Autor Tópico: Vento na Ponte 25 de Abril  (Lida 16643 vezes)

PJVFF90

  • Visitante
Vento na Ponte 25 de Abril
« em: 15 de Fevereiro de 2018, 10:55 »
Bom dia caríssimos,

Recentemente adquiri uma NMAX 125, e durante aproximadamente 1 mês andei a treinar com ela na minha localidade (Almada/Seixal/Coina), e penso que já me sinto perfeitamente confortável na minha menina.

Contudo, vai ser necessário em alguns dias da semana deslocar-me a Lisboa (centro), através da Ponte 25 de Abril, e em vez de levar o carro estava a pensar levar a scooter se não chover.

Quais os vossos conselhos para passar a ponte?
Sinceramente tenho algum receio dos ventos que possam surgir na ponte (ainda não possuo vidro alto), mas penso que é só manter a calma, reduzir a velocidade e seguir viagem.

Fico a aguardar os vossos conselhos :)

Obrigado.

Offline Americano

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Jan 2015
  • Mensagens: 2529
  • Localidade: Oeiras
  • CPM : 7337
  • Marca: Honda
  • Modelo: SW-T 400
Re: Vento na Ponte 25 de Abril
« Responder #1 em: 15 de Fevereiro de 2018, 11:23 »
Boas companheiro,
Eu não sou perito de motas mas com os anos que ando com 2 rodas tenho as minhas maneiras de fazer certas coisas.   _pensador_

Na ponte 25 de Abril ando na faixa da direita mas escapando a parte de metal pelo lado esquerdo. Digo isto porque antes
circulava pela direita perto do rail e pode ser perigoso derivado aos enlatados que aproveitam o espaço e entram na tua faixa causando alguns sustos.

Deixo aqui uma foto com a marcação aonde eu circulo com a atenção aos ventos laterais e o piso de metal que pode estar
escorregadio. Todo o cuidado é pouco.


Boas curvas companheiro.   scooter_
Vive a vida um dia de cada vez mas respeita tudo e todos
assim vives mais tempo.

PJVFF90

  • Visitante
Re: Vento na Ponte 25 de Abril
« Responder #2 em: 15 de Fevereiro de 2018, 11:32 »
Companheiro Americano,

Muito obrigado pelo seu feedback, agradeço imenso!

Em relação ao(s) vento(s), qual a sua estratégia?

Obrigado.

Offline davidsantos

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2016
  • Mensagens: 5289
  • Localidade: sintra
Re: Vento na Ponte 25 de Abril
« Responder #3 em: 15 de Fevereiro de 2018, 11:36 »
Boas companheiro,
Eu não sou perito de motas mas com os anos que ando com 2 rodas tenho as minhas maneiras de fazer certas coisas.   _pensador_

Na ponte 25 de Abril ando na faixa da direita mas escapando a parte de metal pelo lado esquerdo. Digo isto porque antes
circulava pela direita perto do rail e pode ser perigoso derivado aos enlatados que aproveitam o espaço e entram na tua faixa causando alguns sustos.

Deixo aqui uma foto com a marcação aonde eu circulo com a atenção aos ventos laterais e o piso de metal que pode estar
escorregadio. Todo o cuidado é pouco.


Na ponte na minha otica este local que o americano refere é mesmo o mais seguro e evita que os enlatados decidam partilhar a faixa contigo pois á atrasados para tudo a defesa e antecipação tem de ser nossa.

Boas curvas companheiro.   scooter_
Sym Gts SE 12/2013  5/2017 a 11/2018
 21500 Kms até 28500 kms

Sym Cruisym 125 11/2018

PJVFF90

  • Visitante
Re: Vento na Ponte 25 de Abril
« Responder #4 em: 15 de Fevereiro de 2018, 11:50 »


Sim, irei utilizar essa zona da faixa, também me parece ser a mais segura :)

Contudo, em relação ao vento na ponte, qual a melhor estratégia?

Offline Americano

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Jan 2015
  • Mensagens: 2529
  • Localidade: Oeiras
  • CPM : 7337
  • Marca: Honda
  • Modelo: SW-T 400
Re: Vento na Ponte 25 de Abril
« Responder #5 em: 15 de Fevereiro de 2018, 11:50 »
Companheiro Americano,

Muito obrigado pelo seu feedback, agradeço imenso!

Em relação ao(s) vento(s), qual a sua estratégia?

Obrigado.


Quanto ao vento, há pessoas que dizem para nos agarrar-mos ao guiador com muita força.
Eu agarro os punhos com uma ligeira diferença sentindo para que lado me empurra o vento e viro suavemente
para o lado oposto para não andar aos zig-zags na estrada.
Atenção...isto é a minha maneira de andar com ventos laterais. Outros companheiros fazem diferente de certeza.
Mas tu com um pouco de experiencia vais te habituar.  _pol_
Vive a vida um dia de cada vez mas respeita tudo e todos
assim vives mais tempo.

