Autor Tópico: Mortos na estrada  (Lida 21208 vezes)

Offline António Teles

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2012
  • Mensagens: 1172
  • Localidade: Loures
  • Marca: Honda
  • Modelo: Sh350
Re: Mortos na estrada
« Responder #25 em: 26 de Outubro de 2017, 15:25 »
O facto de ter tirado a carta de moto, fez  de mim um melhor condutor de automóvel, pelo menos tenho a noção do quanto vulneráveis somos todos nós em 2 rodas.
Citação do companheiro JPA.

A estrada é só uma, e nela circulam os mais variados veículos, se conhecermos minimamente a forma como cada veículo se comporta ou pode comportar poderá ser uma mais valia para nós e até para os outros.
Atenção aos radares! Eles andem aí!

Offline JPA

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jul 2010
  • Mensagens: 1211
  • Localidade: Figueira da Foz
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: Mortos na estrada
« Responder #26 em: 26 de Outubro de 2017, 16:49 »
O facto de ter tirado a carta de moto, fez  de mim um melhor condutor de automóvel, pelo menos tenho a noção do quanto vulneráveis somos todos nós em 2 rodas.
Citação do companheiro JPA.

A estrada é só uma, e nela circulam os mais variados veículos, se conhecermos minimamente a forma como cada veículo se comporta ou pode comportar poderá ser uma mais valia para nós e até para os outros.


Concordo, mas existe sempre o factor da imprevisibilidade...

Saber "LÊR" a estrada, o trânsito, as condições da estrada, velocidade nossa e dos outros, etc faz parte de uma aprendizagem que demora um certo tempo e experiência, ou seja estamos sempre a apreender.

Quantos mais milhares de KM percorrermos, não nos faz nem melhor e nem piores condutores de 2 rodas, quanto muito garantimos alguma maior capacidade de análise e reacção.  ;)

Se falarmos da falta de civismo rodoviária tão típica do nosso Portugal, talvez se compreenda muita coisa...  :-[


Kymco Downtown 125i
Suzuki DL 1000 V-STROM


Offline karloxilva

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Set 2013
  • Mensagens: 670
  • Localidade: Setúbal
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: Burgman AN400AZ ABS (Fev.2014)
Re: Mortos na estrada
« Responder #27 em: 26 de Outubro de 2017, 17:42 »
Tirando o título aterrorizador, o artigo não diz nada. Dei-me ao trabalho de ir à "fonte" da notícia e também não está lá nada. Tal como aquela "notícia" dos "jovens de 14 anos poderem conduzir motas", com fotos de motas de alta cilindrada a decorar... nada. Sobra a especulação.
Seria interessante saber a caracterização dos acidentes. Os motociclistas estiveram na origem ou foram vítimas de acidentes? Não deixa de ser preocupante mas não é a mesma coisa. E dizer-se que a culpa "é da velocidade", não me convence, estou convencido de que a maioria dos acidentes são em meio urbano.
Além disso, sabendo-se que houve uma aumento exponencial de motociclistas, que este verão interminável potenciou ainda mais, falta saber se a percentagem  de acidentes de mota, se comparada, é superior ou inferior ao verificado anteriormente.
Por estas razões, não me vou "atirar" aos das "125" (se bem que a única vez que tive um acidente foi com uma 125, o tipo fugiu depois de se atravessar à minha frente - se alguma coisa aprendi com a má experiência, não foi apenas culpar o grunho pelos plásticos partidos e por uma unha do pé nova, é outra coisa que me obrigo a repetir a mim próprio: "Antecipar, antecipar sempre!"
Um companheiro lançou para o debate a questão de haver algumas lições de condução antes de se pegar  numa "125". Poderia ter interesse a possibilidade de se ter umas aulas, de scooter ou motas com mudanças, sendo que já há muitos que vão voluntariamente aos cursos de condução defensiva promovidos por uma marca de motas, isso significa que até há abertura de espírito. Mais vale aprender em ambiente controlado do que do "saber" de quem gosta mais de se gabar de que deu tanto não sei aonde.
Também se falou no estado das motas, da possibilidade de inspecções. Ao contrário do que suponho ser a opinião maioritária do/as companheiro/as, eu sou a favor, isto porque não acredito que as oficinas não fazem mais do que o trivial mudança de óleo, etc. O "resto" custa tempo e dinheiro.
O uso das luvas, tal em como em França, devia ser para ontem. A venda de capacetes cuja homologação me deixa sérias dúvidas, é outra, para não falar dos "coquinhos" e dos chapéus de equitação absolutamente inúteis.
Proponho que antes de porem a mota a trabalhar se olhem ao espelho retrovisor: está apresentado o principal responsável pela vossa segurança.
[texto editado para corrigir erros]
« Última modificação: 26 de Outubro de 2017, 19:01 por karloxilva »
"O bom senso é a coisa do mundo mais bem distribuída: todos pensamos tê-lo em tal medida que até os mais difíceis de contentar nas outras coisas não costumam desejar mais bom senso do que aquele que têm." René Descartes

