Autor Tópico: Petição - Circulação de motociclos entre veiculos automóveis  (Lida 6536 vezes)

Offline omcj

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2013
  • Mensagens: 2525
  • Localidade: Queluz
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: XJ600N

Offline pjose

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Dez 2015
  • Mensagens: 329
  • Localidade: Oeiras
Re: Petição - Circulação de motociclos entre veiculos automóveis
« Responder #1 em: 13 de Dezembro de 2017, 22:53 »
já assinei


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

NunoMiguel

  • Visitante
Re: Petição - Circulação de motociclos entre veiculos automóveis
« Responder #2 em: 13 de Dezembro de 2017, 23:55 »
Também assinei. Curiosamente está petição afirma algo que defendo há imenso tempo, inclusivamente neste fórum... Que a legislação atual não é esclarecedora acerca da circulação entre veículos.
Também me parece que é uma petição arriscada. Em última análise pode-nos sair o tiro pela culatra. Quando alguém decidir legislar a sério pode ser no sentido da proibição.

NSilva

  • Visitante
Re: Petição - Circulação de motociclos entre veiculos automóveis
« Responder #3 em: 14 de Dezembro de 2017, 12:35 »
Já comentei esta petição no facebook mas vou fazê-lo aqui também, embora de uma forma mais completa.

Primeiramente acho muito mais vantajoso pedirem vias especiais de acesso à A5, Eixo Norte Sul etc etc, do que solicitar uma forma regulamentada para circular entre veículos de 4 rodas.
Sabiam que no código da estrada, um motociclo pode ultrapassar um veículo ligeiro, mesmo com traço contínuo ? A questão aqui é que o motociclo não pode pisar nem transpor o traço contínuo.

As faixas de rodagem (1 para cada sentido, normalmente) possuem vias. Vias essas delimitadas por tracejado e é exatamente assim que está "delimitado" o espaço onde cada veículo pode andar, numa faixa de rodagem.
O que estão a solicitar atualmente à Assembleia da República é que regulem o trânsito entre os carros, EM CIMA DO TRACEJADO.
Coloco então as seguintes questões para refletirem:

- Pretendem andar em ângulo morto a toda a hora ?
- Um veículo ligeiro para mudar de via, não só tem de ter atenção ao trânsito da via lateral bem como à "via especial ou regulamentada" que pretendem com esta petição ?

Sublinho ainda a seguinte frase que retiro da petição:

Citar
A falta de uma regra clara e inequívoca resulta em perigo para automobilistas e motociclistas.
A regra clara já existe. Chamam-se VIAS dentro de Faixas de Rodagem, apenas isso.

Sublinho também outra frase que retiro da petição:

Citar
A legislação actual não esclarece sobre qual a forma de circulação de motociclos entre veículos automóveis, seja ela pelas bermas (pela direita), entre automóveis (no meio) ou pela sua esquerda.

Como assim não esclarece sobre qual a forma de circulação entre veículos ? Pela berma é PROIBIDO e pode ser feita efetivamente pelo meio dos automóveis.

A minha opinião vale o que vale e é apenas a MINHA opinião, mas não concordo a 100% com esta petição e como tal, não a vou assinar.
Boas curvas  _pt_
« Última modificação: 14 de Dezembro de 2017, 12:37 por NSilva »

Offline RRufino

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 1402
  • Localidade: Sobreda
  • Membro CPM nº 4
  • Marca: Honda
  • Modelo: X-ADV
Re: Petição - Circulação de motociclos entre veiculos automóveis
« Responder #4 em: 14 de Dezembro de 2017, 12:38 »
Já comentei esta petição no facebook mas vou fazê-lo aqui também, embora de uma forma mais completa.

Primeiramente acho muito mais vantajoso pedirem vias especiais de acesso à A5, Eixo Norte Sul etc etc, do que solicitar uma forma regulamentada para circular entre veículos de 4 rodas.
Sabiam que no código da estrada, um motociclo pode ultrapassar um veículo ligeiro, mesmo com traço contínuo ? A questão aqui é que o motociclo não pode pisar nem transpor o traço contínuo.