PJVFF90

  • Visitante
Re: Vento na Ponte 25 de Abril
« Responder #6 em: 15 de Fevereiro de 2018, 11:52 »

Quanto ao vento, há pessoas que dizem para nos agarrar-mos ao guiador com muita força.
Eu agarro os punhos com uma ligeira diferença sentindo para que lado me empurra o vento e viro suavemente
para o lado oposto para não andar aos zig-zags na estrada.
Atenção...isto é a minha maneira de andar com ventos laterais. Outros companheiros fazem diferente de certeza.
Mas tu com um pouco de experiencia vais te habituar.  _pol_

Também estava a pensar adoptar essa estratégia, de "contra-direção" leve em relação ao vento :)
Muito obrigado.

NSilva

  • Visitante
Re: Vento na Ponte 25 de Abril
« Responder #7 em: 15 de Fevereiro de 2018, 12:24 »

Quanto ao vento, há pessoas que dizem para nos agarrar-mos ao guiador com muita força.
Eu agarro os punhos com uma ligeira diferença sentindo para que lado me empurra o vento e viro suavemente
para o lado oposto para não andar aos zig-zags na estrada.
Atenção...isto é a minha maneira de andar com ventos laterais. Outros companheiros fazem diferente de certeza.
Mas tu com um pouco de experiencia vais te habituar.  _pol_

No início também agarrava a mota com mais força  _corado_ mas depois aprendi que basta inclinar para o lado em que o vento empurra e está feito  _pol_

Offline cristina

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 2631
  • Localidade: Cacém
  • ... a juntar moedas para comprar o Kit de unhas!
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 300
Re: Vento na Ponte 25 de Abril
« Responder #8 em: 15 de Fevereiro de 2018, 13:56 »
Olá companheiro,
O vento ao princípio faz muita confusão, e na ponte é mesmo assustador, embora em minha opinião existam sítios bem piores, mas vais ver que com o tempo melhora e quando deres por isso já nem notas que está vento.
O segredo acho que é a descontracção, pois quanto mais rígido vais, mais o sentes. Eu deixo-me levar, desde que não haja enlatado na proximidade, porque cair pela acção do vento é muito improvável, e quanto mais o tentamos combater, mais se sente. Também se sente mais em baixa velocidade, pelo que o ideal é manter uma velocidade confortável sem abrandar muito. Ajuda muito se conseguires colocar-te ao lado de um veículo maior, que possa fazer de barreira, e no caso da ponte há muita malta enlatada que se apercebe da dificuldade criada pelo vento, e se coloca a jeito para nos proteger. É só aproveitar.
Quando o vento é mesmo muito, encerram a ponte a motociclos _Rolley_
Aqui no CPM, a primeira ida ás bifanas de vendas novas ficou na memória de muitos de nós, por termos passado a ponte todos de lado por acção do vento!  _confuso_ Como éramos todos maçaricos, apanhámos um susto de morte,  _lol_ mas correu tudo bem, chegámos gelados e ensopados a Vendas novas, mas cheios de adrenalina  _convivio_

Offline Chelopes

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Set 2015
  • Mensagens: 133
  • Localidade: Fernão Ferro
  • Membro nº 8479
  • Marca: Honda
  • Modelo: CRF1000 DCT SPORT ADVENTURE
Re: Vento na Ponte 25 de Abril
« Responder #9 em: 15 de Fevereiro de 2018, 14:39 »
Basicamente já tudo foi aqui dito deixo apenas o conselho de tomares como hábito olhares para as mangas de vento que se encontram no inicio do tabuleiro em ambos os sentidos, para teres a noção da direcção e força do vento.


Enviado do meu Lenovo YT3-X90F através do Tapatalk

« Última modificação: 15 de Fevereiro de 2018, 14:59 por CarlaLopes »
17/12/2015 a 07/06/2018 SYM MaxSym 600i Executive- 4.6LTS/100KM
07/06/2018 a
CRF1000 DCT Sport Adv<a href="http://www.spritmonitor.de/en/detail/942733.html" target="_blank"> Spritmonitor.de" border="0 [/url]

PJVFF90

  • Visitante
Re: Vento na Ponte 25 de Abril
« Responder #10 em: 15 de Fevereiro de 2018, 15:08 »
Muito obrigado a todos pelas dicas :)

O segredo é ter a consciência que o vento (em principio) não me manda ao chão, descontrair, manter velocidade constante e adaptar a minha posição ao vento.... e curtir a viagem!

