Autor Tópico: Revisão SYM GTS 125 Sport  (Lida 8694 vezes)

Venturini

  • Visitante
Revisão SYM GTS 125 Sport
« em: 28 de Outubro de 2017, 16:07 »
Boa tarde,
adquiri, como já tornei aqui público, uma SYM GTS 125 Sport, de 2015. Fez agora em outubro dois anos, sendo que as duas primeiras revisões, na oficina onde foi adquirida, foram aos 1000 e 3000.

Segundo a pessoa que me vendeu, e porque estranhamente o livro de revisões da SYM não faz menção ao plano de revisões oficial, a próxima revisão seria aos 6000.

Acontece que ontem, chegando aos 5000 kms, acendeu a luz do 'oil check' que, segundo quem me vendeu, diz precisamente respeito à revisão.

Quem me pode ajudar neste assunto? É que não quero perder a tal garantia de cinco anos.

Offline PSH72

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Jan 2017
  • Mensagens: 1713
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax 300
Re: Revisão SYM GTS 125 Sport
« Responder #1 em: 28 de Outubro de 2017, 17:08 »
Boa tarde,
adquiri, como já tornei aqui público, uma SYM GTS 125 Sport, de 2015. Fez agora em outubro dois anos, sendo que as duas primeiras revisões, na oficina onde foi adquirida, foram aos 1000 e 3000.

Segundo a pessoa que me vendeu, e porque estranhamente o livro de revisões da SYM não faz menção ao plano de revisões oficial, a próxima revisão seria aos 6000.

Acontece que ontem, chegando aos 5000 kms, acendeu a luz do 'oil check' que, segundo quem me vendeu, diz precisamente respeito à revisão.

Quem me pode ajudar neste assunto? É que não quero perder a tal garantia de cinco anos.

Como já referi aqui algumas vezes, no manual portugues é que diz a primeira aos mil e depois de 3 em 6 mil e depois sempre de 3 em 3 mil.


Se descarregares o manual directamente do fabricante iras ver que diz a primeira ser aos 1 e depois de 5 em 5 mil, e é como dizes a luz acende de 5 em 5 mil, seguindo esse raciocínio está como o manual do fabricante e não do português.


Como também foi mencionado por um colega nosso aqui do forum, dentro da garantia temos/tínhamos de seguir a regra como dizem no manual português ou perdíamos a garantia.

Venturini

  • Visitante
Re: Revisão SYM GTS 125 Sport
« Responder #2 em: 28 de Outubro de 2017, 17:16 »
Como já referi aqui algumas vezes, no manual portugues é que diz a primeira aos mil e depois de 3 em 6 mil e depois sempre de 3 em 3 mil.


Se descarregares o manual directamente do fabricante iras ver que diz a primeira ser aos 1 e depois de 5 em 5 mil, e é como dizes a luz acende de 5 em 5 mil, seguindo esse raciocínio está como o manual do fabricante e não do português.


Como também foi mencionado por um colega nosso aqui do forum, dentro da garantia temos/tínhamos de seguir a regra como dizem no manual português ou perdíamos a garantia.

Nesse caso, seria apenas aos seis mil. E teria de andar mais mil kms com a luz acesa. Sabes se há forma de programar a luz para as revisões «portuguesas»?

Offline PSH72

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Jan 2017
  • Mensagens: 1713
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax 300
Re: Revisão SYM GTS 125 Sport
« Responder #3 em: 28 de Outubro de 2017, 17:23 »
Nesse caso, seria apenas aos seis mil. E teria de andar mais mil kms com a luz acesa. Sabes se há forma de programar a luz para as revisões «portuguesas»?

Não a primeira é como se não conta-se na minha opinião, a primeira é para limpar o oleo caso liberta-se algumas limalhas do motor ter pouca rotação.

