Autor Tópico: Xenon ou LED VS Bateria das nossas Maxis  (Lida 4143 vezes)

xecuter

  • Visitante
Xenon ou LED VS Bateria das nossas Maxis
« em: 06 de Fevereiro de 2018, 14:39 »
Boas...

Desde que meti Luz de LED na minha moto (Comprei um kit de automvél composto por um balastro pequeno e uma lambada Led com ventilação) que sinto que a bateria está a desaparecer.

Então agora no frio... quase todos os dias que chego à garagem, das 2 uma... ou tenho uma dificuldade enorme para ela pegar.. ou vou de carro!  _Zang_

Alguém sabe se isto é comum em quem mete Xenon / LED? À forma de ultrapassar isto??

Cumprs

Offline Sergio-fininho

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Mai 2016
  • Mensagens: 1626
  • Localidade: Seixal
  • Marca: honda
  • Modelo: pcx power by fininho
Re: Xenon ou LED VS Bateria das nossas Maxis
« Responder #1 em: 06 de Fevereiro de 2018, 19:43 »
Boas a minha pcx tem LEDs desde agosto +- do ano passado a bateria nunca se queixou .. e a pcx traz a bateria á conta..lol

Enviado do meu T06 através do Tapatalk


jpgjpg

  • Visitante
Re: Xenon ou LED VS Bateria das nossas Maxis
« Responder #2 em: 06 de Fevereiro de 2018, 21:38 »
É possível que as soluções LED after market possam trazer algum consumo “escondido”... principalmente as que têm balastros/ drivers independentes

A luz da bateria da minha DT300 tem começado a acender depois de 15 min a circular.
E quando desligo os médios a luz apaga.
Algo não está bem.
Tenho previsto ir ver o que se passa este fim‑de‑semana

Mas há aqui vários companheiros entendidos na matéria...

Offline ruicosta

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jun 2017
  • Mensagens: 591
  • Localidade: Tomar
  • Procura-se kit de unhas...
  • Marca: Sym
  • Modelo: GTS 125 EVO
Re: Xenon ou LED VS Bateria das nossas Maxis
« Responder #3 em: 06 de Fevereiro de 2018, 22:42 »
Não conheço a mota mas será possível que essa tenha de levar leds com canbus?

Isso tem sido um problema recorrente nos carros, pessoal a colocar leds sem canbus em carros que já o exigem.
Depois ficam as lampadas/leds sempre acesos, mas com uma luz muito fraca que por vezes nem se nota. Só se nota depois na bateria.

Offline omcj

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2013
  • Mensagens: 2525
  • Localidade: Queluz
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: XJ600N
Re: Xenon ou LED VS Bateria das nossas Maxis
« Responder #4 em: 06 de Fevereiro de 2018, 22:51 »
Não conheço a mota mas será possível que essa tenha de levar leds com canbus?

Isso tem sido um problema recorrente nos carros, pessoal a colocar leds sem canbus em carros que já o exigem.
Depois ficam as lampadas/leds sempre acesos, mas com uma luz muito fraca que por vezes nem se nota. Só se nota depois na bateria.


nem é preciso a viatura ter canbus, mesmo sem isso nos palfoniers ficam ligeiramente acessas  _pol_

Ou ficarem sempre acessas não é do canbus, é o fio neutro que leva muito pouco energia e faz o led ficar ligeiramente acesso
« Última modificação: 06 de Fevereiro de 2018, 22:53 por omcj »

xecuter

  • Visitante
Re: Xenon ou LED VS Bateria das nossas Maxis
« Responder #5 em: 07 de Fevereiro de 2018, 11:22 »
é uma xmax 250 de 2012.. não tem can-bus e o led apaga-se por completo... acho estranho uma vez que LED deveria ter um consumo  muitooo inferior!

Offline piedade

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Nov 2013
  • Mensagens: 707
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750X
Re: Xenon ou LED VS Bateria das nossas Maxis
« Responder #6 em: 08 de Fevereiro de 2018, 20:13 »
Quantos anos tem a bateria

Offline mpaneves

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 4331
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
Re: Xenon ou LED VS Bateria das nossas Maxis
« Responder #7 em: 09 de Fevereiro de 2018, 08:07 »
nem é preciso a viatura ter canbus, mesmo sem isso nos palfoniers ficam ligeiramente acessas  _pol_

Ou ficarem sempre acessas não é do canbus, é o fio neutro que leva muito pouco energia e faz o led ficar ligeiramente acesso
Mas se usares can bus não acontece.
No meu Nissan de 2016 não é can bus ,levou umas 10 LED's 5w5 normais ,compradas em quantidade via eBay ,tem quase um ano e está tudo ok.
O can bus é mais em viaturas europeias e US, aí sim é complicado arranjar algo para substituir na perfeição .
Nas duas rodas ainda não vi um sistema can bus ,tenho usado as mesma LED's para a matrícula , mínimos,sem problemas,por exemplo a da xciting já fez um ano.
casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves

