Autor Tópico: scooter mota qual escolher  (Lida 5406 vezes)

paulo1974

  • Visitante
scooter mota qual escolher
« em: 26 de Dezembro de 2017, 11:12 »
Bom dia
Nunca olhei para as scooter como um objecto de desejo se calhar porque custam o que custam e porque nunca andei nas mesmas e devido a minha idade o boom das scooters ainda nao tinha chegado e as mudanças de motas parecia-me complicado talvez por nao ter na família alguém com mota, tendo alguns familiares atribuído aos motociclos uma qualidade de insegurança e perigosidade intrínseca. Aqui e tudo a andar de carro.
Como muitos portugueses equaciono um segundo emprego, tenho em vista um serviço de estafeta +- 60 km diarios ( 4 horas) 22 dias 250 euros mês.
Para me deslocar para o emprego utilizo 2 rodas (bicicleta) excepto quando chove ou faz muito frio < 5 graus tendo a facilidade de a aparcar no serviço. No caso da scooter teria que ficar ca fora mas nada como o carro que muitas vezes deixo a 15 minutos a pé do trabalho.
Fazer o trabalho de estafeta de bicicleta ate posso tentar visto que para alem de já as ter também gosto pois alem da parte de exercício que proporciona também nao há nada igual a nível de liberdade. Como se diz para as 125 "vai a todo o lado mas mais devagar" a bicicleta e o mesmo. um amigo tem uma 125cc e demora 10m a fazer uma viagem do norteshopping à ribeira eu de bicicleta demoro 20m. Nao sei se as pernas aguentam 4 horas andar a 35 km hora, mas terei que tentar.
Contudo a minha pergunta e para quem nao percebe nada de motas é a seguinte que mota devo adquirir?
sei que é uma escolha pessoal contudo como olho para a moto como puramente utilitária procuro:

Economia- visto que vou andar 60 km diários dentro da cidade do porto.

Fiabilidade- como vou fazer +-1300 km mensais e pretendo manter a moto por um tempo nem k seja ate pagar a mesma com o $ do trabalho extra.

Segurança- Como ando todos os dias de bicicleta no meio do transito sei os diversos perigos a espreita na cidade do porto. Aqui é amplificado pelo peso da mota sua velocidade e minha inexperiência.

preço penso gastar ate 2000 euros e no maximo dos maximos 3000 (comprar a pcx nova)sendo que se for 3000 euros demoro um ano a ter retorno do investimento.

cilindrada - 125cc tenho carta B e nao quero tirar carta a visto que continuo a ver as motas com apreensão a nível de segurança. Não sou de correrias e dentro da cidade e para andar a 50km/h. Podia equacionar uma 50 cc mas aquilo da 45km/h (por lei) a fundo para alem de nao gostar de andar a fundo. De bicicleta ando a 30/35 km hora a velocidade de cruzeiro o que e quase andar de scooter de 50cc, tendo em conta dos semáforos na cidade.

Com ou sem caixa de velocidades manual- relativamente a isto estou um pouco indeciso visto para ja tenho que me acostumar  a velocidade da scooter e tamanho ter passagens de caixa será algo mais para complicar contudo o meu carro também tem caixa manual e nao acho nada de especial na mota também devera ser o mesmo embora como nunca tive experiência fica a incógnita.

Que marcas aconselham vi muitas sym e outras marcas menos conhecidas contudo a fiabilidade do motociclo e questionável (há utilizadores que tem essas marcas mas 1300 km mensais já é algo. Gostaria de saber pessoal que faz muitos km em cidade tipo estafetas e telepizza ou pizza hut para alem da pcx o que utilizam.

