Autor Tópico: Governo quer tornar obrigatória carta para motos de 125cm3  (Lida 24635 vezes)

NunoFRocha

  • Visitante
Governo quer tornar obrigatória carta para motos de 125cm3
« em: 12 de Janeiro de 2018, 11:17 »
Partilho a noticia do Publico

O Governo quer tornar obrigatória a carta de condução para quem conduzir motociclos de 125 cm3 de cilindrada, mesmo que tenha já carta de automóvel, e vai repensar os mecanismos de inspecção das motos.

Segundo uma entrevista do ministro da Administração Interna à Antena 1, que será transmitida na íntegra amanhã, sábado 13, o Executivo vai repensar a dispensa de formação para quem conduza motos de 125cm3 de cilindrada. "Temos de repensar aquilo que foi uma decisão que nos suscitou as maiores dúvidas, que foi a dispensa de qualquer formação para quem, tendo uma carta de ligeiros, possa comprar uma moto até 125 cm3 e imediatamente sair para a estrada", afirmou Eduardo Cabrita.

Na entrevista, o ministro diz que não será exigível uma total revisão do código, mas sublinha: "As condições de condução de motociclo são claramente diferentes daquelas que temos num veículo automóvel ligeiro." Eduardo Cabrita considera ainda "absolutamente inaceitável" o elevado número de atropelamentos, sobretudo nas zonas urbanas, e admite generalizar nestas áreas os limites de velocidade de 30km/h, que já existem em alguns bairros.

Estas são algumas das medidas que o Governo pretende introduzir para travar as mortes nas estradas, que aumentaram para 509 no ano passado, mais 64 do que em 2016 (12,5%). "A segunda zona de risco, em que houve um crescimento preocupante, tem que ver com os motociclos. Os nossos veículos automóveis têm inspecção e as motos não", afirmou. A inspecção periódica dos motociclos, triciclos e quadriciclos com cilindrada superior a 250 cm3 está prevista no Decreto-Lei n.º133/2012, de 11 de Julho. Esta lei veio obrigar os centros de inspecção a adaptarem-se para fazerem inspecção a motos, mas continua por sair a regulamentação.

A Comissão Interministerial para a Segurança Rodoviária reúne-se esta sexta-feira pela primeira vez, depois de ter sido criada em 2017 no âmbito do Plano Estratégico Nacional de Segurança Rodoviária (PENSE 2020), documento que inclui 108 medidas com o objectivo de reduzir em mais de metade o número de mortos nas estradas portuguesas até 2020.

in https://www.publico.pt/2018/01/12/sociedade/noticia/governo-quer-tornar-obrigatoria-carta-para-motos-de-125cm3-e-vai-repensar-inspeccoes-1799079

paulo1974

  • Visitante
Re: Governo quer tornar obrigatória carta para motos de 125cm3
« Responder #1 em: 12 de Janeiro de 2018, 11:37 »
Se esta lei for implementada la se vao as 125 visto se e necessário carta toda a gente vai para cilindrada superior. Reparem como este governo anda a reboque das noticias. as escolas de conduçao ja esfregam as maos.
Ja por falar em diferencias entre conduzir um carro e uma mota, os papa reformas tambem nao deviam ir a exame de codiogo e conduçao? e que uma carta de motociclo nao dara para andar de papa reformas.
ja agora circular na cidade a 30 a hora????bolas ate de bicicleta vou mais rápido!!!!
« Última modificação: 12 de Janeiro de 2018, 11:39 por paulo1974 »

Edhunterpc

  • Visitante
O que acham deste artigo
« Responder #2 em: 12 de Janeiro de 2018, 11:49 »
Caros companheiros,

Hoje ao passar um pouco pelas sites de noticias deparei-me com este artigo. Digam a vossa justisa

http://rr.sapo.pt/noticia/102799/carta-para-motos-de-125cm3-pode-vir-a-ser-obrigatoria?utm_source=rss

"O Governo quer tornar obrigatória a carta de condução para quem conduzir motociclos de 125 cm3 de cilindrada, mesmo que tenha já carta de automóvel, e vai repensar os mecanismos de inspecção das motas."
« Última modificação: 12 de Janeiro de 2018, 11:50 por Edhunterpc »

