Autor Tópico: Dúvidas para primeira mota 125 - Nova ou usada (bom ou mau investimento?)  (Lida 5656 vezes)

Hugi

  • Visitante
Olá a todos

estou à procura da minha primeira mota/scooter e estou numa indecisão terrível  _martelada_

Orçamento (e barreira psicológica  ;D) para preço "chave na mão" é os 3300 euros  - que custariam uma NMAX ou piaggio medley novas.

Foram estas as que estava a considerar. Devo dizer que pus a PCX de lado porque não gosto muito da estética, mas principalmente porque achei que o investimento adicional para travões de disco e/ou ABS (segurança e fiabilidade, é o que procuro) valia a pena... mas dito isto, já ouvi de tudo nos concessionários, desde comparações dignas de David e Golias entre rodas de 13 e 14 polegas, até insinuações que o ABS em rodas de 13 polegadas não serve para nada, assim como comentários depreciativos tipo "rodas de bicicleta" :P Enfim, adiante, a idoneidade dos vendedores não é o assunto deste tópico.

Como entretanto comecei a procurar usadas/semi novas, já me passaram pelos olhos "X-maxes" 125 abaixo do 3000€ (tudo com 20mil km ou mais)

Sei que não têm ABS (nas versões que vi), mas têm travões de disco, rodas boas, e mais estáveis e com mais "fôlego" que as outras 125 que falei (e arrumação debaixo do assento também faz eco de tão grande que é). Gostaria de saber se é um bom investimento (quer a mantenha durante longos anos ou queria trocar mais à frente)

Basicamente sou mais um novato indeciso a pedir-vos ajuda :)

Obrigado

Offline Americano

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Jan 2015
  • Mensagens: 2530
  • Localidade: Oeiras
  • CPM : 7337
  • Marca: Honda
  • Modelo: SW-T 400
Re: Dúvidas para primeira mota 125 - Nova ou usada (bom ou mau investimento?)
« Responder #1 em: 15 de Novembro de 2017, 12:45 »
Boas companheiro,
pondera sobre uma PCX que custa mais ou menos 3.150 € chave na mão. Digo isto por tido duas e adorei tudo sobre delas e especialmente o consumo com uma média de 2L/100 kms.
Claro que as que mencionas-te tambem são muito boas.

Boa sorte na escolha e boas curvas
« Última modificação: 15 de Novembro de 2017, 12:48 por Americano »
Vive a vida um dia de cada vez mas respeita tudo e todos
assim vives mais tempo.

Bruschy4

  • Visitante
Re: Dúvidas para primeira mota 125 - Nova ou usada (bom ou mau investimento?)
« Responder #2 em: 15 de Novembro de 2017, 12:53 »
Se és novato só tens uma escolha que é a mais racional e a melhor na relação preço-qualidade-manutenção. PCX!

scarreira

  • Visitante
Re: Dúvidas para primeira mota 125 - Nova ou usada (bom ou mau investimento?)
« Responder #3 em: 15 de Novembro de 2017, 13:58 »
antes demais, benvindo,só tens uma opção primeiro que nada, faz os test drive, para saberes o que te vai esperar dps, sim pensa qual a marca/modelo, e podes pedir opiniões mas vai aos test drives primeiro, pk para mim pode ser uma coisa, para o vizinho a melhor pode ser outro...
espero que me entendas...
mas de qualquer modo aproveita e vê os diários de bordo das diferentes marcas/modelos, e os preços das revisões, já tens bastantes nos respectivos tópicos, não tenhas pressa, pk pode significar mau negocio comprar à pressa... _palmas_ _palmas_ _palmas_ 

Offline motociclista

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jun 2012
  • Mensagens: 150
  • Localidade: Santarém
  • JAFERREIRA
  • Marca: SUZUKI
  • Modelo: AN650 BURGMAN EXC/2019
Re: Dúvidas para primeira mota 125 - Nova ou usada (bom ou mau investimento?)
« Responder #4 em: 15 de Novembro de 2017, 14:22 »

Boa tarde

             Ainda não disseste se tens carta de moto.
             De qualquer forma, com 3.300 EUR disponíveis é um pouco complicado. Para estes valores, aparecem por aí umas PCX´s o que não aconselho.
             Acho que devias guardar o dinheiro e esperar mais algum tempo. Como não tens moto de retoma, a qualquer momento aparece aí um particular a precisar de vender e pedes ajuda a um amigo que perceba disto.
             Não precisas de comprar novo, mas apenas com poucos kms e bem cuidada.


                                                                    Boa sorte
José António Ferreira

Hugi

  • Visitante
Re: Dúvidas para primeira mota 125 - Nova ou usada (bom ou mau investimento?)
« Responder #5 em: 15 de Novembro de 2017, 15:28 »
obrigado a todos pelos contributos até agora

Não tenho carta de moto, e daí o procurar uma 125. Vou fazer trajectos na ordem dos 10km (2x por dia), em que metade poderá ser autoestrada (quando já tiver mais experiência e confiança).

