Autor Tópico: Scooter só pega após várias tentativas...botão starter?  (Lida 7978 vezes)

r16

  • Visitante
Scooter só pega após várias tentativas...botão starter?
« em: 02 de Novembro de 2017, 14:52 »
Viva companheiros.
Após já ter sido feita esta questão no grupo do facebook, e por ter sido aconselhado a faze-la também aqui também, por causa de muitos membros não terem facebook aqui vou expor o problema:
A minha scooter tem 12.000 revisões feitas a tempo e a horas.

Há cerca de um ano levou uma bateria nova, pois devido a um problema de saúde não andei nela durante meses.
ok.

Há uns dias para cá, quando coloco a chave, as luzes acendem tudo normal, e a voltagem anda na ordem dos 12...tudo normal, mas quando pressiono o botão starter, simplesmente não se ouve barulho nenhum, de tentativa de arranque... só passado algumas tentativas ela pega. umas vezes à segunda tentativa, outras à quarta, quinta por aí fora.

o que já tentei fazer:

. Tentei dar o start com a maneta direita também (acontece o mesmo) as vezes podia ser da manete esquerda.

. Já coloquei wd40 em ambas as manetes e um pouco no botao start.

. Ambas as manetes acendem a luz de stop.

O que me disseram para fazer que ainda não fiz, (isto no grupo do facebook):


. Mudar a vela para uma iridum...

. Limpar as escovas do motor de arranque.

. Passar saliva em toda a chave e colocar na ignição.

. Colocar wd 40 "pouco" dentro do canhão


Pergunto se alguém já teve um problema semelhante, e se reforçam alguma ideia das que já foi mencionada. Gostaria de ter mais feedbacks antes de a levar a oficina.
Obrigado

« Última modificação: 02 de Novembro de 2017, 15:39 por r16 »

Offline Sergio-fininho

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Mai 2016
  • Mensagens: 1626
  • Localidade: Seixal
  • Marca: honda
  • Modelo: pcx power by fininho
Re: Scooter só pega após várias tentativas...botão starter?
« Responder #1 em: 02 de Novembro de 2017, 15:07 »
Escovas do motor de arranque não fazes nada que a mota não tem motor de arranque... Na manete do travão de traz tens 2 sensores  tens de garantir que fazem bem o contacto..., Isso de teres 12v não quer dizer que tenhas amperes para rodar o motor ..

Enviado do meu T06 através de Tapatalk


r16

  • Visitante
Re: Scooter só pega após várias tentativas...botão starter?
« Responder #2 em: 02 de Novembro de 2017, 15:19 »
Escovas do motor de arranque não fazes nada que a mota não tem motor de arranque... Na manete do travão de traz tens 2 sensores  tens de garantir que fazem bem o contacto..., Isso de teres 12v não quer dizer que tenhas amperes para rodar o motor ..

Enviado do meu T06 através de Tapatalk

obrigado pela resposta Sergio. Mas se ela pega depois de tentar... penso eu não ser da bateria daí ter mencionado isso.
Quando ao motor de arranque não sei ao certo o que te responder quando dizes que não tem motor de arranque... tem e vende-se como podes ver em vários sites.

Offline Carlujo

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Mai 2010
  • Mensagens: 1218
  • Localidade: São Marcos - Cacém
  • Membro CPM nº 271
  • Marca: Voge
  • Modelo: SR4 Max
Re: Scooter só pega após várias tentativas...botão starter?
« Responder #3 em: 02 de Novembro de 2017, 15:31 »
As manetes de travão estão a fazer bem os contactos?
Quando pressionares o travão, tem que aceder as luzes de stop, ou não faz o contacto em condições.
Caso não acenda, tens que pressionar com mais força. Pode ser isso...  _pensador_
SYM GTS 125 Evo - 0 km (15/05/2010) até 48.627 Kms. (23/09/2014) Deixou saudades...
Maxsym 400i - 6.155 kms (23/09/2014) até 72.853 kms (21/04/2023)
Voge SR4 Max - 0 kms (16/06/2023) até...