Offline Scooterado

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Set 2010
  • Mensagens: 2198
  • Localidade: Barlavento-Algarve
  • Darwin e a evolução das espécies: T500---» T530 x2
  • Marca: YAMAHA
  • Modelo: TMAX 530 ABS
Re: Mortos na estrada
« Responder #28 em: 27 de Outubro de 2017, 03:24 »
..... Isto vai quase sempre desaguar no civismo e no bom senso ( ou na falta deles ) dos condutores e é óbvio que + formação só irá fazer baixar estes números trágicos...Ainda esta noite ( quase 1/2 noite ) deslocava-me para o trabalho ( de enlatado ) e passa por mim na bisga uma mota de elevada cilindrada a pisar traços contínuos várias vezes e a exceder em muito o limite de velocidade naquela zona urbana e com a agravante de levar uma criança ( pelo tamanho dela deveria estar no limite legal permitido ) à pendura, nem assim aquele pseudo motard refreou os ímpetos, como é que se educa uma pessoa destas _pensador_ Lá está, se calhar só quando tiver um evento trágico de alguém que lhe seja próximo é que tomará consciência dos perigos inerentes às 2 rodas e na absoluta necessidade de ter uma condução defensiva.
Eu tenho quase 150.000 km feitos desde 2010 e posso dizer que, até agora ainda não tive sequer um susto na estrada, foi sorte quase de certeza, mas deve-se em grande parte à minha atitude de respeito para com os outros condutores e por mim próprio.
1 abraço
Scooterado  scooter_ _slb_
XMAX 125 de 30/11/2010 até 9/1/2013
Tmax 500 abs "Blackmax" 2009
com 23.000 Kms.-1ªmédia 4,82.última média 4,36 e deixei-a ir com 87778 km e com muito bom aspeto.
desde 9/12/2015 comprei 1 Tmax 530  preta com 22.242 e  vendi-a com 84.400 , entretanto há outra T 530 de 2015!!

Offline José Bairrada

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Nov 2011
  • Mensagens: 1882
  • Localidade: Vila Franca De Xira/ ANSIÃO
  • Nunca trates a mota por TU!
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: Mortos na estrada
« Responder #29 em: 27 de Outubro de 2017, 09:24 »
Eu comecei a conduzir motas, devido á lei das 125 e não penso que isso tenha sido um erro, pois foi melhor escola que ter tirado a carta e ido logo para uma cilindrada maior, eu tirei a carta de mota e tive 7 ou 8 aulas, em que básicamente aprendi a fazer 8, não me tornou nem melhor nem pior condutor.

Nos poucos eventos em que participei, que envolveram um  maior número de pessoas da comunidade motociclistica, bem ouço as conversas, bem vejo os exageros e garantidamente, nenhum deles passou pela benesse das 125.

Tudo passa pelo bom senso e pelo civismo, que escassa na sociedade independentemente do veiculo que se conduz.



PS: Já era altura dos construtores (automóvel e motociclo) reintroduzirem a manete dos piscas nos veículos.  _lol_
Nunca discutas com um idiota que ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

Offline PSH72

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Jan 2017
  • Mensagens: 1713
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax 300
Re: Mortos na estrada
« Responder #30 em: 27 de Outubro de 2017, 09:33 »
Eu comecei a conduzir motas, devido á lei das 125 e não penso que isso tenha sido um erro, pois foi melhor escola que ter tirado a carta e ido logo para uma cilindrada maior, eu tirei a carta de mota e tive 7 ou 8 aulas, em que básicamente aprendi a fazer 8, não me tornou nem melhor nem pior condutor.

Nos poucos eventos em que participei, que envolveram um  maior número de pessoas da comunidade motociclistica, bem ouço as conversas, bem vejo os exageros e garantidamente, nenhum deles passou pela benesse das 125.

Tudo passa pelo bom senso e pelo civismo, que escassa na sociedade independentemente do veiculo que se conduz.