Mas vê quando é que te fizeram o reset e vê se volta acender aos 5mil ou aos 6 mil e ficas a saber de quantos em quantos é que acende, a minha acendeu aos 5 mil, como a tinha comprado usada e fui mudar o oleo aos 3450km ao representante para refrescar a consciência, ela acedeu depois aos 5mil e como estava ainda na garantia fui lá, e eles disseram como mudaram aos 3450km que não valia apena mudar apagaram o aviso e disseram para ir aos 6mil, entretanto eu fiz a mudança aos 6 mil, mas agora vou ver se acende aos 10mil ou aos 12mil

Venturini

  • Visitante
Re: Revisão SYM GTS 125 Sport
« Responder #4 em: 28 de Outubro de 2017, 17:36 »
Não a primeira é como se não conta-se na minha opinião, a primeira é para limpar o oleo caso liberta-se algumas limalhas do motor ter pouca rotação.

Mas vê quando é que te fizeram o reset e vê se volta acender aos 5mil ou aos 6 mil e ficas a saber de quantos em quantos é que acende, a minha acendeu aos 5 mil, como a tinha comprado usada e fui mudar o oleo aos 3450km ao representante para refrescar a consciência, ela acedeu depois aos 5mil e como estava ainda na garantia fui lá, e eles disseram como mudaram aos 3450km que não valia apena mudar apagaram o aviso e disseram para ir aos 6mil, entretanto eu fiz a mudança aos 6 mil, mas agora vou ver se acende aos 10mil ou aos 12mil

Certíssimo, obrigado pela ajuda companheiro. Por segurança vou levar a mota à revisão. Já vi que és desta zona, pelo que já agora que oficina oficial recomendas?

Offline PSH72

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Jan 2017
  • Mensagens: 1713
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax 300
Re: Revisão SYM GTS 125 Sport
« Responder #5 em: 28 de Outubro de 2017, 18:05 »
Certíssimo, obrigado pela ajuda companheiro. Por segurança vou levar a mota à revisão. Já vi que és desta zona, pelo que já agora que oficina oficial recomendas?

Só tinha ido a uma, mas das duas vezes não gostei muito, a primeira vez cobraram-me 38€ por 1,5lts quando nem 1lt leva, da outra fui mandar ver um barulho que faz a frente na zona das pastilhas dizem que esta tudo normal  _pensador_ da próxima vou ao lombas e curvas ou a Lismotor ouvi falar bem das duas.

Offline fastnet

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2013
  • Mensagens: 2597
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: honda
  • Modelo: cbf 125
Re: Revisão SYM GTS 125 Sport
« Responder #6 em: 28 de Outubro de 2017, 19:39 »
Desculpem a minha entrada.
A luz do oil check não tem a ver com revisões, apenas é um aviso para a troca de óleo segundo os parâmetros do fabricante.

Não é mais que um contador que de x em x kms acende. É possível fazer o reset a este contador, alterar o intervalo  de kms  deve ser difícil.

É estranho, mas possível, que o plano de manutenção do fabricante não seja igual ao plano do representante. Por isso, ao comprar o veículo ao representante será este que diga o plano de manutenção, para efeitos de garantia.
Por exemplo, tenho ideia de alguns modelos que fazem revisão a cada 6K mas trocam óleo a cada 3K.
Sym Symphony 125s, Honda S-Wing 125, Bmw f650 funduro, Honda cbf 125
Honda pcx, a sair da casca Spritmonitor.de" border="0
CB500s, a tímida

Venturini

  • Visitante
Re: Revisão SYM GTS 125 Sport
« Responder #7 em: 28 de Outubro de 2017, 19:50 »
Desculpem a minha entrada.
A luz do oil check não tem a ver com revisões, apenas é um aviso para a troca de óleo segundo os parâmetros do fabricante.

Não é mais que um contador que de x em x kms acende. É possível fazer o reset a este contador, alterar o intervalo  de kms  deve ser difícil.

É estranho, mas possível, que o plano de manutenção do fabricante não seja igual ao plano do representante. Por isso, ao comprar o veículo ao representante será este que diga o plano de manutenção, para efeitos de garantia.
Por exemplo, tenho ideia de alguns modelos que fazem revisão a cada 6K mas trocam óleo a cada 3K.

Pode ser esse o caso. Mas sim, cada vez mais acho que o «estranho» é verdade: o plano de manutenção original é diferente do plano de manutenção do representante português.

