Autor Tópico: A frio a moto desliga-se!! HELP  (Lida 7797 vezes)

erkyloko

  • Visitante
A frio a moto desliga-se!! HELP
« em: 19 de Outubro de 2017, 10:29 »
Boas Camaradas...

O meu problema que tenho neste momento....

tenho uma GTS 125i de 2013 de injecção. e a frio o rolanti é de +/- 2500 rotações e a quente 2000 rotações!e pega sempre há 1! _palmas_

comprei a com 5mil e uns trocos e neste momento já tem 23mil... E os sintomas sempre foram os mesmos seja de rolanti,trabalhar do motor, consumos etc....

Problema!?
+/- a partir dos 20/21 mil kms a moto a frio vai se a baixo! e ao inicio era só as vezes mas agora é constante e depois custa a pegar mas depois de pegar ainda  a frio já n se desliga!!

Válvulas..?!?! já li por ai que é electrónico/automático!
Punho de rotações..?!?! sempre teve a mesma folga e mantém!

Como tenho um grande conhecimento na mecânica mas de automóveis...a moto n será assim tão diferente mas as vezes ando à nora....lolololol

ideias??sempre posso levar a moto à oficina mas queria 1 poupar uns €€€ como faço com as revisões (eu próprio)  _lool_

AJUDA????

Obrigado,boas curvas
PM=Pedro Martins

Offline davidsantos

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2016
  • Mensagens: 5289
  • Localidade: sintra
Re: A frio a moto desliga-se!! HELP
« Responder #1 em: 19 de Outubro de 2017, 12:00 »
Boas companheiro começa pelo mais simples: Vela , mas na minha opinião deverá ser afinação de valvulas..
Sym Gts SE 12/2013  5/2017 a 11/2018
 21500 Kms até 28500 kms

Sym Cruisym 125 11/2018

erkyloko

  • Visitante
Re: A frio a moto desliga-se!! HELP
« Responder #2 em: 19 de Outubro de 2017, 12:10 »
Boas companheiro começa pelo mais simples: Vela , mas na minha opinião deverá ser afinação de valvulas..

Boas Camarada,

A vela já troquei há cerca de um mês com a esperança de ser da vela mas n é. E as valvulas já li por ai, pelo facto da moto ser de injecção eléctrica a afinação é automática!
é como nos carros com injecção eléctrica....digo eu... _lool_

Boas curvas
PM

Offline fastnet

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2013
  • Mensagens: 2597
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: honda
  • Modelo: cbf 125
Re: A frio a moto desliga-se!! HELP
« Responder #3 em: 19 de Outubro de 2017, 14:30 »
Boas Camarada,

A vela já troquei há cerca de um mês com a esperança de ser da vela mas n é. E as valvulas já li por ai, pelo facto da moto ser de injecção eléctrica a afinação é automática!
é como nos carros com injecção eléctrica....digo eu... _lool_

Boas curvas
PM

Creio que o companheiro se referia às válvulas do motor e não ao corpo de injeção _pensador_
Sym Symphony 125s, Honda S-Wing 125, Bmw f650 funduro, Honda cbf 125
Honda pcx, a sair da casca Spritmonitor.de" border="0
CB500s, a tímida

erkyloko

  • Visitante
Re: A frio a moto desliga-se!! HELP
« Responder #4 em: 19 de Outubro de 2017, 16:20 »
Creio que o companheiro se referia às válvulas do motor e não ao corpo de injeção _pensador_

Boas camarada,

O motor tem um trabalhar certinho...n acredito,mas.....

Boas curvas
PM

Albertoliveira74

  • Visitante
Re: A frio a moto desliga-se!! HELP
« Responder #5 em: 19 de Outubro de 2017, 16:31 »
O "i" significa que não é de carburador mas sim de injecção eletronica. Uma bomba que injecta combustivel para o cilindro.
Por isso não tem "kick" para por a mota a trabalhar. Quando dás ao kick, o piston ao descer puxa por vacum tanto o ar como o combustivel e consegues por a mota a trabalhar. Numa injecção já não consegues porque não é o motor que puxa a mistura, neste caso puxa o ar mas a bomba não injecta porque está inerte. Mas em ambos os motores e por serem de 4 tempos tens valvulas de admissão e valvulas de escape. Mas isto já tu deves saber.