As faixas de rodagem (1 para cada sentido, normalmente) possuem vias. Vias essas delimitadas por tracejado e é exatamente assim que está "delimitado" o espaço onde cada veículo pode andar, numa faixa de rodagem.
O que estão a solicitar atualmente à Assembleia da República é que regulem o trânsito entre os carros, EM CIMA DO TRACEJADO.
Coloco então as seguintes questões para refletirem:

- Pretendem andar em ângulo morto a toda a hora ?
- Um veículo ligeiro para mudar de via, não só tem de ter atenção ao trânsito da via lateral bem como à "via especial ou regulamentada" que pretendem com esta petição ?

Sublinho ainda a seguinte frase que retiro da petição:
A regra clara já existe. Chamam-se VIAS dentro de Faixas de Rodagem, apenas isso.

A minha opinião vale o que vale e é apenas a MINHA opinião, mas não concordo a 100% com esta petição e como tal, não a vou assinar.
Boas curvas  _pt_


Não podia concordar mais! (NOTA:Ando todos os dias de moto, em hora de ponta, em Lisboa e pelo meio de carros...em infracção consciente).


Acrescento mais, provavelmente cair-me-ão em cima, mas acho que deve ser verdadeiramente ponderada a forma como se fazem estas petições, sob o risco de outras mais importantes perderem seriedade ou mesmo credibilidade...a minha perspectiva é que não devemos ser um grupo de priveligiados.  _pol_
« Última modificação: 14 de Dezembro de 2017, 12:42 por RRufino »

Offline CaMorais

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Fev 2011
  • Mensagens: 2579
  • Localidade: Vila Franca de Xira
  • Membro CPM nº 1397
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750X-ABS/2018
Re: Petição - Circulação de motociclos entre veiculos automóveis
« Responder #5 em: 14 de Dezembro de 2017, 13:17 »
Já comentei esta petição no facebook mas vou fazê-lo aqui também, embora de uma forma mais completa.

Primeiramente acho muito mais vantajoso pedirem vias especiais de acesso à A5, Eixo Norte Sul etc etc, do que solicitar uma forma regulamentada para circular entre veículos de 4 rodas.
Sabiam que no código da estrada, um motociclo pode ultrapassar um veículo ligeiro, mesmo com traço contínuo ? A questão aqui é que o motociclo não pode pisar nem transpor o traço contínuo.

As faixas de rodagem (1 para cada sentido, normalmente) possuem vias. Vias essas delimitadas por tracejado e é exatamente assim que está "delimitado" o espaço onde cada veículo pode andar, numa faixa de rodagem.
O que estão a solicitar atualmente à Assembleia da República é que regulem o trânsito entre os carros, EM CIMA DO TRACEJADO.
Coloco então as seguintes questões para refletirem:

- Pretendem andar em ângulo morto a toda a hora ?
- Um veículo ligeiro para mudar de via, não só tem de ter atenção ao trânsito da via lateral bem como à "via especial ou regulamentada" que pretendem com esta petição ?

Sublinho ainda a seguinte frase que retiro da petição:
A regra clara já existe. Chamam-se VIAS dentro de Faixas de Rodagem, apenas isso.

Sublinho também outra frase que retiro da petição:

Como assim não esclarece sobre qual a forma de circulação entre veículos ? Pela berma é PROIBIDO e pode ser feita efetivamente pelo meio dos automóveis.