3300 não é complicado, dá para comprar as 3 melhores citadinas abaixo da gama premium (pcx, nmax e medley), novas... a complicação está só na minha indecisão :) - PCX em segunda mão não há em falta, o que as desvaloriza um bocado, portanto comprar uma PCX nova acho que é desnecessário... caso optasse por uma PCX


ao membro motociclista, qual é a definição de "poucos km" para uma (maxi)scooter? Olhando por exemplo para o site de usados da motorway eu ficaria com a impressão que 20000km não é muito (depreciando o valor de uma forza com 2 anos em apenas 20%)


A nível de test rides, já fiz alguns, nmax, medley, jet 14. Gostei muito da nmax, tenho é pena das suas limitações nos "extras" (a gaveta é aberta, a capacidade de armazenamento é baixa). Gostei tanto da NMAX que comecei a por em consideração uma X-MAX usada... e daí este tópico.

« Última modificação: 15 de Novembro de 2017, 15:29 por Hugi »

Venturini

  • Visitante
Re: Dúvidas para primeira mota 125 - Nova ou usada (bom ou mau investimento?)
« Responder #6 em: 15 de Novembro de 2017, 15:36 »
O melhor é mesmo os test-drive. Testas todas, vês aquela em que te sentes melhor e avanças.

Offline JetSetWilly

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Mar 2013
  • Mensagens: 236
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Kymco
  • Modelo: AK 550
Re: Dúvidas para primeira mota 125 - Nova ou usada (bom ou mau investimento?)
« Responder #7 em: 15 de Novembro de 2017, 17:28 »

Se vais fazer auto estrada precisas de uma moto mais estável e com maior proteção aerodinamica, onde a XMAX se enquadra bem. A downtown da kymco tambem é desse tipo e há outras.

Ainda que uma 125 em autoestrada esteja sempre um pouco fora do seu elemento.

O ideal para autoestrada e cidade é olhar para as 300/400, ou um pouco acima.

Boas decisoes :-)
Pedro
Sym Symphony SRT 125 0-9100 kms
Kymco Xciting 400i ABS 4518 - 31000kms
Kymco AK550 0 kms ...

NSilva

  • Visitante
Re: Dúvidas para primeira mota 125 - Nova ou usada (bom ou mau investimento?)
« Responder #8 em: 15 de Novembro de 2017, 18:15 »
Como já disseram, pondera uma mota semi-nova.
Encontras algumas com poucos km's (até 5000kms) com esse valor disponível.
Na minha sincera opinião, fizeste bem por a PCX de lado, mas como referes que vais fazer alguma auto-estrada, talvez fosse possível ponderar uma MAXISCOOTER, nomeadamente:
Forza, GTS, Downtown, entre outras... Tens é de esperar pelo momento certo e pela oportunidade certa  _pol_
Para além de terem mais proteção aerodinâmica, são mais confortáveis e têm bastante espaço por baixo do banco. De salientar que se andares com pendura, a mesma vai estar mais segura e com mais espaço.

Exemplos:

SYM GTS 125i - 2015 - 4000km

Um pouco a cima, mas é sempre a considerar:

Yamaha XMAX 125 - 2015 - 17.000km


Offline motociclista

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jun 2012
  • Mensagens: 150
  • Localidade: Santarém
  • JAFERREIRA
  • Marca: SUZUKI
  • Modelo: AN650 BURGMAN EXC/2019
Re: Dúvidas para primeira mota 125 - Nova ou usada (bom ou mau investimento?)
« Responder #9 em: 15 de Novembro de 2017, 19:23 »
obrigado a todos pelos contributos até agora

Não tenho carta de moto, e daí o procurar uma 125. Vou fazer trajectos na ordem dos 10km (2x por dia), em que metade poderá ser autoestrada (quando já tiver mais experiência e confiança).

3300 não é complicado, dá para comprar as 3 melhores citadinas abaixo da gama premium (pcx, nmax e medley), novas... a complicação está só na minha indecisão :) - PCX em segunda mão não há em falta, o que as desvaloriza um bocado, portanto comprar uma PCX nova acho que é desnecessário... caso optasse por uma PCX


ao membro motociclista, qual é a definição de "poucos km" para uma (maxi)scooter? Olhando por exemplo para o site de usados da motorway eu ficaria com a impressão que 20000km não é muito (depreciando o valor de uma forza com 2 anos em apenas 20%)


A nível de test rides, já fiz alguns, nmax, medley, jet 14. Gostei muito da nmax, tenho é pena das suas limitações nos "extras" (a gaveta é aberta, a capacidade de armazenamento é baixa). Gostei tanto da NMAX que comecei a por em consideração uma X-MAX usada... e daí este tópico.