Offline Resmungão

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Fev 2014
  • Mensagens: 363
  • Localidade: Aroeira
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: FZ8 S
Re: Scooter só pega após várias tentativas...botão starter?
« Responder #4 em: 02 de Novembro de 2017, 15:32 »
Viva companheiros.
Após já ter sido feita esta questão no grupo do facebook, e por ter sido aconselhado a faze-la também aqui também, por causa de muitos membros não terem facebook aqui vou expor o problema:

O fórum é para isso mesmo, para partilharmos as duvidas, ideias e tudo mais que nos possa ajudar a resolver os problemas que nos surgem, já no facebook seria certamente mais difícil conseguir encontrar a informação que pretendes e os pormenores.
Aqui as opiniões são mais e mais pormenorizadas, para alem de que como afirmaste, nem todos os membros terem essa ferramenta para te poder ajudar..
A pressa é inimiga da perfeição, não tenhas pressa..!!

r16

  • Visitante
Re: Scooter só pega após várias tentativas...botão starter?
« Responder #5 em: 02 de Novembro de 2017, 15:39 »
As manetes de travão estão a fazer bem os contactos?
Quando pressionares o travão, tem que aceder as luzes de stop, ou não faz o contacto em condições.
Caso não acenda, tens que pressionar com mais força. Pode ser isso...  _pensador_

Já testei também e acende as luzes de travão...tanto uma como outra.

Offline Carlujo

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Mai 2010
  • Mensagens: 1218
  • Localidade: São Marcos - Cacém
  • Membro CPM nº 271
  • Marca: Voge
  • Modelo: SR4 Max
Re: Scooter só pega após várias tentativas...botão starter?
« Responder #6 em: 02 de Novembro de 2017, 15:42 »
O cachimbo da vela estará a fazer bem o contacto?
Já li que alguns estalam e deixam de cumprir a função deles.
Está bem encaixado na vela?
A vela está em condições ou necessita ser substituída/limpar o polo?
SYM GTS 125 Evo - 0 km (15/05/2010) até 48.627 Kms. (23/09/2014) Deixou saudades...
Maxsym 400i - 6.155 kms (23/09/2014) até 72.853 kms (21/04/2023)
Voge SR4 Max - 0 kms (16/06/2023) até...

r16

  • Visitante
Re: Scooter só pega após várias tentativas...botão starter?
« Responder #7 em: 02 de Novembro de 2017, 15:55 »
O cachimbo da vela estará a fazer bem o contacto?
Já li que alguns estalam e deixam de cumprir a função deles.
Está bem encaixado na vela?
A vela está em condições ou necessita ser substituída/limpar o polo?

Nada do que dizes, ainda verifiquei, vou amanha proceder a essa confirmação.

Ccarvalho

  • Visitante
Re: Scooter só pega após várias tentativas...botão starter?
« Responder #8 em: 02 de Novembro de 2017, 17:00 »
. Passar saliva em toda a chave e colocar na ignição.

Lamber a chave pode solucionar problemas desses???  :-? :-? _pensador_ _pensador_

Pode ser o sensor da manete, ou o botão vermelho de corta corrente com mau contacto, ou bateria sem força, ou o sensor do descanso lateral, tens muito por onde escolher.

Offline davidsantos

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2016
  • Mensagens: 5289
  • Localidade: sintra
Re: Scooter só pega após várias tentativas...botão starter?
« Responder #9 em: 02 de Novembro de 2017, 17:04 »
hummmm , escarreta na chave ??' cá para mim estão a entrar contigo ,kk _convivio_ _mau_
Sym Gts SE 12/2013  5/2017 a 11/2018
 21500 Kms até 28500 kms

Sym Cruisym 125 11/2018

r16

  • Visitante
Re: Scooter só pega após várias tentativas...botão starter?
« Responder #10 em: 02 de Novembro de 2017, 18:24 »
Lamber a chave pode solucionar problemas desses???  :-? :-? _pensador_ _pensador_

Pode ser o sensor da manete, ou o botão vermelho de corta corrente com mau contacto, ou bateria sem força, ou o sensor do descanso lateral, tens muito por onde escolher.