A minha opinião vale o que vale e é apenas a MINHA opinião, mas não concordo a 100% com esta petição e como tal, não a vou assinar.
Boas curvas  _pt_


Acrescento mais, provavelmente cair-me-ão em cima, mas acho que deve ser verdadeiramente ponderada a forma como se fazem estas petições, sob o risco de outras mais importantes perderem seriedade ou mesmo credibilidade...a minha perspectiva é que não devemos ser um grupo de priveligiados.  _pol_
Totalmente de acordo com estes dois companheiros.
Abraço _scp_ _scp_ _scp_ _scp_

Offline ruicosta

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jun 2017
  • Mensagens: 591
  • Localidade: Tomar
  • Procura-se kit de unhas...
  • Marca: Sym
  • Modelo: GTS 125 EVO
Re: Petição - Circulação de motociclos entre veiculos automóveis
« Responder #6 em: 14 de Dezembro de 2017, 13:30 »
Pelos motivos já indicados por outros colegas, porque sou diariamente condutor quer de duas rodas bom quer de quatro rodas e vejo os abusos que se cometem quando a legislação começa a ser mais permissiva e porque são bem visíveis as dificuldades de estabelecimento de culpas em caso de acidente, não assinarei.

Enviado do meu RAINBOW 4G através de Tapatalk


Offline Saboga

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Fev 2011
  • Mensagens: 1309
  • Localidade: Parede
  • Abençoada ignorância que tão ilustres filhos tens!
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: Petição - Circulação de motociclos entre veiculos automóveis
« Responder #7 em: 14 de Dezembro de 2017, 14:46 »
Ha por aqui agentes da autoridade que podem (deviam) esclarecer todas as dívidas referentes ao Código da Estrada e à sua interpretação.
Faixa de rodagem é a totalidade da via, inclui todos os sentidos de marcha.
Hemifaixa de rodagem é a parte da faixa de rodagem destinada ao trânsito em cada sentido. Pode haver 2 ou mais hemifaixas em cada via.
Aconselho uma leitura as regras de ultrapassagem constantes do Código da Estrada e à forma como a manobra deve ser efectuada.
Pedir que se permita legalmente a circulação entre veículos por parte dos motociclos e ciclomotores é um atentado à segurança rodoviária.
Onde fica a distância lateral?
Onde fica a obrigatoriedade do uso da hemifaixa contraria para ultrapassar?
É que estas regras não foram implementadas apenas para se poder autuar mais e melhor, foram implementadas para melhorar segurança da circulação.
"O sábio pode mudar de opinião. O ignorante nunca."
Immanuel Kant

NSilva

  • Visitante
Re: Petição - Circulação de motociclos entre veiculos automóveis
« Responder #8 em: 14 de Dezembro de 2017, 15:21 »
Olá Saboga,

Indiquei que temos uma faixa de rodagem com vias a definir sentidos porque foi exatamente isso que dei no código da estrada.
Desconhecia completamente a existência de uma Hemifaixa de rodagem e sendo assim fui ao código da estrada ver onde é que se enquadrava e não encontrei nada relacionado com Hemifaixa.
Será algum termo especial que é usado ao nível de seguros, etc ?

Codigo da Estrada - ANSR

Faixa de rodagem - parte da via pública especialmente destinada ao trânsito de veículos;

«Via de trânsito - zona longitudinal da faixa de rodagem destinada à circulação de uma única
fila de veículos; 

Nota: Não tomes este comentário como algo agressivo ou em modo de ataque  _pol_ Queria apenas ficar esclarecido nesse aspecto
Desculpem o Off-topic  _pt_
 

Offline Saboga

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Fev 2011
  • Mensagens: 1309
  • Localidade: Parede
  • Abençoada ignorância que tão ilustres filhos tens!
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Petição - Circulação de motociclos entre veiculos automóveis
« Responder #9 em: 14 de Dezembro de 2017, 15:38 »
Achas que ia encarar dessa forma?
Hemifaixa é a designação técnica.
De facto, o CE  vigor hoje chama-lhe “via de trânsito”. Esta designação é nova.
Se verificares decisões judiciais é usado a expressão hemifaixa.

Tu usas a expressão: as faixas de rodagem, uma em cada sentido.

A faixa de rodagem é só uma.

