Autor Tópico: Governo quer tornar obrigatória carta para motos de 125cm3  (Lida 24675 vezes)

NSilva

  • Visitante
Re: Governo quer tornar obrigatória carta para motos de 125cm3
« Responder #50 em: 17 de Janeiro de 2018, 18:22 »
Na minha sincera opinião, uma formação não fazia mal nenhum, muito pelo contrário  _pol_
No entanto, esta regra, já devia ter sido aplicada em 2009... não agora em 2018
Eu próprio sabia andar de bicicleta e quando passei para uma mota, ainda tive de aprender muitas coisas que não são semelhantes ao veículos de 4 rodas

Quanto aos acidentes... Como é possível afirmar que o número de mortes aumentou se:

- Não existe distinção a nível estatístico para possibilitar uma análise mais precisa;
- Não existem causas "certas" para os mesmos acontecerem a nível estatístico (estupefacientes, álcool, telemóveis etc)
- Não existe também uma distinção no que diz respeito à faixa etária;

No que diz respeito às inspeções, lamento se ofender alguém, mas sou a favor.
O que não concordo é ser apenas de 250cc para cima, visto andarem 50cc e 125cc todas mexidas e sem espelhos, bla bla bla que deveriam realmente cumprir as normas de segurança porque a minha cumpre!

Abraço e boas curvas  _pol_

Nunext84

  • Visitante
Governo quer tornar obrigatória carta para motos de 125cm3
« Responder #51 em: 17 de Janeiro de 2018, 22:20 »
A nível pessoal acho que nunca se devia ter deixado conduzir uma 125 só porque se tem carta de carro. São dois meios de transporte completamente distintos em tudo.
Devia existir algo e não estou a falar de escolas de condução a encher o bolso que explicasse o básico e obrigasse a um exame prático de condução.
Deparo-me com varias motas ao longo do dia (e ando de mota todos os dias ao sol ou a chuva) a cometer erros que considero "básicos" como não olhar para os espelhos ao mudar de direcção, andar devagar nas filas sem ver quem tem atrás de si e aos "S", andar a buzinar aos carros como se tivessem obrigação de sair da frente e andarem a velocidades "loucas" entre carros sem pensar que uma 125 não trava se um carro mudar de direcção sem piscas (e mudam muitos) - Neste ponto estou a falar das 125 embora andem outros porque gajos parvos existe em todas as cilindradas não é só falta de experiência nas 125. Ainda a uns dias um para me passar veio pela direita e tocou-me no braço com o espelho porque não passávamos os dois entre carros.
Assim como acho que devia como em alguns Países da Europa ser obrigatório não só o capacete como uso de luvas e blusão adequado.

Claro que este tema leva a muitas ideias e opiniões e o "mal" já está feito, agora voltar a mudar as regras acho um crime porque não estou a ver as pessoas todas a irem tirar a carta e pessoas com carta a continuar apenas com uma 125 (embora em vários casos seja mesmo a mota ideal).
Se lei for mudada estou a ver o mercado de usados a aumentar rapidamente...

Offline PSH72

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Jan 2017
  • Mensagens: 1713
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax 300
Re: Governo quer tornar obrigatória carta para motos de 125cm3
« Responder #52 em: 17 de Janeiro de 2018, 23:11 »
A nível pessoal acho que nunca se devia ter deixado conduzir uma 125 só porque se tem carta de carro. São dois meios de transporte completamente distintos em tudo.
Devia existir algo e não estou a falar de escolas de condução a encher o bolso que explicasse o básico e obrigasse a um exame prático de condução.
Deparo-me com varias motas ao longo do dia (e ando de mota todos os dias ao sol ou a chuva) a cometer erros que considero "básicos" como não olhar para os espelhos ao mudar de direcção, andar devagar nas filas sem ver quem tem atrás de si e aos "S", andar a buzinar aos carros como se tivessem obrigação de sair da frente e andarem a velocidades "loucas" entre carros sem pensar que uma 125 não trava se um carro mudar de direcção sem piscas (e mudam muitos) - Neste ponto estou a falar das 125 embora andem outros porque gajos parvos existe em todas as cilindradas não é só falta de experiência nas 125. Ainda a uns dias um para me passar veio pela direita e tocou-me no braço com o espelho porque não passávamos os dois entre carros.
Assim como acho que devia como em alguns Países da Europa ser obrigatório não só o capacete como uso de luvas e blusão adequado.