Todas as dicas que disseste que poderiam ser..eu aceitava as caso a scooter nunca pegasse. Mas ela pega não é é a primeira nem segunda nem terceira.

r16

  • Visitante
Re: Scooter só pega após várias tentativas...botão starter?
« Responder #11 em: 02 de Novembro de 2017, 18:25 »
hummmm , escarreta na chave ??' cá para mim estão a entrar contigo ,kk _convivio_ _mau_

Toda a ajuda é benvinda só não vale dar com o martelo.

Offline macanudo

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 177
  • Localidade: Santa Iria de Azoia
  • macanudo = Carlos
  • Marca: NC
Re: Scooter só pega após várias tentativas...botão starter?
« Responder #12 em: 02 de Novembro de 2017, 20:49 »
Lamber a chave pode solucionar problemas desses???  :-? :-? _pensador_ _pensador_

hummmm , escarreta na chave ??' cá para mim estão a entrar contigo ,kk _convivio_ _mau_

Não é "engate" já fiz, já disse para fazerem e resultou, até tenho testemunhas aqui no forum, é estranho eu sei,
a conclusão a que se chega é que o problema reside no canhão de ignição, mas não se preocupem, tentar não custa, não estraga e se safar a situação melhor ainda.
Numa Transalp o seu proprietário sofria recorrentemente de problemas em por a mota a trabalhar pois a luz do imobilizador não apagava, andava inclusivamente com as duas chaves sempre consigo, num passeio em local ermo a mota teimava em pegar e bastou uma cuspidela para a mota seguir viagem, no dia seguinte a situação repetiu-se e o procedimento foi o mesmo (mas com outra saliva) e o resultado foi positivo.
Claro que foi uma risada pegada entre todos  hehehe
Em Portugal circula-se á direita !!
         E os Portugueses ??

Offline davidsantos

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2016
  • Mensagens: 5289
  • Localidade: sintra
Re: Scooter só pega após várias tentativas...botão starter?
« Responder #13 em: 02 de Novembro de 2017, 21:45 »
Lol estamos sempre a aprender , algum sentido deve ter.
Sym Gts SE 12/2013  5/2017 a 11/2018
 21500 Kms até 28500 kms

Sym Cruisym 125 11/2018

Ccarvalho

  • Visitante
Re: Scooter só pega após várias tentativas...botão starter?
« Responder #14 em: 03 de Novembro de 2017, 07:24 »
Pronto, mais uma utilização para o cuspo!

Offline Carlujo

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Mai 2010
  • Mensagens: 1218
  • Localidade: São Marcos - Cacém
  • Membro CPM nº 271
  • Marca: Voge
  • Modelo: SR4 Max
Re: Scooter só pega após várias tentativas...botão starter?
« Responder #15 em: 03 de Novembro de 2017, 08:49 »
Não é "engate" já fiz, já disse para fazerem e resultou, até tenho testemunhas aqui no forum, é estranho eu sei,
a conclusão a que se chega é que o problema reside no canhão de ignição, mas não se preocupem, tentar não custa, não estraga e se safar a situação melhor ainda.
Numa Transalp o seu proprietário sofria recorrentemente de problemas em por a mota a trabalhar pois a luz do imobilizador não apagava, andava inclusivamente com as duas chaves sempre consigo, num passeio em local ermo a mota teimava em pegar e bastou uma cuspidela para a mota seguir viagem, no dia seguinte a situação repetiu-se e o procedimento foi o mesmo (mas com outra saliva) e o resultado foi positivo.
Claro que foi uma risada pegada entre todos  hehehe

A Honda sempre a inovar. Agora, tem motas que andam a escarretas...  _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_
Quantos litros fará aos 100km?
SYM GTS 125 Evo - 0 km (15/05/2010) até 48.627 Kms. (23/09/2014) Deixou saudades...
Maxsym 400i - 6.155 kms (23/09/2014) até 72.853 kms (21/04/2023)
Voge SR4 Max - 0 kms (16/06/2023) até...

