Autor Tópico: Como retirar o capacete em caso de acidente  (Lida 14279 vezes)

Offline CCM

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Fev 2012
  • Mensagens: 1292
  • Localidade: Benfica
  • 54 000 kms de LIBERDADE!
  • Marca: Voge
  • Modelo: SR4 Max
Como retirar o capacete em caso de acidente
« em: 11 de Janeiro de 2010, 10:50 »
Deixo-vos  alguns videos dos procedimentos a adoptar para retirar o capacete de um scootard acidentado.
 
Atenção: Caso não tenha experiência na execução dos procedimentos, espere pelos serviços de emergência.
 
http://www.youtube.com/watch?v=HP1xhTBrNy4
 
http://www.youtube.com/watch?v=gdbnOBuBPlI

http://www.youtube.com/watch?v=lJ2bqXGPJMk
« Última modificação: 11 de Janeiro de 2010, 19:37 por CCM »
SYM GTS 125 Evo | Nov/2009 - Mar/2021 | 0 - 54 000 kms
SUZUKI BURGMAN 650A | Mar/2021 - Ago/2023 | 56 000 - 72 000 kms
Voge SR4 Max | Ago/2023 => | 0 Kms =>

Offline paulo valido

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Set 2013
  • Mensagens: 97
  • Localidade: Amora
  • Marca: EU-R
  • Modelo: MAG 125
Re: Como retirar o capacete em caso de acidente
« Responder #1 em: 05 de Julho de 2010, 01:59 »
Pois eu digo

Nunca retirar o capacete

Ele tem é de ser cortado no Hospital e após se colocar um colar cervical.

e mesmo que haja paragem respiratória podesse partir ou desencaixar a viseira e por uma mascara/tubo ( AMBÚ ) proprio na boca/garganta do sinistrado para forçar a respiração.

Rcardoso

  • Visitante
Como retirar o capacete em caso de acidente
« Responder #2 em: 13 de Junho de 2011, 23:03 »
Como retirar o capacete em caso de acidente

O capacete dos acidentados deve ser retirado com muito cuidado e só se houver a certeza que pode fazê-lo (o melhor é aguardar pelo INE), pois há riscos de danos irreversíveis nesta operação.

Para retirar o capacete, são precisas duas pessoas.

1 - Primeiro, deve-se retirar a viseira e a presilha do queixo. Uma das pessoas deve posicionar-se ao lado da cabeça do acidentado e a outra atrás - para estabilizar a cabeça e evitar o excesso de movimento.

2 - Quem estiver com a posição lateral, deve colocar uma mão atrás da cabeça da vítima para apoiar a base do crânio (a nuca). A outra mão deve ser colocada no queixo (e não no capacete). A ideia é manter a cabeça bem firme. Os braços devem ficar rígidos para que, quando a outra pessoa retirar o capacete, a cabeça não caia.

3 - Quem estiver atrás do acidentado, deve começar a puxar lentamente o capacete para trás e para fora. Muito cuidado com o nariz e com as orelhas da vítima.

4 - Finalizado o processo, é importante que uma terceira pessoas coloque de imediato uma roupa debaixo da cabeça da vítima. Isto porque, se a pessoa que a estiver a segurar, a largar, esta pode cair uns 4 cm, o que não seria nada bom. Quem está atrás do acidentado deve segurar novamente a cabeça para imobilizar a coluna cervical.

Atenção: O capacete só deve ser retirado em último caso e se estiver certo que o pode fazer.


Fonte: ISabe

Offline Ferro

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1660
  • Localidade: Sobreda - Almada
  • Membro CPM nº2
  • Marca: Honda
  • Modelo: SW-T400 ABS
Re: Como retirar o capacete em caso de acidente
« Responder #3 em: 13 de Junho de 2011, 23:06 »
Excelente post.
 _pol_
mesmo sabendo que só deve ser tirado em último caso é importante saber estas regras.


Deixo um desafio: colocar algumas a fotos a ilustrar as manobras (podemos fazer entre nós na próxima tertúlia)...


