Autor Tópico: Legalizar matricula com o "P"  (Lida 6492 vezes)

Offline omcj

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2013
  • Mensagens: 2525
  • Localidade: Queluz
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: XJ600N
Legalizar matricula com o "P"
« em: 29 de Setembro de 2017, 16:59 »
Vamos lá ver se todos juntos conseguimos

http://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=motociclos

NSilva

  • Visitante
Re: Legalizar matricula com o "P"
« Responder #1 em: 29 de Setembro de 2017, 17:22 »
Excelente iniciativa.
Já assinei

Offline Americano

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Jan 2015
  • Mensagens: 2529
  • Localidade: Oeiras
  • CPM : 7337
  • Marca: Honda
  • Modelo: SW-T 400
Re: Legalizar matricula com o "P"
« Responder #2 em: 29 de Setembro de 2017, 18:06 »
Vive a vida um dia de cada vez mas respeita tudo e todos
assim vives mais tempo.

NunoMiguel

  • Visitante
Re: Legalizar matricula com o "P"
« Responder #3 em: 29 de Setembro de 2017, 18:47 »
Extraordinária iniciativa.

Como é óbvio, assinei!.

Offline Scooterado

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Set 2010
  • Mensagens: 2198
  • Localidade: Barlavento-Algarve
  • Darwin e a evolução das espécies: T500---» T530 x2
  • Marca: YAMAHA
  • Modelo: TMAX 530 ABS
Re: Legalizar matricula com o "P"
« Responder #4 em: 01 de Outubro de 2017, 14:38 »
+ uma assinatura feita _pol_
Espero que vá para a frente.
1 abraço
Scooterado  scooter_ _slb_
XMAX 125 de 30/11/2010 até 9/1/2013
Tmax 500 abs "Blackmax" 2009
com 23.000 Kms.-1ªmédia 4,82.última média 4,36 e deixei-a ir com 87778 km e com muito bom aspeto.
desde 9/12/2015 comprei 1 Tmax 530  preta com 22.242 e  vendi-a com 84.400 , entretanto há outra T 530 de 2015!!

pcm79

  • Visitante
Re: Legalizar matricula com o "P"
« Responder #5 em: 01 de Outubro de 2017, 14:50 »
Alguém que dê o recado à Mariana Mortágua, fica mais fácil.

Offline davidsantos

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2016
  • Mensagens: 5289
  • Localidade: sintra
Re: Legalizar matricula com o "P"
« Responder #6 em: 01 de Outubro de 2017, 15:08 »
Ainda á pouco tempo vi uma matricula com P em Lisboa .
Sym Gts SE 12/2013  5/2017 a 11/2018
 21500 Kms até 28500 kms

Sym Cruisym 125 11/2018

Offline Americano

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Jan 2015
  • Mensagens: 2529
  • Localidade: Oeiras
  • CPM : 7337
  • Marca: Honda
  • Modelo: SW-T 400
Re: Legalizar matricula com o "P"
« Responder #7 em: 01 de Outubro de 2017, 15:55 »
Ainda á pouco tempo vi uma matricula com P em Lisboa .

Tenho uma Honda SW-T 400, matricula com P mas é ilegal...por enquanto.  _Rolley_
Vive a vida um dia de cada vez mas respeita tudo e todos
assim vives mais tempo.

Ccarvalho

  • Visitante
Re: Legalizar matricula com o "P"
« Responder #8 em: 01 de Outubro de 2017, 18:34 »
Tenho uma Honda SW-T 400, matricula com P mas é ilegal...por enquanto.  _Rolley_

Tens??? Desde quando???

Offline Americano

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Jan 2015
  • Mensagens: 2529
  • Localidade: Oeiras
  • CPM : 7337
  • Marca: Honda
  • Modelo: SW-T 400
Re: Legalizar matricula com o "P"
« Responder #9 em: 01 de Outubro de 2017, 19:05 »
Tá na loja a muito tempo.  _martelada_
Vive a vida um dia de cada vez mas respeita tudo e todos
assim vives mais tempo.