Rafael Carapinha

  • Visitante
Re: O que acham deste artigo
« Responder #3 em: 12 de Janeiro de 2018, 12:01 »
Desde que saiu um artigo há umas semanas a meu ver mal fundamentado a associar uma subida do número de mortes na estrada com as motas 125cc era esperado uma intervenção deste tipo. Faz me pensar que são notícias encomendadas de maneira a preparar a opinião pública e motociclistas para mais uma espécie de imposto como são as inspecções às motos e obrigatoriedade de carta para 125cc. No fundo todos sabemos que o interesse aqui é arrecadar mais uns euros €

Enviado do meu PRA-LX1 através de Tapatalk
« Última modificação: 12 de Janeiro de 2018, 12:02 por Rafael Carapinha »

Offline JPA

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jul 2010
  • Mensagens: 1211
  • Localidade: Figueira da Foz
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: Governo quer tornar obrigatória carta para motos de 125cm3
« Responder #4 em: 12 de Janeiro de 2018, 12:01 »
Um retrocesso...

O alcance da lei das 125cc de 2009 foi um abrir de portas e horizontes a muitos utilizadores e serviu de boia de salvação para o sector económico das 2 rodas que estava num marasmo exasperante.

E a quantidade de malta que posteriormente tirou a carta, para cilindradas maiores? As escolas de condução ainda hoje agradecem!

Voltar atrás nisto é uma forma encapotada de lançar setas ao eternos malvados do costume... os motociclistas.

Vitimiza-se sempre os do mesmo... ou porque morrem ou matam na estrada!

A forma ardilosa destas noticias é que são do pior que se pode ler...

Como não há ainda inspeções, a conclusão é sempre fatídica para o lado do motociclista...

 _Rolley_ _Rolley_

Kymco Downtown 125i
Suzuki DL 1000 V-STROM


NunoMiguel

  • Visitante
Re: Governo quer tornar obrigatória carta para motos de 125cm3
« Responder #5 em: 12 de Janeiro de 2018, 12:32 »
Vim de manhã para o trabalho a ouvir o ministro.
Relativamente às inspeções, os que me conhecem e leram sabem o que penso, não me vou re-re-repetir.
Quanto ao resto, o que penso: Acho que é tudo um problema político. Enquanto os governos acharem que devem fazer orçamentos de estado à custa de multas e taxas, não há hipótese alguma de evolução. É Intelectualmente desonesto alguém achar que os atropelamentos nas cidades se devem a quem anda a 50 km por hora e não por quem anda a 100 e o que anda a 100 vai continuar andar e o que anda a 50 não atropela ninguém. É só caça a mais multas, nada mais. Quanto à questão das cartas nas 125, em primeiro lugar tenho algumas dúvidas relativamente a retroatividade de uma lei que seria criada agora, à parte disso, se era preciso alimentar os amigos das escolas de condução que já ouvi falarem todos contentes e os amigos das entidades inspectoras mais vale dizê-lo.
Custa-me este país...

nsbarros

  • Visitante
Re: Governo quer tornar obrigatória carta para motos de 125cm3
« Responder #6 em: 12 de Janeiro de 2018, 14:26 »
Ando de 125 há pouco mais de 3 anos. Quando comprei a scooter achei que devia ter umas aulas e gastei (investi?) 90 euros em 5 aulas numa escola de condução. Só se aproveitou o facto de aprender a meter mudanças numa mota, que entretanto desaprendi pois tenho uma scooter!
Aprendi a andar (curvar) de mota a ver vídeos no youtube!!! Lamento mas muito tem de ser mudado nas escolas de condução para a ideia do ministro ter cabimento...
Quanto às estatísticas de acidentes, com números absolutos, também eu posso tirar conclusões rápidas. O ministro esqueceu-se que no ano passado bateu-se um record na venda de motociclos. Com mais motociclos a circularem, é normal que os acidentes com motociclos aumentem. Vou tentar construir uma tabela com o parque de motociclos em cada ano e o respetivo número absoluto de acidentes e depois conversamos. Suspeito que, em termos relativos, a situação até seja simpática para os motociclistas. Depois faço uma atualização a este post.

Offline José Bairrada

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Nov 2011
  • Mensagens: 1882
  • Localidade: Vila Franca De Xira/ ANSIÃO
  • Nunca trates a mota por TU!
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: Governo quer tornar obrigatória carta para motos de 125cm3
« Responder #7 em: 12 de Janeiro de 2018, 14:31 »
Um retrocesso...