Offline José

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2010
  • Mensagens: 3273
  • Localidade: Mem Martins - Sintra
  • Membro CPM nº 858
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 750cc/Mar2021
Re: Como retirar o capacete em caso de acidente
« Responder #4 em: 13 de Junho de 2011, 23:10 »
 _pol_ _pol_ _pol_ Um post interessante que qualquer pessoa deve saber,  _pol_ .
É que basta um movimento errado para prejudicar o acidentado.
Muito bem Rcardoso.
Um abraço
« Última modificação: 13 de Junho de 2011, 23:22 por José »
Pcx (Set2010/Mar2011-5 800 kms)
Xmax 125 Sport Edition (Mar2011/Mar2016-101 000) Xmax 125 (Mar2016/Abr2018 - 42 000 kms)Xmax 125 (Abr2018/Out2019) Xmax  300 (Out2019/Mar2021) - Forza750cc (Mar2021)

Jony

  • Visitante
Re: Como retirar o capacete em caso de acidente
« Responder #5 em: 13 de Junho de 2011, 23:16 »
Com tantos tótós armados em bons samaritanos que por aí há...

acho que vou colocar um distico no meu..

" Em caso de acidente não retirar o capacete "
          " Esperar pela assistência"


Rcardoso

  • Visitante
Re: Como retirar o capacete em caso de acidente
« Responder #6 em: 13 de Junho de 2011, 23:19 »
Aceito o desafio, apesar de na próxima tertúlia não marcar presença, mas com certeza à quem não se importe de participar e depois actualizo o inicio do tópico com as respectivas fotos.

Deixo um desafio: colocar algumas a fotos a ilustrar as manobras (podemos fazer entre nós na próxima tertúlia)...
« Última modificação: 13 de Junho de 2011, 23:20 por Rcardoso »

keko

  • Visitante
Re: Como retirar o capacete em caso de acidente
« Responder #7 em: 14 de Junho de 2011, 06:37 »
É sempre útil este tipo de informação, e nunca é demais publicar esta informação. parabéns pela iniciativa, abraços _palmas_

filipe sousa

  • Visitante
Re: Como retirar o capacete em caso de acidente
« Responder #8 em: 14 de Junho de 2011, 08:36 »
Bom dia

Tenho 1 curso  de primeiros socorros e sinceramente nao me atrevo a fazer essa manobra, caso estejam conscientes nao deixem que vos tirem o capacete e esperem por quem realmente sabe

Rcardoso, nao duvidando das tuas capacidades tive a oportunidade de ver o INEM em acção no emprego e a coisa nao é assim tão simples


Abraços

jvenancio

  • Visitante
Re: Como retirar o capacete em caso de acidente
« Responder #9 em: 14 de Junho de 2011, 17:02 »
Aqui no edifício onde trabalho temos uma equipa de prevenção do INEM 24/7 e ainda há pouco tempo nos deram algumas luzes (para não dizer formação) sobre este assunto.

A informação que nos foi transmitida foi exactamente a que o Rcardoso indicou.
O capacete é sempre para retirar tendo em atenção a cervical do acidentado.

Obviamente que quem não se sente à vontade não o deve fazer mas se o acidentado estiver em paragem cardio-respiratória vamos esperar pelo INEM/Bombeiros ou vamos tentar salvar uma vida?  _pensador_
E para isso temos de retirar o capacete tendo em conta os passos referidos.

Rcardoso, apenas para acrescentar um ponto ao que referiste: antes de socorrer o acidentado temos de garantir a nossa segurança, ou seja, analisar se estamos seguros e não levamos com nenhum veículo em cima, senão em vez de salvar um vida perdem-se duas.  _policia_


Abraço,
JV

nd_oliveira

  • Visitante
Re: Como retirar o capacete em caso de acidente
« Responder #10 em: 14 de Junho de 2011, 18:42 »
Obviamente que quem não se sente à vontade não o deve fazer mas se o acidentado estiver em paragem cardio-respiratória vamos esperar pelo INEM/Bombeiros ou vamos tentar salvar uma vida?  _pensador_
E para isso temos de retirar o capacete tendo em conta os passos referidos.

