Autor Tópico: Em busca de sarilhos, compra de scooter  (Lida 12574 vezes)

Santos

  • Visitante
Em busca de sarilhos, compra de scooter
« em: 26 de Dezembro de 2017, 14:00 »
Boas companheiros,

Andei 5 anos a adiar a compra de mota devido a "problemas" familiares mas acho que é desta... Ando à procura de uma mota _lool_

A ideia passa por uma scooter, devido ao espaço de arrumação que tem debaixo do banco, apenas e só. Tudo o resto está fora da equação.

O meu percurso é literalmente Ic-19 e 2a circular, 28km dos 36km diários. É feito a horas de ponta, por volta das 8:30/9:00 e as 18:30/19:00 por isso apanho o transito todo paradinho.

Nunca tive mota, e não conduzo mota há 1 ano e uns meses por isso a experiência é quase 0. Tenho carta desde Janeiro de 2016(A2).

É na escolha que preciso da vossa ajuda, os modelos que gosto mais e que cabem no orçamento são:
-Honda pcx(de longe a preferida)
-Sym jet-14 (seria a escolha sem pestanejar se o deposito não fosse debaixo do banco)
-sym symphnony (mesmo problema da de cima)

Acho que são apenas estas três, o orçamento são 2100/2300€, o resto é para seguros e manutenção pós compra.

Estou muito, mesmo muito indeciso entre a pcx pré e a pós 2014, gosto muito mais do modelo mais recente mas aparecem bons(poucos) negócos de motas de 2011/2012.

É para comprar o mais tardar até ao fim de fevereiro se não acontecer nenhum percalço até la.

P.S - economia é importante mas nestes modelos a diferença é pouca.

Cumprimentos e obrigado.
Boas curvas

NunoMiguel

  • Visitante
Re: Em busca de sarilhos, compra de scooter
« Responder #1 em: 26 de Dezembro de 2017, 14:25 »
Não faz sentido comprar a PCX do modelo anterior. Só por motivos económicos mesmo...

Santos

  • Visitante
Re: Em busca de sarilhos, compra de scooter
« Responder #2 em: 26 de Dezembro de 2017, 15:31 »
Obrigado pela resposta.

Também acho que não, as melhorias são mais que muitas, só os faróis em LED e a autonomia são quase "deal break" mas como tudo na vida, não trabalho, estudo, vivo da mesada, que apesar de ser boa custa a poupar. E devido ao tipo de percurso, e não só o vidro alto e uma top case são indispensáveis. Mas isso é o menos.

Tenho apanhado alguns bons negócios, mas tenho de aguardar mais um mês.

Apesar de fazer sentido, gostaria de andar com a namorada, não pondero as maxiscooters mesmo pela economia, mas +1l/100km faz muita diferença e o proveito que ia ter(pendura) era muito pouco. Mas ganhava em conforto, segurança e espaço.

Mas fala alguém que não tem experiência, daí pedir opiniões

« Última modificação: 26 de Dezembro de 2017, 15:32 por Santos »

Offline motociclista

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jun 2012
  • Mensagens: 150
  • Localidade: Santarém
  • JAFERREIRA
  • Marca: SUZUKI
  • Modelo: AN650 BURGMAN EXC/2019
Re: Em busca de sarilhos, compra de scooter
« Responder #3 em: 26 de Dezembro de 2017, 15:36 »
Obrigado pela resposta.

Também acho que não, as melhorias são mais que muitas, só os faróis em LED e a autonomia são quase "deal break" mas como tudo na vida, não trabalho, estudo, vivo da mesada, que apesar de ser boa custa a poupar. E devido ao tipo de percurso, e não só o vidro alto e uma top case são indispensáveis. Mas isso é o menos.

Tenho apanhado alguns bons negócios, mas tenho de aguardar mais um mês.

Apesar de fazer sentido, gostaria de andar com a namorada, não pondero as maxiscooters mesmo pela economia, mas +1l/100km faz muita diferença e o proveito que ia ter(pendura) era muito pouco. Mas ganhava em conforto, segurança e espaço.


               No Standvirtual, tens lá uma PCX de 2016 com 3300 kms por 2100 EUR. Está num stand em Aveiro a um bom preço.