Claro que este tema leva a muitas ideias e opiniões e o "mal" já está feito, agora voltar a mudar as regras acho um crime porque não estou a ver as pessoas todas a irem tirar a carta e pessoas com carta a continuar apenas com uma 125 (embora em vários casos seja mesmo a mota ideal).
Se lei for mudada estou a ver o mercado de usados a aumentar rapidamente...

 _pensador_  Acho que há aqui neste texto qualquer coisa que não bate certo, em primeiro lugar quase todas as scooters tem os espelhos, ao contrario da maioria das de grande cilindrada que é umas das primeiras coisas que tiram, logo esses de certeza que não olham pelos espelhos, e por norma se anda-se entre filas só tem é que se andar devagar, porque como veiculo de duas rodas motorizado só tinha era de circular na faixa de rodagem e não entre filas, alias ir rapido entre as filas está é sujeito a um carro desviar-se por algum motivo é la vai o rapido ao chão.  Acho que o texto está muito confuso, pois dá a entender que as 125cc é que andam só entre as filas, que só elas andam rapido e que só elas é que não olham para os espelhos.

Agora pergunto eu, os encartados fazem isso tudo como manda a lei, e se sim porque é que os acidentes são mais de cilindrada superior?

Atenção eu também acho que para quem nunca andou de mota devia ter no minimo uma formação pratica e não teórica porque teoria tem todos só que depois não praticam, eu vejo cada mamarracho a conduzir enlatados e de certeza que andaram nas escolas de condução.

Renato Rufino

  • Visitante
Re: Governo quer tornar obrigatória carta para motos de 125cm3
« Responder #53 em: 18 de Janeiro de 2018, 07:03 »
Que metam carta obrigatória a partir das 50cc ai sim concordo e os papas-reformas serem obrigatórios a ter carta de condução já que circulam na estrada e bicicletas terem uma licença obrigatória também concordo ai sim já que todos tenhem leis para respeitar a que roubar em grande.

PBarros

  • Visitante
Re: Governo quer tornar obrigatória carta para motos de 125cm3
« Responder #54 em: 18 de Janeiro de 2018, 07:27 »
Que metam carta obrigatória a partir das 50cc ai sim concordo e os papas-reformas serem obrigatórios a ter carta de condução já que circulam na estrada e bicicletas terem uma licença obrigatória também concordo ai sim já que todos tenhem leis para respeitar a que roubar em grande.


Subscrevo na integra ! _pol_

Offline jose luis

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Abr 2016
  • Mensagens: 278
  • Localidade: queluz
  • Marca: yamaha
  • Modelo: Citycom 300
Re: Governo quer tornar obrigatória carta para motos de 125cm3
« Responder #55 em: 18 de Janeiro de 2018, 10:38 »
- Atão há uns anos permitiram poder conduzir motos  ate 125cc com carta de carro , agora estão a pensar tirar ??

- Se tiram essa possibilidade o mundo de vendas das 125cc estará condenado , até porque não estou a ver alguém a tirar carta de moto para conduzir uma 125cc

- Se tiram , voltara outra vez o caos em Lisboa , havendo mais enlatados outra vez.

Offline dmtsilva

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Jul 2016
  • Mensagens: 27
  • Localidade: Cascais
  • Marca: Honda
  • Modelo: XADV 750 (2021)
Re: Governo quer tornar obrigatória carta para motos de 125cm3
« Responder #56 em: 18 de Janeiro de 2018, 10:50 »
Tinham que arranjar um bode expiatório e nada mais fácil que as 125, é o elo mais fraco devido à lei que vigora.

Muitos beneficaram desta lei(eu incluído). Têm de se lembrar que existem muitos motards com carta que desceram de cilindrada pelas vantagens da 125.

Colocarem as 125 e quem as conduz como a causa de todo o mal é injusto.

Não sei se já repararam mas os carros a pilhas já não são conduzidos apenas por idosos, já se vêm aos molhos miúdos de 16 anos a conduzi-los. Isto não é preocupante? Não, as 125 é que são preocupantes!

Boas curvas!!