Offline PSH72

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Jan 2017
  • Mensagens: 1713
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax 300
Re: Revisão SYM GTS 125 Sport
« Responder #8 em: 28 de Outubro de 2017, 21:58 »
Desculpem a minha entrada.
A luz do oil check não tem a ver com revisões, apenas é um aviso para a troca de óleo segundo os parâmetros do fabricante.

Não é mais que um contador que de x em x kms acende. É possível fazer o reset a este contador, alterar o intervalo  de kms  deve ser difícil.

É estranho, mas possível, que o plano de manutenção do fabricante não seja igual ao plano do representante. Por isso, ao comprar o veículo ao representante será este que diga o plano de manutenção, para efeitos de garantia.
Por exemplo, tenho ideia de alguns modelos que fazem revisão a cada 6K mas trocam óleo a cada 3K.

Sim é avisar da mudança de oleo apenas dai eu ter referido troca do oleo, no meu caso aos 3450 e acendeu aos 5mil, no manual vem explicito que é do oleo

Offline fastnet

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2013
  • Mensagens: 2597
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: honda
  • Modelo: cbf 125
Re: Revisão SYM GTS 125 Sport
« Responder #9 em: 28 de Outubro de 2017, 22:35 »
Pode ser esse o caso. Mas sim, cada vez mais acho que o «estranho» é verdade: o plano de manutenção original é diferente do plano de manutenção do representante português.

Apenas posso sugerir o contato para o representante para que este informe do plano de manutenção para o modelo, quer a marca quer o importador não dão muita importância aos manuais.
A minha SYM veio ainda com manual em inglês em que era mencionado troca de óleo a cada 1K. Depois de contatados o stand e o importador informaram que o manual que eu tinha estava desatualizado e que podia ir levantar uma versão atualizada e em português. As revisões, incluindo mudança de óleo, eram a cada 3K.
Nada melhor que ir a quem de direito  _pol_
Sym Symphony 125s, Honda S-Wing 125, Bmw f650 funduro, Honda cbf 125
Honda pcx, a sair da casca Spritmonitor.de" border="0
CB500s, a tímida

Offline PSH72

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Jan 2017
  • Mensagens: 1713
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax 300
Re: Revisão SYM GTS 125 Sport
« Responder #10 em: 28 de Outubro de 2017, 22:48 »
Apenas posso sugerir o contato para o representante para que este informe do plano de manutenção para o modelo, quer a marca quer o importador não dão muita importância aos manuais.
A minha SYM veio ainda com manual em inglês em que era mencionado troca de óleo a cada 1K. Depois de contatados o stand e o importador informaram que o manual que eu tinha estava desatualizado e que podia ir levantar uma versão atualizada e em português. As revisões, incluindo mudança de óleo, eram a cada 3K.
Nada melhor que ir a quem de direito  _pol_

 _pensador_ Então pelo que percebi o fabricante não tem o manual correto é?

O modelo que teve foi de que ano, anterior a 2014?

Offline fastnet

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2013
  • Mensagens: 2597
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: honda
  • Modelo: cbf 125
Re: Revisão SYM GTS 125 Sport
« Responder #11 em: 29 de Outubro de 2017, 09:41 »
_pensador_ Então pelo que percebi o fabricante não tem o manual correto é?

O modelo que teve foi de que ano, anterior a 2014?

Lamento não me ter explicado melhor  _thumbdown_
O fabricante sabe as especificações e manutenção adequada ao veículo.
Contudo o mesmo veículo pode ser comercializado em várias zonas do mundo, cada uma com as suas particularidades e levar a diferenças no tipo de óleo utilizado.
Caberá ao representante da marca fornecer um manual na língua do país onde consta o plano de manutenção.
Atenção que, apesar do descrito no  manual, o plano de manutenção pode ser alterado pelo representante, a informação deve ser passada aos concessionários  para que ajam em conformidade na manutenção.
Se não estou em erro a Symphony era de 2011, o manual que a acompanhava era em inglês e comparado com a versão que saiu posteriormente em português, tinha mais páginas .
Sym Symphony 125s, Honda S-Wing 125, Bmw f650 funduro, Honda cbf 125
Honda pcx, a sair da casca Spritmonitor.de" border="0
CB500s, a tímida