Como disse que vejo a moto de um ponto de vista utilitário ($$$$) pondero também comprar usada mas as motas que vejo no olx por exemplo já vem com alguns km +-20.000 por (1700/2500) euros de 2010 a 2014 sem garantia sendo que nova deve andar pelos 2800/ 3200 euros  por exemplo e não acho que haja uma desvalorização significativa da moto. As motas de serviço também são outra opção visto que tem menos km e podem ter um desconto por exemplo de 400 euros contudo são motas que não se sabe quem as usou embora tenha 1 ano de garantia ao contrario dos 2 das novas. há marcas que dão 5 anos.
opinai a vontade

Obrigado
« Última modificação: 26 de Dezembro de 2017, 11:29 por paulo1974 »

Offline pjose

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Dez 2015
  • Mensagens: 329
  • Localidade: Oeiras
Re: scooter mota qual escolher
« Responder #1 em: 26 de Dezembro de 2017, 11:59 »
Bom dia companheiro,

Realmente a bicicleta para fazer 60km por dia é obra, julgo que uma scooter 125cc é o mais apropriado para esse tipo de serviço, pela economia dos consumos e por se conseguir manobrar melhor pelo meio do trânsito. Também o facto de ser sem mudanças é uma mais valia em termos de conforto de condução.

Não sou a melhor pessoa para te aconselhar marcas e modelos de 125cc, pois só experimentei a PCX e a Nmax e qualquer uma delas é bsatante boa, tendo eu preferencia pela NMax devido ao sistema ABS, que para mim é indispensável, principalmente em dias de chuva.

Há companheiros que também têm uma utilização semelhante à que queres dar pelo que podem dar boas opiniões.

Cmps,  scooter_

Nuno23

  • Visitante
Re: scooter mota qual escolher
« Responder #2 em: 26 de Dezembro de 2017, 12:23 »
Boas companheiro, depende do dinheiro que queres gastar se queres nova ou usada a pcx a nivel de consumo penso que seja imbativel mas para mim tem um problema os pneus sao muito finos eu tenho uma yamaha x max e só posso dizer maravilhas conforto segurança consumos na ordem dos 3/ 3.2 depende do punho mas revela muita segurança e fiabilidade!

cumps

Offline fastnet

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2013
  • Mensagens: 2597
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: honda
  • Modelo: cbf 125
Re: scooter mota qual escolher
« Responder #3 em: 26 de Dezembro de 2017, 19:58 »
O que vejo mais das frotas das "pizzas" são as Honda today e vision, por vezes algumas Wave ou Innova. Para quem embarca nessa aventura com mota própria leva o que tem e tenta ganhar dinheiro.
Contudo a maior parte dos estafetas usam mota e cilindradas maiores. Creio que os motivos serão a velocidade, fiabilidade e espaçamento das revisões. Como se diz e constata, o plástico custa caro a desmontar, reparar e pintar.
Um motociclo com revisões a cada 4000kms não é o mesmo que a cada 6000 ou mesmo 10000kms. O espaçamento entre as grandes revisões também pode ser fator a considerar. Cerca de 15K ano é uma dose interessante.
Nova ou usada? Se tiveres a certeza que é para fazer nos próximos anos acho que deves optar por nova, pelo contrário se é para testar e ver no que dá a nível de investimento/retorno iria para uma usada para a pancada ser pequena e 3 meses depois faria novo balanço.
Pcx modelo novo ou antigo? Uma vez que é para bater, só depende do preço. Uma pcx 2013 com 40000K "barata" será melhor que uma 2016 a custar 3x mais, apesar do novo modelo ser melhor que o anterior.
As motas desvalorizam menos que os automóveis, por ex,  e ao comprar nova terás o custo da documentação e transporte, dependendo da marca e cilindrada, para uma 125cc andam entre 250-300€.
Sym Symphony 125s, Honda S-Wing 125, Bmw f650 funduro, Honda cbf 125
Honda pcx, a sair da casca Spritmonitor.de" border="0
CB500s, a tímida

NunoMiguel

  • Visitante
Re: scooter mota qual escolher
« Responder #4 em: 26 de Dezembro de 2017, 21:09 »
O que me saltou à vista é que vais ser explorado nesse emprego e, se for por conta de outrem duvido até da legalidade desses valores.