O alcance da lei das 125cc de 2009 foi um abrir de portas e horizontes a muitos utilizadores e serviu de boia de salvação para o sector económico das 2 rodas que estava num marasmo exasperante.

E a quantidade de malta que posteriormente tirou a carta, para cilindradas maiores? As escolas de condução ainda hoje agradecem!

Voltar atrás nisto é uma forma encapotada de lançar setas ao eternos malvados do costume... os motociclistas.

Vitimiza-se sempre os do mesmo... ou porque morrem ou matam na estrada!

A forma ardilosa destas noticias é que são do pior que se pode ler...

Como não há ainda inspeções, a conclusão é sempre fatídica para o lado do motociclista...

 _Rolley_ _Rolley_

Exactamente a minha opinião.


Um retrocesso!
Nunca discutas com um idiota que ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

Paulo Coelho

  • Visitante
Re: Governo quer tornar obrigatória carta para motos de 125cm3
« Responder #8 em: 12 de Janeiro de 2018, 14:52 »
Enfim, mais do mesmo...são os políticos que temos e já nada me surpreende. Em vez de se gastar dinheiro em alertar e educar, criam-se represálias, limitações e impostos, porque é isso que dá  dinheiro a esta chulagem.
Esta gente até me dá vómitos _Zang_

Ccarvalho

  • Visitante
Re: Governo quer tornar obrigatória carta para motos de 125cm3
« Responder #9 em: 12 de Janeiro de 2018, 15:55 »
Dados de sinistralidade rodoviária e de venda de motociclos até outubro de 2017:



Fonte: https://www.dn.pt/portugal/interior/bom-tempo-economia-e-velocidade-explicam-mais-sinistralidade-com-motos-9020524.html

fcasimiro

  • Visitante
Re: Governo quer tornar obrigatória carta para motos de 125cm3
« Responder #10 em: 12 de Janeiro de 2018, 16:07 »
Enfim... É o país que temos.
Concordo com a maioria das coisas que aqui foram ditas, pois as 125cc fizeram com que, pessoas como eu, voltassem a entrar no mundo na motas e posteriormente tirasse a carta para poder adquirir uma mota de maior cilindrada.
Quanto aos estudos que demonstram que houve mais acidentes, pode-se verificar que se deve principalmente ao aumento de venda/utilização de motas... Como tal, estarem a apoiar-se neste argumento é muito redutor e simplista... Enfim, desculpas para fazerem o que entendem.

Abraço e bom ano a todos.