Offline emidio almeida

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Nov 2013
  • Mensagens: 50
  • Localidade: odivelas
  • membro nº5943
  • Marca: sym
  • Modelo: gts 125 i
Re: Revisão SYM GTS 125 Sport
« Responder #12 em: 27 de Março de 2018, 22:56 »
bom em resumo estamos a fazer as revisões de 3000 em 3000 quando deveríamos de fazer como outras marcas similares de 5000 em 5000
ESTAMOS A SER ROUBADOS!!!!!
2.49 l/km

Offline piedade

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Nov 2013
  • Mensagens: 707
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750X
Re: Revisão SYM GTS 125 Sport
« Responder #13 em: 28 de Março de 2018, 00:47 »
bom em resumo estamos a fazer as revisões de 3000 em 3000 quando deveríamos de fazer como outras marcas similares de 5000 em 5000
ESTAMOS A SER ROUBADOS!!!!!

É claro que............... não  _lol_

pmfs

  • Visitante
Re: Revisão SYM GTS 125 Sport
« Responder #14 em: 10 de Julho de 2018, 22:00 »
Boas!

As revisões preconizadas pela Sym para dar a garantia de 5 anos são: 1000km - 3000km - 6000km - 9000km - 12000km e por aí fora.
Aos 1000 muda óleos, motor e transmissão, aos 3000 óleo de motor e limpeza filtro ar e filtro óleo...6000 e ao 9000 igual, aos 12000 muda óleo motor, transmissão, correia, líquido de refrigeração..aos 24000 tudo igual  à dos 12000 +  óleo travões.....
É mais ou menos isto que está no manual do utilizador contudo pode variar de concessionário em concessionário. A minha aos 1000 levou vela iridium, limpou filtro óleo e levou óleo de motor sendo tb toda verificada ao nível do fluído do líquido de refrigeração, pressão dos pneus e apertos de certo parafusos e agora aos 3000 vai levar roletes DR.pulley e óleo novo e siga a banda!

Abraço

Offline PSH72

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Jan 2017
  • Mensagens: 1713
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax 300
Re: Revisão SYM GTS 125 Sport
« Responder #15 em: 10 de Julho de 2018, 22:03 »
Boas!

As revisões preconizadas pela Sym para dar a garantia de 5 anos são: 1000km - 3000km - 6000km - 9000km - 12000km e por aí fora.
Aos 1000 muda óleos, motor e transmissão, aos 3000 óleo de motor e limpeza filtro ar e filtro óleo...6000 e ao 9000 igual, aos 12000 muda óleo motor, transmissão, correia, líquido de refrigeração..aos 24000 tudo igual  à dos 12000 +  óleo travões.....
É mais ou menos isto que está no manual do utilizador contudo pode variar de concessionário em concessionário. A minha aos 1000 levou vela iridium, limpou filtro óleo e levou óleo de motor sendo tb toda verificada ao nível do fluído do líquido de refrigeração, pressão dos pneus e apertos de certo parafusos e agora aos 3000 vai levar roletes DR.pulley e óleo novo e siga a banda!

Abraço

Convém referir que isso é a manutenção recomendada pelo representante cá em Portugal e não pelo fabricante, que pelo fabricante é idêntico as outras marcas.

Alias basta ver quando acende a luz para mudar o óleo se é como diz o fabricante ou o representante em Portugal.
« Última modificação: 10 de Julho de 2018, 22:04 por PSH72 »

pmfs

  • Visitante
Re: Revisão SYM GTS 125 Sport
« Responder #16 em: 10 de Julho de 2018, 22:04 »
Mas o representante em Portugal é que em caso de problemas puxa à frente!
Atenção!
A minha luz acendeu ao 1000 e agora deverá acender novamente aos 3000. ;)

« Última modificação: 10 de Julho de 2018, 22:05 por pmfs »

Offline PSH72

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Jan 2017
  • Mensagens: 1713
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax 300
Re: Revisão SYM GTS 125 Sport
« Responder #17 em: 10 de Julho de 2018, 22:06 »
Mas o representante em Portugal é que em caso de problemas puxa à frente!
Atenção!

Sim isso se tiver dentro da garantia, depois disso só puxa a carteira de quem não está atento.

Dentro da garantia é seguir o que dizem, para não haver desculpas, depois disso é seguir como quiserem.