Autor Tópico: Lubrificação Variador JCosta  (Lida 7579 vezes)

Offline Andarilho

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Abr 2017
  • Mensagens: 43
  • Localidade: Pombal / Marinha Grande
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Tricity 300
Lubrificação Variador JCosta
« em: 13 de Outubro de 2017, 21:35 »
Boa noite Companheiros,

Vou postar uma situação que me aconteceu na minha KYMCO DOWNTOWN 125.
Depois de percorrer cerca de 10Km, começo a ouvir um ruido metálico não muito acentuado e
nota-se a mota a perder força.
Tendo montado um kit JCosta que já conta com 3000km, pensei e bem que alguma coisa não estava
bem com o variador.
Levei a mota ao mecânico que montou o variador, e quando é retirado a tampa era só limalha de bronze
que saía do interior do casquilho do variador o qual já encontrava com uma cor preta.
Conclusão do mecânico, segundo ele o variador é auto lubrificante, mas isso não está a acontecer.
O porquê nem ele sabe, será que isso já aconteceu a algum dos companheiros?
Por agora encontra-se a descansar no banco de ensaio a aguarda uma resposta do mecânico.
Obrigado,

Carlos Santos (Andarilho)
 



Offline Andarilho

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Abr 2017
  • Mensagens: 43
  • Localidade: Pombal / Marinha Grande
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Tricity 300
Re: Lubrificação Variador JCosta
« Responder #1 em: 24 de Outubro de 2017, 22:07 »
Boa noite companheiros,

Quando o bom senso impera os resultado é sempre bom para as partes envolvidas.
Neste caso foi o que aconteceu, depois do mecânico ter tentado junto do representante
da J.Costa a responsabilidade da avaria do respetivo variador e não obteve uma resposta
positiva, optou por montar outro variador sem qualquer custo.
Noto que este variador sobe as rotações muito rápido, não atingindo a mesma velocidade em comparação
como o anteriormente montado.
O mecânico aconselhou fazer 1000Km e depois abrir o variador para ver se está tudo OK.

Boas curvas para todos.

petervivas

  • Visitante
Re: Lubrificação Variador JCosta
« Responder #2 em: 25 de Outubro de 2017, 11:01 »
Companheiro, agora deixaste-me com "medo"

Eu tenho um malossi montado na minha maluca, com os roletes também malossi (mais leves que os de origem para ter mais força) ... até hoje nao tive qualquer problema, tenho a correia de origem e não vejo necessidade de por uma que nao seja a de origem!
Problemas até hoje, zero e já conto com mais de 14000 kms, nem sabia sequer que os variadores precisam/podem carecer de lubrificação extra, mas estamos sempre a aprender.
Acima de tudo, ir sempre com o ouvido bem apurado..os barulhos normalmente significam problemas

Boas curvas  _pt_

Offline davidsantos

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2016
  • Mensagens: 5289
  • Localidade: sintra
Re: Lubrificação Variador JCosta
« Responder #3 em: 25 de Outubro de 2017, 15:13 »
Poderia o Variador ter algum defeito ...........  scooter_
Sym Gts SE 12/2013  5/2017 a 11/2018
 21500 Kms até 28500 kms

Sym Cruisym 125 11/2018

Albertoliveira74

  • Visitante
Re: Lubrificação Variador JCosta
« Responder #4 em: 28 de Novembro de 2017, 13:50 »
Os variadores não têm lubrificação, pelo menos os que vi até hoje. Aquilo funciona por força centrifuga não tem quaisquer oleo ou outros liquidos. O veio onde ele se movimentp é que na montagem devesse por uma pequena camadinha de massa de lithium para ele deslizar. Mas de resto aquilo é seco. _policia_

petervivas

  • Visitante
Re: Lubrificação Variador JCosta
« Responder #5 em: 28 de Novembro de 2017, 16:54 »
Os variadores não têm lubrificação, pelo menos os que vi até hoje. Aquilo funciona por força centrifuga não tem quaisquer oleo ou outros liquidos. O veio onde ele se movimentp é que na montagem devesse por uma pequena camadinha de massa de lithium para ele deslizar. Mas de resto aquilo é seco. _policia_

Sempre achei isso, contudo .. nunca digo nunca , um gajo está semprea a aprender

TMaxer

  • Visitante
Re: Lubrificação Variador JCosta
« Responder #6 em: 28 de Novembro de 2017, 20:22 »
Os variadores não têm lubrificação, pelo menos os que vi até hoje. Aquilo funciona por força centrifuga não tem quaisquer oleo ou outros liquidos. O veio onde ele se movimentp é que na montagem devesse por uma pequena camadinha de massa de lithium para ele deslizar. Mas de resto aquilo é seco. _policia_


Se lhe melher uma pequena camarinha de massa seja de que tipo for, vai gripar o variador.


