Autor Tópico: Cuidados a ter no inicio  (Lida 7869 vezes)

luis7amado

  • Visitante
Cuidados a ter no inicio
« em: 12 de Fevereiro de 2018, 21:54 »
Boas malta.
Brevemente vou buscar a minha X-Max 125 de 2018, com zero km. Serei um novato nestas andanças, pois nunca tive nenhuma apesar de ja ter andado em algumas.
Que cuidados consideram obrigatórios no inicio para que tudo corra bem? Seja a nivel de motor, de utilização, protecção, etc...
Agradeço imenso qualquer ajuda que me possam dar.
Abraços
Luis Amado

Nuno23

  • Visitante
Re: Cuidados a ter no inicio
« Responder #1 em: 13 de Fevereiro de 2018, 09:48 »
Bom dia companheiro antes de mais parabens pela aquisição grande maquina sem duvida quanto aos cuidados tens de fazer a rodagem com calma sem enrolar punho e conhecer a moto o seu comportamento com o passar do tempo vais ganhando confiança e disfrutar e tirar todo o prazer da maquina...

boas curvas grande abraço e depois coloca aqui umas fotos!

Ruben Dias

  • Visitante
Re: Cuidados a ter no inicio
« Responder #2 em: 13 de Fevereiro de 2018, 10:07 »
Boa dúvida, vou seguir isto para aprender também :P

NSilva

  • Visitante
Re: Cuidados a ter no inicio
« Responder #3 em: 13 de Fevereiro de 2018, 10:49 »
Olá Olá! Tenho 1 ano de carta portanto a experiência não é muita, mas seguem algumas sugestões:

Na auto-estrada, quando está vento, a nossa tendência é agarrar a mota com mais força (pelo menos a minha era). Isso não se deve fazer. Deve-se sim resistir aos ventos laterais com inclinação
Ao pôr a mota no descanso central, certifica-te que os dois pés (garfos, ou lá o que chamem) estão a tocar no chão, antes de fazer a força para trás
Não deixar a mota no descanso central / lateral a descer.
Quando pararem no semáforo devem ter cuidado com o sítio onde vão por os pés. Digo isto porque, para além de já ter sido pisado por uma roda de um carro, já vi malta que vai a pôr o pé no chão e, como lá está um buraco ou um declive, acabam por não ter sítio para pôr os pés e caem.
Outra questão: Subir passeios... Cuidado com os passeios que sobem para a mota não bater por baixo!
Vou ainda salientar o facto dos carros não ouvirem a tua mota portanto, cuidado com o ÂNGULO MORTO. Por norma, se olhares para o retrovisor do carro e não vires o condutor é porque estás em ângulo morto.

Ah! Quando circulares, não o faças o mais à direita da Via. A via é tua e podes usá-la independentemente de seres um carro ou uma mota portanto, vai no meio para evitar aquelas "razias" do pessoal espertalhão

Para o restante correr bem acho essencial ter equipamento de segurança: Luvas, Casaco e Capacete (óbvio) e aconselho a não ter "excesso de confiança". Na rapaziada da minha idade é natural isto acontecer e depois aprendem da pior forma  _corado_

Se algum dos conselhos que dei estiver errado por favor corrijam  _corado_
A malta com experiência a sério vai chegar  e conseguem dar mais algumas dicas de certeza

Edit: Esqueci-me de uma questão importante! Sistemas de segurança para a mota. Cuidado amigo, na zona onde vivo já desapareceram 2 Motas, uma BMW GS 1200 e uma TMAX....
A Xmax 125 também deve ser "apetecível" portanto cuidado com os sítios onde deixas a mota. Os amigos do alheio andam sempre por aí!

« Última modificação: 13 de Fevereiro de 2018, 10:51 por NSilva »

luis7amado

  • Visitante
Re: Cuidados a ter no inicio
« Responder #4 em: 13 de Fevereiro de 2018, 15:49 »
Bom dia companheiro antes de mais parabens pela aquisição grande maquina sem duvida quanto aos cuidados tens de fazer a rodagem com calma sem enrolar punho e conhecer a moto o seu comportamento com o passar do tempo vais ganhando confiança e disfrutar e tirar todo o prazer da maquina...

boas curvas grande abraço e depois coloca aqui umas fotos!

