Autor Tópico: Roletes dr. Pulley em gts 125 evo  (Lida 5808 vezes)

afg

  • Visitante
Roletes dr. Pulley em gts 125 evo
« em: 25 de Novembro de 2017, 09:29 »
Bom dia companheiros,

Ontem foi dia de revisão da minha Sym Gts 125 evo. Como já era tempo para substituição dos roletes, aproveitei e pedi para instalarem os dr. Pulley de 9,5 gramas que havia encomendado há uns meses atrás, seguindo as recomendações de alguns companheiros e mesmo da próprio marca.

A instalação foi efectuada segundo as instruções e todo o processo é muito simples, havendo no entanto que ter cuidado quando se coloca a tampa.

Após a instalação levei a mota para a estrada, apanhei um túnel plano com alguma extensão e o meu espanto quando vou a 60 km/h e o conta rotações vai no Red line, às 9000 rotações! Achei muito estranho mas continuei e comecei a subir, aí notei logo que a mota estava a responder melhor mas atingindo mais rotações que o normal.
Entro na via rápida, começo a acelerar e assim que atingi os 70 km/h o conta rotações bate no fundo, às 10000 rpm de forma muito rápida.

Desacelero para os 50 km/h e volto a dar-lhe gás, a mota demora a recuperar a velocidade mas o conta rotações dispara outra vez para o red line! Saí da via rápida e entrei numa estrada secundária em direcção à oficina novamente. Percurso efetuado, cerca de 5 kms.

Chegado à oficina expliquei a situação e foi-me dito que, pelo facto dos roletes serem mais leves, o motor atinge rotações mais elevadas e atinge o corte com muita facilidade e que, em subidas, o motor responde melhor mas em terreno plano entra em esforço. Recomendaram a utilização de roletes mais pesados.

Para evitar problemas mecânicos, pedi para instalarem os roletes originais e a menina voltou ao seu estado normal.

Algum companheiro pode confirmar se está situação é normal?

Boas curvas a todos.

Enviado de meu Redmi Note 4X usando Tapatalk


Offline PSH72

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Jan 2017
  • Mensagens: 1713
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax 300
Re: Roletes dr. Pulley em gts 125 evo
« Responder #1 em: 25 de Novembro de 2017, 09:41 »
Sim isso é porque desceu muito a gramagem, como são mais leves sobem logo atingindo a rotação no maximo em pouco tempo.

Faz o seguinte arranja aquele papel aluminio, numa balança digital faz 6 pedaços com uma grama, e coloca dentro dos roletes isso vai aumentar o peso dos roletes de 9,5grs para 10,5grs e fica o problema do red line resolvido, pelo menos não vai atingir em tão pouca velocidade, ficas com força a mesma mas menos.

Fiz nos meus isso, não tem problema nenhum e sempre podes tirar quando quiseres, ou podes alternar.

Vê este video, tens varias hipóteses eu fiz a do papel de alumínio porq não precisei muitas gramas na minha que eram de 10,5grs e tenho 3 de 10,5grs e 3 de 11grs alternados.


Offline mpaneves

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 4331
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
Re: Roletes dr. Pulley em gts 125 evo
« Responder #2 em: 25 de Novembro de 2017, 09:57 »
Essa do alumínio está boa,não sabia dessa,estamos sempre a aprender.
De facto o recomendado pela dr são os 9/9.5/10gr para essa máquina ,faz como o companheiro referiu e aumenta o peso para testar,para as 10gr ou 10.5
casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves

afg

  • Visitante
Re: Roletes dr. Pulley em gts 125 evo
« Responder #3 em: 25 de Novembro de 2017, 19:45 »
Sim isso é porque desceu muito a gramagem, como são mais leves sobem logo atingindo a rotação no maximo em pouco tempo.

Faz o seguinte arranja aquele papel aluminio, numa balança digital faz 6 pedaços com uma grama, e coloca dentro dos roletes isso vai aumentar o peso dos roletes de 9,5grs para 10,5grs e fica o problema do red line resolvido, pelo menos não vai atingir em tão pouca velocidade, ficas com força a mesma mas menos.

Fiz nos meus isso, não tem problema nenhum e sempre podes tirar quando quiseres, ou podes alternar.

Vê este video, tens varias hipóteses eu fiz a do papel de alumínio porq não precisei muitas gramas na minha que eram de 10,5grs e tenho 3 de 10,5grs e 3 de 11grs alternados.



Boas companheiro,

Gostei imenso do vídeo , o preenchimento com papel de alumínio é interessante e fácil de fazer .
Diga-me uma coisa , com a gramagem que colocou na sua gts que melhoras notou em relação aos roletes de origem ? Visto que a mola do cvt abre mais devido ao formato dos roletes dr. pulley nota mais rapidez na mota ?

Um abraço e o meu agradecimento pela dica , boas curvas
 scooter_

Offline PSH72

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Jan 2017
  • Mensagens: 1713
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax 300
Re: Roletes dr. Pulley em gts 125 evo
« Responder #4 em: 25 de Novembro de 2017, 20:05 »
Boas companheiro,

Gostei imenso do vídeo , o preenchimento com papel de alumínio é interessante e fácil de fazer .
Diga-me uma coisa , com a gramagem que colocou na sua gts que melhoras notou em relação aos roletes de origem ? Visto que a mola do cvt abre mais devido ao formato dos roletes dr. pulley nota mais rapidez na mota ?

Um abraço e o meu agradecimento pela dica , boas curvas
 scooter_

É assim , eu comprei a sym em 2ª mão com 3400km e o antigo dono já tinha colocado os Dr pulley de 10,5grs por isso não posso comparar o antes e depois.