NSilva

  • Visitante
Re: Governo quer tornar obrigatória carta para motos de 125cm3
« Responder #57 em: 18 de Janeiro de 2018, 13:49 »
Sinceramente se a carta for obrigatória vejo alguns a tirar a mesma... Digo isto porque o que poupam em transportes paga a carta e ainda a mota (a longo prazo claro)

Enviado do meu HUAWEI VNS-L31 através do Tapatalk


Offline PSH72

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Jan 2017
  • Mensagens: 1713
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax 300
Re: Governo quer tornar obrigatória carta para motos de 125cm3
« Responder #58 em: 18 de Janeiro de 2018, 18:34 »
Então e como vão fazer em caso de estrangeiros onde é praticada a mesma lei se deslocarem-se cá nas 125cc, ficam proibidos de circular cá é?  _lol_

Ccarvalho

  • Visitante
Re: Governo quer tornar obrigatória carta para motos de 125cm3
« Responder #59 em: 18 de Janeiro de 2018, 19:48 »
Então e como vão fazer em caso de estrangeiros onde é praticada a mesma lei se deslocarem-se cá nas 125cc, ficam proibidos de circular cá é?  _lol_

Claro que sim, a lei aplica-se no espaço nacional a todos quantos conduzam cá. Vai conduzir sem carta uma 125cc na Dinamarca, onde a lei das 125cc ainda não é praticada, para veres o que te acontece.
« Última modificação: 18 de Janeiro de 2018, 19:53 por Ccarvalho »

Offline PSH72

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Jan 2017
  • Mensagens: 1713
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax 300
Re: Governo quer tornar obrigatória carta para motos de 125cm3
« Responder #60 em: 18 de Janeiro de 2018, 19:53 »
Claro que sim, a lei aplica-se no espaço nacional a todos quantos conduzam cá. Vai conduzir uma 125cc na Dinamarca sem carta, onde a lei das 125cc ainda não é praticada, para veres o que te acontece.

 _lol_ _lol_ Bem temos de avisar os espanhois então para não virem para cá nas 125cc  _lol_ _lol_

Ccarvalho

  • Visitante
Re: Governo quer tornar obrigatória carta para motos de 125cm3
« Responder #61 em: 18 de Janeiro de 2018, 19:57 »
_lol_ _lol_ Bem temos de avisar os espanhois então para não virem para cá nas 125cc  _lol_ _lol_

Antes de 2009 não vinham espanhóis, franceses, nem ninguém conduzir 125cc sem carta.

Offline PSH72

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Jan 2017
  • Mensagens: 1713
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax 300
Re: Governo quer tornar obrigatória carta para motos de 125cm3
« Responder #62 em: 18 de Janeiro de 2018, 20:08 »
Antes de 2009 não vinham espanhóis, franceses, nem ninguém conduzir 125cc sem carta.

Vinham, mas estou a falar dos que não têm carta como é óbvio.

Mouratti

  • Visitante
Re: Governo quer tornar obrigatória carta para motos de 125cm3
« Responder #63 em: 18 de Janeiro de 2018, 22:39 »
Exactamente, as bicicletas também tem regras e leis.
Andar de capacete, com sinalização na bike, colete reflector etc...
E vimos muitos a pensarem como carro....enfim
são considerados veículos.
Não vemos ninguém de 125 a passar nas passadeiras.

Lá vou ter de tirar a carta....

Enviado do meu X527 através do Tapatalk


Easyrider70

  • Visitante
Re: Governo quer tornar obrigatória carta para motos de 125cm3
« Responder #64 em: 18 de Janeiro de 2018, 23:14 »
Boas!

Isto da carta das 125cc é um meio para o objectivo inspecções. O tempo o dirá!
Estes canalhas estão-se nas tintas para a sinistralidade...
Não à carta de 125cc! _Zang_

Cumps

NSilva

  • Visitante
Re: Governo quer tornar obrigatória carta para motos de 125cm3
« Responder #65 em: 19 de Janeiro de 2018, 09:07 »
Exactamente, as bicicletas também tem regras e leis.
Andar de capacete, com sinalização na bike, colete reflector etc...
E vimos muitos a pensarem como carro....enfim
são considerados veículos.
Não vemos ninguém de 125 a passar nas passadeiras.

Lá vou ter de tirar a carta....

Enviado do meu X527 através do Tapatalk

Pensa que poderás pensar num futuro upgrade  _pol_

Mouratti

  • Visitante
Re: Governo quer tornar obrigatória carta para motos de 125cm3
« Responder #66 em: 19 de Janeiro de 2018, 09:24 »
Pensa que poderás pensar num futuro upgrade  _pol_
Sim talvez seja uma solução

Enviado do meu X527 através do Tapatalk


Offline Americano

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Jan 2015
  • Mensagens: 2530
  • Localidade: Oeiras
  • CPM : 7337
  • Marca: Honda
  • Modelo: SW-T 400
Re: Governo quer tornar obrigatória carta para motos de 125cm3
« Responder #67 em: 19 de Janeiro de 2018, 09:28 »
Se calhar esta noticia já tem uns dias mas para quem não viu aqui vai :
https://motopt.pt/lei-das-125-acap-e-fmp-respondem-a-polemica-e-as-declaracoes-do-mai/
Vive a vida um dia de cada vez mas respeita tudo e todos
assim vives mais tempo.