Online Mercurio

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Out 2013
  • Mensagens: 871
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax 300
Re: Vento na Ponte 25 de Abril
« Responder #11 em: 15 de Fevereiro de 2018, 17:37 »
Dificilmente terás problemas com o vento, não te preocupes.
Uma técnica que resulta particularmente é sentares-te no banco um pouco para o lado do vento.

Apenas tens de ter atenção quando ultrapassas viaturas de grande dimensão: se, por exemplo, vem o vento da esquerda e ultrapassas um autocarro quando começar a passar o autocarro o vento fica tapado e  a scooter tem uma pequena tendência  (por ires instintivamente a compensar) a ir para a esquerda.
O inverso passa-se quando finalmente passas o autocarro e de repente ficas exposto ao vento e és ligeiramente empurrado para a direita.

Mas não te preocupes, vai devagar e nem vais sentir o vento.
A ponte é fechada a motociclos é viaturas com caixa de carga alta se o vento passa um certo nível.
« Última modificação: 15 de Fevereiro de 2018, 19:34 por CarlaLopes »

Joaocruz

  • Visitante
Re: Vento na Ponte 25 de Abril
« Responder #12 em: 15 de Fevereiro de 2018, 23:16 »
Atravessar a Ponte realmente é um dos maiores medos a princípio, mas depois vais te habituando.
Na ponte os piores dias são quanfo está vento de Oeste ou Este, pois fazem rajadas laterais e não frontais/traseiras.
Por isso, o Chelopes já disse e muito bem, antes de entrares no tabuleiro, repara nas mangas do vento que existem, para te inteirares de que lado sopra.
O local indicado para circulares que o companheiro Americano indicou é realmente o mais seguro.
Deixa sempre um certo espaço para o veículo da frente, no caso de precisares reacelerar para retomares o equilibrio.
E se tiveres de fazer todo o tabuleiro ao lado de um veiculo maior, aproveita, pois é daa formas mais seguras de atravessar.
Um abraço
« Última modificação: 16 de Fevereiro de 2018, 00:06 por CarlaLopes »

PJVFF90

  • Visitante
Re: Vento na Ponte 25 de Abril
« Responder #13 em: 16 de Fevereiro de 2018, 10:00 »
Muito obrigado a todos pelos vossos conselhos e dicas, foram realmente muito úteis :)

Hoje, pela primeira vez, passei a Ponte 25 de Abril de mota/scooter, e foi muito tranquilo. Apesar de ter estado algum nevoeiro, ajudou o facto de existir pouco vento e foi muito acessível.

Obrigado mais uma vez companheiros!

Offline RRufino

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 1402
  • Localidade: Sobreda
  • Membro CPM nº 4
  • Marca: Honda
  • Modelo: X-ADV
Re: Vento na Ponte 25 de Abril
« Responder #14 em: 05 de Março de 2018, 09:47 »
Aproveito o tópico para desejar que tudo tenha corrido bem aos colegas motociclistas que atravessaram hoje de manhã a ponte partir das 8h, com rajadas fortíssimas de mais de 35km/h.
Atravesso diariamente a ponte há mais de 8 anos e este foi para mim,o pior dia de sempre...felizmente sem cair, mas vi pelo menos 3 motos a tombar.

Hoje, no sentido sul norte, a instrução era de apenas as motas usarem a via da direita, estando a BT a sinalizar os carros na via central que deveriam andar a par com as motas, já que as rajadas vêm de oeste.
Aquilo que percebi, foi que infelizmente as instruções não foram percebidas por todos e, nas rajadas mais fortes, parecia um dominó. Vi, antes do arranque orientado pela BT, pessoas a desistir de passar com pendura e pareceu-me o mais prudente.


Não posso deixar de desabafar pela impotência que foi de ter visto a moto atrás de mim a tombar e ter parado para dar ajuda, mas nem consegui sair da minha moto, pois claramente ia deixá-la cair...enfim, felizmente o companheiro (neste caso com uma burgman) conseguiu retomar a viagem.
« Última modificação: 05 de Março de 2018, 09:52 por RRufino »

Online mpaneves

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 4331
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
Re: Vento na Ponte 25 de Abril
« Responder #15 em: 05 de Março de 2018, 09:50 »
Ouvi agora que tinha acabado de ser interdito o tráfego a motociclos
casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves

JViegas

  • Visitante
Re: Vento na Ponte 25 de Abril
« Responder #16 em: 05 de Março de 2018, 09:54 »
Está muito vento forte e de rajada. É preciso muito cuidado.