Muito obrigado. Em principio para a semana já a tenho e claro, vou postar fotos,...vai ser a minha nova namorada lol

luis7amado

  • Visitante
Re: Cuidados a ter no inicio
« Responder #5 em: 13 de Fevereiro de 2018, 15:51 »
Olá Olá! Tenho 1 ano de carta portanto a experiência não é muita, mas seguem algumas sugestões:

Na auto-estrada, quando está vento, a nossa tendência é agarrar a mota com mais força (pelo menos a minha era). Isso não se deve fazer. Deve-se sim resistir aos ventos laterais com inclinação
Ao pôr a mota no descanso central, certifica-te que os dois pés (garfos, ou lá o que chamem) estão a tocar no chão, antes de fazer a força para trás
Não deixar a mota no descanso central / lateral a descer.
Quando pararem no semáforo devem ter cuidado com o sítio onde vão por os pés. Digo isto porque, para além de já ter sido pisado por uma roda de um carro, já vi malta que vai a pôr o pé no chão e, como lá está um buraco ou um declive, acabam por não ter sítio para pôr os pés e caem.
Outra questão: Subir passeios... Cuidado com os passeios que sobem para a mota não bater por baixo!
Vou ainda salientar o facto dos carros não ouvirem a tua mota portanto, cuidado com o ÂNGULO MORTO. Por norma, se olhares para o retrovisor do carro e não vires o condutor é porque estás em ângulo morto.

Ah! Quando circulares, não o faças o mais à direita da Via. A via é tua e podes usá-la independentemente de seres um carro ou uma mota portanto, vai no meio para evitar aquelas "razias" do pessoal espertalhão

Para o restante correr bem acho essencial ter equipamento de segurança: Luvas, Casaco e Capacete (óbvio) e aconselho a não ter "excesso de confiança". Na rapaziada da minha idade é natural isto acontecer e depois aprendem da pior forma  _corado_

Se algum dos conselhos que dei estiver errado por favor corrijam  _corado_
A malta com experiência a sério vai chegar  e conseguem dar mais algumas dicas de certeza

Edit: Esqueci-me de uma questão importante! Sistemas de segurança para a mota. Cuidado amigo, na zona onde vivo já desapareceram 2 Motas, uma BMW GS 1200 e uma TMAX....
A Xmax 125 também deve ser "apetecível" portanto cuidado com os sítios onde deixas a mota. Os amigos do alheio andam sempre por aí!

Muito obrigado pelo teu comentário. Em relação aos sistemas de segurança que falas, o que me aconselhas? Não tenho garagem e ela vai ter de dormir na rua. É uma praceta sossegada, mas nunca se sabe...lol

NSilva

  • Visitante
Re: Cuidados a ter no inicio
« Responder #6 em: 13 de Fevereiro de 2018, 16:06 »
Olá Luis!

Foram só uns que fui aprendendo  _corado_ _convivio_
A minha também dorme na rua e uso apenas cadeado (com fita - para não cair no esquecimento, arrancar com aquilo trancado) e capa para a tapar.
Por norma chego à volta das 18h e só depois, lá para as 21:00 / 21:30 é que a vou tapar.
E pronto, caso a queiram roubar tem de ser ao colo  _pol_

No teu caso até recomendava um CHIP daqueles da china que envia a localização da mota caso necessário... A XMAX 2018 tem um bom valor comercial

luis7amado

  • Visitante
Re: Cuidados a ter no inicio
« Responder #7 em: 13 de Fevereiro de 2018, 16:12 »
Olá Luis!

Foram só uns que fui aprendendo  _corado_ _convivio_
A minha também dorme na rua e uso apenas cadeado (com fita - para não cair no esquecimento, arrancar com aquilo trancado) e capa para a tapar.
Por norma chego à volta das 18h e só depois, lá para as 21:00 / 21:30 é que a vou tapar.
E pronto, caso a queiram roubar tem de ser ao colo  _pol_

No teu caso até recomendava um CHIP daqueles da china que envia a localização da mota caso necessário... A XMAX 2018 tem um bom valor comercial

Que cadeado e capa me aconselhas comprar? Esse chip não é nada mal pensado

NSilva

  • Visitante
Re: Cuidados a ter no inicio
« Responder #8 em: 13 de Fevereiro de 2018, 16:17 »
Ora bem, a Yamaha deve ter uma capa própria para a tua mota mas deve ser super cara  _thumbdown_
O meu pai tem uma OXFORD. Uma capa excelente!

