Autor Tópico: Onde circular em vias com 3 faixas de rodagem?  (Lida 23618 vezes)

Offline cristina

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 2631
  • Localidade: Cacém
  • ... a juntar moedas para comprar o Kit de unhas!
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 300
Onde circular em vias com 3 faixas de rodagem?
« em: 11 de Janeiro de 2010, 22:55 »
Hoje de manhã quando circulava calmamente no IC19 no meio dos enlatados, resolvi abrir este tópico para reunir informação sobre a forma mais segura de circular entre os carros em vias de 3 faixas de rodagem.

Eu circulo sempre entre a 2ª e a 3ª faixas de rodagem, ou seja entre a faixa do meio e a da esquerda, e os enlatados do IC19 já estão tão habituados que deixam um "corredor" bastante confortavel, mas hoje, e já não e a primeira vez que vejo, circulava com algum ávontade e em minha opinião, demasiada velocidade uma Sym GTS preta, entre a faixa da direita e a do meio.

Eu considero este espaço, entre a faixa central e a da direita mais perigoso, porque é onde há mais mudanças de faixa por parte dos enlatados.
Por outro lado, quando passa uma mota nesse espaço. noto que os enlatados se assustam, e têm tendência para se desviar bruscamente, pondo em perigo quem circula entre a faixa esquerda e a central, e por isso, sempre que me apercebo de que vem mota no outro "corredor", abrando para não circular a par.

E vocês, em qual dos "corredores" circulam habitualmente?

Offline sepossivel

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 1013
  • Localidade: mundo
  • Inicio => Maturidade => Mudança
  • Marca: YAMAHA
  • Modelo: Tmax 500
Re: Onde circular em vias com 3 faixas de rodagem?
« Responder #1 em: 11 de Janeiro de 2010, 23:14 »
Sempre que possível entre a faixa mais ha esquerda e a do meio, se o transito estiver parado, e na via mais ha direita sempre que o transito esteja fluido. Exactamente pela mesma razão apontada pela Cristina, os condutores já estão mais habituados a que sejam "comidos" pelas motos nessas faixas....
« Última modificação: 11 de Janeiro de 2010, 23:16 por sepossivel »
vou ali ja volto

Offline Paulo Varela

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 1339
  • Localidade: Amadora
  • Marca: Ducati
  • Modelo: Scrambler
Re: Onde circular em vias com 3 faixas de rodagem?
« Responder #2 em: 11 de Janeiro de 2010, 23:15 »
Eu faço como tu... também acho mais seguro... até por causa das entradas e das saidas que são à direita...
E de preferência atrás de uma mota...
Gilera Stalker 50 - Yamaha X-Max 125i - Yamaha Majesty 400 - Honda NC700X - Triumph Bonneville SE - Triumph Street Twin - Ducati Monster - Ducati Scrambler


ZeLuz

  • Visitante
Re: Onde circular em vias com 3 faixas de rodagem?
« Responder #3 em: 11 de Janeiro de 2010, 23:26 »
... mas hoje, e já não e a primeira vez que vejo, circulava com algum ávontade e em minha opinião, demasiada velocidade uma Sym GTS preta, entre a faixa da direita e a do meio...

"À vontade"? não era eu certamente...  _Rolley_

Eu circulo sempre entre a 2ª e a 3ª faixas de rodagem, ou seja entre a faixa do meio e a da esquerda...

Idem... e normalmente mais lento que alguns habitués...  _pol_

Offline ffmarques

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 566
  • Localidade: Santo António dos Cavaleiros
  • Membro CPM nº 44
  • Marca: Kawasaki
  • Modelo: GTR 1400 Grand Tourer
Re: Onde circular em vias com 3 faixas de rodagem?
« Responder #4 em: 13 de Janeiro de 2010, 11:39 »
Na descida do IC22 quando está cheia de enlatados,  ???  normalmente venho sempre pela berma bem como alguns destes que vão para o IC17. Continuo assim pelo viaduto até ao Sr. Roubado e lá mais à frente faixa da direita e na subida da Calçada de Carriche pela faixa do BUS. _Rolley_
Desde que comecei a andar de scooter fui analisando o trânsito e o comportamento dos enlatados, (fiz este trajecto muito tempo dentro dum deles), e, quanto a mim, é a melhor opção e a mais segura. Eles já estão habituados a nós passarmos por ali e vão-se afastando sem reclamações.  _palmas_  _pol_
De qualquer das formas, vou sempre de olhos bem abertos para evitar surpresas.  _confuso_
Aos 49 anos a realização de um sonho que pensava ficar por isso mesmo...Um Sonho
Suzuki Burgman 650 Executive - abril 2009 -  3.000 Km --> 75.057 Km