Ccarvalho

  • Visitante
Legalizar matricula com o "P"
« Responder #10 em: 02 de Outubro de 2017, 07:51 »
Tá na loja a muito tempo.  _martelada_

Então é a loja que tem.

Já as BMW novas vêm todas com o P na matrícula, nunca me constou que alguma tivesse sido multada. Às tantas, nem os agentes de autoridade sabem que as matrículas dos motociclos têm de ser todas brancas.
« Última modificação: 02 de Outubro de 2017, 07:55 por Ccarvalho »

Offline Scooterado

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Set 2010
  • Mensagens: 2198
  • Localidade: Barlavento-Algarve
  • Darwin e a evolução das espécies: T500---» T530 x2
  • Marca: YAMAHA
  • Modelo: TMAX 530 ABS
Re: Legalizar matricula com o "P"
« Responder #11 em: 02 de Outubro de 2017, 13:19 »
.....Desde que não impeça a total leitura ( pelos pórticos das portagens por exº ) ou visualização ( de noite por exº ) dos dados da matrícula não estou a ver onde se possa pegar para sancionar os proprietários de motos/scooters........ Que mal fará um pequeno retângulo no canto superior esquerdo da matricula que até ajuda as autoridades ( nomeadamente quando se circula no estrangeiro ) a identificar a "nacionalidade" destes veículos. Afinal qual é a finalidade de uma matrícula ? Não é para identificar um veículo e associá-lo a um proprietário? Se o tal pequeno P não impedir isto então estará respeitado o espírito da lei.
Na minha Tmax 500 tinha esse P lá colocado e nunca nenhum polícia que me tenha mandado parar fez qualquer comentário/aviso sobre isso, até o bom senso do dia a dia me leva a concluir que as novas matrículas deveriam trazer esse Tal de "P". Se calhar, os legisladores dos outros Países é que estão a ver mal o filme..... Nós é que somos os iluminados.
1 abraço
Scooterado  scooter_ _slb_
XMAX 125 de 30/11/2010 até 9/1/2013
Tmax 500 abs "Blackmax" 2009
com 23.000 Kms.-1ªmédia 4,82.última média 4,36 e deixei-a ir com 87778 km e com muito bom aspeto.
desde 9/12/2015 comprei 1 Tmax 530  preta com 22.242 e  vendi-a com 84.400 , entretanto há outra T 530 de 2015!!

Offline Pianoman

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1506
  • Localidade: Charneca da Caparica
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750 XD
Re: Legalizar matricula com o "P"
« Responder #12 em: 02 de Outubro de 2017, 13:28 »
.....Desde que não impeça a total leitura ( pelos pórticos das portagens por exº ) ou visualização ( de noite por exº ) dos dados da matrícula não estou a ver onde se possa pegar para sancionar os proprietários de motos/scooters........ Que mal fará um pequeno retângulo no canto superior esquerdo da matricula que até ajuda as autoridades ( nomeadamente quando se circula no estrangeiro ) a identificar a "nacionalidade" destes veículos. Afinal qual é a finalidade de uma matrícula ? Não é para identificar um veículo e associá-lo a um proprietário? Se o tal pequeno P não impedir isto então estará respeitado o espírito da lei.
Na minha Tmax 500 tinha esse P lá colocado e nunca nenhum polícia que me tenha mandado parar fez qualquer comentário/aviso sobre isso, até o bom senso do dia a dia me leva a concluir que as novas matrículas deveriam trazer esse Tal de "P". Se calhar, os legisladores dos outros Países é que estão a ver mal o filme..... Nós é que somos os iluminados.
1 abraço
Scooterado  scooter_ _slb_

"Decreto-Lei n.º 54/2005

Artigo 2.º

Regime sancionatório

1 - As infracções ao presente diploma constituem contra-ordenações, puníveis com as seguintes coimas:

a) De (euro) 50 a (euro) 250:

i) Circulação de veículo com chapa de matrícula não obedecendo às características estabelecidas no Regulamento ora aprovado;

ii) Circulação de veículo com chapa de matrícula não colocada de forma inamovível ou não obedecendo às condições de instalação;

iii) Colocação sobre a chapa de matrícula de emblemas, insígnias, inscrições ou qualquer elemento não autorizado, permitindo no entanto a leitura completa do número de matrícula;"


Pois é...a questão do bom senso tem muito que se lhe diga. Se houver uma lei que diga que as matrículas devem ser pretas e com os números a preto também, só tens é que cumprir. Por muito parva que seja...

As tais BMW que já há muito saem do stand com o "P" estão ilegais. Tal como o companheiro Scooterado também estava.
O facto de (ainda) ninguém ter sido multado por isto deve-se, agora sim, ao bom senso de (alguns) agentes da autoridade. Até um dia, claro...
« Última modificação: 02 de Outubro de 2017, 13:28 por Pianoman »
Daelim S3 125:Ago11->Jul12(14k);Maxsym 400i:Jul12->Mai13(21k);Maxsym 400i ABS:Jun13->Mai14(18k);Maxsym 600i ABS:Mai14->Jan15(12k)
Honda NC750XD
  

Offline karloxilva

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Set 2013
  • Mensagens: 670
  • Localidade: Setúbal
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: Burgman AN400AZ ABS (Fev.2014)
Re: Legalizar matricula com o "P"
« Responder #13 em: 02 de Outubro de 2017, 16:47 »
Obrigado pela informação companheiro omcj.
Já assinei e divulguei por outros locais por onde passo.
Considero que a petição está bem escrita e fundamentada.

Conforme escrevi noutro local, sei que já houve companheiros multados em Espanha por trazerem matrículas de acordo com a legislação do seu país de origem, Portugal. Isto é, a "Guardia Civil" multa por não trazerem o "P" na matrícula, ou um autocolante com dimensões determinadas pela sua legislação, mas não me ocorre nenhum caso da GNR multar uma mota por trazer o "E" do Estado Espanhol na matrícula... e sabemos que quem por cá lhe puser um "P" está sujeito a coima... coisas que a UE tece.

Fora do tópico ou não tanto:
Alguém gracejou ai acima sobre a Mariana Mortágua. Essa não sei, mas a mana gémea, Joana, deputada por Setúbal, vi que anda de mota. Por isso, há meses, mandei-lhe algo sobre a discriminação nas portagens e sobre a estupidez de o governo anterior ter colocado as 125 a pagar imposto de circulação contrariando o espírito da "Lei das 125".
Não sou presunçoso ao ponto de pensar que tive algo a ver, mas vi com agrado que repuseram o espírito que levou à "Lei das 125" [não era os 5 euros mas o princípio que estava em causa: deixar o carro em casa e andar de 125], e gostei de ler que parece haver concordância de todos os partidos para que se crie uma classe para as duas rodas nas portagens.
Os deputado(as) "estão lá" para representar eleitores e têm de os ouvir... o "e-mail" de cada grupo parlamentar e deputado está no "site" do Parlamento.
O "Eles falam falam mas não os vejo a fazer nada" deve acabar. A começar por nós: mandei há pouco o "link" da petição.

« Última modificação: 02 de Outubro de 2017, 16:52 por karloxilva »
"O bom senso é a coisa do mundo mais bem distribuída: todos pensamos tê-lo em tal medida que até os mais difíceis de contentar nas outras coisas não costumam desejar mais bom senso do que aquele que têm." René Descartes

Offline PSH72

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Jan 2017
  • Mensagens: 1713
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax 300
Re: Legalizar matricula com o "P"
« Responder #14 em: 04 de Outubro de 2017, 09:44 »
Já está assinada  _pol_

Offline JPA

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jul 2010
  • Mensagens: 1211
  • Localidade: Figueira da Foz
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: Legalizar matricula com o "P"
« Responder #15 em: 15 de Maio de 2020, 12:30 »
Com a nova legislação, esta petição deixou de ter sentido, não obstante os critérios para a mudança, úteis e com toda a razão.


Com o fim do EE, já começa muita malta a ir à rua, já com as novas matrículas, mas em motos "velhas"...  _lol_ _lol_

Kymco Downtown 125i
Suzuki DL 1000 V-STROM