Autor Tópico: SYM aquecimento/arrefecimento  (Lida 4441 vezes)

Cristovanni

  • Visitante
SYM aquecimento/arrefecimento
« em: 11 de Fevereiro de 2018, 20:47 »
Olá a todos,

a pergunta será mais válida a quem tem SYM com carburador, tenho a Citycom 125 e desconfio que tenho o termóstato preso na posição aberta, pois a mota demora o pouco mais a aquecer (igual no verão e inverno) mas onde noto a diferença é que em andamento normal a temperatura anda no traço 1 em 5 e quando tenho uma descida mais pronunciada o indicador quase que volta à posição 0. Quando paro numa fila por 2/3 min passa para o traço 2 e assim que começo a andar e passado nem 1 minuto volta ao traço 1. Em teste em casa e depois de uma boa volta deixo a mota ao ralenti e tenho de esperar quase 10 min até disparar a ventoinha (quase no traço 3) e depois claro volta a descer e desliga a ventoinha. se voltar a andar volta rapidamente para o traço 1. Nunca tive qualquer problema no verão ou no inverno apenas gostaria de saber aos utilizadores desta mota ou parecidas, GTS 125 a carburador, HD 125 tb carburador, o que tem a dizer. Tenho a mota à 6 meses e até agora tem sido espetacular, anda bem, curva bem, trava bem e consome (tendo em conta que é carburador) a andar normalmente com alguma boas esticadelas entre os 2,5 e os 2,9 e nota tinha há um ano a forza 125 e só a vendi porque na altura deixei de precisar da mota por motivos de trabalho e fiz um ótimo negócio, mas o bichinho continuou e fiz acho eu um negócio ainda melhor com a Citycom. Boas voltas a todos e obrigado _lool_

Offline marcio_s

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Set 2013
  • Mensagens: 547
  • Localidade: Loures
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS Evo 125
Re: SYM aquecimento/arrefecimento
« Responder #1 em: 12 de Fevereiro de 2018, 09:37 »
Boas. Antes de mais o tipo de condução ou trajeto pode fazer diferença no comportamento. Por exemplo em autoestrada é mais difícil de aquecer do que no para arranca.

Pessoalmente faço mais autoestrada e é muito raro passar de um traço, mesmo no verão e mesmo aí aparece apenas quando paro. Pessoalmente nunca cheguei aos 3 traços. Levar tanto tempo a aquecer tanto no verão como no inverno parece-me estranho. A minha no inverno leva imenso a aquecer, mas também é em autoestrada com vento gelado a arrefecer o motor.

Se a ventoinha dispara à partida é porque não haverá falha, mas os meus conhecimentos nesse campo são limitados.

De qualquer forma não sei se dará para comparar os dois modelos, pois não sei se o sistema de arrefecimento é o mesmo.

Cristovanni

  • Visitante
Re: SYM aquecimento/arrefecimento
« Responder #2 em: 12 de Fevereiro de 2018, 11:24 »
Obrigado Marcio_S basicamente pelo que conheço a GTS 125 EVO partilha grande parte do motor e componentes. Agradeço a partilha.
 _pol_

Offline stones

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Abr 2017
  • Mensagens: 265
  • Localidade: matosinhos
  • A alegria evita mil males e prolonga a vida.
  • Marca: QJ Motor
  • Modelo: STR 550
Re: SYM aquecimento/arrefecimento
« Responder #3 em: 12 de Fevereiro de 2018, 12:37 »
Boas eu tenho uma 300 que por acaso esta para venda. estas motos tem um radiador muito grande eu no inverno vou para o trabalho com sol (não ando a chuva ) e o ponteiro mal sai do fundo mas se parar no semáforo ou a chegar ao trabalho 10 km sem paragens basta estar 2 minutos ao relanti  e começa a subir .em autoestrada esteja o calor que esteja fica abaixo de meio . para a ventoinha ligar neste modelo ai ai  _careta_  como disse o radiador e sobre dimensionado .nunca iras queimar uma junta amigo .estamos em 2018 o brinquedo ainda sai la fora. eu comprei uma maxisym 600i mas ate gostaria de continuar com esta . 