Caros,

Estamos aqui a falar de 2 manobras extremamente perigosas:
- Remoção de capacete
- RCP

Em qualquer uma das 2 podemos colocar a (qualidade de) vida do acidentado em risco.
Na primeira manobra existe o risco de lesão ou agravamento de uma lesão cervical que pode levar à paralisia ou morte. Existe ainda um risco difícil de detectar por pessoas não treinadas ou certificadas que é o traumatismo craniano grave. A remoção do capacete pode originar uma deformação do craniano ou no pior dos casos a exposição/perda de massa encefálica.

No RCP, existe também uma serie de procedimento que devem ser tido em conta, desde o posicionamento do corpo/mãos do prestador de socorro até à pressão a exercer nas compressões, passando pelas sequências entre compressões/insuflações.
Sem deixar de parte a correcta avaliação da vitima no que toca à paragem respiratória/cardíaca.

Sei que é normal que perante um acidentado o nosso ímpeto seja de prestar o socorro, devemos no entanto avaliar se estamos verdadeiramente preparados para prestar esse socorro.
Um bom socorro, pode passar por prestar todas as informações necessárias aos serviços de socorro, em isolar e proteger a vitima e em não deixar que ninguém mexa na pessoa...

As equipas de socorro treinam frequentemente este tipo de manobras: RCP, remoção de capacetes, tracção e colocação de colares, levantamentos, imobilizações, etc...


KEEP SAFE!!!



jvenancio

  • Visitante
Re: Como retirar o capacete em caso de acidente
« Responder #11 em: 14 de Junho de 2011, 19:11 »
Caros,

Estamos aqui a falar de 2 manobras extremamente perigosas:
- Remoção de capacete
- RCP

Em qualquer uma das 2 podemos colocar a (qualidade de) vida do acidentado em risco.
Na primeira manobra existe o risco de lesão ou agravamento de uma lesão cervical que pode levar à paralisia ou morte. Existe ainda um risco difícil de detectar por pessoas não treinadas ou certificadas que é o traumatismo craniano grave. A remoção do capacete pode originar uma deformação do craniano ou no pior dos casos a exposição/perda de massa encefálica.

No RCP, existe também uma serie de procedimento que devem ser tido em conta, desde o posicionamento do corpo/mãos do prestador de socorro até à pressão a exercer nas compressões, passando pelas sequências entre compressões/insuflações.
Sem deixar de parte a correcta avaliação da vitima no que toca à paragem respiratória/cardíaca.

Sei que é normal que perante um acidentado o nosso ímpeto seja de prestar o socorro, devemos no entanto avaliar se estamos verdadeiramente preparados para prestar esse socorro.
Um bom socorro, pode passar por prestar todas as informações necessárias aos serviços de socorro, em isolar e proteger a vitima e em não deixar que ninguém mexa na pessoa...

As equipas de socorro treinam frequentemente este tipo de manobras: RCP, remoção de capacetes, tracção e colocação de colares, levantamentos, imobilizações, etc...


KEEP SAFE!!!

Obviamente, o que eu refiro quanto a salvar uma vida, é tendo bases de primeiros socorros e não qualquer um chegar lá e começar a insuflar para o estômago da vítima...  _Rolley_

Eu sabendo de primeiros socorros e se me encontrasse num cenário deste tipo claro que tentaria salvar uma vida desde que, fazendo novamente referência, estivessem reunidas as condições de segurança para tal.  _policia_


JV

Tito77

  • Visitante
Re: Como retirar o capacete em caso de acidente
« Responder #12 em: 14 de Junho de 2011, 19:14 »
Sinceramente, e após vários cursos de Suporte Básico de Vida e Suporte avançado de vida, o meu conselho é.... NÃO FAÇAM NADA, NEM DEIXEM FAZER NADA!!!

Foi-me referido que vários socorristas com alguma experiência, causaram danos irreversíveis em motociclistas, quanto mais inexperientes como todos nós.

Por muitos vídeos que se vejam, por muita prática em fantomas e bonecos de borracha, o caso real é MUITO diferente, é uma pessoa em sofrimento, muitas vezes em choque, descontrolada, com sangue, e por isso, bem diferente de todas as simulações que se possa fazer.