Eu tenho uma da Norauto que custou cerca de 15€/18€ do tamanho XL e é excelente. Se roubarem a capa (como já aconteceu), roubam 15€ e não 25€.
No que diz respeito ao cadeado, comprei na Motovest (parceiro CPM) em Alvalade um por 30€ ou 35€, com duas chaves e uma fita laranja  _pol_ Estou super satisfeito.

Se estiveres perto de Alvalade, recomendo bastante a Motovest. A malta de lá é super porreira!

luis7amado

  • Visitante
Re: Cuidados a ter no inicio
« Responder #9 em: 13 de Fevereiro de 2018, 16:30 »
Ora bem, a Yamaha deve ter uma capa própria para a tua mota mas deve ser super cara  _thumbdown_
O meu pai tem uma OXFORD. Uma capa excelente!

Eu tenho uma da Norauto que custou cerca de 15€/18€ do tamanho XL e é excelente. Se roubarem a capa (como já aconteceu), roubam 15€ e não 25€.
No que diz respeito ao cadeado, comprei na Motovest (parceiro CPM) em Alvalade um por 30€ ou 35€, com duas chaves e uma fita laranja  _pol_ Estou super satisfeito.

Se estiveres perto de Alvalade, recomendo bastante a Motovest. A malta de lá é super porreira!

Por acaso estou bem perto de Alvalade. Vou lá passar sem duvida. A capa que compraste na Norauto será que serva para a X-max? Não me apetecia muito gastar uma fortuna numa capa lol

Offline ruicosta

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jun 2017
  • Mensagens: 591
  • Localidade: Tomar
  • Procura-se kit de unhas...
  • Marca: Sym
  • Modelo: GTS 125 EVO
Re: Cuidados a ter no inicio
« Responder #10 em: 14 de Fevereiro de 2018, 09:34 »
Se a mota vai dormir na rua eu recomendo dois cadeados, um em cada roda. Ou, um cadeado numa roda e na outra um daqueles com corrente para prender a mota a alguma coisa fixa.
Penso que também há cadeados com alarme, que detectam movimento e disparam se não se colocar logo a chave a destrancar.

Enviado do meu RAINBOW 4G através do Tapatalk


NSilva

  • Visitante
Re: Cuidados a ter no inicio
« Responder #11 em: 14 de Fevereiro de 2018, 10:17 »
Por acaso estou bem perto de Alvalade. Vou lá passar sem duvida. A capa que compraste na Norauto será que serva para a X-max? Não me apetecia muito gastar uma fortuna numa capa lol

Inicialmente comprei uma capa L que  servia mas o escape por vezes ficava de fora.... Depois decidiram atirar um cigarro para cima da capa e tive de a mandar para o lixo  _thumbdown_ _Zang_
Comprei uma XL e agora é que tapa mesmo tudo. Tira as medidas à XMAX mas penso que o XL ou o L devem servir  _pol_

Offline Rufido

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Nov 2013
  • Mensagens: 1789
  • Localidade: Oeiras
  • Respeito, muito respeito pelos outros e pela máqª
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: SV650A
Re: Cuidados a ter no inicio
« Responder #12 em: 14 de Fevereiro de 2018, 10:33 »
Já agora e aproveitando ter-se falado de capas e de Motoveste, eles tem lá também uma capa muito boa, com o interior revestido de uma espécie de tecido que evita o contacto do plástico directamente com a mota.
É mais cara que a da Norauto, se não estou em erro ronda os €30,00, mas vale o preço.
É a que uso.
É bom não esqueceres de falar na parceria com o CPM
 _convivio_
Rui

Ruben Dias

  • Visitante
Re: Cuidados a ter no inicio
« Responder #13 em: 14 de Fevereiro de 2018, 12:26 »
Vocês colocam sempre a capa, ou só a noite em casa?
Ou onde a estacionam durante o dia também a tapam, para ficar sempre protegida?

