Autor Tópico: Triciclos em Autoestradas  (Lida 6316 vezes)

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Offline António Teles

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Re: Triciclos em Autoestradas
« Responder #25 em: 19 de Outubro de 2017, 06:04 »
Intrerpretei com leviandade este tópico no seu início.
Mas como estou a aguardar por um triciclo li algumas definições sobre o assunto e neste momento a minha posição mantêm, portanto o erro é do autoante.
Atenção aos radares! Eles andem aí!

HMO

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Re: Triciclos em Autoestradas
« Responder #26 em: 21 de Outubro de 2017, 00:40 »
Sobre este tema sugeria a leitura da informação neste link: http://www.bomcondutor.pt/questao/3402

Boas Curvas !

Offline José Luís Ferreira

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Re: Triciclos em Autoestradas
« Responder #27 em: 21 de Outubro de 2017, 01:35 »

Acabei por também não perceber nada, uma vez que só vejo opinões. ;)


Sobre este tema sugeria a leitura da informação neste link: http://www.bomcondutor.pt/questao/3402

Boas Curvas !

Offline José

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« Última modificação: 21 de Outubro de 2017, 03:03 por José »
21/01/2019   2,6 lts aos 100 kms

scarreira

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Re: Triciclos em Autoestradas
« Responder #29 em: 21 de Outubro de 2017, 09:21 »
Artigo 72.º — Autoestradas

1 - Nas autoestradas e respetivos acessos, quando devidamente sinalizados, é proibido o trânsito de peões, animais, veículos de tração animal, velocípedes, ciclomotores, motociclos e triciclos de cilindrada não superior a 50 cm3, quadriciclos, veículos agrícolas, comboios turísticos, bem como de veículos ou conjuntos de veículos insuscetíveis de atingir em patamar velocidade superior a 60 km/h ou aos quais tenha sido fixada velocidade máxima igual ou inferior àquele valor.

O que o sinal me indica é que vou entrar numa via com estas caracteristicas.
Não há nenhum simbolo que identifique especificamente triciclos (pelo menos que eu saiba).
Na imagem, o simbolo utilizado é o do ciclomotor, isto porque, a meu ver o que está em causa é a velocidade minima e por analogia a cilindrada de 50cc.
O sinal não indica uma via reservada a determinados veiculos, mas sim a proibição de circulação de determinados veiculos. Pelo menos foi assim que aprendi quando fiz o código da estrada há uns anitos atrás, mas com tanta modernice ........ (ou espremer da teta da vaca)

Artigo 24º -sinais de proibição - d. reg. n.22A/98 (conhecido por regulamento de sinalização de transito)

C4e - Trânsito proibido a peões, a animais e a veículos que não sejam automóveis ou motociclos

 _reg_

nada k enganar...
é simples o que os senhores das lei fizeram foi a maneira de sacar €€€
isto é uma contradição...
ou seja o gnr que fez o serviço sabe da situação e pelo art. 72 não pode fazer nada pk está legal (e seriam 120€)
mas pelo sinal está ilegal (senão me engano são 25€)
pk o sinal só fala de veículos automóveis/motociclos (não fala triciclos e quadriciclos) é simplesmente esta a diferença...
_Rolley_

Ruio

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Re: Triciclos em Autoestradas
« Responder #30 em: 19 de Julho de 2018, 10:34 »
Só para confirmar  que a mim também tentaram multar. Ia eu na minha mp3 a sair da ponte para almada quando salta um  _policia_ para o meio da estrada... quase o atropelava e mandar-me encostar. Só que ficou  _confuso_ _pensador_ e eu fiquei _careta_. A minha mp3 é uma 125 e no livrete é considerada motociclo. Nesse momento o  _policia_ informou-me do sinal e realmente referiu que já tinha multado duas vezes uma quadro vermelha... enfim, eu ia mudar para uma cilindrada superior, porque já faço cerca de 100km dia , pensando comprar uma mp3 LT e desisti... agora fui tirar a carta e vou vender a minha e procurar uma mp3 que não seja triciclo de cilindrada superior... para evitar chatices.

Offline António Teles

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Re: Triciclos em Autoestradas
« Responder #31 em: 19 de Julho de 2018, 14:11 »
Só para confirmar  que a mim também tentaram multar. Ia eu na minha mp3 a sair da ponte para almada quando salta um  _policia_ para o meio da estrada... quase o atropelava e mandar-me encostar. Só que ficou  _confuso_ _pensador_ e eu fiquei _careta_. A minha mp3 é uma 125 e no livrete é considerada motociclo. Nesse momento o  _policia_ informou-me do sinal e realmente referiu que já tinha multado duas vezes uma quadro vermelha... enfim, eu ia mudar para uma cilindrada superior, porque já faço cerca de 100km dia , pensando comprar uma mp3 LT e desisti... agora fui tirar a carta e vou vender a minha e procurar uma mp3 que não seja triciclo de cilindrada superior... para evitar chatices.

