Autor Tópico: ajuda em inspeccionar scooter usada  (Lida 2150 vezes)

paulo1974

  • Visitante
ajuda em inspeccionar scooter usada
« em: 10 de Janeiro de 2018, 11:48 »
bom dia
gostaria de ter uma opinião experiente quando fosse verificar uma mota usada. nao conheço nenhum mecânico de confiança, nao percebo de mecânica. Alguém me pode indicar um que seja barato para ver uma mota usada visto que os € estao contados.
Se nao percebessem de mecanica como agiriam para verificar uma scooter? marcariam uma revisao? uma inspecção? e que se a scooter tiver gato serei eu a pagar a revisao. e isso ja me aconteceu com um carro e como sou um tipo de palavra e honro os compromissos ate hoje nao deixei o carro na oficina e para o dono (intrujao) o fosse levantar e pagar a conta, embora me apetece-se muito.
obrigado

Offline filipecduarte

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Dez 2016
  • Mensagens: 103
  • Localidade: Cascais
  • Marca: Kymco
  • Modelo: Downtown 300i ABS
Re: ajuda em inspeccionar scooter usada
« Responder #1 em: 10 de Janeiro de 2018, 12:38 »
A minha ultima compra correu um pouco mal.
Deixa ver se te posso ajudar com os meus erros.

Tenta escolher mota com pouco km e de garagem, vês isso pelos plásticos ressequidos ou partidos.
Não confies quando te dizem que sempre assistida na marca. Normalmente quem faz em casa é mais cuidadoso.
Vê pneus, idade e rasto.
Dá uma volta e vê se está direita e alinhada.
Motor com trabalhar certo e a puxar bem.

Pergunta quando mudou correia e quando tem que mudar outra vez.
E um pouco de sorte e apanhar um vendedor honesto que não te esconda se teve alguma queda.
Honda CB250 - Honda NTV650 - Suzuki Burgman UH200 - Kymco Downtown 300i ABS

JViegas

  • Visitante
Re: ajuda em inspeccionar scooter usada
« Responder #2 em: 10 de Janeiro de 2018, 12:43 »
Olá e bem vindo.

Também não percebo nada de mecânica e deves ter isso em conta, juntando ao que o companheiro filipecduarte já disse, se me permites:

Parto do principio que a compra será efetuada a particular:

Logo...

1º Livro de revisões. Como está? Foi à oficina da marca até quando? Ainda vai? Ver os carimbos e o que foi realizado na máquina. Foi intervencionada pelo dono? Então falando com ele o que é que ele mudou atendendo ao que o manual do fabricante estipula para a manutenção da máquina.

2º Estado geral dos pneus e o seu desgaste. Se estiverem muito desgastados, com este tempo de Inverno terás que investir em sapatos novos.

3º Luzes. Se têm daquelas xpto, ter atenção que os senhores agentes da autoridade costumam perguntar por isso nas paragens auto-stop. Luzes de travagem, água/humidade dentro dos faróis ou dentro do tablier.

4º O motor está babado? A máquina dorme na rua ou em garagem? Ver sinais de sujidade no local onde costuma estar.

5º Pedir para ligar a máquina a frio. Por exemplo combinar um dia em que se possa ir junto da máquina para ligar a máquina pela primeira vez.

6º Dar uma volta, ver se existem vibrações no guiador (tremer), pode ser pneus ou suspensão.

7º Já que falamos em suspensão, ver se existem sinais de danos por pancadas (quedas).

8º Interior da mala. Riscado ou sujo revela sinal que não foi bem tratada. Existe uma diferença entre os riscos de uso normal e um uso desleixado.

Existiram mais alguns pontos e com certeza que numa pesquisa encontrarás mais algumas dicas ou algum companheiro mais experiente poderá dar mais umas dicas.

Boas escolhas.



Offline mpaneves

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 4344
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
Re: ajuda em inspeccionar scooter usada
« Responder #3 em: 10 de Janeiro de 2018, 12:53 »
Já está tudo dito
Eu por exemplo,não ia a marca fazer revisões da minha xcity 125 mas tenho tudo feito e assinado no livro,faço o mesmo nos carros,o vendedor publicou isso a quando da venda .
Além do referido ,eu via o estado do óleo na vareta ,filtro de ar e respiradores do motor.
Boa escolha.
casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves