Autor Tópico: Dados para reflexão - ANSR  (Lida 1369 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

NunoMiguel

  • Visitante
Dados para reflexão - ANSR
« em: 05 de Outubro de 2017, 08:39 »
Segurança Rodoviária
18-09-2007 8:00

Andar de mota é a forma mais perigosa de viajar

Os condutores de motociclos, de bicicletas e os peões têm mais probabilidade de morrer durante uma deslocação, comparando, por exemplo, com os utilizadores de autocarro ou comboio.

De acordo com um estudo feito com dados recolhidos na altura em que a UE era composta por 15 Estados, um motociclista tem 220 vezes maior probabilidade de morrer do que o passageiro de um autocarro ou de um comboio.

A segunda forma mais perigosa de deslocação é não recorrer qualquer transporte e viajar a pé: a hipótese de morrer é apenas seis vezes menor do que se fizer a deslocação de mota, a forma mais mortal de viajar.

O estudo aponta o número de mortos por 100 milhões de passageiros hora, indicando que perderão a vida na estrada 440 pessoas por cada 100 milhões de motociclistas que cumpram uma viagem de uma hora.

Se a viagem for feita de autocarro ou de comboio (5.º e 8.º lugares), morrerão apenas duas pessoas no mesmo universo populacional.

O automóvel surge em quarto lugar, com 25 mortos por cada 100 milhões de passageiros que viagem uma hora naquele transporte, 18 vezes menos que sucede com os utentes das motas.

Em terceiro lugar, mas com o mesmo valor do automóvel, surge a bicicleta, enquanto em sexto surge o barco (16 mortos) e em sétimo o avião (oito mortos, 55 vezes menos do que os motociclistas).

Um cenário negro, que pode, no entanto, ser alterado diz o administrador da Prevenção Rodoviária Portuguesa. José Manuel Trigoso considera que a redução do número de vítimas entre os motociclistas poderá ser obtida como nos outros transportes não exclusivamente profissionais: melhorando as vias e outras infra-estruturas rodoviárias e apostando num melhor desempenho dos condutores.

Já em relação á elevada taxa de morte entre peões, considera que o álcool surge como explicação. Isto porque, acrescentou, as taxas de alcoolemia entre peões que morrem atropelados são idênticas às dos automobilistas vítimas em acidentes enquanto conduzem alcoolizados.
Em http://www.rr.pt/InformacaoDetalhe.aspx?AreaId=11&SubAreaId=55&Cont entId=219357

Offline moto2cool

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 2306
  • Localidade: Porto
  • Sexo: Masculino
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: SV 650 A
Re: Dados para reflexão - ANSR
« Responder #1 em: 05 de Outubro de 2017, 15:09 »
"Um cenário negro, que pode, no entanto, ser alterado diz o administrador da Prevenção Rodoviária Portuguesa. José Manuel Trigoso considera que a redução do número de vítimas entre os motociclistas poderá ser obtida como nos outros transportes não exclusivamente profissionais: melhorando as vias e outras infra-estruturas rodoviárias e apostando num melhor desempenho dos condutores."
Mal de nós se estivermos à espera que melhorem as vias e infra estruturas rodoviárias para reduzir os acidentes :(
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Offline fastnet

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2013
  • Mensagens: 2176
  • Localidade: Lisboa
  • Sexo: Masculino
  • Marca: honda
  • Modelo: cbf 125
Re: Dados para reflexão - ANSR
« Responder #2 em: 05 de Outubro de 2017, 20:26 »
Olívio,
Isso é de 2007 ou 2017?
Sym Symphony 125s, Honda S-Wing 125, Bmw f650 funduro, Honda cbf 125
Honda pcx, a sair da casca Spritmonitor.de" border="0
CB500s, a tímida

Online omcj

  • Moderador Global
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2013
  • Mensagens: 2211
  • Localidade: Queluz
  • Sexo: Masculino
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: XJ600N
Re: Dados para reflexão - ANSR
« Responder #3 em: 05 de Outubro de 2017, 20:55 »
Olívio,
Isso é de 2007 ou 2017?

e eu sei? vé quem abriu o topico  _confuso_
« Última modificação: 05 de Outubro de 2017, 21:05 por omcj »

NunoMiguel

  • Visitante
Re: Dados para reflexão - ANSR
« Responder #4 em: 05 de Outubro de 2017, 21:03 »
ooooooooooops!!!!

2007. Vi mal, ehehhehehehhehe!

Mas a ideia é a mesma, e as estatísticas tambem devem ser  _lol_

Online omcj

  • Moderador Global
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2013
  • Mensagens: 2211
  • Localidade: Queluz
  • Sexo: Masculino
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: XJ600N
Re: Dados para reflexão - ANSR
« Responder #5 em: 05 de Outubro de 2017, 21:06 »
ooooooooooops!!!!

2007. Vi mal, ehehhehehehhehe!

Mas a ideia é a mesma, e as estatísticas tambem devem ser  _lol_

 e depois aqui o Olivio é que paga as favas  _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_

NunoMiguel

  • Visitante
Re: Dados para reflexão - ANSR
« Responder #6 em: 05 de Outubro de 2017, 21:10 »
Fico muito contente que seja outro, que não eu, a pagar as favas...

Offline fastnet

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2013
  • Mensagens: 2176
  • Localidade: Lisboa
  • Sexo: Masculino
  • Marca: honda
  • Modelo: cbf 125
Re: Dados para reflexão - ANSR
« Responder #7 em: 06 de Outubro de 2017, 09:57 »
e eu sei? vé quem abriu o topico  _confuso_

já ando a ver coisas  _convivio_
Sym Symphony 125s, Honda S-Wing 125, Bmw f650 funduro, Honda cbf 125
Honda pcx, a sair da casca Spritmonitor.de" border="0
CB500s, a tímida

Offline Carlujo

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Mai 2010
  • Mensagens: 1033
  • Localidade: São Marcos - Cacém
  • Sexo: Masculino
  • Membro CPM nº 271
  • Marca: Sym
  • Modelo: MaxSym 400i
Re: Dados para reflexão - ANSR
« Responder #8 em: 06 de Outubro de 2017, 10:44 »
e depois aqui o Olivio é que paga as favas  _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_

Se não queres pagar as favas, pagas as minis.
Está decidido...  _lol_ _lol_ _lol_ _lol_
SYM GTS 125 Evo - 0 km (15/05/2010) até 48.627 Kms. (23/09/2014) Deixou saudades...
Maxsym 400i - 6.155 kms (23/09/2014) até ...