Pergunta parva se calhar mas... :P

NSilva

  • Visitante
Re: Cuidados a ter no inicio
« Responder #14 em: 14 de Fevereiro de 2018, 13:22 »
Nahhh! Qual quê  _lol_ Só tapo a mota à noite para estar protegida  _pol_

Offline Rufido

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Nov 2013
  • Mensagens: 1789
  • Localidade: Oeiras
  • Respeito, muito respeito pelos outros e pela máqª
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: SV650A
Re: Cuidados a ter no inicio
« Responder #15 em: 14 de Fevereiro de 2018, 13:30 »
Vocês colocam sempre a capa, ou só a noite em casa?
Ou onde a estacionam durante o dia também a tapam, para ficar sempre protegida?

Pergunta parva se calhar mas... :P

Com a minha, tento mantê-la sempre tapada. Só quando sei que a vou voltar a usar num curto espaço de tempo, a deixo destapada.
Para conseguir, tenho de ter mais cuidado ao colocar a capa, devido à temperatura do escape.
É uma questão de hábito.
Rui

Offline Paulo Silveiro

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Jun 2013
  • Mensagens: 1890
  • Localidade: Oeste
  • on two wheels until the end
  • Marca: Yamaha/Ves
  • Modelo: Tracer7/GTS300
Re: Cuidados a ter no inicio
« Responder #16 em: 14 de Fevereiro de 2018, 13:33 »
Olá Luis a maioria dos companheiros já aqui disse o essencial, a xmax de 2018 é uma excelente máquina, eu tive a de 2016. Cuidado com a altura quando fores realizar manobras. Ela é alta. Cria um diário de bordo, é importante termos opiniões dos modelos de 2018.

Espero ver-te nos próximos eventos para ver essa beleza ao vivo. _pol_ 
Honda PCX - Maio/2013 a Outubro 2014
XMAX - Outubro 2014 a Novembro de 2015
Tmax - Novembro de 2015 a junho de 2022;Yamaha D'elight 110 - 2016;Vespa Primavera 125 - Julho de 2018 a julho de 2022
Tracer 7  julho2022; Vespa 300GTS julho 2022

JViegas

  • Visitante
Re: Cuidados a ter no inicio
« Responder #17 em: 15 de Fevereiro de 2018, 09:37 »
Vocês colocam sempre a capa, ou só a noite em casa?
Ou onde a estacionam durante o dia também a tapam, para ficar sempre protegida?

Pergunta parva se calhar mas... :P

Coloco a capa e cadeados sempre à noite (depois da maxi arrefecer +- 1 hora depois de estacionada). Durante o dia não. Apenas cadeados e direção trancada.

A capa tem vários acrescentos (leia-se cordas) que me permitem prender melhor a capa. 1 cadeado prende a roda e a capa (para não ser roubada). As cordas servem igualmente para que nenhum gato de meta lá dentro.

Se tiveres problemas com mijo de cães ou gatos, o enxofre espalhado pelo chão à volta da maxi faz maravilhas.

Comprei uma capa XL que me custou os olhos da cara. Rompeu-se com o uso e durou-me 1 ano e pouco. Comprei uma capa no LIDL (XL) e já vai com 2 anos em cima (tem fita cola num dos lados, mas para o preço: 12€).

A capa irá ocupar espaço na mala se não fores a casa coloca-la e deves contemplar isso se a levares sempre contigo. Mas bem "esborrachada" caberá certamente num canto da topcase ou mesmo dentro da maxi.



petervivas

  • Visitante
Re: Cuidados a ter no inicio
« Responder #18 em: 15 de Fevereiro de 2018, 09:54 »
Se a mota vai dormir na rua eu recomendo dois cadeados, um em cada roda. Ou, um cadeado numa roda e na outra um daqueles com corrente para prender a mota a alguma coisa fixa.

Não abdiques disto!
Quando a minha dormia na rua em raras ocasiões porque tinha que ser, era sempre o disco de cadeado na roda de trás (cuidado com o escape que está quente) e o cadeado de aço/de elos na roda da frente a abraçar alguma coisa tipo poste, portão, algo que os amigos do alheio não consigam levar atrás da mota.