ZeLuz

  • Visitante
Re: Onde circular em vias com 3 faixas de rodagem?
« Responder #5 em: 14 de Outubro de 2010, 12:26 »
Hoje de manhã uma grande tertúlia motard no final do IC19 em Pina Manique...  _convivio_

Como não havia máquina do café para pagar cafézinhos... a malta pagava coimas... por circular pela berma...  _policia_

Bermas? Esqueçam lá isso...  _Rolley_
« Última modificação: 14 de Outubro de 2010, 12:27 por ZeLuz »

neves

  • Visitante
Re: Onde circular em vias com 3 faixas de rodagem?
« Responder #6 em: 14 de Outubro de 2010, 13:01 »
Hoje de manhã uma grande tertúlia motard no final do IC19 em Pina Manique...  _convivio_

Como não havia máquina do café para pagar cafézinhos... a malta pagava coimas... por circular pela berma...  _policia_

Bermas? Esqueçam lá isso...  _Rolley_

Pois... por isso é que já optei por andar no meio das latas... normalmente também entre a central e a da esquerda. No entanto já apanhei 2 sustos com um condutor a parar a sua lata e a abrir a porta  _confuso_ um foi para ir ao porta-bagagens, ainda pediu desculpa mas eu devia estar de todas as cores com o cagaço  ???_ Um outro foi para despejar um cinzeiro  _Zang_


Enfim... olhos bem abertos  _policia_

Cumps e boas curvas  _convivio_

Offline Paulo Varela

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 1339
  • Localidade: Amadora
  • Marca: Ducati
  • Modelo: Scrambler
Re: Onde circular em vias com 3 faixas de rodagem?
« Responder #7 em: 14 de Outubro de 2010, 14:01 »
Hoje de manhã uma grande tertúlia motard no final do IC19 em Pina Manique...  _convivio_

Como não havia máquina do café para pagar cafézinhos... a malta pagava coimas... por circular pela berma...  _policia_

Bermas? Esqueçam lá isso...  _Rolley_

Epááá!!!
Onde? Já depois do IC19? A que horas foi isso?
Eu passei lá às 08:40 mais ou menos e não estavam lá os "amigos"... e eu vou sempre pela berma...
Mas eu viro às dta para Alfragide...
Gilera Stalker 50 - Yamaha X-Max 125i - Yamaha Majesty 400 - Honda NC700X - Triumph Bonneville SE - Triumph Street Twin - Ducati Monster - Ducati Scrambler


RCEu

  • Visitante
Re: Onde circular em vias com 3 faixas de rodagem?
« Responder #8 em: 14 de Outubro de 2010, 14:12 »
Hoje de manhã uma grande tertúlia motard no final do IC19 em Pina Manique...  _convivio_

Como não havia máquina do café para pagar cafézinhos... a malta pagava coimas... por circular pela berma...  _policia_

Bermas? Esqueçam lá isso...  _Rolley_

Não era só a malta... às 09h15 quando apssei estava uma moto da Polícia na Radial de Benfica e um Opel a fazer-lhe companhia. O polícia devia ter pedido alguma informação ao condutor porque estavam os dois fora dos respectivos veículos e o polícia estava a escrever.  _lol_.

Em relação à questão da Cristina, faço exactamente como ela popis já vi que é bem melhor e os meus companheiros mais experientes não vão por ali por acaso.

Luis Ribeiro

  • Visitante
Re: Onde circular em vias com 3 faixas de rodagem?
« Responder #9 em: 14 de Outubro de 2010, 14:16 »
Eu tb vi. Foi mais ou menos pelas 8.00. Só não sei a que horas acabaram.

Abraços

Luís

ZeLuz

  • Visitante
Re: Onde circular em vias com 3 faixas de rodagem?
« Responder #10 em: 14 de Outubro de 2010, 16:25 »
Seria cerca das 9h45 mais coisa menos coisa.
Estavam no IC19 imediatamente antes do entroncamento com a CRIL.
Estava também uma moto da PSP na bifurcação para a Radial de Benfica, a "fiscalizar" um carro.

Porfiria

  • Visitante
Como conduzem? A meio da faixa de rodagem ou mais á direita ??
« Responder #11 em: 15 de Outubro de 2010, 23:16 »

Companheiros,

Na minha magra experiência  nas duas rodas(cerca de 7.000 km repartidos entre a Virago e a X City que adquiri este ano), já verifiquei que conduzir o mais á direita possivel da faixa pode ser perigoso.
 Quando me desloco na minha X City na via rápida já apanhei valentes sustos, pois os automóveis vêm espaço suficiente e ultrapassam 2 aos mesmo tempo !! Claro que o que vai na minha faixa, passa-me uma bela tangente!! Por isso decidi ocupar metade da faixa.
 Tenho estado atenta a este pormenor e vejo que muitos companheiros fazem  mesmo.
E voçês como conduzem ? Certo ou errado ocupar metade da faixa ?
 Fico a aguardar os vossos comentários, até lá:

Maxi saudações !