Offline davidsantos

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2016
  • Mensagens: 5289
  • Localidade: sintra
Re: Vento na Ponte 25 de Abril
« Responder #17 em: 05 de Março de 2018, 09:55 »
Isto anda de facto muito bravo , Quinta feira no Guincho levei uma porrada do vento que era lixado manter a mota na minha mão tal era a força do vento faço ideia nas pontes.
Sym Gts SE 12/2013  5/2017 a 11/2018
 21500 Kms até 28500 kms

Sym Cruisym 125 11/2018

Offline Noivo

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jan 2017
  • Mensagens: 224
  • Localidade: Sobreda
  • "Não tenhas limites para os teus sonhos"
  • Marca: BMW
  • Modelo: R 1200 GS Adventure
Re: Vento na Ponte 25 de Abril
« Responder #18 em: 05 de Março de 2018, 10:40 »
Ouvi agora que tinha acabado de ser interdito o tráfego a motociclos

Passei às 5:40 e estava terrível, a ponto de quase ter entrado em pânico a meio da Ponte.
Quero saudar e agradecer a atitude do condutor de um Autocarro dos TST que ao aperceber-se da minha aflição, fez sinal para ficar ao seu lado a ter cobertura e acompanhou-me sempre atento até ao final da Ponte.
 _palmas_ _palmas_
Daelim S3 - 2012/2018 - 98.000 kms
Daelim XQ1 - 2018/2020 - 7.000 kms
BMW R 1200 GS (2018) - 2020 - presente

Offline Resmungão

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Fev 2014
  • Mensagens: 363
  • Localidade: Aroeira
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: FZ8 S
Re: Vento na Ponte 25 de Abril
« Responder #19 em: 05 de Março de 2018, 13:12 »
Passei às 5:40 e estava terrível, a ponto de quase ter entrado em pânico a meio da Ponte.
Quero saudar e agradecer a atitude do condutor de um Autocarro dos TST que ao aperceber-se da minha aflição, fez sinal para ficar ao seu lado a ter cobertura e acompanhou-me sempre atento até ao final da Ponte.
 _palmas_ _palmas_

Tiveste sorte em encontrar alguém assim, não é muito comum, é de saudar esse tipo de atitude..

Passar a ponte com vento forte é terrível mesmo com motas pesadas, todo o cuidado é pouco..
A pressa é inimiga da perfeição, não tenhas pressa..!!

Lino

  • Visitante
Re: Vento na Ponte 25 de Abril
« Responder #20 em: 05 de Março de 2018, 13:57 »
Quanto ao vento, vi hoje um video em que se o vento vem do lado direito para a esquerda, leva a que a mota vá para a esquerda, mas se abrir mos pró lado a perna direita, haverá uma compensação do vento de frente, que faz com que a moto não guine. Achei lógico e o feedback dos viewrs are de espetacular para cima, falta é agora eu ver se para mim dá. :-).

Se me for permitido colar aqui o0 link para vermos o video, farei.
« Última modificação: 05 de Março de 2018, 13:59 por Lino »

meneses85

  • Visitante
Re: Vento na Ponte 25 de Abril
« Responder #21 em: 05 de Março de 2018, 14:24 »
A velocidade do vento rondava os 70 km/h e não os 35...
Há companheiros que se não se sentem à vontade para circular na ponte nestas alturas, não o deveriam ter feito...
Por causa de 3 companheiros que iam à minha frente, ao lado de um camião por indicação da PSP, circulavam no final do camião, com espaço à frente deles para mais duas ou três motas, em que vim eu e outro companheiro atrás do camião a levar porrada do vento... ainda apitei ao companheiro da frente fazendo sinal para avançar, mas era a mesma coisa que tar a falar pro boneco...
Felizmente correu tudo bem pois eu e o companheiro atrás de mim que estávamos com motas pesadas e graças a uma condutora que se apercebeu e nos ajudou... quanto a esses 3 companheiros da frente que nos impediram de nos abrigar, obrigado e espero que tenha corrido tudo bem para eles.... ;)

scarreira

  • Visitante
Re: Vento na Ponte 25 de Abril
« Responder #22 em: 05 de Março de 2018, 16:11 »
A velocidade do vento rondava os 70 km/h e não os 35...

confirmo rondava os 60/70km/h de constante fora as rajadas foi a informação que me prestaram tb  _confuso_ _confuso_
« Última modificação: 05 de Março de 2018, 16:12 por scarreira »

Offline RRufino

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 1402
  • Localidade: Sobreda
  • Membro CPM nº 4
  • Marca: Honda
  • Modelo: X-ADV
Re: Vento na Ponte 25 de Abril
« Responder #23 em: 05 de Março de 2018, 18:27 »
confirmo rondava os 60/70km/h de constante fora as rajadas foi a informação que me prestaram tb  _confuso_ _confuso_

Exacto, isso mesmo, 35km/h era a velocidade constante do vento

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: Vento na Ponte 25 de Abril
« Responder #24 em: 05 de Março de 2018, 20:50 »
Meneses, quantas vezes diabolizamos os automobilistas e camionistas quando os piores inimigos acabam por ser companheiros nossos.
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"