Autor Tópico: Mais uma vez as inspeções  (Lida 5947 vezes)

Offline moto2cool

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Mais uma vez as inspeções
« em: 11 de Dezembro de 2017, 12:43 »
Depois das alarmantes notícias do excesso de mortes na estrada em motociclos, que não tiverem o fruto esperado, não cessam as tentativas desesperadas do sector para impor uma solução que certamente será muito útil para os seus cofres.
Tudo indica que terão apoio dentro do governo, mas ninguém quer assumir a decisão. Para isso vêm condicionando a opinião popular, como nesta notícia:


https://sol.sapo.pt/artigo/591727/motas-sem-lei-e-centros-de-inspecao-a-espera
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

PBarros

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Re: Mais uma vez as inspeções
« Responder #1 em: 11 de Dezembro de 2017, 14:58 »
È uma tristeza usarem notícias mal fundamentadas e descabidas de contexto, para pressionarem uma situação desta natureza !!!! _Zang_ _Zang_
Há muita gente á espera de ganhar muito dinheiro com isto..... >:( >:( >:(

Offline Carlujo

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Re: Mais uma vez as inspeções
« Responder #2 em: 11 de Dezembro de 2017, 16:03 »
Não leio nada com as preocupações destes jumentos sobre os chaços que deixam passar na inspeção, que são nitidamente casos de currupção ou, como se diz na gíria, com "dinheiro por baixo da mesa".
E não são assim tão poucos como isso, basta estar com alguma atenção. Mas isso não interessa, é apenas uma maneira de enriquecerem mais rápido e sem declarar esses rendimentos ao fisco.
Alguns (muitos) dos acidentes com motos, são provocados pelo óleo que esses mesmos chaços vão espalhando pelas nossas estradas.
Como a maior parte dos acidentes têm causa humana, será que também vão querer "inspecionar" os condutores, futuramente?
Parasitas, é o que são...  _Zang_ _Zang_ _Zang_ _Zang_ _Zang_ _Zang_ _Zang_
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Offline omcj

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Re: Mais uma vez as inspeções
« Responder #3 em: 11 de Dezembro de 2017, 16:04 »
"dinheiro por baixo da mesa".


é dentro do cinzeiro  _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_

Dguterres

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Re: Mais uma vez as inspeções
« Responder #4 em: 11 de Dezembro de 2017, 17:04 »
Para já não falar que ninguém averigua as verdadeiras causas dos acidentes envolvendo os motociclos, que na minha opinião é muitas vezes a falta de respeito cordialidade e civismo dos outros automobilistas para com as motos!

No outro dia e com a chuva ia um poço mais devagar na minha forza devido à chuva principalmente em curvas pois um desses automobilistas vinha atrás de mim a "apertar" como quem diz sai da frente sem pensar que por qualquer motivo poderia cair e ele passar-me por cima, portanto para mim não é a falta de espelhos, ou o barulho do escape que causam os acidentes, aliás causam problemas é nas carteiras desses xulos que querem extorquir dinheiro a todo o custo...


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NunoMiguel

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Re: Mais uma vez as inspeções
« Responder #5 em: 12 de Dezembro de 2017, 10:06 »
Realmente a conversa é sempre a mesma.

Eu sou a favor das inspeções às motas. Inspeções justas, baratas e rápidas. Em contrapartida quero o que é nosso por direito, estradas bem sinalizadas, buracos tapados, rails protegidos, aspersores que não reguem a estrada... E acima de tudo a possibilidade de responsabilizar entidades que não cumpram com as suas obrigações.

De resto, as inspeções em si mesmas não me preocupam absolutamente nada.


petervivas

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Re: Mais uma vez as inspeções
« Responder #6 em: 12 de Dezembro de 2017, 10:24 »
Realmente a conversa é sempre a mesma.

Eu sou a favor das inspeções às motas. Inspeções justas, baratas e rápidas. Em contrapartida quero o que é nosso por direito, estradas bem sinalizadas, buracos tapados, rails protegidos, aspersores que não reguem a estrada... E acima de tudo a possibilidade de responsabilizar entidades que não cumpram com as suas obrigações.

De resto, as inspeções em si mesmas não me preocupam absolutamente nada.

Que bitaite tão bem mandado!!! NunoMiguel a presidente... subscrevo tim tim por tim tim!!