Mas fala alguém que não tem experiência, daí pedir opiniões
José António Ferreira

Offline ruicosta

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jun 2017
  • Mensagens: 591
  • Localidade: Tomar
  • Procura-se kit de unhas...
  • Marca: Sym
  • Modelo: GTS 125 EVO
Re: Em busca de sarilhos, compra de scooter
« Responder #4 em: 26 de Dezembro de 2017, 16:18 »
Não deixe de ponderar a Sym GTS 125. Eu andei indeciso entre a PCX e a Sym GTS. Acabei por ir para a Sym. Pareceu-me mais confortável e com outra estrutura para fazer estrada. Tendo ainda o bónus de ter um espaço de arrumação por baixo do banco superior ao da PCX.
Se tivesse uma PCX já tinha sido obrigado a comprar a top case.

Não deixe de experimentar a Sym GTS. Agora na época de inverno costumam aparecer bons negócios.

Enviado do meu RAINBOW 4G através do Tapatalk


Santos

  • Visitante
Re: Em busca de sarilhos, compra de scooter
« Responder #5 em: 26 de Dezembro de 2017, 16:31 »
@motociclista, já vi esse negócio mas Aveiro fica muito longe, deixa de compensar.

@ruicosta, sem dúvida que a GTS é excelente, mas o litro que gasta a mais transformam se em 20/25€(dependendo dos km) a mais ao fim do mês, os pneus também são ligeiramente mais caros, é tudo ligeiramente mais caro. Mas o que me faz mesmo por um pouco de lado esta opção é ser carburador, para as 125i já passa do orçamento.

Nem falo em manutenção porque essa é só o preço das peças, que não deve diferir muito.

Offline Carlujo

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Mai 2010
  • Mensagens: 1217
  • Localidade: São Marcos - Cacém
  • Membro CPM nº 271
  • Marca: Voge
  • Modelo: SR4 Max
SYM GTS 125 Evo - 0 km (15/05/2010) até 48.627 Kms. (23/09/2014) Deixou saudades...
Maxsym 400i - 6.155 kms (23/09/2014) até 72.853 kms (21/04/2023)
Voge SR4 Max - 0 kms (16/06/2023) até...

Santos

  • Visitante
Re: Em busca de sarilhos, compra de scooter
« Responder #7 em: 26 de Dezembro de 2017, 17:19 »
A n max e a pcx são de longe as preferidas. Nunca conduzi a n max, apenas a pcx mas calculo que sejam semelhantes mas com ligeira vantagem para a yamaha. é pena que fujam bastante do orçamento.

A majesty conheci a mas por acaso nunca me lembrei de a pesquisar _pensador_ é uma boa opção sem dúvida. A beleza é que deve ter ficado no estirador enquanto a mota avançou para a produção, mas isso é relativo...

scarreira

  • Visitante
Re: Em busca de sarilhos, compra de scooter
« Responder #8 em: 26 de Dezembro de 2017, 22:59 »
Aveiro nao fica longe é uma questao de é bom negocio ou nao... eu so posso falar da pcx... posso dizer k na minha digo as desvantagens é o pouco espaço debaixo do banco, e julgo k o abs nela seria uma grande vantagem, modelo apos 2014, tudo em led e com isqueiro... com deposito de 8,3lts bem apertados tens grandes diferencas... ja fiz 300kms de media mas tb ja fiz por duas vezes 425km com deposito cheio e com a reserva piscar à mt... por isso tudo depende das maozinhas...a nmax nao conheco, mas se é para furar transitoacho k nestes 2 modelos ficas bem servido, e tens algumas em mercado _lol_

Santos

  • Visitante
Re: Em busca de sarilhos, compra de scooter
« Responder #9 em: 26 de Dezembro de 2017, 23:59 »
Nesta ordem de preços a deslocação pode não fazer sentido. Pode compensar mas neste caso duvido, já vi algumas por Lisboa e arredores a preços também simpáticos

Aqui a questão é um pouco racional vs "emocional", adoro a pcx e a nmax mas até que pouco fará sentido dar mais 300 ou 400€ a mais em relação a uma chinesa equivalente?

Não referi em cima mas a Symphony, a agility city, a jet 14 são tudo propostas boas e para estas o esforço seria mínimo.