Neste teu problema de ir abaixo quando a frio, são as valvulas que estão desafinadas, vai a uma oficina apertar/afinar.
É um problema muito comum neste modelo... a minha já foi à uns 7000 atrás e noto que cada vez se torna mais evidente.. qualquer dia tenho de ir fazer o mesmo outra vez.
Outro problema pode ser tambem a valvula do ralentim e ou o sensor de temperatura.
A minha por exemplo pega melhor à segunda feira quando passa dois dias sem andar do que se for só uma noite.
Se for só uma noite tenho sempre de dar um pouco de acelerador para pegar... manias...  scooter_

erkyloko

  • Visitante
Re: A frio a moto desliga-se!! HELP
« Responder #6 em: 19 de Outubro de 2017, 16:50 »
O "i" significa que não é de carburador mas sim de injecção eletronica. Uma bomba que injecta combustivel para o cilindro.
Por isso não tem "kick" para por a mota a trabalhar. Quando dás ao kick, o piston ao descer puxa por vacum tanto o ar como o combustivel e consegues por a mota a trabalhar. Numa injecção já não consegues porque não é o motor que puxa a mistura, neste caso puxa o ar mas a bomba não injecta porque está inerte. Mas em ambos os motores e por serem de 4 tempos tens valvulas de admissão e valvulas de escape. Mas isto já tu deves saber.

Neste teu problema de ir abaixo quando a frio, são as valvulas que estão desafinadas, vai a uma oficina apertar/afinar.
É um problema muito comum neste modelo... a minha já foi à uns 7000 atrás e noto que cada vez se torna mais evidente.. qualquer dia tenho de ir fazer o mesmo outra vez.
Outro problema pode ser tambem a valvula do ralentim e ou o sensor de temperatura.
A minha por exemplo pega melhor à segunda feira quando passa dois dias sem andar do que se for só uma noite.
Se for só uma noite tenho sempre de dar um pouco de acelerador para pegar... manias...  scooter_

Boas camarada,

Eu sei, mas como é de injecção ja li por ai(net) k essas válvulas se afinam sozinhas(automático)

existe algum video de como isso é feito?

Boas curvas
PM

Offline fastnet

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2013
  • Mensagens: 2597
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: honda
  • Modelo: cbf 125
Re: A frio a moto desliga-se!! HELP
« Responder #7 em: 19 de Outubro de 2017, 18:36 »
Companheiro, lamento a minha ignorância mas não conheço motor de mota a 4t com válvulas de admissão/escape de afinação automática.
Não quer dizer que o problema que reporta tenha a ver com as tais válvulas, aliás penso que o ralenti a quente deveria ficar mais baixo que as 2000rpm mencionadas no post inicial.
Até pode ser o corpo de injeção a necessitar de manutenção ou algum sensor a dar mau valor à centralina.
Sym Symphony 125s, Honda S-Wing 125, Bmw f650 funduro, Honda cbf 125
Honda pcx, a sair da casca Spritmonitor.de" border="0
CB500s, a tímida

Albertoliveira74

  • Visitante
Re: A frio a moto desliga-se!! HELP
« Responder #8 em: 20 de Outubro de 2017, 11:52 »
Também desconheço válvulas "autoafinaveis" ;)
As válvulas são afinadas medindo a folga manualmente entre a mesma e a árvore de cames.
Se isto ficar bem afinado pelas folgas dos manuais o trabalhar fica certinho.

erkyloko

  • Visitante
Re: A frio a moto desliga-se!! HELP
« Responder #9 em: 23 de Outubro de 2017, 14:30 »
Boas Camaradas,

Ok, e não existe por ai nenhum video para afinar as tais válvulas?