Os jcosta tem lubrificação sólida e não podem levar massa em ponto nenhum

Offline mpaneves

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 4331
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
Re: Lubrificação Variador JCosta
« Responder #7 em: 28 de Novembro de 2017, 23:02 »
Pois era o que pensava até ver o da xciting 400 por exemplo,onde tem vários pontos onde tem de ter massa , inclusive no cavilhao do variador como descrevi no vídeo que coloquei no meu canal na altura.
casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves

TMaxer

  • Visitante
Re: Lubrificação Variador JCosta
« Responder #8 em: 29 de Novembro de 2017, 09:12 »
Mas tens Jcosta na Xciting?


Se não é precisa de levar massa... Os Malossi também é os Polini também assim como restantes


Os Jcosta são os únicos que não levam massa

petervivas

  • Visitante
Re: Lubrificação Variador JCosta
« Responder #9 em: 29 de Novembro de 2017, 10:09 »
Mas tens Jcosta na Xciting?


Se não é precisa de levar massa... Os Malossi também é os Polini também assim como restantes


Os Jcosta são os únicos que não levam massa

Não cheguei a perceber, então tirando os JCosta, todos os restantes têm que levar suplemento de lubrificação apos a primeira montagem ?

Offline mpaneves

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 4331
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
Re: Lubrificação Variador JCosta
« Responder #10 em: 29 de Novembro de 2017, 12:17 »
Não ,tmaxer, é o original ,que me referia ter sítios próprios para levar massa.
casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves

Offline mpaneves

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 4331
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
Re: Lubrificação Variador JCosta
« Responder #11 em: 29 de Novembro de 2017, 12:21 »
Mas tens Jcosta na Xciting?


Se não é precisa de levar massa... Os Malossi também é os Polini também assim como restantes


Os Jcosta são os únicos que não levam massa
Não cheguei a perceber, então tirando os JCosta, todos os restantes têm que levar suplemento de lubrificação apos a primeira montagem ?
Não companheiro,
O original da minha xciting é que leva lubrificação ,isto respondendo ao companheiro que pensava não existir nenhum assim.
De resto se não trazem instruções para ser lubrificado ,não convém fazê-lo ,tal como o tmaxer ,salvo erro,referiu ,visto atualmente os materiais serem autolubrificantes.
casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves

Offline Armelão

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jun 2010
  • Mensagens: 160
  • Localidade: Quinta do Anjo
Re: Lubrificação Variador JCosta
« Responder #12 em: 29 de Novembro de 2017, 13:14 »
Alguém me explica o que é um material autolubrificante e como funciona?
Obrigado.
Rui Armelão

TMaxer

  • Visitante
Re: Lubrificação Variador JCosta
« Responder #13 em: 29 de Novembro de 2017, 14:05 »
Não cheguei a perceber, então tirando os JCosta, todos os restantes têm que levar suplemento de lubrificação apos a primeira montagem ?

Correcto... Os jcosta não levam lubrificação.

Todos os outros têm de levar massa, devendo ser esta reposta ou mudada a cada revisão.

TMaxer

  • Visitante
Re: Lubrificação Variador JCosta
« Responder #14 em: 29 de Novembro de 2017, 14:06 »
Não ,tmaxer, é o original ,que me referia ter sítios próprios para levar massa.

 _pol_

petervivas

  • Visitante
Re: Lubrificação Variador JCosta
« Responder #15 em: 29 de Novembro de 2017, 15:23 »
Correcto... Os jcosta não levam lubrificação.

Todos os outros têm de levar massa, devendo ser esta reposta ou mudada a cada revisão.

A ser totalmente certo isto (Não duvidando de ti TMaxer), cuidado pessoal... que ha muito boa gente que desconhece isto (eu incluido)

Obrigado companheiro

Offline karloxilva

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Set 2013
  • Mensagens: 670
  • Localidade: Setúbal
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: Burgman AN400AZ ABS (Fev.2014)
Re: Lubrificação Variador JCosta
« Responder #16 em: 29 de Novembro de 2017, 16:28 »
Alguém me explica o que é um material autolubrificante e como funciona?
Obrigado.

Companheiro Armelão
A indústria química desenvolveu determinados tipos de resinas e "plásticos" que oferecem índices de atrito  tão baixos (tradução: de resistência ao movimento) que antes só eram possíveis com massas lubrificantes especiais.
Vários exemplos aqui: http://www.mitsuichemicalsbrasil.com/lubmer.htm

Pelos vistos, a composição dos roletes da JCosta tem material desse género na sua composição externa. Algo assim também é reivindicado pela Dr. Pulley que chama a atenção de que não se deve usar qualquer tipo de lubrificante (nos roletes desta marca ainda há a forma própria que pretende facilitar ainda mais o "escorregar" dos roletes no variador.