Mas ainda tenho tempo, vou reunindo informação e tentar agradar a "todos" os meus caprichos

Offline marb

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jun 2013
  • Mensagens: 1199
  • Localidade: Santarém
  • Marca: BMW
  • Modelo: R1200 GS
Re: Em busca de sarilhos, compra de scooter
« Responder #10 em: 27 de Dezembro de 2017, 00:58 »
Por mim a PCX sem dúvida nenhuma, pois já tive uma e conheço-a bem. Para além disso é a que gasta menos entre as 3. Quanto ao modelo antes de 2014, não aconselho pois houve muitas melhorias entretanto.

Porque não uma nova? Continua em vigor a campanha 0% de juros. Aquilo que poupas por mês com ela, talvez dê para pagar a prestação ou parte dela e para além disso, novo é novo, tens garantia (por mais 125 euros podes ter direito a + 2 anos extra) e é uma scooter que perde pouco valor comercial!

Pensa bem!

http://www.honda.pt/motorcycles/range/scooter/pcx-2015/offers/PCX_dezembro_17.html
10/2011-Honda Vision 110 (3600 km), 04/2012-Yamaha XMax 125A (8700 km), 07/2013-Yamaha XMax 250A (10000 km), 07/2014 Honda NC750D (18700 km),03/2016-Honda PCX 125 (8000 km), 04/2017-Honda CB500X (13400 km), 05/2018-Honda CBR650F (7170 km), 09/2018-BMW R1200 GS

Santos

  • Visitante
Re: Em busca de sarilhos, compra de scooter
« Responder #11 em: 27 de Dezembro de 2017, 01:40 »
Boas marb,

Pensei em nova sim, mas quero ainda ficar com um pé de meia, e como disse ainda recebo mesada, que apesar de boa não estica. Além disso os meus pais não apoiam esta decisão e sobra para mim.

O máximo que posso dar são os 2100/2300€, tenho ainda de contar com os dolorosos 200€ de seguro, posso encontrar mais barato mas com 21 anos e sem nenhum seguro em meu nome não é facil.

Está tudo orientado para uma pcx de 2015/2016, mas tudo se decedirá na altura da compra. Uma das coisas que me faz olhar para a pcx com outros olhos é aquilo que referes, parece que não desvalorizam, o que pode ser bom daqui a 3 anos quando já não precisar de uma mota tão económica.

Tenho de ver se arranjo um tempinho para ir fazer um test drivers ao novo modelo, só porque sim

Offline mpaneves

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 4331
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
Re: Em busca de sarilhos, compra de scooter
« Responder #12 em: 27 de Dezembro de 2017, 08:05 »
Eu ia para uma nmax ,das que indicas tem mais fôlego em estrada ,pois não vai tardar que não seja só casa trabalho
casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves

Ccarvalho

  • Visitante
Re: Em busca de sarilhos, compra de scooter
« Responder #13 em: 27 de Dezembro de 2017, 08:39 »
Espero que tenhas um segundo budget para o equipamento, capacete, blusão e luvas, que rondará no mínimo uns € 300,00.
Para o percurso que vais fazer eu pessoalmente preferia algo mais encorpado, como uma Sym GTS ou uma Kymco Downtown, mas o que recomendo é que não compres nada sem experimentar antes.
Quanto ao seguro, contacta o nosso parceiro João Mata, tem boas condições para quem começa.

Boas curvas.
« Última modificação: 27 de Dezembro de 2017, 08:41 por Ccarvalho »

scarreira

  • Visitante
Re: Em busca de sarilhos, compra de scooter
« Responder #14 em: 27 de Dezembro de 2017, 09:39 »
tenho ainda de contar com os dolorosos 200€ de seguro, posso encontrar mais barato mas com 21 anos e sem nenhum seguro em meu nome não é facil.

já fizeste simulação?
já experimentaste a correctora de seguros que tem parceria com o cpm? (podes poupar alguns €€€)

http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php/topic,24097.msg90023115.html#msg90023115

de qualquer modo aconselho a ires a 2 ou 3 companhias pedir simulação, podes ter vantagem... eu fiquei melhor, mas pelo preço que apresentas acho que já tiras vantagem com parceria cpm... analisa bem o mercado... podes vir a ter bons preços  :)) :))

só mais uma dica, em caso de compra a particular/stand...pagamento por transferência bancária/cheque nada de dinheiro vivo...  _Rolley_ _Rolley_

Offline marb

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jun 2013
  • Mensagens: 1199
  • Localidade: Santarém
  • Marca: BMW
  • Modelo: R1200 GS
Re: Em busca de sarilhos, compra de scooter
« Responder #15 em: 27 de Dezembro de 2017, 10:00 »
Boas marb,

Pensei em nova sim, mas quero ainda ficar com um pé de meia, e como disse ainda recebo mesada, que apesar de boa não estica. Além disso os meus pais não apoiam esta decisão e sobra para mim.