E depois de tudo isto, caso não saibam o que fazer de seguida, qual a vantagem de tirar o capacete??? _pensador_

Por isso, quando virem algum acidentado de moto, NÃO TIREM O CAPACETE, se querem ajudar, tentem acalmar a vítima, falem com ela, vejam se têm as vias aéreas desobstruídas, e esperem pelo INEM.

É apenas um conselho!!! _pol_

nd_oliveira

  • Visitante
Re: Como retirar o capacete em caso de acidente
« Responder #13 em: 14 de Junho de 2011, 19:17 »
Sinceramente, e após vários cursos de Suporte Básico de Vida e Suporte avançado de vida, o meu conselho é.... NÃO FAÇAM NADA, NEM DEIXEM FAZER NADA!!!

...

Por isso, quando virem algum acidentado de moto, NÃO TIREM O CAPACETE, se querem ajudar, tentem acalmar a vítima, falem com ela, vejam se têm as vias aéreas desobstruídas, e esperem pelo INEM.

Por muito duro que possa parecer, mesmo depois de tudo o que foi escrito, parece-me o melhor conselho...

Paulo Ferreira

  • Visitante
Re: Como retirar o capacete em caso de acidente
« Responder #14 em: 14 de Junho de 2011, 20:37 »
Caros companheiros,

eu digo que não se deve tirar o capacete... Esperar por o INEM será, para mim sempre a melhor solução. Trabalho num hospital e como devem imaginar, de vez em quando, vem ca para um companheiro das duas rodas, e por isso por tudo aquilo que já vi... e já vi muito mal feito, o melhor é não retirar.

Offline Ferro

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1660
  • Localidade: Sobreda - Almada
  • Membro CPM nº2
  • Marca: Honda
  • Modelo: SW-T400 ABS
Re: Como retirar o capacete em caso de acidente
« Responder #15 em: 14 de Junho de 2011, 23:09 »
Penso que estamos todos de acordo... não se deve retirar o capacete, até porque o capacete colocado não prejudica, na maior parte das vezes, a vítima.
Mas não perdemos nada em saber qual a forma correcta de o fazer em situações extremas, nas quais não existe probabilidade de se ser socorrido com brevidade (acidente em local remoto) ou então em situações em que tirar o capacete seja claramente o mal menor...


O saber não ocupa lugar... _pol_


nd_oliveira

  • Visitante
Re: Como retirar o capacete em caso de acidente
« Responder #16 em: 15 de Junho de 2011, 00:05 »
O saber não ocupa lugar... _pol_

Já participei e organizei diversas formações de socorro básico de vida. Estas formações podem serdadas num sentido temático, ou seja, a formação é ministrada tendo por objectivo a intervenção um ambiente concreto: montanha, mergulho, grupos de crianças, acidentes rodoviários, etc...

Se houver interessados pode-se tentar organizar uma acção destas.
Qualquer corpo de bombeiros, normalmente tem ou consegue arranjar pessoal habilitado a ministrar este tipo de acções... tipicamente é coisa para +/- 5 noites.

seal

  • Visitante
Re: Como retirar o capacete em caso de acidente
« Responder #17 em: 16 de Julho de 2011, 22:39 »
Caros companheiros,

eu digo que não se deve tirar o capacete... Esperar por o INEM será, para mim sempre a melhor solução. Trabalho num hospital e como devem imaginar, de vez em quando, vem ca para um companheiro das duas rodas, e por isso por tudo aquilo que já vi... e já vi muito mal feito, o melhor é não retirar.

X 2  _convivio_

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Como retirar o capacete em caso de acidente
« Responder #18 em: 17 de Julho de 2011, 01:32 »
Tópico extremamente útil e informativo! Gostei do que li e das informações dadas, pois revelam maturidade, sentido de responsabilidade e conhecimento da realidade.

Eu, como muitos outros estou de acordo de que só em casos muito específicos (local muito ermo, indisponibilidade de contactar INEM por falta de rede, entre outros) é que se deverá...com o auxílio de outra pessoa, retirar o capacete nos precisos termos dispostos pelo RCardoso.

Cada vez gosto mais de aprender com o CPM  _pt_