Autor Tópico: Dúvidas na escolha da primeira mota.  (Lida 10882 vezes)

rcsf

  • Visitante
Re: Dúvidas na escolha da primeira mota.
« Responder #25 em: 10 de Fevereiro de 2018, 12:37 »
Boas. A tua história tem uma série de semelhanças com a minha. Eu tinha um carro que era utilizado por mim e pela minha esposa e queríamos passar para as duas rodas por poupança monetária e de tempo. Nós também utilizamos a mota todo o ano , cerca de 15 mil/ano. Depois de uma série de ajudas e esclarecimentos aqui no CPM, optei por comprar um pcx usada para nos habituarmos a todas as pequenas/grandes coisas do que é circular de 2 rodas com chuva e com frio. Na altura optei por manter o carro por mais 6 meses e assim ter a certeza da opção que tomava. Ao fim de 6 meses, tínhamos a certeza que era a escolha acertada e vendi o carro. Ao mesmo tempo constatámos que a PCX era uma muito boa professora mas curta (bagagem, conforto, velocidade e segurança) por isso esperei por um bom negócio e passar para uma maxi. Vendi a PCX em 24h pelo mesmo preço que tinha comprado há 10 meses mas com mais 12 mil km. Optei por comprar a Forza, principais motivos: segurança (ABS e largura dos pneus, bagagem quase o dobro, conforto e por as revisões e os consumos serem praticamente iguais.
A Forza já leva 20 mil e os consumos variam entre 2.4-2.6 (a um ou a dois), nas revisões gastei 40€x3 (a cada 6mil km) e um pneu traseiro 60€. Em poupança passei de gastar no carro 50€ (IUC), 250€ (seguro), 30€ (inspecção), 150€ (revisão anual), 50€ (pneus - gastava 4 a cada 4 anos) e combustivel de 200€/mês para IUC é oferta, seguro 75€, 80€ por 2 revisões/ano e cerca de 35€ de combustível por mês.
Para mim 125cc chega por quando andava de carro ia daqui ao algarve na ordem dos 100-110km/h e a FORZA vai até aos 125km e a diferença para quem anda na chuva é abissal.

PS: Não poupei em material de protecção e compramos tudo igual para mim e para a minha esposa e em 10 meses de utilização da PCX ficou tudo pago na poupança.

Desejo-te boas escolhas e muito ponderadas.
« Última modificação: 10 de Fevereiro de 2018, 12:37 por rcsf »

Ruben Dias

  • Visitante
Re: Dúvidas na escolha da primeira mota.
« Responder #26 em: 10 de Fevereiro de 2018, 16:20 »
Boas amigos, então e na questão das usadas (agora estou a falar da FORZA 125, e da XMAX 125), visto que parece que ambas gastam muito pouco também, mas são melhores a nivel de muitas coisas, o que acham que já é considerado muitos km?
Vejo muitas com 40.000 km, quanto duram estes motores mais ou menos?

Outra coisa, em questão do ano do modelo, existem MUITAS diferenças? Ou o consumo e segurança é mais ou menos igual?

Cumprimentos!

Offline marb

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jun 2013
  • Mensagens: 1199
  • Localidade: Santarém
  • Marca: BMW
  • Modelo: R1200 GS
Re: Dúvidas na escolha da primeira mota.
« Responder #27 em: 10 de Fevereiro de 2018, 16:26 »
Boas amigos, então e na questão das usadas (agora estou a falar da FORZA 125, e da XMAX 125), visto que parece que ambas gastam muito pouco também, mas são melhores a nivel de muitas coisas, o que acham que já é considerado muitos km?
Vejo muitas com 40.000 km, quanto duram estes motores mais ou menos?

Outra coisa, em questão do ano do modelo, existem MUITAS diferenças? Ou o consumo e segurança é mais ou menos igual?

Cumprimentos!

Se a moto tiver sido bem estimada, 40000 km's não é muito, há companheiros aqui no fórum que fizeram mais de 100.000 km's na XMax 125!

Quanto à evolução, a Forza é relativamente recente e não teve muita evolução, desde que surgiu há 3 ou 4 anos. Quanto à XMax, convém ver se tem ou não ABS.

A última versão, que saiu o ano passado, já vem com controlo de tração.

Eu tive uma X-Max em 2010 e de lá para cá, as alterações foram sobretudo na estética.

Tanto com a XMax como com a Forza ficas bem servido. A primeira é mais desportiva, mas talvez mais rija; a segunda mais racional, económica e confortável, mas as diferenças são mínimas.

A X-Max que tive fazia médias entre os 2,7 e os 3,3
« Última modificação: 10 de Fevereiro de 2018, 16:28 por marb »
10/2011-Honda Vision 110 (3600 km), 04/2012-Yamaha XMax 125A (8700 km), 07/2013-Yamaha XMax 250A (10000 km), 07/2014 Honda NC750D (18700 km),03/2016-Honda PCX 125 (8000 km), 04/2017-Honda CB500X (13400 km), 05/2018-Honda CBR650F (7170 km), 09/2018-BMW R1200 GS

Ruben Dias

  • Visitante
Re: Dúvidas na escolha da primeira mota.
« Responder #28 em: 10 de Fevereiro de 2018, 16:44 »
Bom agora estou mais indeciso entre uma NOVA nmax, e uma usada FORZA, visto que os preços das duas andam mais ou menos lado a lado.... hmmmm.... xD acho que o test drive vai-me tirar as dúvidas...