Offline Mercurio

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Out 2013
  • Mensagens: 871
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax 300
Re: Xenon ou LED VS Bateria das nossas Maxis
« Responder #8 em: 09 de Fevereiro de 2018, 11:46 »
xecuter,
Isso de que te queixas é um falso positivo ou seja, os LEDs que meteste não têm qualquer influência na bateria, tudo não passa de uma coincidência.
Se tens a bateria de origem na tua scooter de 2012, provavelmente chegou a altura de investidores numa bateria nova.

Tenho uma Scooter igual à tua com LEDs e tudo impecável.

jpgjpg

Quando se desliga a Scooter não é fornecida qualquer corrente às lâmpadas por isso um consumo parasítico não é possível.

A luz da bateria que acende na tua mota não avisa que a bateria está mal. Quando essa luz se ilumina
isso quer dizer que a electricidade que a mota necessita para trabalhar vem da bateria e normalmente significa que o sistema de carga tem um problema.
 Se apagas una luz e esse aviso apaga, então o sistema de carga não consegue alimentar tudo.
Pode, de facto, ser um problema da bateria, como algum elemento em curto-circuito.
Se deixas a mota parada uma semana e ela pega bem então tens de diagnosticar o sistema de carga.

mpaneves

Todos os carros e quase todas as notas têm canbus.
Esse sistema é uma grande mais valia na medida em que simplifica
muitíssimo a instalação eléctrica de uma viatura.
O canbus "nas lâmpadas" propriamente dito não existe, as lâmpadas são iguais às outras todas.
Se, por exemplo, um Audi leva lâmpadas H7 são... H7, não são H7 canbus.
A diferença é que algures no circuito há um comando com sensor de consumo que envia uma mensagem de erro se este não édetectado., nada mais. Como os LEDs têm um consumo muito inferior às convencionais podem gerar essa mensagem de erro.

Imagina o canbus como uma rede de pessoas que trocam e-mail.
Quando, por exemplo ligas os faróis, é enviada uma mensagem a todas as peças eléctricas do carro.
Como a mensagem é "ligar faróis" o limpa vidros, que tb a recebe, ignora-a.
Desta forma, podes ligar ao mesmo fio os faróis, piscas, buzina, AC, stops, etc. É isto simplifica a instalação eléctrica imenso.
Desta forma, gamas inteiras de carros podem partilhar componentes.
O VW golf, polo, Passat, Audi e por aí a fora podem usar os mesmo componentes que recebem
ordens diferentes adaptadas em função do modelo.

Obviamente, isto é mais complexo mas funciona mais ou menos assim.

Venha o verão!


« Última modificação: 09 de Fevereiro de 2018, 12:04 por Mercurio »

Offline mpaneves

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 4331
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
Re: Xenon ou LED VS Bateria das nossas Maxis
« Responder #9 em: 09 de Fevereiro de 2018, 12:55 »
Já tinha estudado sobre isso....
Can bus simplificadamente falando é uma rede interna que visa melhorar comunicação entre vários equipamentos e reduzir o número de cabos para metade.
Para o meu up! Não consigo LED's can bus ( w21/5) que não dêem erro ou que funcionem bem sem afetar o resto do sistema
casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves

xecuter

  • Visitante
Re: Xenon ou LED VS Bateria das nossas Maxis
« Responder #10 em: 15 de Fevereiro de 2018, 16:44 »
Quantos anos tem a bateria

esta tem 2 anos.. ou nem isso... meteram na Motor7... A antiga disseram que já não tinha solução... durou de 2012 ate 2016 :(

jpgjpg

  • Visitante
Re: Xenon ou LED VS Bateria das nossas Maxis
« Responder #11 em: 17 de Fevereiro de 2018, 13:46 »
Mercúrio,
Substitui os LED H11 que tinha instalado na DT 300, nos médios, que tinham driver e dissipador ativo (com ventoinha) pelos novos LED com dissipador passivo e sem driver.

Para já a luz da bateria deixou de acender nesta viagem de 25 min que fiz hoje (antes acendia a luz da bateria ao fim de 15 min a circular)
Estou a começar a achar que era mesmo dos LED..


Só para atualizar: era mesmo dos LEDs!!!
Tudo ok com a bateria
« Última modificação: 05 de Junho de 2018, 21:47 por CarlaLopes »

xecuter

  • Visitante
Re: Xenon ou LED VS Bateria das nossas Maxis
« Responder #12 em: 05 de Junho de 2018, 13:02 »
Conclusão... bateria nova 70 e tal paus :(