Offline ruisimoes

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jul 2017
  • Mensagens: 161
  • Andar e deixar andar, sempre com o vento na cara.
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 350
Re: Governo quer tornar obrigatória carta para motos de 125cm3
« Responder #11 em: 12 de Janeiro de 2018, 16:22 »
Mais um esquema para as "escolas de condução" _Zang_
Para elas ensinarem a conduzir motos nestas seguintes condições que eu assisto todos os dias:
1º Capacete ( certo ) _lool_
2º Colete reflector (certo) _lool_
3º Sem luvas ( errado ) _thumbdown_
4º Sem casaco de protecção ( errado ) _thumbdown_
5º Em magas de camisa ( errado ) _thumbdown_
6º Sem calcado de protecção, senhoras de salto alto, homem com ténis de pano ( errado ) _thumbdown_
7º Andar na estrada a prestar atenção ao intercomunicador do instrutor ( errado ) _thumbdown_
Entre outras coisas mais.
Pergunta isso é ensinar a andar de moto, onde para a segurança activa e passiva no ensino?
Isso é só no livro de código? E na pratica?
Ja tendo a carta esse novo encartado na Categoria de motos ou afins vai por em pratica o que aprendeu nessas ditas escolas e por isso se vê muitos motociclistas em mangas de camisa, sem luvas , em chinelos, calções e mais coisas. _pensador_
Mas quem tem carta B, como eu que ja gastei mais de 600 euros em casaco, capacetes, ando sempre de botas ou calcado protector ( quando ando de moto) e que tem a carta B+D e quase 1 milhão de Km andados em cidade, autoestradas, caminhos de terra batida, e ate em arreia ( sem 4X4 ) esses que em 25 anos so teve 3 acidentes com culpa própria, teve uma 50 cc ( como era novo andava a 90 Km/h, estupidez _thumbdown_),  que gostam de motos mas começam nas 125 cc para irem com calma e terem mais experiência para subirem de cc.
Tem de tirar a carta para isso, vai ser melhor tirar logo a carta e comprar logo uma 600 cc ou uma 750 cc e ir para a rua e fazer o que se vê os motoqueiros a fazer. Vejo mais asneiras nas motos de maior cc do que nas 125 cc com carta só de carro.
Voltamos ao mesmo esquemas da escolas e de certo tipo de gente das duas rodas o que conta é os cc e não o condutor, a muita gente nas motos que, no antigamente eram todos unidos e respeitavam as motos e não os cc, ainda sou do tempo que com a minha 50 cc era cumprimentado por todos os companheiros desde Hondas ate BMW.
Agora com uma 125 cc nem os das 50 cc me dizem nada.
Em vez de andarem com estas guerrinhas todos os Companheiros de 2 rodas deviam era pensar em como apresentar propostas para melhorar a nossa vida de Motociclistas, mas não é melhor ( não neste forum) chamar nomes como imbecis _pensador_ as 125 cc como já vi no facebook deste clube. :(
Companheiros desculpe-me mas como já disse uma vez no facebook deste clube " Não devemos Julgar, sem conhecer a pessoa pessoalmente", desmarco-me desses imbecil das 125 cc, porque não o sou.
Sou sim um amante de duas rodas que antes de andar com uma 400 cc ou 600 cc ( o meu sonho ) tenho que ganhar calo e experiência, que gosta do cheiro, de andar a 70 Km/h ou 80 Km/h a ver o sol nascer, de ver como hoje uma raposa na beira da estrada, de lavar a alma com a chuva e de aprender com todos os companheiros neste forum que me tem ensinado muito ( por isso estou muito agradecido). Mas as vezes fico triste com o que aparece no facebook deste clube porque há gente que só olha para o seu umbigo e as vezes chega a chamar nomes a outros companheiros. Desculpem e se ofendi alguém ou esta mensagem for ofensiva para alguém podem apagar. Sempre disse o que penso e sempre o direi, porque a minha vida é pautada pela sinceridade e honestidade.
Boas curvas e desculpem-me por este desabafo. _pensador_
« Última modificação: 12 de Janeiro de 2018, 16:33 por ruisimoes »
O Vadiagens.