O máximo que posso dar são os 2100/2300€, tenho ainda de contar com os dolorosos 200€ de seguro, posso encontrar mais barato mas com 21 anos e sem nenhum seguro em meu nome não é facil.

Está tudo orientado para uma pcx de 2015/2016, mas tudo se decedirá na altura da compra. Uma das coisas que me faz olhar para a pcx com outros olhos é aquilo que referes, parece que não desvalorizam, o que pode ser bom daqui a 3 anos quando já não precisar de uma mota tão económica.

Tenho de ver se arranjo um tempinho para ir fazer um test drivers ao novo modelo, só porque sim

Tal como disse o companheiro CCarvalho, é bom resevar alguns €€€ para um capacete, um blusão e luvas (obrigatório), calças e botas (quase obrigatório).

Quanto ao seguro, a idade talvez seja um problema mas acho o valor um pouco alto. Eu com a CB500X com danos próprios por cerca de 160 €/ano! Tenho o seguro no ACP!
10/2011-Honda Vision 110 (3600 km), 04/2012-Yamaha XMax 125A (8700 km), 07/2013-Yamaha XMax 250A (10000 km), 07/2014 Honda NC750D (18700 km),03/2016-Honda PCX 125 (8000 km), 04/2017-Honda CB500X (13400 km), 05/2018-Honda CBR650F (7170 km), 09/2018-BMW R1200 GS

Santos

  • Visitante
Re: Em busca de sarilhos, compra de scooter
« Responder #16 em: 27 de Dezembro de 2017, 10:04 »
@mpaneves já me limitei às 125cc por isso mesmo, para além de que o tempo para passeios não será assim tanto

Já agora, bons vídeos que tens no YouTube ;)

@Ccarvalho isso já tenho dos tempos da carta, mas é sempre bom relembrar

@scarreira, obrigado pelo lembrete, em tempos já andei por aqui e tinha visto isso mas esqueci me completamente. É sem dúvida muito bom

JViegas

  • Visitante
Re: Em busca de sarilhos, compra de scooter
« Responder #17 em: 27 de Dezembro de 2017, 10:51 »
Bem vindo ao fórum e ao mundo das maxiscooters.

A PCX é de facto uma boa opção para um uso citadino e diário. A NMAX tem ABS, algo que na minha modesta opinião deve ser tido em conta.

Mas nem sempre o dinheiro chega não é?

Deves considerar as opções que tens, mas acima de tudo deves tentar experimentar, nem que seja sentar em cima delas.

Se vais fazer uso da máquina todos os dias, deverás ter em conta diferentes fatores, um deles é como te sentes a conduzir a máquina. Para mim a PCX é uma máquina excelente, mas não dá para  mim: sou alto, pelo que não me sinto confortável nela.

Tal como te referiram o equipamento é essencial. Faz as contas bem, as chuvas ainda não chegaram "em força", o frio esse anda por aí, pelo que para além de economia nas tuas deslocações mas sim algum conforto.

Boas escolhas.




Santos

  • Visitante
Re: Em busca de sarilhos, compra de scooter
« Responder #18 em: 27 de Dezembro de 2017, 11:08 »
Conduzi a pcx há um ano atrás, gostei muito, também só sentei o rabo na g 125 da escola de condução por isso não estou por dentro do que é confortável numa mota. Também não levo isso em conta porque é para deslocações de no max 30min.

Quanto ao equipamento está tudo encaminhado, o que me preocupa é o verão porque sofro bastante com o calor, mas isso só na altura é que saberei.

O que me faz pensar na pcx, nmax e até a majesty são as suas frentes esguias, vai ser essencial meter um vidro frontal e quero ter alguma aerodinâmica para não parecer um bloco a ir contra o vento.

