Olá e bem vindo.
Também não percebo nada de mecânica e deves ter isso em conta, juntando ao que o companheiro filipecduarte já disse, se me permites:
Parto do principio que a compra será efetuada a particular:
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1º Livro de revisões. Como está? Foi à oficina da marca até quando? Ainda vai? Ver os carimbos e o que foi realizado na máquina. Foi intervencionada pelo dono? Então falando com ele o que é que ele mudou atendendo ao que o manual do fabricante estipula para a manutenção da máquina.
2º Estado geral dos pneus e o seu desgaste. Se estiverem muito desgastados, com este tempo de Inverno terás que investir em sapatos novos.
3º Luzes. Se têm daquelas xpto, ter atenção que os senhores agentes da autoridade costumam perguntar por isso nas paragens auto-stop. Luzes de travagem, água/humidade dentro dos faróis ou dentro do tablier.
4º O motor está babado? A máquina dorme na rua ou em garagem? Ver sinais de sujidade no local onde costuma estar.
5º Pedir para ligar a máquina a frio. Por exemplo combinar um dia em que se possa ir junto da máquina para ligar a máquina pela primeira vez.
6º Dar uma volta, ver se existem vibrações no guiador (tremer), pode ser pneus ou suspensão.
7º Já que falamos em suspensão, ver se existem sinais de danos por pancadas (quedas).
8º Interior da mala. Riscado ou sujo revela sinal que não foi bem tratada. Existe uma diferença entre os riscos de uso normal e um uso desleixado.
Existiram mais alguns pontos e com certeza que numa pesquisa encontrarás mais algumas dicas ou algum companheiro mais experiente poderá dar mais umas dicas.
Boas escolhas.