leitura cuidada das etiquetas porque isso paga-se.
Escolher marcas mais estabelecidas e por isso mais expostas ao escrutínio público, será coisa avisada.
Respeitar as características é obrigatório, ultrapassá-las é com a carteira de cada um. Inventar é que não.
« Última modificação: 21 de Março de 2018, 12:20 por karloxilva »
"O bom senso é a coisa do mundo mais bem distribuída: todos pensamos tê-lo em tal medida que até os mais difíceis de contentar nas outras coisas não costumam desejar mais bom senso do que aquele que têm." René Descartes