Ccarvalho

  • Visitante
Re: Governo quer tornar obrigatória carta para motos de 125cm3
« Responder #12 em: 12 de Janeiro de 2018, 16:37 »
Mais um esquema para as "escolas de condução" _Zang_
Para elas ensinarem a conduzir motos nestas seguintes condições que eu assisto todos os dias:
1º Capacete ( certo ) _lool_
2º Colete reflector (certo) _lool_
3º Sem luvas ( errado ) _thumbdown_
4º Sem casaco de protecção ( errado ) _thumbdown_
5º Em magas de camisa ( errado ) _thumbdown_
6º Sem calcado de protecção, senhoras de salto alto, homem com ténis de pano ( errado ) _thumbdown_
7º Andar na estrada a prestar atenção ao intercomunicador do instrutor ( errado ) _thumbdown_
Entre outras coisas mais.
Pergunta isso é ensinar a andar de moto, onde para a segurança activa e passiva no ensino?
Isso é só no livro de código? E na pratica?
Ja tendo a carta esse novo encartado na Categoria de motos ou afins vai por em pratica o que aprendeu nessas ditas escolas e por isso se vê muitos motociclistas em mangas de camisa, sem luvas , em chinelos, calções e mais coisas. _pensador_
Mas quem tem carta B, como eu que ja gastei mais de 600 euros em casaco, capacetes, ando sempre de botas ou calcado protector ( quando ando de moto) e que tem a carta B+D e quase 1 milhão de Km andados em cidade, autoestradas, caminhos de terra batida, e ate em arreia ( sem 4X4 ) esses que em 25 anos so teve 3 acidentes com culpa própria, teve uma 50 cc ( como era novo andava a 90 Km/h, estupidez _thumbdown_),  que gostam de motos mas começam nas 125 cc para irem com calma e terem mais experiência para subirem de cc.
Tem de tirar a carta para isso, vai ser melhor tirar logo a carta e comprar logo uma 600 cc ou uma 750 cc e ir para a rua e fazer o que se vê os motoqueiros a fazer. Vejo mais asneiras nas motos de maior cc do que nas 125 cc com carta só de carro.
Voltamos ao mesmo esquemas da escolas e de certo tipo de gente das duas rodas o que conta é os cc e não o condutor, a muita gente nas motos que, no antigamente eram todos unidos e respeitavam as motos e não os cc, ainda sou do tempo que com a minha 50 cc era cumprimentado por todos os companheiros desde Hondas ate BMW.
Agora com uma 125 cc nem os das 50 cc me dizem nada.
Em vez de andarem com estas guerrinhas todos os Companheiros de 2 rodas deviam era pensar em como apresentar propostas para melhorar a nossa vida de Motociclistas, mas não é melhor ( não neste forum) chamar nomes como imbecis _pensador_ as 125 cc como já vi no facebook deste clube. :(
Companheiros desculpe-me mas como já disse uma vez no facebook deste clube " Não devemos Julgar, sem conhecer a pessoa pessoalmente", desmarco-me desses imbecil das 125 cc, porque não o sou.
Sou sim um amante de duas rodas que antes de andar com uma 400 cc ou 600 cc ( o meu sonho ) tenho que ganhar calo e experiência que gosta do cheiro de andar a 70 Km/h ou 80 Km/h a ver o sol nascer, de ver como hoje uma raposa na beira da estrada, de lavar a alma com a chuva e de aprender com todos os companheiros neste forum que me tem ensinado muito ( por isso estou muito agradecido). Mas as vezes fico triste com o que aparece no facebook deste clube porque há gente que só olha para o seu umbigo e as vezes chega a chamar nomes a outros companheiros. Desculpem e se ofendi alguém ou esta mensagem for ofensiva para alguém podem apagar. Sempre disse o que penso e sempre o direi, porque a minha vida é pautada pela sinceridade e honestidade.
Boas curvas e desculpem-me por este desabafo. _pensador_

Companheiro, concordo com praticamente tudo quanto disseste, também eu comecei numa 125cc com carta cat. B e dez meses depois tinha a carta de mota tirada. Hoje, mais de dois anos volvidos, a andar praticamente todos os dias numa 400cc, sei muito mais do que sabia na altura e não foi por ter tirado a carta, mas sim pelos kms percorridos. Mas nas 125cc, tal como nas cilindradas maiores, tal como nos enlatados (ui... _policia_) ou em pesados, de mercadorias ou de passageiros, há imbecis. E grandes! Não podemos nem devemos é avaliar uma parte como um todo!

Pessoalmente não me senti atingido nem pelo comentário do companheiro do Facebook nem pela tua mensagem.

Continuação de boas curvas. _pol_ _pol_

Offline ruisimoes

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jul 2017
  • Mensagens: 161
  • Andar e deixar andar, sempre com o vento na cara.
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 350
Re: Governo quer tornar obrigatória carta para motos de 125cm3
« Responder #13 em: 12 de Janeiro de 2018, 16:51 »
Companheiro, concordo com praticamente tudo quanto disseste, também eu comecei numa 125cc com carta cat. B e dez meses depois tinha a carta de mota tirada. Hoje, mais de dois anos volvidos, a andar praticamente todos os dias numa 400cc, sei muito mais do que sabia na altura e não foi por ter tirado a carta, mas sim pelos kms percorridos. Mas nas 125cc, tal como nas cilindradas maiores, tal como nos enlatados (ui... _policia_) ou em pesados, de mercadorias ou de passageiros, há imbecis. E grandes! Não podemos nem devemos é avaliar uma parte como um todo!

Pessoalmente não me senti atingido nem pelo comentário do companheiro do Facebook nem pela tua mensagem.

Continuação de boas curvas. _pol_ _pol_
Obrigado mas isto é o acumular de coisas que vi esta semana com "pessoal das motos" sempre a facilitar e poucos agradecimentos e depois facebook, só da vontade de dizer muitas coisas que vejo do "pessoal das motos" que estou sempre a tentar defender perante o publico que levo dentro do autocarro, e olha grandes asneiras mesmo. Mas obrigado pelas tuas palavras. _lool_ _pensador_
O Vadiagens.