A minha MP3 é 400cc e no livrete está como motociclo!
« Última modificação: 19 de Julho de 2018, 18:25 por Ccarvalho »
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JSantos

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Re: Triciclos em Autoestradas
« Responder #32 em: 19 de Agosto de 2018, 16:53 »
Boa tarde a todos,
Tenho muito interesse neste tema pois tenciono comprar uma LT e passo a ponte todos os dias de manhã e à noite.
Sabem como está? Continuam na caça à multa? Alguém reclamou as multas e ganhou?
Tenho pesquisado bastante sobre o assunto e até agora n tive respostas diretas dos importadores Piaggio, Peugeot e Quadro. Apenas a Piaggio respondeu através de um revendedor (que têm sido excelentes a responder às minhas questões por sinal ...) e diz que não reconhece qq problema com a homologação de triciclo. Tb enviei questão ao IMTT mas nada ...
Falta ir pessoalmente à PSP para ouvir a versão deles.
Tb soube de um proprietário de uma Quadro que foi multado várias (??) vezes e que contestou as multas .. n sei se teve sorte ou não.
Alguém sabe mais?

JSantos

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Re: Triciclos em Autoestradas
« Responder #33 em: 19 de Agosto de 2018, 22:33 »
A minha MP3 é 400cc e no livrete está como motociclo!

... é a versao LT?
« Última modificação: 19 de Agosto de 2018, 22:56 por JSantos »

Offline António Teles

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Re: Triciclos em Autoestradas
« Responder #34 em: 19 de Agosto de 2018, 23:55 »
... é a versao LT?

Não sei, mas não tem o pedal de travão e é necessário ter a carta de mota.
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Offline pjmartinho

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Re: Triciclos em Autoestradas
« Responder #35 em: 20 de Agosto de 2018, 12:23 »
Não sei, mas não tem o pedal de travão e é necessário ter a carta de mota.

Então não é triciclo. A LT tem pedal de travão e não é necessário carta de mota para a conduzir.
Cronologia:
08/2015 - 09/2016: Kymco Downtown 125i - 3.995 kms - Média: 3,4L
09/2016 - 05/2017: YAMAHA T-Max 500 ABS - 4.276 Kms - Média: 5,3L
05/2017 - ??/????: Honda Pan European ST1100 - 60013 Kms - ????? Kms - Média:

Offline Americano

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Re: Triciclos em Autoestradas
« Responder #36 em: 20 de Agosto de 2018, 14:35 »
A estupidez disto tudo é uma lei do tempo dos grandes modere a sua linguagem do governo nos anos 70 que nunca foi alterada para o século 21.

A Policia agarra-se a essa treta e não há nada a fazer, eles dizem que é um "triciclo" e ponto final...está na  _reg_

Enfim é que temos neste país, so querem leis para eles se esconderem por detrás e nós pagamos até com estas multas sem sentido.

Boas curvas
Não sejas negativo....pensa positivo....vives mais tempo.
Artur Santos

pmfs

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Re: Triciclos em Autoestradas
« Responder #37 em: 20 de Agosto de 2018, 16:45 »
A lei está mal e tem de ser mudada. Que tal o pessoal juntar-se e fazer um petição para tentar alterar a mesma?

Cumps

JSantos

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Re: Triciclos em Autoestradas
« Responder #38 em: 20 de Agosto de 2018, 18:42 »
A lei está mal e tem de ser mudada. Que tal o pessoal juntar-se e fazer um petição para tentar alterar a mesma?

Cumps

Concordo.
Tb acho que os importadores deviam fazer qq coisa pois n esclarecem nada disto ao comprador. Até dizem que pode andar em todo o lado.

Offline pjmartinho

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Re: Triciclos em Autoestradas
« Responder #39 em: 20 de Agosto de 2018, 20:15 »
A lei está mal e tem de ser mudada... mas é essa mesma lei que permite que se conduza uma "mota" com mais de 125cc sem ser necessário ter carta de mota.

Iniciei-me nisto das 2 rodas com uma scooter 125... quando quis passar para uma com motor maior, tive de tirar a carta... porquê? A unica coisa que mudou foi a velocidade e aceleração da scooter pois, tudo o resto é igual... mas a lei obriga-me a tirar a carta  _martelada_
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Offline Ricardo2cv

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Re: Triciclos em Autoestradas
« Responder #40 em: 03 de Agosto de 2019, 23:24 »
Boa noite
Gostaria de saber como está realmente a questão e se alguém já obteve respostas concretas de entidades em relação dos triciclos não poderem circular nas  autoestradas
Pois pondero comprar uma 400 LT usada e estou de pé a traz derivado a esta interrogação
E já agora agradecia a quem tenha uma 400 lt que possa me dizer qual a categoria que está no documento único

Obrigado

Offline scarreira

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Re: Triciclos em Autoestradas
« Responder #41 em: 04 de Agosto de 2019, 13:27 »
não existem actualizações na lei pelo que se mantém tudo...
 lê o que está escrito...
alguma duvida questiona que alguém ha-de ajudar....
se calhar é melhor optar por uma de 2 rodas para evitar chatices...