Faz bem a rodagem sem grandes acelerações pois isso vai-te influenciar o comportamento da mota quase toda a vida, tem cuidado nos dias de chuva (piso mais escorregadio), cuidado a curvar em cima de passadeiras, tampas de esgoto, etc.. , conduzir sempre com um ou dois dedos em cima da manete dos travões (não percas este habito), nunca faças manobras sem olhar para o "lado" mesmo que tenhas olhado apenas para os espelhos, faz as revisoes sempre a horas, conta sempre que os enlatados não te estão a ver  ...

De resto aproveita os conselhos que estão acima, todos úteis!
Aproveita a vida em duas rodas, é do melhor!!  _pol_

acvalent

  • Visitante
Re: Cuidados a ter no inicio
« Responder #19 em: 15 de Fevereiro de 2018, 10:35 »
Olá Luis!

...
No teu caso até recomendava um CHIP daqueles da china que envia a localização da mota caso necessário...

A que chip se refere NSilva?
Qual o preço e como funciona?
Alguém sabe onde se pode encontrar na zona do Porto?

Ruben Dias

  • Visitante
Re: Cuidados a ter no inicio
« Responder #20 em: 15 de Fevereiro de 2018, 11:47 »
Com a minha, tento mantê-la sempre tapada. Só quando sei que a vou voltar a usar num curto espaço de tempo, a deixo destapada.
Para conseguir, tenho de ter mais cuidado ao colocar a capa, devido à temperatura do escape.
É uma questão de hábito.

Cuidado com a capa do género cuidado para não te queimares a ti ou à capa? como evitas não queimar a capa depois de chegares ao trabalho e a tapares por exemplo?
Tou a pensar em tapar a minha sempre também (quando a tiver :P) mas andar sempre com a capa ainda deve ocupar muito espaço não?

NSilva

  • Visitante
Re: Cuidados a ter no inicio
« Responder #21 em: 15 de Fevereiro de 2018, 12:27 »
A que chip se refere NSilva?
Qual o preço e como funciona?
Alguém sabe onde se pode encontrar na zona do Porto?

Olá Acvalent!
Não uso atualmente, mas conheço alguns sistemas:

Exemplo 1 - Ebay - 15.90€


Rúben - A capa não se queima. Já tive de tapar a minha mota acabadinho de chegar a casa e não há problema. Cuidado sim contigo, para não te queimares na zona do escape nem por baixo da mota (A capa por norma costuma trazer uma espécie de gancho, para prender em baixo, para não voar).

Penso que deve de ser ligado à bateria da mota... Não sei se vale muito a pena mas fica a sugestão  _pol_
« Última modificação: 15 de Fevereiro de 2018, 12:28 por NSilva »

Offline Sergio-fininho

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Mai 2016
  • Mensagens: 1626
  • Localidade: Seixal
  • Marca: honda
  • Modelo: pcx power by fininho
Re: Cuidados a ter no inicio
« Responder #22 em: 15 de Fevereiro de 2018, 13:33 »
Eu tenho o GPS nas minhas .. e na Audi até dá para desligar a carrinha

Enviado do meu T06 através do Tapatalk


NSilva

  • Visitante
Re: Cuidados a ter no inicio
« Responder #23 em: 15 de Fevereiro de 2018, 14:05 »
Eu tenho o GPS nas minhas .. e na Audi até dá para desligar a carrinha

Enviado do meu T06 através do Tapatalk
Grande Sérgio! Sempre com grandes bricos eheh
Podes esclarecer melhor ? Gasta bateria quando está desligado ?
O cartão sim tem de ter saldo para comunicar ?

Obrigado

Enviado do meu HUAWEI VNS-L31 através do Tapatalk


Offline Sergio-fininho

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Mai 2016
  • Mensagens: 1626
  • Localidade: Seixal
  • Marca: honda
  • Modelo: pcx power by fininho
Re: Cuidados a ter no inicio
« Responder #24 em: 16 de Fevereiro de 2018, 07:43 »
Boas
Gasta bateria quando faz comunicação, ( quando lhe "perguntas " onde está a mota ) imagina é como o teu tlm estar guardado na gaveta.
Se não tiveres saldo não sabes onde está ...mas é uma questão de carregarem  e tás safo... As ligações são apenas foi positivo e fio negativo..

Enviado do meu T06 através do Tapatalk