PS: Já era altura dos construtores (automóvel e motociclo) reintroduzirem a manete dos piscas nos veículos.  _lol_

Não podia estar mais de acordo contigo José

Offline Americano

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Jan 2015
  • Mensagens: 2529
  • Localidade: Oeiras
  • CPM : 7337
  • Marca: Honda
  • Modelo: SW-T 400
Re: Mortos na estrada
« Responder #31 em: 27 de Outubro de 2017, 10:01 »
Não deixas de ter razão Bairrada mas hoje a mentalidade é outra e por isso os acidentes acontecem, maioria por falta de civismo.  _pensador_
Vive a vida um dia de cada vez mas respeita tudo e todos
assim vives mais tempo.

Offline José Bairrada

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Nov 2011
  • Mensagens: 1882
  • Localidade: Vila Franca De Xira/ ANSIÃO
  • Nunca trates a mota por TU!
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: Mortos na estrada
« Responder #32 em: 27 de Outubro de 2017, 12:12 »
Não deixas de ter razão Bairrada mas hoje a mentalidade é outra e por isso os acidentes acontecem, maioria por falta de civismo.  _pensador_



Tudo passa pelo bom senso e pelo civismo, que escassa na sociedade independentemente do veiculo que se conduz.

Nunca discutas com um idiota que ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

Offline Grandpa

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Abr 2015
  • Mensagens: 210
  • Localidade: https://t.me/pump_upp
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 300
Re: Mortos na estrada
« Responder #33 em: 27 de Outubro de 2017, 13:14 »

Tudo passa pelo bom senso e pelo civismo, que escassa na sociedade independentemente do veiculo que se conduz.


Sem dúvida que esta será uma parte importante da solução.

Formação para a Carta B antes de conduzir uma 125? Certamente que sim, mas só se esta formação for estruturada e dirigida para a condução e circulação em mota (teoria e prática)

NunoMiguel

  • Visitante
Re: Mortos na estrada
« Responder #34 em: 27 de Outubro de 2017, 16:29 »
Acho que ninguém está a ver o filme todo. Ninguém tem uma explicação... Menos acidentes,!!!!!!!!!! Mais mortos... Como, porquê???

Offline Americano

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Jan 2015
  • Mensagens: 2529
  • Localidade: Oeiras
  • CPM : 7337
  • Marca: Honda
  • Modelo: SW-T 400
Re: Mortos na estrada
« Responder #35 em: 27 de Outubro de 2017, 17:04 »
O "filme" companheiro é este......em geral hoje o pessoal nasce pensando que já sabem tudo.....no meu tempo nós aprendia-mos e tinha-mos formação. Eu vejo pelos filhos dos meus vizinhos que agora teem mota aquilo que fazem na estrada. Um deles
já está sem mota e sem carta pela porcaria que fez. Tirou carta de mota numa 500 da escola e logo a seguir comprou uma Ninja
1000 esquecendo da potencia e travagem era diferente e curva era apertada o carro que vinha em sentido contrario não saiu da frente e......ai já ves o filme...certo ?
Vive a vida um dia de cada vez mas respeita tudo e todos
assim vives mais tempo.

Big Pedro

  • Visitante
Re: Mortos na estrada
« Responder #36 em: 27 de Outubro de 2017, 17:13 »
Boas.
Não costumo escrever, prefiro ler. Contudo, desta vez, vou dar a minha opinião.
É necessário dar muita formação aos condutores. Especialmente os das duas rodas. Vejamos a quantidade de "asneiras" e erros que os ciclistas cometem, e o desrespeito pelo código da estrada por parte destes. E a maioria são adultos.
No que respeita às motos, a relação peso-potência (das motos/sccoters) nada tem a ver com a dos carros. Sendo estas mais rápidas que os carros. Por outro lado a sua agilidade leva à tentação de não se cumprirem algumas regras básicas de segurança e do código da estrada.
Por isso concordo plenamente com os companheiros que alertam para a necessidade de muita formação para se andar de moto/scooter.
Boas curvas.

Big Pedro

  • Visitante
Re: Mortos na estrada
« Responder #37 em: 27 de Outubro de 2017, 17:15 »
É assim que vejo/analiso o filme real.

Offline NunoMM

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 826
  • Localidade: VNGaia
  • Marca: Sym
  • Modelo: GTS 125 i
Re: Mortos na estrada
« Responder #38 em: 27 de Outubro de 2017, 17:29 »
   Colegas,

   Custou-me ler este tópico e recuso-me a acreditar que as opiniões que leio aqui sejam as maioritárias no meu clube, CPM, Clube Português de Maxiscooters. Parece que estou num forum de Ninjas ou RRs...
   Li e vi na TV esta notícia ontem e confirmei que o número de acidentes e vítimas tem vindo a cair progressivamente desde a introdução da lei das 125cc, com a excepção deste ano.
   Numa observação empírica (uma vez que as autoridades não têm estudos científicos), quando vemos um acidente de mota nas notícias, qual o tipo de mota que está no chão?
   