Mesmo assim, qualquer um destes materiais não é eterno, acaba por desgastar-se.
O truque é saber se a relação preço/qualidade e (duração) dos roletes "especiais" compensa em relação aos roletes "normais" colocados com lubrificação.
Eu acho que fica mais barato o uso dos convencionais (de marcas estabelecidas como Bando, Pollini e outras) lubrificados com Massa de Lítio. Limpeza e lubrificação a cada muda de óleo.
Pelo que me apercebo, em matérias de roleres o mais importante é saber escolher os "pesos" dos roletes. Sem "entrar em oitos nem em oitentas", que é como quem diz, pode melhorar alguma coisita, mas nunca se conseguirá fazer campeão de pistas um cavalo que não pertence à raça certa nem foi criado para isso.
"O bom senso é a coisa do mundo mais bem distribuída: todos pensamos tê-lo em tal medida que até os mais difíceis de contentar nas outras coisas não costumam desejar mais bom senso do que aquele que têm." René Descartes

TMaxer

  • Visitante
Re: Lubrificação Variador JCosta
« Responder #17 em: 29 de Novembro de 2017, 19:16 »
Os roletes nunca são lubrificados. Os únicos pontos de lubrificação situam-se no veio do próprio variador, ou seja entre este e o veio primário do motor... e depois também na zona onde o variador desliza lateralmente.

Nunca dentro do próprio variador onde estão os roletes. Estes já são feitos de materiais que tem boas propriedades de deslizamento (baixo atrito) e baixa deformação.


Como funciona a lubrificação a seco? Fácil... aplicando um acabamento (Camada) de forma química numa superfície em que se transfere e fixa um material de muito baixo atrito como por exemplo a  grafite  _pol_

Albertoliveira74

  • Visitante
Re: Lubrificação Variador JCosta
« Responder #18 em: 29 de Novembro de 2017, 19:19 »
karloxilva, só um pequeno à parte... Os roletes normais como o proprio nome indica "rolam" para abrir o variador, no caso dos Dr.Pulley (tenho uns) são sliders ou seja devido à forma triangular eles escorregam e dado que é a peça de plastico entre duas peças de metal a sua composição está feita para existir o menos resistencia possivel ao seu avanço e recuo, por isso são de uma liga plastica que não necessita de lubrificação nenhuma, só funciona bem estando mesmo seco.
O unico ponto que mencionei atras é o veio oco do variador que tem de levar uma camadinha muito pequena, mesmo só com o dedo molhado na massa muito ao de leve neste veio dado que no abrir e fechar do variador ele desliza no veio e se for metal com metal alem da resistencia ou atrito que provoca tira-lhe suavidade e a aceleração deixa de ser linear.
No Jcosta desconheço mas pelas fotos aquilo é seco tambem, apenas fica na duvida se o veio terá de ser tambem um pouco lubrificado...
Mas quaisquer destes sistemas a lubrificação se entrar em contacto com roletes, sliders ou Jcosta, deixam de funcionar bem.

Offline JPA

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jul 2010
  • Mensagens: 1211
  • Localidade: Figueira da Foz
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: Lubrificação Variador JCosta
« Responder #19 em: 29 de Novembro de 2017, 20:41 »
O J. Costa é um variador transversal, e um pouco diferente dos convencionais e em vez dos rolos ou roletes, tem umas "massas" para produzir o mesmo efeito, mas garantindo um efeito mais rápido do variador quando numa recuperação.

As massas são uns cilindros em plástico ou resina muito resistente e densa  com um topo esférico que se desgasta com uso.

Não existem lubrificantes nem mesmo no casquilho que é auto lubrificado a teflon.

Tive um coisa destas na minha Downtown e foi dinheiro mal gasto, pois o desgaste das massas é rápido o que traduz num perda de velocidade.

É tudo muito lindo puxar até aos 130 quando o sistema ainda está novo , mas depois é uma chatice a falta de rendimento!

Fiquei com a ideia que nas 125 apenas nas PCX aquilo corre bem...
Kymco Downtown 125i
Suzuki DL 1000 V-STROM


Albertoliveira74

  • Visitante
Re: Lubrificação Variador JCosta
« Responder #20 em: 29 de Novembro de 2017, 21:13 »
Já li também que o desgaste é rápido.
Por isso escolhi os Dr pulley, e estou bem satisfeito scooter_