Mas eu coloquei mais 0,5grs em 3 deles e o que notei é que ficou ligeiramente mais lenta mas pouca coisa, deceu cerca de 1000rpm cerca de disso não chega em relação ao anterior e consigo fazer cerca de mais 20 a 25km por deposito.

Se for para arranque e não ter a preocupação no consumo os 10,5grs é o ponto rebuçado,( falo em relação a minha que é de 15cv, noutra versão o de 10grs talvez seja melhor ) eu tenho a pancada do consumo mas no equilíbrio claro.

Mas realmente o video é uma excelente ideia para podermos fazer testes sem andar-mos a desperdiçar dinheiro em roletes, os 3 que coloquei o papel alumínio já fizeram uns 3mil km abri e está como no dia que os montei, e temos a vantagem de tirar se quisermos.

A outra opção de abrir rosca e colocar um parafuso em caso de precisar-mos de mais peso tb é uma boa ideia.
« Última modificação: 25 de Novembro de 2017, 20:07 por PSH72 »

scarreira

  • Visitante
Re: Roletes dr. Pulley em gts 125 evo
« Responder #5 em: 26 de Novembro de 2017, 12:49 »
só uma questão,não tenho uma gts mas a questão aplica-se na mesma, já li em vários tópicos aqui no forum a alteração dos roletes que pode proporcionar melhor arranque ou um pouco mais de velocidade de ponto, mas e o consumo, a mota consome mais ou consome  menos (eu sei que depende da mão direita)  mas quem fe a troca deve saber se alterou ou não, alguém pode dar um feedback sobre esse ponto?

Offline PSH72

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Jan 2017
  • Mensagens: 1713
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax 300
Re: Roletes dr. Pulley em gts 125 evo
« Responder #6 em: 26 de Novembro de 2017, 19:00 »
só uma questão,não tenho uma gts mas a questão aplica-se na mesma, já li em vários tópicos aqui no forum a alteração dos roletes que pode proporcionar melhor arranque ou um pouco mais de velocidade de ponto, mas e o consumo, a mota consome mais ou consome  menos (eu sei que depende da mão direita)  mas quem fe a troca deve saber se alterou ou não, alguém pode dar um feedback sobre esse ponto?

Sim, os drpulley dá para qualquer modelo, eu falei em relação a minha e ao meu modelo porque as sym gts antiga versão tinha menos cv logo menos gr mais gr faz diferença.

O consumo depende dá mão sim, mas se fizer a mesma condução desce um pouco mas não muito, como disse faço mais 25km com os de 10,5 e 11gr do que com os 9,5gr ou nove que tinha, quem ficou até com eles foi o Eduardo, mas ele já trocou a sym gts dele e comprou uma honda forza.
« Última modificação: 26 de Novembro de 2017, 19:01 por PSH72 »

Albertoliveira74

  • Visitante
Re: Roletes dr. Pulley em gts 125 evo
« Responder #7 em: 29 de Novembro de 2017, 22:18 »
Eu tenho Dr pulley de 9,5 e não notei nada disso do red chegar muito cedo, antes pelo contrário desceram. A mota arranca muito melhor e deu-me mais 5km/h de ponta. Ando a 110 antes de entrar no red. Com esses sintomas não estão bem montados.
Quando os colocamos dentro do variador e fechamos apo colocar nas mota não podemos deixar de os obrigar a estar fechados, basta afroxarem a força e os gajos saem do lugar ou até pode estar algum ao contrário. Verífica isso tu mesmo só nós mesmos temos o cuidado e a perfeição nas coisas que fazemos nas  nossas motas. Os meus fui eu que montei.

Offline PSH72

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Jan 2017
  • Mensagens: 1713
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax 300
Re: Roletes dr. Pulley em gts 125 evo
« Responder #8 em: 30 de Novembro de 2017, 10:26 »
Eu tenho Dr pulley de 9,5 e não notei nada disso do red chegar muito cedo, antes pelo contrário desceram. A mota arranca muito melhor e deu-me mais 5km/h de ponta. Ando a 110 antes de entrar no red. Com esses sintomas não estão bem montados.
Quando os colocamos dentro do variador e fechamos apo colocar nas mota não podemos deixar de os obrigar a estar fechados, basta afroxarem a força e os gajos saem do lugar ou até pode estar algum ao contrário. Verífica isso tu mesmo só nós mesmos temos o cuidado e a perfeição nas coisas que fazemos nas  nossas motas. Os meus fui eu que montei.

Se estiverem mal montados dá menos claro, é normal a versão mais recente entrar no red line com os 9grs porque tem mais uns 3 cavalinhos, é que está versão os roletes são de 10,1grs.

Eu por exemplo com os de Dr pulley 10,5grs que já vinham quando comprei na minha e que é mais do que os originais, atingia o red line mais rapido do que agora com 3 de 10,5 e 3 de 11grs, mas também agora faço cerca de mais 25km por deposito do que fazia antes.

Como é indicado menos 10% do que os originais comprei os de 9grs monteios, tinha muito mais arranque mas tb atingia mais rapido o red line e fazia a mesma velocidade de ponta com que faço com estes, é que para aumentar a velocidade de ponta não é só os roletes também conta o variador e a embriagem.
« Última modificação: 30 de Novembro de 2017, 10:37 por PSH72 »

Offline Blicax

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Nov 2018
  • Mensagens: 94
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: SYM
  • Modelo: 125 GTS
Re: Roletes dr. Pulley em gts 125 evo
« Responder #9 em: 07 de Dezembro de 2018, 09:28 »
A dr. Pulley tem varias roletes com gramagebs iguais em que muda a dimensão certo? Qual a dimensão dos roletes para a sym GTS 125 evo?