Bem, são pormenores técnicos que valem o que valem. 
« Última modificação: 14 de Dezembro de 2017, 15:41 por Saboga »
"O sábio pode mudar de opinião. O ignorante nunca."
Immanuel Kant

NSilva

  • Visitante
Re: Petição - Circulação de motociclos entre veiculos automóveis
« Responder #10 em: 14 de Dezembro de 2017, 16:18 »
Por vezes as coisas ditas por escrito são interpretadas da forma errada  _pol_
O que aprendi no código da estrada foi o seguinte: 1 Faixa de Rodagem com 2 vias (1 via para cada sentido)

De qualquer das formas desconhecia completamente essa palavra, obrigado  _pol_

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: Petição - Circulação de motociclos entre veiculos automóveis
« Responder #11 em: 14 de Dezembro de 2017, 18:03 »
Concordo com argumentos apresentados para não assinar.
Não acredito que alguém legisle no sentido pretendido, quando muito podem fazê-lo no sentido contrário.
Não existem dúvidas ou falta de regulamentação pela proibição da circulação nas bermas, até a sanção está prevista.
A única dúvida (vamos especular em nosso favor que é duvidoso) é a circulação pela esquerda dos automóveis na mesma via.
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

PBarros

  • Visitante
Re: Petição - Circulação de motociclos entre veiculos automóveis
« Responder #12 em: 14 de Dezembro de 2017, 18:21 »
Concordo com argumentos apresentados para não assinar.
Não acredito que alguém legisle no sentido pretendido, quando muito podem fazê-lo no sentido contrário.
Não existem dúvidas ou falta de regulamentação pela proibição da circulação nas bermas, até a sanção está prevista.
A única dúvida (vamos especular em nosso favor que é duvidoso) é a circulação pela esquerda dos automóveis na mesma via.
Também me parece.... _pensador_
Não assinei.... _thumbdown_

Offline Ferro

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1660
  • Localidade: Sobreda - Almada
  • Membro CPM nº2
  • Marca: Honda
  • Modelo: SW-T400 ABS
Re: Petição - Circulação de motociclos entre veiculos automóveis
« Responder #13 em: 14 de Dezembro de 2017, 20:00 »
Percebo a origem da petição e as suas boas intenções. No entanto, penso que se pode tornar impraticável o que é pedido. Além disso, apresenta pressupostos mal fundamentados e que nem correspondem à verdade.
Todos os dias cometo infrações conscientes (circulação em berma, ultrapassagem pela faixa da direita, passagem entre filas paradas de trânsito). Se for autuado não tenho qualquer argumento em minha defesa. Felizmente os agentes da autoridade costumam fechar os olhos. Não sei se vale a pena estar a mexer neste tema, sob pena de se criar regras ainda mais restritivas.


Offline Americano

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Jan 2015
  • Mensagens: 2529
  • Localidade: Oeiras
  • CPM : 7337
  • Marca: Honda
  • Modelo: SW-T 400
Re: Petição - Circulação de motociclos entre veiculos automóveis
« Responder #14 em: 14 de Dezembro de 2017, 22:45 »
Depois de ler a petição e tambem os posts aqui feitos pelos companheiros decidi que é melhor não levantar poeira e não vou assinar.

Como o companheiro Ferro disse " Não sei se vale a pena estar a mexer neste tema"


Vive a vida um dia de cada vez mas respeita tudo e todos
assim vives mais tempo.

Offline motociclista

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jun 2012
  • Mensagens: 150
  • Localidade: Santarém
  • JAFERREIRA
  • Marca: SUZUKI
  • Modelo: AN650 BURGMAN EXC/2019
Re: Petição - Circulação de motociclos entre veiculos automóveis
« Responder #15 em: 14 de Dezembro de 2017, 23:02 »
Boa noite companheiros

                                 Também acho que não vale a pena mexer neste tema, uma vez que está em causa a segurança de todos os utentes da vía.
                                 Estou plenamente convicto, de que a sinistralidade ía aumentar imenso na comunidade motociclística.
                                 Ainda não lí a petição, nem vou perder tempo a fazê-lo por motivos óbvios.
José António Ferreira