No início do ano vou dar um saltinho à motobelas, testar a nmax e alguma outra que eles lá tenham para ficar com uma ideia mais formada.

Obrigado por toda a ajuda

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: Em busca de sarilhos, compra de scooter
« Responder #19 em: 27 de Dezembro de 2017, 11:23 »
Aconselho a pcx principalmente quando os objectivos são economia e circular entre trânsito "paradinho". Devem existir bons negócios em usadas já do modelo de 2015. Se forem negócios parecidos escolhe a que tiver pneus city grip. ( Vidro alto top case são um must)
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Santos

  • Visitante
Re: Em busca de sarilhos, compra de scooter
« Responder #20 em: 27 de Dezembro de 2017, 13:29 »
Não querendo abusar da vossa boa vontade, que km "recomendam"? Tendo em conta o tipo de manutenção que virá a seguir.

Mudar oleo e velas é simples e acima de tudo barato, mas pastilhas(não faço ideia do preço) e variadores e roletes e correias como é? Em termos de preço é relativamente acessível? Estou a contar com 100€/ano para revisões(2,5 por ano).

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: Em busca de sarilhos, compra de scooter
« Responder #21 em: 27 de Dezembro de 2017, 14:14 »
Experimenta dar uma olhada nos DB destas máquinas
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Offline JetSetWilly

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Mar 2013
  • Mensagens: 236
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Kymco
  • Modelo: AK 550
Re: Em busca de sarilhos, compra de scooter
« Responder #22 em: 27 de Dezembro de 2017, 20:15 »

Viva Santos

Eu tive uma SYM Symphony e achei um espetaculo.
Tem pouco espaço (resolvido com uma top case) mas em contrapartida tem roda alta que oferece uma estabilidade acrescida.
Tens também a kymco agility 125 muito semelhante à SYM. Penso que o preço é semelhante.

PF
Pedro
Sym Symphony SRT 125 0-9100 kms
Kymco Xciting 400i ABS 4518 - 31000kms
Kymco AK550 0 kms ...

Santos

  • Visitante
Re: Em busca de sarilhos, compra de scooter
« Responder #23 em: 27 de Dezembro de 2017, 20:32 »
Esteticamente gosto das duas apesar da pcx estar a ano luz delas, mas isto são gostos.

O que me demove da compra é mesmo a oferta ser pouca e a possivel revenda daqui a 3/4 anos. Aparecem algumas a preços convidativos mas demasiado velhas para o que pretendo.

Offline fastnet

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2013
  • Mensagens: 2597
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: honda
  • Modelo: cbf 125
Re: Em busca de sarilhos, compra de scooter
« Responder #24 em: 27 de Dezembro de 2017, 23:56 »
Parece-me que a maioria dos bons conselhos já foram mencionados.
Testa tudo o que puderes, aquisição de material de proteção, outras cotações de seguro (inclusive do parceiro CPM), não comprar usado sem testar e verificar a manutenção da scooter, etc.

Quanto às opções que colocas apenas reparo que a SYM jet14 custa 2399+documentos o que fica um pouco fora do orçamento inicial.
Das outras sem dúvida a pcx e n-max serão excelentes escolhas dentro das citadinas.
Já que falas em verba para manutenção, questão importante e tantas vezes esquecida, estas duas fazem revisão a cada 6K (pcx modelo 2015 tem revisões a cada 8K mas troca óleo a cada 4K). Pequena vantagem para a Honda que troca correia e roletes a cada 24K e a Yamaha a cada 18K. Penso que poderás fazer cerca de 10K/ano e estas pequenas diferenças podem ser interessantes na avaliação.

Espera-se um novo modelo da pcx, ainda sem data anunciada, cuja chegada poderá desvalorizar o modelo antigo. A menos que a marca lance apenas os modelos híbridos e eletrico...

Existem milhentas outras opções que, mesmo não sendo tecnológicamente iguais, podem ser uma opção de preço muito mais baixo. Uma Symphony, cityblade ou sh, andam em torno dos 1000euros sobrando muito para gasolina e manutenção.

Cabe a cada um tomar a melhor decisão para o seu programa .

Sym Symphony 125s, Honda S-Wing 125, Bmw f650 funduro, Honda cbf 125
Honda pcx, a sair da casca Spritmonitor.de" border="0
CB500s, a tímida