Offline T. Elório

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jan 2014
  • Mensagens: 563
  • Localidade: Ponte da Bica - Ramada - Odivelas
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 125 ABS
Re: Governo quer tornar obrigatória carta para motos de 125cm3
« Responder #14 em: 12 de Janeiro de 2018, 17:19 »
Eis o que penso...... não tendo carta de mota.

1º - É por estas e por outras que somos um país antiquado.
2º - Ao fim deste tempo todo é que se lembraram que se calhar é melhor o pessoal ir tirar a carta de mota para poder conduzir uma 125.
3º - Qualquer dia temos de tirar a carta para andar de bicicleta.
4º - O pessoal das escolas de condução já estão a esfregar as mãos.
5º - O pessoal que não tem carta vai começar a fazer barulho.
6º - O pessoal dos stands também não vão gostar pois o que se vende mais são 125 e muitas pessoas não vão querer tirar a carta e em boa da verdade as 125 são um excelente meio de transporte que, como a mim, veio facilitar muito a vida.

Como em tudo uns são a favor outros são contra, uns ficam a chorar outros a rir, eu só tenho pena de viver num país que não sabe e não que evoluir.

Cumprimentos  _convivio_
HONDA P......ão C......om X......óriço
HONDA FORZA 125 ABS...... JÁ RODA

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: Governo quer tornar obrigatória carta para motos de 125cm3
« Responder #15 em: 12 de Janeiro de 2018, 17:46 »
Infelizmente temos um governo que abana como as canas, inclinando-se conforme o vento que sopra.
Já há muito que se percebia que existia algum tipo de acordo de principio para colocar estas medidas, mas como o governo tinha medo da reacção os agentes do sector começaram uma campanha nos jornais para facilitar a decisão do governo.

Agora falta a reacção dos vendedores de motociclos e dos motociclistas. Veremos se têm força para alterar as coisas ( com este governo não é difícil)

Apesar de eu ter carta A, como motociclista sinto-me ultrajado com esta campanha, e a primeira baixa é que deixo de comprar o Expresso, porque foi onde estas noticias mais deram nas vistas.

http://expresso.sapo.pt/sociedade/2017-12-25-Conduzir-motos-com-carta-de-ligeiros-abre-caminho-ao-aumento-de-mortes

Já agora deixo sem comentários uma outra noticia do mesmo jornal e do mesmo ano (março) Será que em 9 meses passamos de estrelas a m*"#/*?
http://expresso.sapo.pt/sociedade/2017-03-28-Mortes-na-estrada.-Surpresa-Portugal-e-uma-das-estrelas-da-Europa
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

NunoFRocha

  • Visitante
Re: Governo quer tornar obrigatória carta para motos de 125cm3
« Responder #16 em: 12 de Janeiro de 2018, 17:50 »
Ora muito bem, já que fui eu quem partilhou a noticia, deixo a minha opinião

Contra mim falando, porque tirei partido isso, sinceramente nunca percebi muito bem esta facilidade de permitir alguem conduzir uma moto, só porque tem carta de automóvel.

Seja 125, 250, 500 ou qualquer outra cilindrada acho que pelo menos umas aulas de condução para conhecer como a moto reage, como curvar e que cuidados se deve ter, acho que nunca seria negativo para quem começa neste mundo.

Eu felizmente, não tive dificuldades, talvez por saber andar de bicicleta, a noção de equilíbrio e como curvar já me estava inato. Mas reconheço que devo ter feito muitas asneiras no inicio e como já disseram aqui, a experiência, que se traduz em Kms, ajuda muito.

Claro que existem erros na forma de ensinar, mas isso acontece em todo lado, seja nas motos, nos automóveis ou qualquer outra coisa. Nem sempre é fácil ensinar, nem sempre é fácil aprender.

Lembro-me de ter encontrado à porta de um stand um rapaz que nunca tinha pegado numa moto e mal comprou a moto foi pela rua fora... fará isto sentido?

Claro que existem interesses por trás de tudo isto, claro que nunca iríamos ter uma solução que fosse agradar a todos.

O que me parece certo é que as 125 deverão estar condenadas no futuro. O aumento de outras cilindradas na estrada vai ser enorme, porque alguem com carta dificilmente irá optar por uma opção como uma 125 se tiver oportunidade de algo com mais cilindrada.