Offline Sapiens21

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Re: Triciclos em Autoestradas
« Responder #42 em: 04 de Agosto de 2019, 14:55 »
Quando testei a 500 e cujo test-ride estará por cá, a possibilidade de poder ser conduzida com carta de carro era a seguinte:

A homologação que a MP3 LT 500 possui é fruto de alterações que conduziram a essa certificação, nomeadamente os piscas sobressaídos da carenagem, uma distância entre as rodas dianteiras de pelo menos 465mm e um pedal de travão que actua em simultâneo nos dois eixos, além de ter na mesma as convencionais manetes de travagem.

Quanto à circulação em A.E., não me lembro de ler nada em contrário, fosse na 500, na 400, na 300...

Offline Lourenço

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Re: Triciclos em Autoestradas
« Responder #43 em: 04 de Agosto de 2019, 15:08 »
não existem actualizações na lei pelo que se mantém tudo...
 lê o que está escrito...
alguma duvida questiona que alguém ha-de ajudar....
se calhar é melhor optar por uma de 2 rodas para evitar chatices...

Houve sim algumas alterações na "lei", e em 2017. Mas, relativamente aos Quads, os triciclos ou seja os "motociclos" com três rodas continuam a ser diferenciados na necessidade de determinado titulo de condução conforme as suas características técnicas e ás vias onde podem circular conforme os demais motociclos nas diversas categorias.
Em matéria de homologação de veículos na "Europa" o que é para um país é para todos, de uma forma geral,  exceto alguns veículos militares (tipo os do próximo 007  :))), blindados de estado ou particulares, máquinas agrícolas, transportes especiais ou com incremento de capacidade de carga alem das 40 ton e mais uma data de coisas para tornar tudo muito complicado como não podia deixar de ser porque, exatamente se fosse simples não tinha piada, não havia tantos medos, palpites ou bitaites, incerteza, revolta e … infrações com respetivas lotarias.

Neste caso os Quads passaram e ter obrigação entre outras, de possuir diferencial traseiro e é compreensível em virtude da perigosidade destes veículos sem o mesmo, só curvam se a roda interior patinar, em chão firme, alcatrão.
Os fabricantes ou marcas que não quiseram adaptar-se por questão de custos (houve também a euro 4 e fim dos carburadores por exemplo) continuaram a escoar ou mesmo a vender normalmente as suas máquinas mas homologados como veículos fora de estrada, ou seja podem ir para estrada mas só até 45 ou 60 km/h, quase como os tratores agrícolas ou seja uma quase nova categoria de homologação tipo máquina agricola, mais exatamente T3b e T1b.

Um quad é um quad, nunca é um triciclo (segundo as novas homologações) porque apesar de ter dois eixos como o triciclo, estes apoiam-se e fazem ligação ao chão através de 4 rodas que podem ser todas de tração/propulsão ou não, e um quad pode ser ou não ser um motociclo (no sentido alargado (arcaico) um veículo automóvel nomeadamente para determinadas vias), uma máquina agrícola, ou… um T3b e T1b.
Casos houve em que compradores pensando estar a comprar um motociclo de facto estavam a comprar uma espécie de máquina agrícola para ir á padaria da rua ou percorrer caminhos de cabras, mas pouco mais.

Como as diretivas são de leitura aborrecida, deixo um trecho de um artigo de um site que todos conhecem e como é em Francês, todos percebem  ;)


AUGMENTATION DES TARIFS
Comme vous pouvez vous en douter, tout cela n’est pas gratuit ! Outre le coût de la procédure d’homologation, le rajout de pièces telle que le différentiel arrière (+ un blocage électrique pour le TT), la gestion différente des normes sonores et environnementales Euro4 (injection) influent sur le prix de revient de la machine. Cela peut se traduire par une augmentation de plusieurs centaines d’euros.
Certaines marques ont alors purement abandonné l’homologation L7e pour se pencher vers les catégories tracteurs, plus destinées au milieu agricole à la base. Là, plus besoin de répondre aux normes Euro4 —pas de différentiel arrière— mais une vitesse limitée à 45 ou 60 km/h. Une démarche entreprise par les constructeurs d’Amérique du Nord (Polaris et Can-Am) et par les quatre Japonais qui n’adhèrent pas du tout au plan L7e. Ils distribuent des véhicules homologués T1 ou T3, ou plus précisément T3b pour les quads et T1b pour les SSV. C’est compréhensible au regard du coût des évolutions et transformations à effectuer pour répondre aux normes Euro4.
D’autres parts, Yamaha est la seule usine à commercialiser des véhicules qui entrent dans la catégorie MAGA, pour Machine Agricole Automotrice. Une catégorie d’homologation où l’on peut voir la marque New Holland (Fiat Group) avec ses moissonneuses-batteuses jaunes limités à 25 km/h ou ses tracteurs bleus limités comme les machines Maga Yamaha à 40 km/h !


https://www.motoservices.com/dossiers-quad/quad-ssv-homologation-permis-2017.htm

A parte mais complicada (ainda!) é que entre uma diretiva, a sua transposição, aplicação, compreensão e... formação (?) dos agentes pressupostos a fiscaliza-la passam alguns (muitos) anos e entretanto já há mais fornadas burocráticas prontinhas a mexer com isto tudo.