              Em www.custojusto.pt tens uma Burgman 125 de 2016. O proprietário, está a pedir 3500 EUR para vender por 3000 EUR.
José António Ferreira

scarreira

  • Visitante
Re: Dúvidas para primeira mota 125 - Nova ou usada (bom ou mau investimento?)
« Responder #10 em: 15 de Novembro de 2017, 20:51 »
a motobelas consegue -te arranjar x-max 125 para test, eu fui lá mais ou menos à um mês e dispensaram para test, mas tens de ligar primeira para eles a terem disponível no dia que lá vais... foi o único representante que me disponibilizou a mota para experimentar...
se for do teu interesse liga e fala com eles... de reste continua nos testes para dissipares todas as tuas duvidas...
eu tive uma pcx e não me arrependo nada, comprei usada foi à bênção de Lisboa a fátima com o grupo cpm e não ficou para trás com pendura, daí eu digo experimenta tudo o que puderes para dissipar duvidas... pk o que para uns é mau para outros pode ser bom dái ters muitas opiniões...

Offline fastnet

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2013
  • Mensagens: 2597
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: honda
  • Modelo: cbf 125
Re: Dúvidas para primeira mota 125 - Nova ou usada (bom ou mau investimento?)
« Responder #11 em: 16 de Novembro de 2017, 09:49 »
Comprar a primeira mota é sempre uma nova aventura a entrar.
Os três modelos que mencionas são muito boas escolhas.
Dessas, a pcx será a mais barata, mais económica e com manutenção mais baixa. Como o mercado para este modelo é gigantesco, terás todos os acessórios que quiseres, novos ou usados.
Alta velocidade em AE não é a praia de nenhuma das 125 modernas, mas as maxis ganham vantagem face a modelos mais pequenos.

Para primeira mota sugeria comprar com garantia, nova ou semi-nova, a menos que te dês bem com mecânica.
Em virtude do número de kms que tencionas fazer anualmente (deslocações + passeios) poderás refletir se vale a pena comprar um modelo usado com mais ou menos kms.

Face ao teu orçamento não esqueças do equipamento de segurança e valor de seguro.  _pol_
Sym Symphony 125s, Honda S-Wing 125, Bmw f650 funduro, Honda cbf 125
Honda pcx, a sair da casca Spritmonitor.de" border="0
CB500s, a tímida

Offline carlospira

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2014
  • Mensagens: 809
  • Localidade: Montemor-o-Velho-Coimbra
  • Marca: Honda
  • Modelo: PCX - 125
Re: Dúvidas para primeira mota 125 - Nova ou usada (bom ou mau investimento?)
« Responder #12 em: 16 de Novembro de 2017, 10:11 »

Boas companheiro,

Face ao que aqui já foi dito, não vou dar novidade nenhuma, apenas te digo :  EXPERIMENTA TODAS AS QUE PUDERES.

Boa compra

 scooter_ scooter_ scooter_

 _scp_ _scp_ _scp_
Carlos Pires
Kymco Agility 125 - 4.000 até  32.000  kms
Piaggio Medley 125  - 0  kms  até... 114. 850 kms
Honda PCX-125 - 0  até  34.000 kms para já.

RCEu

  • Visitante
Re: Dúvidas para primeira mota 125 - Nova ou usada (bom ou mau investimento?)
« Responder #13 em: 16 de Novembro de 2017, 12:42 »
Boas companheiro:
Já quase tudo foi dito e pouco a acrescentar.
Como deves ter percebido "mapa não é território".
Uns acham que nova é melhor. Outros preferem usada, etc.
Se por aqui ficares a aguardar mais uns dias, ainda terás muito mais opiniões diferentes.
Vou dizer-te o que eu fiz, sem querer estar a influenciar a tua decisão ou sequer a contrapor a opinião dos restantes companheiros.
Fiz a mesma pesquisa que estás a fazer.
Depois de encontrar um modelo que me agradou, andei por aqui e recolhi informação nos diários de bordo, falei e pedi opinião a uma pessoa que me pareceu na ocasião mais entendida no modelo.
Acabei por comprar uma X-Max (diferente do que andei a perguntar), a conselho da pessoa que era entendida na outra marca.
Comprei em 2ª mão por duas razões, além de já ter carta e esse assunto estar resolvido:
- Não fazia a menor ideia se quase 30 anos depois, ia gostar de voltar às duas rodas (o que se nota, certo?)
- No caso de gostar, não tinha feito um investimento muito grande para poder trocar por outra mais recente e mais potente. Por outro lado se não me adaptasse teria gasto menos dinheiro e assim não perdia tanto.

Se queres fazer alguma AE a PCX poderá ser fraca.
Já alguns companheiros deram aqui boas sugestões de máquinas que estão em venda em 2ª mão.

Boas escolha e boas curvas em breve
« Última modificação: 16 de Novembro de 2017, 12:43 por Élio »

Hugi

  • Visitante
Re: Dúvidas para primeira mota 125 - Nova ou usada (bom ou mau investimento?)
« Responder #14 em: 18 de Novembro de 2017, 22:37 »
está no olx uma xmax 125 de 2013 e 13000km por menos de 3000€. Será muita fruta para o preço?  _pensador_

Não tenho muita noção da desvalorização de motos, há algum tabela de referência, só para ter uma ideia, tal como costuma haver para automóveis?