Offline Antonio

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Mai 2010
  • Mensagens: 229
  • Localidade: Cacém
  • Andar de Scooter é como um pássaro em liberdade
  • Marca: SYM
  • Modelo: MAXSYM 400i
Re: Como conduzem? A meio da faixa de rodagem ou mais á direita ??
« Responder #12 em: 15 de Outubro de 2010, 23:26 »
Porfiria para conduzires de forma mais segura circula ao meio o IMTT aconselha. Se fizeres testes para tirar a carta de mota essa é uma das perguntas e assim também evitas que te ultrapassem. _pol_ _pol_
-SYM GTS EVO 125 0km Maio de 2010 a Janeiro de 2012 15200km.
-SYM MAXSYM400i 0Km 05 de Novembro 2011

vrumvrum

  • Visitante
Re: Como conduzem? A meio da faixa de rodagem ou mais á direita ??
« Responder #13 em: 15 de Outubro de 2010, 23:47 »
O correcto e por uma questão de segurança é no meio. E no meio é que  está a virtude. 8)

Offline Antonio

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Mai 2010
  • Mensagens: 229
  • Localidade: Cacém
  • Andar de Scooter é como um pássaro em liberdade
  • Marca: SYM
  • Modelo: MAXSYM 400i
Re: Onde circular em vias com 3 faixas de rodagem?
« Responder #14 em: 15 de Outubro de 2010, 23:57 »
Eu também faço como a Cristina porque acho mais seguro pois os outros condutores tem tendencia para utilizar a direita para sairem. E ando sempre devagar entre os enlatados que todo o cuidado e´pouco. _pol_
-SYM GTS EVO 125 0km Maio de 2010 a Janeiro de 2012 15200km.
-SYM MAXSYM400i 0Km 05 de Novembro 2011

pmfrodrigues

  • Visitante
Re: Como conduzem? A meio da faixa de rodagem ou mais á direita ??
« Responder #15 em: 16 de Outubro de 2010, 06:43 »
Na minha opinião, Sempre no meio. É mais seguro e no caso de tangentes ainda sobra espaço para te desviares antes de ir a berma. Isto aplica-se na auto-estrada, nacionais e nas cidades, nas cidades ir encostado ao lado direito também se torna muito perigoso se sair algum carro, pessoa ou animal do passeio. já apanhei um pequeno susto com uma simples bola

Miguel

Rider

  • Visitante
Re: Como conduzem? A meio da faixa de rodagem ou mais á direita ??
« Responder #16 em: 16 de Outubro de 2010, 07:45 »
Sempre ao meio. De duas rodas seja bicicleta seja mota e sempre ao meio. A segurança nas duas rodas, quer seja em cidade quer fora da cidade um ponto importante é tentar andar sempre á frente dos enlatados. Numa cidade é relativamente fácil com motas até de baixa cilindrada, o mesmo já não acontece na estrada. Acima de tudo apostar em todo o equipamento de segurança possível quer da mota quer do motociclista por fim muita atenção a tudo, pois tenho reparadoo que os enlatados a grande parte das vezes nem nos vêm. Depois vem o lado "bom" das motas, estamos numa fila exemplo : Av.de Berna hora de ponta, vai de furar pelo meio dos enlatados, entretanto abre o sinal e ainda estamos no meio dos enlatados., aí meus amigos. vai de rodar punho, mas como estamos perto normalmente os enlados vêm-nos e até facilitam outros nem por isso, é onde temos que jogar com acelde rador e travão. Óbviamente esta é uma condução que até podemos considerar mais agressiva, que não se pode praticar com chuva por exemplo. No entanto eu comprei a mota presisamente para me deslocar rápido, estac.ionar fácil e se possivel não gastar tanto combustivel, mas isso são outras contas, mas resumindo, enquanto puder ir á frente dos enlatados dá gozo.