Eu comecei a conduzir motas, devido á lei das 125 e não penso que isso tenha sido um erro, pois foi melhor escola que ter tirado a carta e ido logo para uma cilindrada maior, eu tirei a carta de mota e tive 7 ou 8 aulas, em que básicamente aprendi a fazer 8, não me tornou nem melhor nem pior condutor.

Nos poucos eventos em que participei, que envolveram um  maior número de pessoas da comunidade motociclistica, bem ouço as conversas, bem vejo os exageros e garantidamente, nenhum deles passou pela benesse das 125.

Tudo passa pelo bom senso e pelo civismo, que escassa na sociedade independentemente do veiculo que se conduz.

_palmas_ _palmas_ _palmas_
O "filme" companheiro é este......em geral hoje o pessoal nasce pensando que já sabem tudo.....no meu tempo nós aprendia-mos e tinha-mos formação. Eu vejo pelos filhos dos meus vizinhos que agora teem mota aquilo que fazem na estrada. Um deles
já está sem mota e sem carta pela porcaria que fez. Tirou carta de mota numa 500 da escola e logo a seguir comprou uma Ninja
1000 esquecendo da potencia e travagem era diferente e curva era apertada o carro que vinha em sentido contrario não saiu da frente e......ai já ves o filme...certo ?

   Então, mas afinal para que serviu a carta?????

   Cumprimentos e continuação de bons kms para todos, qualquer que tenha sido a forma como chegaram ao mundo das motas.
Todas as grandes viagens começam com um pequeno passo.

Offline Americano

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Jan 2015
  • Mensagens: 2529
  • Localidade: Oeiras
  • CPM : 7337
  • Marca: Honda
  • Modelo: SW-T 400
Re: Mortos na estrada
« Responder #39 em: 27 de Outubro de 2017, 17:34 »
O meu mundo das motas começou aos 12 anos de idade, aprendi muito e continuo a aprender....isso vale qualquer coisa não achas ?  _pensador_
Vive a vida um dia de cada vez mas respeita tudo e todos
assim vives mais tempo.

Offline PSH72

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Jan 2017
  • Mensagens: 1713
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax 300
Re: Mortos na estrada
« Responder #40 em: 27 de Outubro de 2017, 18:12 »
O "filme" companheiro é este......em geral hoje o pessoal nasce pensando que já sabem tudo.....no meu tempo nós aprendia-mos e tinha-mos formação. Eu vejo pelos filhos dos meus vizinhos que agora teem mota aquilo que fazem na estrada. Um deles
já está sem mota e sem carta pela porcaria que fez. Tirou carta de mota numa 500 da escola e logo a seguir comprou uma Ninja
1000 esquecendo da potencia e travagem era diferente e curva era apertada o carro que vinha em sentido contrario não saiu da frente e......ai já ves o filme...certo ?

Não é  preciso dizer mais nada, tirar ou não tirar a carta ter ou não ter formação se não houver civismo na condução e respeitar quem anda na estrada não vale de nada, é que nos acidentes de motas não podemos esquecer que existe os sem culpa e os com culpa e a maioria dos acidentes de mota são em excesso de velocidade não esquecer isto.

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: Mortos na estrada
« Responder #41 em: 27 de Outubro de 2017, 21:25 »
Não sei qual é a fonte da informação estatística que os mortos são maioritariamente condutores de 125 sem carta A. Eu não a li em lado nenhum.
Bem tentei procurar, alguém me elucida?
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Offline PSH72

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Jan 2017
  • Mensagens: 1713
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax 300
Re: Mortos na estrada
« Responder #42 em: 28 de Outubro de 2017, 12:16 »
Não sei qual é a fonte da informação estatística que os mortos são maioritariamente condutores de 125 sem carta A. Eu não a li em lado nenhum.
Bem tentei procurar, alguém me elucida?

E não apareceu nada a dizer que eram os condutores de 125, isso começou aqui no forum a mencionarem isso, e de certeza que não foi dos que conduzem as 125  _lol_ _lol_ _lol_, é que quem conduz as 125 com apenas carta de carro não sabe só quem tem carta A.  _lol_ _lol_ _lol_

Ainda hoje faz-me confusão como é que existe tanta mas tanta gente com carta de carro e são um perigo na estrada e tiraram a carta, será que é só com os encartados B é que se vê isso??  _pensador_ _pensador_