Offline karloxilva

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Set 2013
  • Mensagens: 670
  • Localidade: Setúbal
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: Burgman AN400AZ ABS (Fev.2014)
Re: Petição - Circulação de motociclos entre veiculos automóveis
« Responder #16 em: 15 de Dezembro de 2017, 18:57 »
Boas, companheiro/as.
A minha opinião é a de que a petição enferma de alguma confusão. A forma como se conduz e se deve posicionar uma mota na via, mesmo no caso de um engarrafamento, está bem definida no Código da Estrada. Sabemos que não é raro que o usemos de forma mais "elástica" ao passarmos entre as filas, algo tolerado mas ao critério do humor da autoridade... sabemo-lo. Como sabemos, teimo nisto, que não é de bom tom andar a passar pela direita a fila mais à direita, por fora, quando há companheiros a fazê-lo pelo meio, pela esquerda.
Veria com melhores olhos a tentativa de propor que fossem criados corredores especiais para motociclistas, devidamente marcados nas vias, nas zonas de engarrafamentos ou junto ao semáforos - em Barcelona, salvo erro, isso já foi testado. Consiste apenas no estreitar das faixas, esquerda e direita, para os automóveis, obrigando os carros a fazerem uma bicha uniforme sem carros encostados à direita e outros com o rodado sobre o separador das faixas. Ao estreitar um pouco as vias poder-se-ia criar ao meio destas uma outra de uso exclusivo dos motociclistas que se chegariam à frente para uma zona demarcada na faixa de rodagem imediatamente antes dos semáforos.
"O bom senso é a coisa do mundo mais bem distribuída: todos pensamos tê-lo em tal medida que até os mais difíceis de contentar nas outras coisas não costumam desejar mais bom senso do que aquele que têm." René Descartes

Offline zeuz

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Nov 2013
  • Mensagens: 173
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Vectrix
  • Modelo: VX-1 Li+
Re: Petição - Circulação de motociclos entre veiculos automóveis
« Responder #17 em: 16 de Dezembro de 2017, 18:05 »
Já comentei esta petição no facebook mas vou fazê-lo aqui também, embora de uma forma mais completa.

Primeiramente acho muito mais vantajoso pedirem vias especiais de acesso à A5, Eixo Norte Sul etc etc, do que solicitar uma forma regulamentada para circular entre veículos de 4 rodas.
Sabiam que no código da estrada, um motociclo pode ultrapassar um veículo ligeiro, mesmo com traço contínuo ? A questão aqui é que o motociclo não pode pisar nem transpor o traço contínuo.

As faixas de rodagem (1 para cada sentido, normalmente) possuem vias. Vias essas delimitadas por tracejado e é exatamente assim que está "delimitado" o espaço onde cada veículo pode andar, numa faixa de rodagem.
O que estão a solicitar atualmente à Assembleia da República é que regulem o trânsito entre os carros, EM CIMA DO TRACEJADO.
Coloco então as seguintes questões para refletirem:

- Pretendem andar em ângulo morto a toda a hora ?
- Um veículo ligeiro para mudar de via, não só tem de ter atenção ao trânsito da via lateral bem como à "via especial ou regulamentada" que pretendem com esta petição ?

Sublinho ainda a seguinte frase que retiro da petição:
A regra clara já existe. Chamam-se VIAS dentro de Faixas de Rodagem, apenas isso.

Sublinho também outra frase que retiro da petição:

Como assim não esclarece sobre qual a forma de circulação entre veículos ? Pela berma é PROIBIDO e pode ser feita efetivamente pelo meio dos automóveis.

A minha opinião vale o que vale e é apenas a MINHA opinião, mas não concordo a 100% com esta petição e como tal, não a vou assinar.
Boas curvas  _pt_
x2

Sent from my X5 using Tapatalk

Vectrix VX-1 Li+ '11 (06/2014 - )