Acredito que não irá haver efeitos retroactivos desta lei, caso contrario seria impossível às escolas de condução dar resposta a todas as 125 que andam por ai.



« Última modificação: 15 de Janeiro de 2018, 15:49 por NunoFRocha »

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: Governo quer tornar obrigatória carta para motos de 125cm3
« Responder #17 em: 12 de Janeiro de 2018, 17:57 »
Ora muito bem, já que fui eu quem partilhou a noticia, deixo a minha opinião

Contra mim falando, porque tirei partido isso, sinceramente nunca percebi muito bem esta facilidade de permitir alguem conduzir uma moto, só porque tem carta de automóvel.

Seja 125, 250, 500 ou qualquer outra cilindrada acho que pelo menos umas aulas de condução para conhecer como a moto reage, como curvar e que cuidados se deve ter, acho que nunca seria negativo para quem começa neste mundo.

Eu felizmente, não tive dificuldades, talvez por saber andar de bicicleta, a noção de equilíbrio e como curvar já me estava inato. Mas reconheço que devo ter feito muitas asneiras no inicio e como já disseram aqui, a experiência, que se traduz em Kms, ajuda muito.

Claro que existem erros na forma de ensinar, mas isso acontece em todo lado, seja nas motos, nos automóveis ou qualquer outra coisa. Nem sempre é fácil ensinar, nem sempre é fácil aprender.

Lembro-me de ter encontrado à porta de um stand um rapaz que nunca tinha pegado numa moto e mal comprou a moto foi pela rua fora... fará isto sentido?

Claro que existem interesses por trás de tudo isto, claro que nunca iríamos ter uma solução que fosse agradar a todos.

O que me parece certo é que as 125 deveram estar condenadas no futuro. O aumento de outras cilindradas na estrada vai ser enorme, porque alguem com carta dificilmente irá optar por uma opção como uma 125 se tiver oportunidade de algo com mais cilindrada.

Acredito que não irá haver efeitos retroactivos desta lei, caso contrario seria impossível às escolas de condução dar resposta a todas as 125 que andam por ai.

Como já escrevi noutro lado, não encontrei em nenhum lugar indicação que o aumento de acidentes se deve a indivíduos sem carta de mota. Aliás nem vi em lado nenhum que os acidentes de mota tinham como responsável o motociclista.
Alegadamente deve-se a excesso de velocidade, uma 125 dá pouco mais de 100 km/h , é verdade que a essa velocidade já se morre, mas a probabilidade de acidentes fatais aumenta com a velocidade que só motas bem mais potentes conseguem dar.
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Offline ruisimoes

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jul 2017
  • Mensagens: 161
  • Andar e deixar andar, sempre com o vento na cara.
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 350
Re: Governo quer tornar obrigatória carta para motos de 125cm3
« Responder #18 em: 12 de Janeiro de 2018, 18:49 »
Como já escrevi noutro lado, não encontrei em nenhum lugar indicação que o aumento de acidentes se deve a indivíduos sem carta de mota. Aliás nem vi em lado nenhum que os acidentes de mota tinham como responsável o motociclista.
Alegadamente deve-se a excesso de velocidade, uma 125 dá pouco mais de 100 km/h , é verdade que a essa velocidade já se morre, mas a probabilidade de acidentes fatais aumenta com a velocidade que só motas bem mais potentes conseguem dar.
Tem razão, e porque se pode andar de moto sem protecção ( Casaco, e luvas no mínimo )?
Isso sim era mexer a serio na segurança. Calcado adequado, casaco com protecções, Luvas. Mas nisso não mexem.
Devia ser obrigatório para todas as cc, ate para a bicicletas, essas mais umas coisas como matriculas, e seguro, luzes, coletes reflectores, também andam nas estradas e tem regalias mas as obrigações não existem nem o código da estrada.
O Vadiagens.

CarlaLopes

  • Visitante
Re: Governo quer tornar obrigatória carta para motos de 125cm3
« Responder #19 em: 12 de Janeiro de 2018, 19:42 »
No meio disto tudo, eu quero é ver a malta que comprou 125cc as  conseguir vender. Pois se forem tirar a carta, mas cedo ou mais tarde vão querer subir de cilindrada.
Para além de não as conseguirem vender ao público geral,  nas retoma nos stands vão ter de se contentar com um valor de retoma bem inferior.