Ccarvalho

  • Visitante
Re: Scooter só pega após várias tentativas...botão starter?
« Responder #16 em: 03 de Novembro de 2017, 09:34 »
A Honda sempre a inovar. Agora, tem motas que andam a escarretas...  _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_
Quantos litros fará aos 100km?

É por isso que este método não funciona na scooter do companheiro, as Sym nem com cuspo lá vão.  _careta_ _careta_ _careta_

Online Americano

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Jan 2015
  • Mensagens: 2530
  • Localidade: Oeiras
  • CPM : 7337
  • Marca: Honda
  • Modelo: SW-T 400
Re: Scooter só pega após várias tentativas...botão starter?
« Responder #17 em: 03 de Novembro de 2017, 10:36 »
Era melhor ter uma Sym a gas natural.....depois de uma feijoada tinha a certeza que chegava a casa sem parar na bomba.  _lol_
Vive a vida um dia de cada vez mas respeita tudo e todos
assim vives mais tempo.

Ccarvalho

  • Visitante
Re: Scooter só pega após várias tentativas...botão starter?
« Responder #18 em: 03 de Novembro de 2017, 14:12 »
Era melhor ter uma Sym a gas natural.....depois de uma feijoada tinha a certeza que chegava a casa sem parar na bomba.  _lol_
Tinhas era de juntar um inibidor de cheiro... _lol_ _lol_

Offline Resmungão

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Fev 2014
  • Mensagens: 363
  • Localidade: Aroeira
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: FZ8 S
Re: Scooter só pega após várias tentativas...botão starter?
« Responder #19 em: 03 de Novembro de 2017, 15:34 »
Boa tarde companheiros.

A Moderação pede que controlem um pouco a linguagem que está a ser utilizada neste tópico, afim de não desvirtuar o mesmo e a que seja prestada a ajuda (conhecimento) de cada um em prol deste nosso companheiro.

Pelo 8º CC
Resmungão
A pressa é inimiga da perfeição, não tenhas pressa..!!

Offline macanudo

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 177
  • Localidade: Santa Iria de Azoia
  • macanudo = Carlos
  • Marca: NC
Re: Scooter só pega após várias tentativas...botão starter?
« Responder #20 em: 03 de Novembro de 2017, 18:26 »
A Honda sempre a inovar. Agora, tem motas que andam a escarretas...  _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_
Quantos litros fará aos 100km?

Também já utilizei o método descrito numa V-Strom e resultou, mas desse não tenho testemunhas.
Assim se prova que não é exclusivo para Honda's.
É que a lubrificação do canhão da ignição é muito minuciosa devido aos componentes moveis do seu interior e com o tempo, o uso, os factores atmosféricos, as lavagens, etc. aquilo tem tendencial a falhar e basta falhar um pino, ainda bem que é assim pois inspira confiança no sistema.

Mas se tiverem nojo de cuspir na chave:
-Se a mota for de vareta para ver o óleo, retirem a vareta e como esta vem sempre com "vestígios" de óleo espalhem essa "pinga" de óleo na chave.
-Se a mota for de janela para verificação do nível do óleo chamem o reboque, por ex.
Eu não tenho constrangimento algum em escarrar a chave ou onde tiver que ser para safar a situação(ou pelo menos tentar).

Agradava-me ver o criador deste tópico vir aqui relatar que esta técnica deu frutos, era bom sinal, verificar o cachimbo da vela, verificar funcionamento do próprio botão start, os contactos das manetes e atenção que há maquinas que tem contacto diferente para stop's e start na mesma manete por serem circuitos independentes, verificar o interruptor e suas ligações do descanso lateral, etc.
Boa sorte.
Em Portugal circula-se á direita !!
         E os Portugueses ??

r16

  • Visitante
Re: Scooter só pega após várias tentativas...botão starter?
« Responder #21 em: 06 de Novembro de 2017, 12:19 »
Problema resolvido era da vela