Offline karloxilva

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Re: Mais uma vez as inspeções
« Responder #7 em: 13 de Dezembro de 2017, 12:16 »
Que bitaite tão bem mandado!!! NunoMiguel a presidente... subscrevo tim tim por tim tim!!

Também assino por baixo.

Ressalvando aquilo que já escrevi sobre o assunto das inspecções, nomeadamente a minha estranheza de ser a parte interessada no negócio a trazer o assunto à baila, "plantando" na Comunicação Social, copy-paste e preguiçosamente acrítica, "notícias" não raras vezes contraditórias e sem fundamentação, acompanhadas de "números" descontextualizados e tratados de forma leviana e sem qualquer tipo de rigor, entendo que as inspecções feitas de forma séria e com preços ajustados poriam a nu, por exemplo, muitas "revisões" que deixam passar itens de segurança importantes. Para mim, que me impus aprender e passei desde há milhares de quilómetros a fazer a revisão da mota, consideraria as inspecções como algo complementar e útil.

O resto, implica uma intervenção mais assertiva e menos festivaleira, nalguns casos a raiar o irracional, da comunidade motociclista. Em primeiro lugar, há que combater alguns estereótipos associados sobre quem anda em duas rodas e que infelizmente parecem não importar a alguns companheiros.

Não gostei de ouvir e ler "motards" a afirmarem que isso da falta de segurança é só com as cilindradas mais baixas. Como se a inspecção aos automóveis devesse ser obrigatória apenas para os utilitários e que a posse de um topo de gama fosse um atestado de responsabilidade!

Ao invés de APENAS as festivaleiras concentrações e bênçãos de capacetes...
Gostaria de ver a malta empenhada em exigir parques de estacionamento para as motas e confrontar as assembleias municipais com a colocação de pinturas sobre as vias que desafiam a segurança de quem anda sobre duas rodas. Onde moro, tornou-se moda pintar as passadeiras sobre as curvas, inviabilizando aquilo que se aprende em qualquer escola de condução: passar no intervalo. Para não falar das tampas de esgoto colocadas de forma desalinhada e sem obedecer a qualquer critério que assuma que as vias não são apenas para os automóveis.

Gostaria de ver defender a inserção de corredores demarcados que permitam que as motas acedam ao princípio da filas dos semáforos. É algo que já existe em alguns países e uma tentativa de acabar com os números de circo dos fura-filas entre carros, quase sempre demasiado  encostados à esquerda da faixa de rodagem, e também com os "kamikazes" que enfiam as suas motas pelo lado direito sem ligarem que há companheiros a fazê-lo pelo meio...

Gostaria de ver as escolas de condução- automóvel com conteúdos específicos sobre o comportamento cívico a ter em relação a quem partilha a via sobre duas rodas. Talvez isso ajudasse a evitar muitos acidentes. Não, não basta dizer que foi uma mota, há que assumir que para além do comportamento irresponsável de que acusam os "motards", nas estradas e ruas deste país vigora a lei de que quem tem mais chapa tem mais direitos, um autêntico "fascismo" rodoviário de que nem os mais "democratas" se apercebem quando se metem à frente sem prioridade apenas porque se sentem seguros  dentro da sua lata.

Quereria ver um IVA positivamente discriminatório, i.e., mais baixo, para as cilindradas menos potentes. Isso mesmo, um incentivo maior às 125 e ainda mais às eléctricas. E a consumação em lei da pretensão de alguns deputados em baixar as portagens das motas para um valor proporcionalmente aceitável.

Já que abusei até aqui, atrevo-me:
Gostaria de ver a comunidade motociclista menos preocupada com "comparações de pilinhas" entre marcas, tipos de montada e cilindradas, e com mais solidariedade entre si. Menos "malucos das motas", como nos pintam, e mais Cidadã para marcar a diferença.
« Última modificação: 13 de Dezembro de 2017, 12:22 por karloxilva »
"O bom senso é a coisa do mundo mais bem distribuída: todos pensamos tê-lo em tal medida que até os mais difíceis de contentar nas outras coisas não costumam desejar mais bom senso do que aquele que têm." René Descartes

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Re: Mais uma vez as inspeções
« Responder #8 em: 13 de Dezembro de 2017, 16:23 »
Que post!
Que intervenção.

Revejo-me a 200% no texto acima. Parabéns pelo resumo.