Offline fastnet

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2013
  • Mensagens: 2597
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: honda
  • Modelo: cbf 125
Re: Mortos na estrada
« Responder #43 em: 28 de Outubro de 2017, 13:23 »
Li as notícias e vi peça de reportagem. Nem um nem outro mostram dados que indiquem qual o tipo de motociclo mais envolvido nestes infelizes números.
Vai sempre aparecer alguém a dizer que a culpa é dos outros, mas entre as manobras de risco e infrações que cometemos diáriamente, a velocidade excessiva será uma das principais causas para os acidentes fatais.
Menor tempo e distância livre, para reação, mais variáveis em jogo na condução, menor controlo da máquina, condições menos simpáticas de piso ou atmosféricas para condução são alguns exemplos.
Lacunas no ensino de condução e possibilidade de obtenção de carta A e estar legalmente apto a conduzir motociclo de qualquer cilindrada vai levar a algum facilitismo na escolha da montada.
Sym Symphony 125s, Honda S-Wing 125, Bmw f650 funduro, Honda cbf 125
Honda pcx, a sair da casca Spritmonitor.de" border="0
CB500s, a tímida

4_epul

  • Visitante
Re: Mortos na estrada
« Responder #44 em: 29 de Outubro de 2017, 15:36 »
Infelizmente conheço quem tenha falecido este ano. Das 4 pessoas posso garantir que nenhum deles tinha falta de experiência... Penso que o boom das 125cc contribuiu para que mais pessoas aproveitassem para andar de mota mas é uma falsa questão. Não digo que não existam também caso de acidentes provocados por falta de experiência mas na minha opinião o excesso de velocidade é o maior causador de mortes seguido pelo sentimento de que acidentes apenas acontecem aos outros: "isto comigo não acontecia..."
Eu aproveitei para andar de scooter não tenho carta e nunca tinha andado numa, a primeira vez que peguei na minha babe cai... no segundo dia tive de passar a ponte 25 abril... desde 2012 que ando todos os dias vejo muita coisa: pcx sem experiência que abusam da sorte, bmw que acham que são os donos do mundo, as R's que voam entre motas, carros e tudo o mais e pessoas que respeitam. Felizmente este grupo de pessoas "as que respeitam" são a maioria que conheço. Conheço também os outros... os que estão sempre atrasados para o trabalho, mas desses quero distância.


Enviado do meu SM-G920F através de Tapatalk


NunoMiguel

  • Visitante
Re: Mortos na estrada
« Responder #45 em: 29 de Outubro de 2017, 18:12 »
Concordo com quase tudo o que foi dito aqui, mas há uma questão que ninguém aborda e para a qual parece ninguém ter resposta, nem mesmo as autoridades.
Vivemos tempos de maior consciencialização. Hoje em dia a noção da necessidade de circular equipado é maior que nunca. Felizmente nota-se que aos poucos o casaco e as luvas, por exemplo, têm ganho o lugar do calção e da t-shirt.
Há também um brutal evolução ao nível dos equipamentos de segurança. Os nossos capacetes e a nossa roupa estão e são melhores do que nunca. São mais resistentes, mais confortáveis, mais adaptados a nós...
As nossas motas também. Hoje temos ABS's, travagens combinadas, melhores travões e pneus...

Então, o que ninguém parece conseguir explicar é como havendo sensivelmente o mesmo número de acidentes, as mortes duplicaram!!!
Serão acidentes mais graves? Será que afinal não estamos mais e melhor protegidos ou não nos equipamentos sequer?

Offline jcsc

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jul 2013
  • Mensagens: 329
  • Localidade: Charneca da Caparica
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS 125i
Re: Mortos na estrada
« Responder #46 em: 29 de Outubro de 2017, 21:47 »
Hoje mais dois acidentes com a pior consequencia, um na A5 e outro no Fundao, os dois acima dos 40 anos...
SYM GTS 125i

NunoMiguel

  • Visitante
Re: Mortos na estrada
« Responder #47 em: 29 de Outubro de 2017, 21:58 »
O acidente da A5 é inacreditável...

Offline PSH72

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Jan 2017
  • Mensagens: 1713
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax 300
Re: Mortos na estrada
« Responder #48 em: 29 de Outubro de 2017, 22:40 »
Hoje mais dois acidentes com a pior consequencia, um na A5 e outro no Fundao, os dois acima dos 40 anos...

E foram ambos em que tipo de motos?

Ccarvalho

  • Visitante
Re: Mortos na estrada
« Responder #49 em: 30 de Outubro de 2017, 07:49 »
Hoje mais dois acidentes com a pior consequencia, um na A5 e outro no Fundao, os dois acima dos 40 anos...

Pessoalmente considero a A5 uma via muito perigosa para andar de mota, consegue ser pior que a IC19! Sempre que posso evito ir por lá e vou antes pela marginal.