Autor Tópico: Ouvir musica e oculos  (Lida 4517 vezes)

gonzulo

  • Visitante
Ouvir musica e oculos
« em: 16 de Janeiro de 2018, 15:28 »
Boa tarde a todos,

Finalmente adquiri a minha PCX vermelhinha, em 2 semanas já fiz uns valentes 450km e realmente fiquei apaixonado por este mundo. Duas questões que tenho estado a debater com um colega e que me têm deixado a pensar, gostaria de saber a vossa opinião:

- Ouvir musica enquanto andamos com um phone, sim ou não. A minha questão debate-se pela eventual perda de "foco".
- A segunda com a utilização de oculos de sol normais visto que tenho uma viseira que com o sol não facilita.

Obrigado e um abraço  scooter_

Offline n8rodriguez

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Out 2017
  • Mensagens: 148
  • Localidade: Lisboa
Re: Ouvir musica e oculos
« Responder #1 em: 16 de Janeiro de 2018, 16:20 »
Ouvir música poderá ser eventualmente um motivo de distração e a mesma e muito importante em dias todas por isso para mim fora de questão.

Óculos de sol uso quase sempre , hábito meu

Offline Americano

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Jan 2015
  • Mensagens: 2529
  • Localidade: Oeiras
  • CPM : 7337
  • Marca: Honda
  • Modelo: SW-T 400
Re: Ouvir musica e oculos
« Responder #2 em: 16 de Janeiro de 2018, 16:24 »
Boas companheiro,
Quanto a musica (isto é somente a minha opinião) não se deve andar na estrada ouvir musica com phones porque
por vezes não consegues dar atenção a todo o transito a tua volta.

Usar oculos de sol não vejo problemas ou então adquirir um capacete com a viseira propria de sol.

Boas curvas
Vive a vida um dia de cada vez mas respeita tudo e todos
assim vives mais tempo.

gonzulo

  • Visitante
Re: Ouvir musica e oculos
« Responder #3 em: 16 de Janeiro de 2018, 16:25 »
Em relação aos oculos a minha duvida é caso de queda não há o risco de aquilo partir (apesar de nao ser vidro) e adeus vista?

Offline Americano

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Jan 2015
  • Mensagens: 2529
  • Localidade: Oeiras
  • CPM : 7337
  • Marca: Honda
  • Modelo: SW-T 400
Re: Ouvir musica e oculos
« Responder #4 em: 16 de Janeiro de 2018, 16:31 »
Em relação aos oculos a minha duvida é caso de queda não há o risco de aquilo partir (apesar de nao ser vidro) e adeus vista?

Como fica dentro do capacete e por de trás da viseira principal não vejo que possa fazer tanto mal como pensas.
Eu tenho um assim e gosto.
Vive a vida um dia de cada vez mas respeita tudo e todos
assim vives mais tempo.

Offline davidsantos

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2016
  • Mensagens: 5289
  • Localidade: sintra
Re: Ouvir musica e oculos
« Responder #5 em: 16 de Janeiro de 2018, 20:29 »
Boas companheiro antes de mais bem vindo , em relação á musica e é apenas a minha opiniao acho que não é de todo aconselhavel , pois por vezes uma buzinadela ou barulho de travagem poderá alertar te para um perigo eminente e se fores com phones pura e simplesmente não te apercebes , toda a atenção é pouca. scooter_ _pt_
Sym Gts SE 12/2013  5/2017 a 11/2018
 21500 Kms até 28500 kms

Sym Cruisym 125 11/2018

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: Ouvir musica e oculos
« Responder #6 em: 16 de Janeiro de 2018, 21:00 »
Eu não sei andar de mota ( nem de carro) sem ouvir o radio ou música.
Até tenho musicas escolhidas para as viagens mais longas.
Ou usas um sistema no capacete ou auriculares, neste último caso se usares duas saídas estás em infração da lei, que apenas permite um auricular (mono).
Não vejo como a música ou o radio te possam distrair, mas cada um anda como gosta ;)

Se só tens problemas com o sol procura um capacete com viseira solar, se precisas de óculos graduados procura um  que deixe usar óculos ( de preferência experimenta). Mas muita gente usa óculos na mota ( não existem viseiras graduada ;) ) sem problemas.