CarlaLopes

  • Visitante
Re: Dúvidas na escolha da primeira mota.
« Responder #29 em: 10 de Fevereiro de 2018, 18:08 »
Se  tivesse altura para ela, ía para uma Forza usada em detrimento da Nmax. Mas pelo menos tenta ter algum contacto com as duas, nem que seja só te sentares nelas.

Ccarvalho

  • Visitante
Re: Dúvidas na escolha da primeira mota.
« Responder #30 em: 10 de Fevereiro de 2018, 18:29 »
Se  tivesse altura para ela, ía para uma Forza usada em detrimento da Nmax. Mas pelo menos tenta ter algum contacto com as duas, nem que seja só te sentares nelas.

x2  _pol_

JViegas

  • Visitante
Re: Dúvidas na escolha da primeira mota.
« Responder #31 em: 10 de Fevereiro de 2018, 19:59 »
Vai experimentar comanheiro. Senta-te e se possivel conduz. Apenas TU poderás saber a que se adequa melhor.

DnL

  • Visitante
Re: Dúvidas na escolha da primeira mota.
« Responder #32 em: 10 de Fevereiro de 2018, 23:32 »
Também andei bastante indeciso na altura que comprei mota.  Nunca tinha andado a n ser uma volta ou duas na do meu sogro, que por acaso é uma Kymco Downtown.
Vi na altura tamanho dos pneus,peso da mota porque afecta estabilidade e eu passo a ponte todos os dias. Consumos, etc também foram pontos muitos importantes.
Resumindo, optei pela Kymco Downtown 125cc porque tb n tenho carta de mota..mas já estou mesmo a pensar nisso porque fazer a A2 de 125 não é fácil...
Cumps

rumaloro

  • Visitante
Re: Dúvidas na escolha da primeira mota.
« Responder #33 em: 20 de Junho de 2018, 11:17 »
oi. A minha dúvida é semelhante em termos de indecisão mas um pouco diferente. Tenho a carta de moto e já experimentei uma sym 125 gts i que achei curta para as viagens que faço (Setúbal-Lisboa sempre por auto-estrada). Como sou um maçarico em termos de motos e neste momento não estou nada abonado quero começar pequeno e só depois, quando sentir mais confiança dar um salto maior, para motos de cilindrada de 500 ou superiores.
A minha questão é: em termos de aprendizagem é melhor uma moto ou uma scooter?
Faço esta pergunta porque neste momento há duas motas usadas que acho interessantes: yamaha x-max 250 ou honda cbf 250, ambas de 2010.
A x-max pelo conforto mas não sei se a honda cbf não será melhor para aprendizagem.
E em termos de custos, manutenção, consumo, alguém tem alguma ideia? Obrigado pelo input

asimao

  • Visitante
Re: Dúvidas na escolha da primeira mota.
« Responder #34 em: 20 de Junho de 2018, 12:01 »
Bom agora estou mais indeciso entre uma NOVA nmax, e uma usada FORZA, visto que os preços das duas andam mais ou menos lado a lado.... hmmmm.... xD acho que o test drive vai-me tirar as dúvidas...

Nada melhor que fazeres o test drive e sentires se te adaptas bem. Eu conduzi uma 125 sym durante 5 anos e experiementei também a pcx, para uma pessoa com 1,78 (pela minha experiência) não são motos cómodas para o dia a dia, muitas dores de costas e só fazia 40 minutos por dia. Ja que vais fazer test drive experimenta maxiscooters como a XMAX e FORZA , são muito mais ergonomicas e confortáveis, tenho acompanhado o OLX e encontram-se bons negócios.

Abraço!

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: Dúvidas na escolha da primeira mota.
« Responder #35 em: 20 de Junho de 2018, 22:29 »
Setúbal-Lisboa por auto estrada é demasiado para uma 250. Não quer dizer que não faça, uma 125 também faria.
No mínimo uma 500 para teres 120 de velocidade estável sem esforço muito elevado do motor
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

rumaloro

  • Visitante
Re: Dúvidas na escolha da primeira mota.
« Responder #36 em: 21 de Junho de 2018, 10:04 »
Setúbal-Lisboa por auto estrada é demasiado para uma 250. Não quer dizer que não faça, uma 125 também faria.
No mínimo uma 500 para teres 120 de velocidade estável sem esforço muito elevado do motor

Caro Moto2cool, obrigado pelo input e sim, compreendo que uma 250, seja moto seja scooter seja curta para o trajecto. No entanto eu neste momento com uma 500 sería mais o stress que o prazer. Lá chegarei  scooter_, mas não é neste momento. A cilindrada para começar já está fechado, 250/300. A única dúvida é qual das máquinas me ajuda mais numa transição futura para a tal 500 que sugeres, uma moto ou uma scooter...