JViegas

  • Visitante
Re: Governo quer tornar obrigatória carta para motos de 125cm3
« Responder #68 em: 19 de Janeiro de 2018, 09:30 »
Se calhar esta noticia já tem uns dias mas para quem não viu aqui vai :
https://motopt.pt/lei-das-125-acap-e-fmp-respondem-a-polemica-e-as-declaracoes-do-mai/

É bom saber que determinados organismos estão atentos a esta situação que a todos (nós motociclistas) diz respeito. Uma tomada de posição, veremos os futuros ecos da mesma? Espero que sim.

Fabi0

  • Visitante
Re: Governo quer tornar obrigatória carta para motos de 125cm3
« Responder #69 em: 23 de Janeiro de 2018, 08:41 »
Depois desta notícia sobre as 125cc, fiquei de pé atrás  _confuso_ estou a fazer negócio para obter Honda Forza 125  _pensador_ _pensador_ agora não sei o que fazer  :-?

 Não sinto necessidade de tirar carta de mota, pq 125cc chega perfeitamente... _policia_ :-?

Offline PSH72

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Jan 2017
  • Mensagens: 1713
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax 300
Re: Governo quer tornar obrigatória carta para motos de 125cm3
« Responder #70 em: 23 de Janeiro de 2018, 21:37 »
Hoje vi esta noticia, com tanta geringonça sobre as 125cc era claro bode espiatorio  _lol_

http://rr.sapo.pt/noticia/103687/governo-avanca-com-inspeccoes-obrigatorias-para-motos

Fabi0

  • Visitante
Re: Governo quer tornar obrigatória carta para motos de 125cm3
« Responder #71 em: 24 de Janeiro de 2018, 00:49 »
O senhor já "recuou" um bocadinho nas palavras.. já fala em "aulas", veremos os próximos episódios... _pensador_

scarreira

  • Visitante
Re: Governo quer tornar obrigatória carta para motos de 125cm3
« Responder #72 em: 24 de Janeiro de 2018, 17:43 »
é triste... _martelada_ _martelada_ _martelada_
querem a toda a força deitar a baixo os motards todos os outros  com veiculos a motor de 2 3 e 4 rodas que obrigam o uso de capacete, que nem sabem fazer uma noticia
aprendam a ler as  _reg_
o D.L. das inspeções não é 133/2012 de 11 Julho (sobre protecção social) mas sim é o DL144/2012 de 11 de Julho...
os principais culpados são os media que nos querem deitar a abaixo!!!

petervivas

  • Visitante
Re: Governo quer tornar obrigatória carta para motos de 125cm3
« Responder #73 em: 27 de Fevereiro de 2018, 17:41 »
portanto após uma pesquisa
era esta a resposta que queria ler:

https://dre.pt/application/dir/pdf1s/2012/07/12900/0342603475.pdf
para quem não sabe
página 3433 no seu artigo 3º numero 4 d)

Isto diz tudo, (copiado do DR diretamente) e obrigado companheiro scarreira

1 — A carta de condução é única e contém averbadas
todas as categ
(...)
4 — As cartas de condução válidas, emitidas para as
categorias indicadas no n.º 1 habilitam, ainda e respetivamente,
os seus titulares a conduzir:
a) Categoria A1: veículos da categoria AM;
b) Categoria A2: veículos das categorias AM e A1;
c) Categoria A: veículos das categorias AM, A1, A2;
d) Categoria B: veículos das categorias AM e A1, se o
titular for maior de 25 anos ou, não o sendo, se for titular da
categoria AM ou de licença de condução de ciclomotores;
triciclos a motor de potência superior a 15 kW, se o titular
for maior de 21 anos;


Posto isto, é certo e definitivo (pelo menos agora) que os triciclos não respeitam as mesmas regras dos motociclos, correto ?
« Última modificação: 27 de Fevereiro de 2018, 17:49 por petervivas »

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: Governo quer tornar obrigatória carta para motos de 125cm3
« Responder #74 em: 27 de Fevereiro de 2018, 17:44 »
Há situações diferentes no que toca aos triciclos, mas não se sabe o que querem fazer, podem levar na água os triciclos também  _careta_
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"