TMaxer

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Re: Mais uma vez as inspeções
« Responder #9 em: 14 de Dezembro de 2017, 16:09 »
Ainda nao li artigo todo... mas.... atenção à navegacao  _thumbdown_ _thumbdown_



https://dre.pt/application/conteudo/114276584


Artigo 2.º
Âmbito de aplicação
Sem prejuízo do disposto no artigo seguinte, estão sujeitos às inspeções previstas neste diploma os
veículos constantes do anexo I ao presente diploma, que dele faz parte integrante
.




« Última modificação: 14 de Dezembro de 2017, 16:12 por TMaxer »

NSilva

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Re: Mais uma vez as inspeções
« Responder #10 em: 14 de Dezembro de 2017, 16:22 »
Não tinha conhecimento de que já existia um documento com algo escrito, mas... Como é que fazem inspeções em sítios onde não estão preparados para tal ?

TMaxer

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Re: Mais uma vez as inspeções
« Responder #11 em: 14 de Dezembro de 2017, 16:26 »
Quer-me parecer que a obrigatoriedade de inspeções periódicas a motociclos, triciclos e quadriciclos, bem como
reboques e semirreboques referidos no n.º 3.1 do anexo i do presente diploma só produz efeitos a
partir da publicação da portaria referida no n.º 5 do artigo 11.º





Nsilva... creio que os centros ja estao preparados e tem estado a fazer lobbying para que surja a legislacao a decretar a obrigatoriadades das inspecoes  _pol_

Offline omcj

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Re: Mais uma vez as inspeções
« Responder #12 em: 14 de Dezembro de 2017, 16:28 »
Quer-me parecer que a obrigatoriedade de inspeções periódicas a motociclos, triciclos e quadriciclos, bem como
reboques e semirreboques referidos no n.º 3.1 do anexo i do presente diploma só produz efeitos a
partir da publicação da portaria referida no n.º 5 do artigo 11.º





Nsilva... creio que os centros ja estao preparados e tem estado a fazer lobbying para que surja a legislacao a decretar a obrigatoriadades das inspecoes  _pol_

Alguns está preparados outros ainda não

O problema de ainda não ser publicado deve-se á União Europeia (penso eu) que disse só em 2021 ou 2022 já não me recordo

NSilva

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Re: Mais uma vez as inspeções
« Responder #13 em: 14 de Dezembro de 2017, 16:33 »
Ah! Exato! Portanto, resumindo em palavras simples, está tudo em águas de bacalhau até ser mesmo "obrigatório"

Ccarvalho

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Re: Mais uma vez as inspeções
« Responder #14 em: 14 de Dezembro de 2017, 17:50 »
Ainda nao li artigo todo... mas.... atenção à navegacao  _thumbdown_ _thumbdown_



https://dre.pt/application/conteudo/114276584


Artigo 2.º
Âmbito de aplicação
Sem prejuízo do disposto no artigo seguinte, estão sujeitos às inspeções previstas neste diploma os
veículos constantes do anexo I ao presente diploma, que dele faz parte integrante
.






Esse quadro, no que diz respeito aos motociclos, é igual desde o Decreto-Lei 144/2012, nesse aspeto não houve alterações. De igual modo, o nº 5 do artigo 11º mantém a mesma redação.

TMaxer

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Re: Mais uma vez as inspeções
« Responder #15 em: 14 de Dezembro de 2017, 19:46 »
Ok... melhor assim!


Obrigado Ccarvalho  _pol_

Offline Ferro

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Re: Mais uma vez as inspeções
« Responder #16 em: 14 de Dezembro de 2017, 20:10 »
Também assino por baixo.

Ressalvando aquilo que já escrevi sobre o assunto das inspecções, nomeadamente a minha estranheza de ser a parte interessada no negócio a trazer o assunto à baila, "plantando" na Comunicação Social, copy-paste e preguiçosamente acrítica, "notícias" não raras vezes contraditórias e sem fundamentação, acompanhadas de "números" descontextualizados e tratados de forma leviana e sem qualquer tipo de rigor, entendo que as inspecções feitas de forma séria e com preços ajustados poriam a nu, por exemplo, muitas "revisões" que deixam passar itens de segurança importantes. Para mim, que me impus aprender e passei desde há milhares de quilómetros a fazer a revisão da mota, consideraria as inspecções como algo complementar e útil.