Offline marb

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jun 2013
  • Mensagens: 1199
  • Localidade: Santarém
  • Marca: BMW
  • Modelo: R1200 GS
Re: scooter mota qual escolher
« Responder #5 em: 27 de Dezembro de 2017, 01:02 »
Se é apenas para a cidade, aposta na PCX, é económica, fiável e muito divertida e prática de guiar em cidade.

Decorre neste momento uma campanha 0% de juros.

http://www.honda.pt/motorcycles/range/scooter/pcx-2015/offers/PCX_dezembro_17.html

Aproveita.
10/2011-Honda Vision 110 (3600 km), 04/2012-Yamaha XMax 125A (8700 km), 07/2013-Yamaha XMax 250A (10000 km), 07/2014 Honda NC750D (18700 km),03/2016-Honda PCX 125 (8000 km), 04/2017-Honda CB500X (13400 km), 05/2018-Honda CBR650F (7170 km), 09/2018-BMW R1200 GS

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: scooter mota qual escolher
« Responder #6 em: 27 de Dezembro de 2017, 10:43 »
O que mais vejo usar na distribuição como scooter é a Vision e como mota a CB 125, como são modelos de combate ficas muito bem servido com uma usada, de preço baixo, são muito económicas. Se não percebes muito de motas tenta arranjar ajuda ou comprar em stand
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Offline marb

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jun 2013
  • Mensagens: 1199
  • Localidade: Santarém
  • Marca: BMW
  • Modelo: R1200 GS
Re: scooter mota qual escolher
« Responder #7 em: 27 de Dezembro de 2017, 11:21 »
O que mais vejo usar na distribuição como scooter é a Vision e como mota a CB 125, como são modelos de combate ficas muito bem servido com uma usada, de preço baixo, são muito económicas. Se não percebes muito de motas tenta arranjar ajuda ou comprar em stand

Económicas? A CB 125 sim, a Vision nem por isso, gasta mais que a PCX e a CB 125.
Foi a minha primeira moto e gastava cerca de 3 litros aos 100, enquanto que a PCX gastava no máximo 2,4-2,5. Motores mais fracos submetidos a maior esforço têm tendência a gastar mais!
10/2011-Honda Vision 110 (3600 km), 04/2012-Yamaha XMax 125A (8700 km), 07/2013-Yamaha XMax 250A (10000 km), 07/2014 Honda NC750D (18700 km),03/2016-Honda PCX 125 (8000 km), 04/2017-Honda CB500X (13400 km), 05/2018-Honda CBR650F (7170 km), 09/2018-BMW R1200 GS

Frutuosocm

  • Visitante
Re: scooter mota qual escolher
« Responder #8 em: 30 de Dezembro de 2017, 00:23 »
Companheiro,

Eu comprei a minha NMax para fazer 60Km diarios entre cidade, autoestrada e estrada nacional. Apesar de mais cara, optei pela NMax muito por causa do ABS (até agora precisei apenas duas vezes e valeu o preço) e intervalos de revisão 6000Km (importante para quem faz muitos Km como foi referido pelo companheiro fastnet).

A nível de fiabilidade, tenho-a com cerca de 4000Km e zero problemas.

Consumos já fiz 1,8, mas também já fui até aos 2,4. Mas pelo que vi no aqui no forum, os consumos rondam os 2,3 e 2,5 em media, mas neste ponto vai depender do punho e não da mot

Nunca de esqueças que ao preço da mota nova, acresce os tais 300€ já referidos pelo companheiro fastnet e o seguro que ronda sempre os 140€, caso seja o teu primeiro seguro.

Mas tudo depende das tuas contas, gostos e acima de tudo, a mota que realmente te sentes bem. Vai aos stands e experimenta varios modelos, assim sabes qual é o mais te sentes à vontade e confiante. Por vezes eles também têm bons negocios de motas usadas.