Edhunterpc

  • Visitante
Re: SYM aquecimento/arrefecimento
« Responder #4 em: 12 de Fevereiro de 2018, 14:09 »
Eu tenho uma GTS 125 e noto a mesma coisa, faço cerca de 30 km de manhã e ultimamente tenho reparado que a minha também o ponteiro da temperatura nem mexe. Ainda a deixo a aquecer um pouco de manha enquanto fecho a garagem e coloco o equipamento ai o ponteiro ainda vai até ao primeiro traço mas assim que começo a andar o mesmo parece que nem está a marcar nada, fica totalmente em baixo.

Offline davidsantos

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2016
  • Mensagens: 5289
  • Localidade: sintra
Re: SYM aquecimento/arrefecimento
« Responder #5 em: 12 de Fevereiro de 2018, 14:35 »
Confirmo a minha tem um comportamento semelhante acho normal uma vez que está bastante mais frio entro no IC19 e por vezes fica a 0 a temperatura.
Sym Gts SE 12/2013  5/2017 a 11/2018
 21500 Kms até 28500 kms

Sym Cruisym 125 11/2018

NSilva

  • Visitante
Re: SYM aquecimento/arrefecimento
« Responder #6 em: 12 de Fevereiro de 2018, 15:04 »
Olá Companheiros,

A minha sobe um traço até chegar ao Eixo Norte Sul e depois disso só sobe para dois caso apanhe muitos semáforos vermelhos ou algum trânsito.
Só ouvi a ventoinha dela trabalhar num dia em que demorei 1h e 15min para chegar a casa (coitada, apanhou mesmo um calor gigante)

Boas curvas

Offline davidsantos

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2016
  • Mensagens: 5289
  • Localidade: sintra
Re: SYM aquecimento/arrefecimento
« Responder #7 em: 12 de Fevereiro de 2018, 15:51 »
Nunca ouvi a minha ventoinha  _martelada_
Sym Gts SE 12/2013  5/2017 a 11/2018
 21500 Kms até 28500 kms

Sym Cruisym 125 11/2018

Offline stones

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Abr 2017
  • Mensagens: 265
  • Localidade: matosinhos
  • A alegria evita mil males e prolonga a vida.
  • Marca: QJ Motor
  • Modelo: STR 550
Re: SYM aquecimento/arrefecimento
« Responder #8 em: 12 de Fevereiro de 2018, 18:09 »
A ventoinha da minha só ouvi 3-4 vezes e bom sinal a bomba de agua esta boa e o circuito também.
o ponto negativo e claro gasta um pouco mais no inverno porque a mistura fica mais rica nada a fazer .
A maxisym 600 que comprei agora já tem menos margem de manobra  aquece mais rápido e liga a ventoinha mais vezes mesmo com este frio o motor e mais quente fica sempre a 1 traço do meio em estrada desce claro .

Offline piedade

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Nov 2013
  • Mensagens: 707
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750X
Re: SYM aquecimento/arrefecimento
« Responder #9 em: 13 de Fevereiro de 2018, 14:39 »
E normal. O tempo esta bastante frio e por isso notas alguma mudança no comportamento do ponteiro. Mas o que descreves é  perfeitamente normal

Cristovanni

  • Visitante
Re: SYM aquecimento/arrefecimento
« Responder #10 em: 16 de Fevereiro de 2018, 17:27 »
Ok pessoal obrigado a todos  _palmas_

afg

  • Visitante
Re: SYM aquecimento/arrefecimento
« Responder #11 em: 17 de Fevereiro de 2018, 09:18 »
Boas companheiro ,

A minha GTS 125 Evo nunca disparou a ventoinha ! Farto-me de fazer subidas cá na Madeira e o máximo que já marcou foram 2 traços , normalmente fica com um e a tendência tem sido sempre essa . Neste tempo mais fresco tem variado entre um traço e zero .

Boas curvas com essa CityCom ,
 scooter_

Offline Rocha

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Fev 2013
  • Mensagens: 28
  • Localidade: Funchal
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 350
Re: SYM aquecimento/arrefecimento
« Responder #12 em: 17 de Fevereiro de 2018, 12:48 »
Viva companheiro, esse comportamento parece-me normal e igual à minha, o aquecimento não é muio rápido quer verão ou inverno, mas no inverno demora um pouco mais, antes dos 10 Km de via rápida não chega ao traço 1. Com transito mais congestionado vai ao 2 ou um pouco mais no verão, mas a ventonha nunca a ouvi. De qualque forma é bom ir reparando no nivel do liquido de refrigeração se está bem e andar que isso está normal.
Spritmonitor.de" border="0 [/url]