O resto, implica uma intervenção mais assertiva e menos festivaleira, nalguns casos a raiar o irracional, da comunidade motociclista. Em primeiro lugar, há que combater alguns estereótipos associados sobre quem anda em duas rodas e que infelizmente parecem não importar a alguns companheiros.

Não gostei de ouvir e ler "motards" a afirmarem que isso da falta de segurança é só com as cilindradas mais baixas. Como se a inspecção aos automóveis devesse ser obrigatória apenas para os utilitários e que a posse de um topo de gama fosse um atestado de responsabilidade!

Ao invés de APENAS as festivaleiras concentrações e bênçãos de capacetes...
Gostaria de ver a malta empenhada em exigir parques de estacionamento para as motas e confrontar as assembleias municipais com a colocação de pinturas sobre as vias que desafiam a segurança de quem anda sobre duas rodas. Onde moro, tornou-se moda pintar as passadeiras sobre as curvas, inviabilizando aquilo que se aprende em qualquer escola de condução: passar no intervalo. Para não falar das tampas de esgoto colocadas de forma desalinhada e sem obedecer a qualquer critério que assuma que as vias não são apenas para os automóveis.

Gostaria de ver defender a inserção de corredores demarcados que permitam que as motas acedam ao princípio da filas dos semáforos. É algo que já existe em alguns países e uma tentativa de acabar com os números de circo dos fura-filas entre carros, quase sempre demasiado  encostados à esquerda da faixa de rodagem, e também com os "kamikazes" que enfiam as suas motas pelo lado direito sem ligarem que há companheiros a fazê-lo pelo meio...

Gostaria de ver as escolas de condução- automóvel com conteúdos específicos sobre o comportamento cívico a ter em relação a quem partilha a via sobre duas rodas. Talvez isso ajudasse a evitar muitos acidentes. Não, não basta dizer que foi uma mota, há que assumir que para além do comportamento irresponsável de que acusam os "motards", nas estradas e ruas deste país vigora a lei de que quem tem mais chapa tem mais direitos, um autêntico "fascismo" rodoviário de que nem os mais "democratas" se apercebem quando se metem à frente sem prioridade apenas porque se sentem seguros  dentro da sua lata.

Quereria ver um IVA positivamente discriminatório, i.e., mais baixo, para as cilindradas menos potentes. Isso mesmo, um incentivo maior às 125 e ainda mais às eléctricas. E a consumação em lei da pretensão de alguns deputados em baixar as portagens das motas para um valor proporcionalmente aceitável.

Já que abusei até aqui, atrevo-me:
Gostaria de ver a comunidade motociclista menos preocupada com "comparações de pilinhas" entre marcas, tipos de montada e cilindradas, e com mais solidariedade entre si. Menos "malucos das motas", como nos pintam, e mais Cidadã para marcar a diferença.

Muito bem! Eu sou 100% a favor de inspeção a todos os veículos circulantes. Todos circulam, todos contribuem para a sinistralidade, todos devem ter os elementos de segurança aprovados.
Acho lamentável e não me revejo nada nas posições lunáticas, elitistas e segregadoras assumidas por alguns motards, principalmente no que diz respeito à isenção de inspeção para os motociclos de elevada cilindrada.


JEKU

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Re: Mais uma vez as inspeções
« Responder #17 em: 27 de Março de 2018, 12:47 »
karloxilva tudo o que pedes pode resumir-se a cidadania e respeito pelo próximo, algo que em Portugal está infelizmente longe de acontecer.

Acho que as inspeções a todos os veículos são positivas, desde que feitas decentemente e não como nos carros onde muitos passam por baixo do tapete.

Tal como disseram gostava era de ver esses €€ a entrar nos cofres do estado a ser usado para melhorar as condições de rodagem nas estradas, não só para motos, mas para todos os transportes, melhor sinalização, melhores faixas de rodagem com tudo o que isso significa, entre outros.

O problema está nesta última parte, neste momento (e sempre foi assim) o que importa é apenas "retirarem-te" os €€€ do bolso, alcatrão novo apenas de 4 em 4 anos para as eleições e pronto...


Infelizmente é a sociedade que temos que tem e está a ser alterada aos pouco

Offline davidsantos

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Re: Mais uma vez as inspeções
« Responder #18 em: 27 de Março de 2018, 13:36 »
Inspeçoes tudo muito bem , agora o problema é que as inspeçoes não dão formação civica que é o que falta.......
Sym Gts SE 12/2013  5/2017 a 11/2018
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