Offline atafiop

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Mar 2017
  • Mensagens: 33
  • Localidade: Aveiro
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: X-Max 125
Re: Governo quer tornar obrigatória carta para motos de 125cm3
« Responder #20 em: 12 de Janeiro de 2018, 21:11 »
Ora muito bem, já que fui eu quem partilhou a noticia, deixo a minha opinião

Contra mim falando, porque tirei partido isso, sinceramente nunca percebi muito bem esta facilidade de permitir alguem conduzir uma moto, só porque tem carta de automóvel.

Seja 125, 250, 500 ou qualquer outra cilindrada acho que pelo menos umas aulas de condução para conhecer como a moto reage, como curvar e que cuidados se deve ter, acho que nunca seria negativo para quem começa neste mundo.

Eu felizmente, não tive dificuldades, talvez por saber andar de bicicleta, a noção de equilíbrio e como curvar já me estava inato. Mas reconheço que devo ter feito muitas asneiras no inicio e como já disseram aqui, a experiência, que se traduz em Kms, ajuda muito.

Claro que existem erros na forma de ensinar, mas isso acontece em todo lado, seja nas motos, nos automóveis ou qualquer outra coisa. Nem sempre é fácil ensinar, nem sempre é fácil aprender.

Lembro-me de ter encontrado à porta de um stand um rapaz que nunca tinha pegado numa moto e mal comprou a moto foi pela rua fora... fará isto sentido?

Claro que existem interesses por trás de tudo isto, claro que nunca iríamos ter uma solução que fosse agradar a todos.

O que me parece certo é que as 125 deveram estar condenadas no futuro. O aumento de outras cilindradas na estrada vai ser enorme, porque alguem com carta dificilmente irá optar por uma opção como uma 125 se tiver oportunidade de algo com mais cilindrada.

Acredito que não irá haver efeitos retroactivos desta lei, caso contrario seria impossível às escolas de condução dar resposta a todas as 125 que andam por ai.

Opinião lúcida. Eu também sou um desses que foi para a 125 cc já com as noções básicas de condução em duas rodas (bicicleta e andei perto de um ano com uma 50 cc). O meio que seria melhor era abrirem uma categoria especial para as 125 cc. Pagar muito menos pela carta de moto (neste caso, que habilita-se a conduzir 125 cc). Como estão a propor não faz sentido. A carta de moto ainda deve rondar os 300 euros não?

Pedro_32

  • Visitante
Re: Governo quer tornar obrigatória carta para motos de 125cm3
« Responder #21 em: 12 de Janeiro de 2018, 21:16 »
eu tenho  A1 averbada na minha carta, vamos ser obrigados a renovar a carta para ser retirado esse averbamento?

NunoMiguel

  • Visitante
Re: Governo quer tornar obrigatória carta para motos de 125cm3
« Responder #22 em: 12 de Janeiro de 2018, 22:33 »
Continuo a duvidar da possibilidade de uma lei deste género ter efeitos retroativos. Se eu tenho uma 125, estou habilitado a conduzi-la, sou por exemplo incalapaz de tirar a carta o que é que faço fico com a mota? não faz sentido

A única coisa que faz sentido para esta gente são os €€€

Offline omcj

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2013
  • Mensagens: 2525
  • Localidade: Queluz
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: XJ600N
Re: Governo quer tornar obrigatória carta para motos de 125cm3
« Responder #23 em: 12 de Janeiro de 2018, 22:41 »
Continuo a duvidar da possibilidade de uma lei deste género ter efeitos retroativos. Se eu tenho uma 125, estou habilitado a conduzi-la, sou por exemplo incalapaz de tirar a carta o que é que faço fico com a mota? não faz sentido

A única coisa que faz sentido para esta gente são os €€€

Claro que não vai ser assim, se a lei for para a frente é só a partir de uma certa data é que vai ser obrigatório como todas as leis que tem saido, tudo vai depender da data da carta

Nuno23

  • Visitante
Re: Governo quer tornar obrigatória carta para motos de 125cm3
« Responder #24 em: 12 de Janeiro de 2018, 22:45 »
so tenho uma palavra VERGONHA milhares de pessoas como eu que investi numa 125 pelo facto de nao ter de ir tirar a carta se isto for para a frente sinto me enganado so tachadas!!!