"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

CarlaLopes

  • Visitante
Re: Ouvir musica e oculos
« Responder #7 em: 16 de Janeiro de 2018, 21:06 »
Eu por exemplo prefiro usar os óculos de sol, em detrimento da viseira de sol que vem incorporada no capacete.

Agora aconselho óculos de sol de massa ( acetato ) e não de metal. E lentes orgânicas ou policarbonato, de vidro não.
E se puderem investir numas lentes polarizadas, para conduzir não há melhor.

Offline ÁRF

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Mai 2017
  • Mensagens: 83
  • Localidade: Estoril
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza
Re: Ouvir musica e oculos
« Responder #8 em: 16 de Janeiro de 2018, 22:03 »
Eu uso sempre óculos porque sem eles não conseguiria conduzir  _anjo_ e tenho um sistema de som instalado no capacete. Antes de equipar o capacete com o sistema de som usei um, apenas um, pequeno auricular bluetooth mas apesar de ser pequeno era incomodo ao fim de algum tempo. Relativamente ao volume de som tenho sempre o cuidado de o regular de modo a que me permita ouvir o motor e o "meio ambiente". Como reconheço que ouvir música é um elemento de distração compenso com um redobrado cuidado visual.

Relativamente ao óculos estás à vontade, relativamente à música experimenta tendo em atenção que também precisas do sentido da audição durante a condução.

PS:Como faço alguns kms em autoestrada à noite e sem transito, quando o dia me correu bem e a música está boa "estico-me" um bocadinho mais no volume  _lool_   

PBarros

  • Visitante
Re: Ouvir musica e oculos
« Responder #9 em: 16 de Janeiro de 2018, 22:23 »
É curioso q nunca gostei muito de usar óculos escuros e por isso raramente o faço, mas desde q tenho moto sempre usei a viseira interior escura...  :-\nem consigo andar sem a usar.....
Quanto a música, estou bastante curioso em experimentar...

petervivas

  • Visitante
Re: Ouvir musica e oculos
« Responder #10 em: 17 de Janeiro de 2018, 10:23 »
Como já foi dito anteriormente....

ESQUECE OS PHONES (pf) ..toda a tenção é pouca, todo o cuidado redobrado as vezes parece que não é suficiente.
Somos sempre o elo mais fraco, lembra-te pf.

Quando aos oculos, eu sou vesgueta, uso oculos todos os dias, e nunca tive nem espero ter problemas. A viseira da mota serve para isso mesmo, proteção à cara e olhos.
Oculos de sol , tambem não fará mal e sera do mesmo genero, metes o capacete e a seguir encaixas os oculos, mas (conselho de quem tem) , quando trocares de capacete não prescindas de ter viseira de sol no capacete.

Boas curvas e sorte com a máquina


NSilva

  • Visitante
Re: Ouvir musica e oculos
« Responder #11 em: 17 de Janeiro de 2018, 11:04 »
Eu normalmente uso a viseira escura do capacete, pôr e tirar óculos de sol dá trabalho  _lol_
Quanto à música, tenho o Scala Rider que aumenta o volume ou diminui consoante a velocidade a que vamos, não distraindo o condutor em momento algum  _convivio_

Boas curvas  scooter_

Offline Paulo Renato Ferreira

  • Provedor
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Jan 2012
  • Mensagens: 1994
  • Localidade: Vila Franca do Rosário
  • "Não há duas, sem três..."
  • Marca: Piaggio
  • Modelo: X10
Re: Ouvir musica e oculos
« Responder #12 em: 17 de Janeiro de 2018, 11:41 »
Ora bem, temos aqui duas questões:
1. Ir a conduzir e a ouvir música
2. Uso de óculos de sol