Assim poupava uns trocos....lol

Boas curvas...
PM

Albertoliveira74

  • Visitante
Re: A frio a moto desliga-se!! HELP
« Responder #10 em: 24 de Outubro de 2017, 14:24 »
Não deve ser dificil, mas não ao alcance de todos. Tens de saber o valor das folgas a aplicar ás diferentes valvulas, sejam de escape ou de admissão. Basicamente assim em grosso modo é apertar a porca da valvula até ficar com essa folga junto à arvore. Tens de ter uma ferramenta chamada "apalpa folgas"  _lol_

Dá uma olhada nisto:

https://www.youtube.com/watch?v=ygfESBBUjAA

Offline fastnet

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2013
  • Mensagens: 2597
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: honda
  • Modelo: cbf 125
Re: A frio a moto desliga-se!! HELP
« Responder #11 em: 24 de Outubro de 2017, 15:34 »
Não deve ser dificil, mas não ao alcance de todos. Tens de saber o valor das folgas a aplicar ás diferentes valvulas, sejam de escape ou de admissão. Basicamente assim em grosso modo é apertar a porca da valvula até ficar com essa folga junto à arvore. Tens de ter uma ferramenta chamada "apalpa folgas"  _lol_

Dá uma olhada nisto:

https://www.youtube.com/watch?v=ygfESBBUjAA

Não sei qual o processo de afinar válvulas na Sym Gts, mas a afinação das válvulas nos vários motores nem sempre é de aperto.
Sym Symphony 125s, Honda S-Wing 125, Bmw f650 funduro, Honda cbf 125
Honda pcx, a sair da casca Spritmonitor.de" border="0
CB500s, a tímida

Offline pavlov

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jul 2014
  • Mensagens: 212
  • Localidade: Sesimbra
  • Marca: Sym
  • Modelo: GTS 125i
Re: A frio a moto desliga-se!! HELP
« Responder #12 em: 30 de Outubro de 2017, 20:23 »
Companheiro
Não sei se o problema está resolvido mas cá vai :
É recorrente neste modelo. Aconteceu o mesmo à minha que é igual.
Solução: afinação de válvulas na oficina.
Custa mão de obra mas fica 5*

Enviado do meu SM-J500FN através de Tapatalk

Sym GTS 125i (29-07-2014): [0 km; 21.000Km...]; média: 3,0 l/100km
Yamaha FZ6 S2 (24-06-2015):[32.000km; ...]; a rolar com a carta A desde 9/7/2015 ;)

erkyloko

  • Visitante
Re: A frio a moto desliga-se!! HELP
« Responder #13 em: 31 de Outubro de 2017, 11:00 »
Companheiro
Não sei se o problema está resolvido mas cá vai :
É recorrente neste modelo. Aconteceu o mesmo à minha que é igual.
Solução: afinação de válvulas na oficina.
Custa mão de obra mas fica 5*

Enviado do meu SM-J500FN através de Tapatalk

Boas camarada,

Ainda estou a ponderar se faço o trabalho ou mando fazer...pk o trabalho deverá sair caro...lol

Boas curva
Pedro Martins

Offline davidsantos

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2016
  • Mensagens: 5289
  • Localidade: sintra
Re: A frio a moto desliga-se!! HELP
« Responder #14 em: 31 de Outubro de 2017, 11:58 »
Boas companheiro é uma questão de pedires orçamento e avaliares se vale a pena.
Sym Gts SE 12/2013  5/2017 a 11/2018
 21500 Kms até 28500 kms

Sym Cruisym 125 11/2018

Albertoliveira74

  • Visitante
Re: A frio a moto desliga-se!! HELP
« Responder #15 em: 24 de Novembro de 2017, 13:23 »
Sendo só afinar, devem-te cobrar 1 ou 2 horas de mão de obra... nada demais .