Offline Paulo Varela

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 1339
  • Localidade: Amadora
  • Marca: Ducati
  • Modelo: Scrambler
Re: Como conduzem? A meio da faixa de rodagem ou mais á direita ??
« Responder #17 em: 16 de Outubro de 2010, 09:48 »
Apesar de nos ensinarem nas Escolas de Condução a circular o mais à direita possível, eu ando sempre a meio da faixa.
Andar muito à direita pode causar-nos grande problemas pois não temos margem de manobra se acontece alguma coisa.
Já para não falar que se nos encostamos muito à direita, os condutores dos enlatados sentem-se encorajados a passarem-nos, mesmo que não seja seguro.
Já basta nas estradas secundárias em que temos de circular mesmo à direita... nas AE nunca!!
Gilera Stalker 50 - Yamaha X-Max 125i - Yamaha Majesty 400 - Honda NC700X - Triumph Bonneville SE - Triumph Street Twin - Ducati Monster - Ducati Scrambler


Offline BoulderP

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 715
  • Localidade: Sobreda - Almada
  • BoulderP = Carlos Cunha = Pepe
  • Marca: Honda
  • Modelo: SW-T_400 - Forza300
Re: Como conduzem? A meio da faixa de rodagem ou mais á direita ??
« Responder #18 em: 16 de Outubro de 2010, 16:30 »
Eu sigo aquilo que a escola de condução me ensinou... circular o mais à direita possível... ou seja por vezes ando à direita outras no meio outras mais à esquerda.
O que interessa é que ande sempre o mais visível possível e que possa me desviar de algum obstáculo sem estar em perigo.
 Sempre circular o mais à direita possível. O mais à direita possível sou eu que decido.

neves

  • Visitante
Re: Como conduzem? A meio da faixa de rodagem ou mais á direita ??
« Responder #19 em: 16 de Outubro de 2010, 16:50 »
Eu também sou muito verdinho nisto das duas rodas (mas sempre  _slb_ eheheh)... no entanto, algumas tangentas, especialmente em AE, já me mostraram que tenho mesmo de ocupar a faixa, ou seja, opto por andar +/- a meio da faixa. De quando em vez lá levo uma ou outra tangente, mas acho que andando a meio se dimimui a probabilidade dos enlatados passarem "a razar".

Cumps e boas curvas  _convivio_

nneves2

  • Visitante
Re: Como conduzem? A meio da faixa de rodagem ou mais á direita ??
« Responder #20 em: 16 de Outubro de 2010, 17:59 »
Circular no meio da faixa, podemos em muitas situações apanhar zonas sujas ( Zona de pingo de fluidos dos carros ). Eu prefiro andar pelas zonas dos rodados dos carros pois estão mais limpas pela utilização constante. Para além disso numa travagem de emergência tenho mais facilidade de dar o pequeno desvio final. Se estiver a meio do carro, é mais difícil sair para o lado. De qualquer maneira, fica sempre dependente de uma análise constante ao estado da via e ao tráfego existente.

jakasilva

  • Visitante
Re: Como conduzem? A meio da faixa de rodagem ou mais á direita ??
« Responder #21 em: 16 de Outubro de 2010, 18:30 »
Eu tenho ando ao meio da faixa quando vou no AE (Auto Estrada) ou VR  (Via Rápida), mas quando estou em estrada normal depende das situações, mas nunca o mais possível à direita, pois para mim ai é o lugar menos seguro, isto porque se vou o mais à direita possível facilito que me ultrapassem mesmo em casos que venha carros de frente, sim porque isso já me aconteceu, e torna-se muito perigoso para nós motards.

Por isso, para mim mais seguro meio da faixa.

Boas curvas.

Rider

  • Visitante
Re: Como conduzem? A meio da faixa de rodagem ou mais á direita ??
« Responder #22 em: 16 de Outubro de 2010, 20:55 »
Agora quando começar a chover a sério, também começam a surgir as crateras no asfalto, algumas bem perigosas para quem anda em 2 rodas, se formos encostados à direita e surgir uma cratera como é para desviar?


monforte

  • Visitante
Re: Como conduzem? A meio da faixa de rodagem ou mais á direita ??
« Responder #23 em: 16 de Outubro de 2010, 21:30 »
No meio sempre, é muito mais seguro.

ZEV

  • Visitante
Re: Como conduzem? A meio da faixa de rodagem ou mais á direita ??
« Responder #24 em: 20 de Outubro de 2010, 13:26 »
Eu evito conduzir à direita em cidade, devido a todos os imprevistos que podem aparecer:  Carros, pessoas, portas a abrir, bolas, cães, etc.


Conduzo no meio da faixa com bom tempo, e condições normais de trânsito. Evito em curvas (óleos, etc).


Conduzo na "zona do pneu esquerdo do carro" com mau tempo, chuva, trânsito mais denso, etc.




Apesar do no meio poder estar a virtude, também é onde está mais lixo e óleos, pelo que deve ser um lugar onde se circula com muita atenção e cuidado.
No entanto, convém referir que algumas das zonas dos rodados dos carros poderem estar mais desgastadas ou vidradas, tendo uma aderência inferior.



A regra, afinal é... que não há regra.  :P
Devemos circular onde, dadas as várias condições, se apresente o resultado de variáveis mais favorável.  _pol_