Quanto ao primeiro aspecto, e isto é meramente a minha opinião pessoal resultado da minha prática, recuso a fazê-lo. Conduzir scooter e ir a ouvir música são incompatíveis. Na condução de scooter, toda a atenção é requerida, tenho que conduzir por mim e adivinhar, pelo menos tentar, o que os outros condutores vão ou não fazer, temos que ter todos os sentidos (e mais alguns) focados na condução e a audição ajuda-me a aperceber-me do meio envolvente; nomeadamente a aproximação de outros veículos, incluindo motas, que se aproximam de nós muito rapidamente e quando damos por elas estão ao nosso lado e tantas e tantas vezes, quase em cima de nós.
Até há quem defenda a colocação de outros escapes sem ser os de origem para, através do ruído, fazerem notar a sua presença; logo, a contrario, a perfeita audição, ajuda e é fundamental na condução defensiva que devemos praticar.

Quanto à utilização de óculos de sol.
Eu uso óculos, sempre, com lentes progressivas e, quer os óculos "normais" quer os óculos de sol têm a mesma graduação.
Nunca tive qualquer problema na utilização de qualquer deles.
O meu capacete tem, além da viseira branca a viseira de sol e utilizo ou a viseira de sol ou os óculos escuros, consoante a inclinação solar e a intensidade. Nunca uso é a viseira escura e os óculos escuros, em simultâneo, fica tudo demasiado escuro.
O que penso ser importante é a qualidade das lente dos óculos de sol, senão em vez de protegerem ainda pioram a visão, além de, a médio prazo fazerem mal à vista.
O problema às vezes é quando tendem a embaciar, mas para isso levo sempre a viseira branca um bocadinho aberta e o problema fica resolvido.

Paulo Renato

gonzulo

  • Visitante
Re: Ouvir musica e oculos
« Responder #13 em: 17 de Janeiro de 2018, 12:25 »
Obrigado a todos pelas dicas,

Hoje aproveitei que há sol e lá esperimentei os oculos e realmente é uma maravilha e não notei que podesse haver grande risco.
Quantos aos phones talvez para tirar a teima experimente numa voltinha curta pelo bairro, à partida não haverá problema e tiro logo as conclusões.

Um abraço a todos! scooter_

Offline BoulderP

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 715
  • Localidade: Sobreda - Almada
  • BoulderP = Carlos Cunha = Pepe
  • Marca: Honda
  • Modelo: SW-T_400 - Forza300
Re: Ouvir musica e oculos
« Responder #14 em: 17 de Janeiro de 2018, 13:18 »
Óculos de sol : os do capacete (não compro capacete se viseira solar).

Phones no ouvidos é realmente perigoso. Mas diariamente (sempre) utilizo o Scala rider para ouvir música (rádio ou música do telemóvel), como o Nuno disse o Scala acerta o volume conforme o ruído exterior, sendo assim consigo ouvir carros, ambulâncias etc.

NunoFRocha

  • Visitante
Re: Ouvir musica e oculos
« Responder #15 em: 17 de Janeiro de 2018, 14:19 »
Somos realmente todos diferentes :)

Eu tenho um sistema integrado no meu capacete que faz emparelhamento com o telemóvel.

Ouço musica sem ser impeditivo de ouvir o que me rodeia.

Eu sou um dos estranhos que me concentro mais se tiver algum tipo de ruído ou musica. Acabo por ignorar a musica muitas vezes, mas faz-me ficar mais focado no que faço. Já sou assim desde o tempos em que estudava.

Sobre os óculos, acho que a opção de um capacete com viseira interior escura é sempre uma mais valia.

Numa viagem, especialmente em cidade podem acontecer grandes variações de luz e os óculos não são práticos para estas situações.