Autor Tópico: Nova NC750X para 2016  (Lida 103774 vezes)

Offline pedroareias

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 965
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Tracer 900 GT (2019)
Re: Nova NC750X para 2016
« Responder #225 em: 18 de Maio de 2016, 23:59 »
Mais uma vez: a Honda indica 168 e 170 para o DCT e a versão manual. Qual é o motivo para a Honda mentir para anunciar uma velocidade menor na Alemanha?
E não, francamente não queria a NC750 na minha garagem, está lá um carro menos limitado e mais económico.

Para vossa informação, a revista "Motorradonline.de" mediu a NC750X à velocidade máxima de 162 km/h: http://www.motorradonline.de/vergleichstest/48-ps-motorraeder-bmw-g-650-gs-und-honda-nc-750-x-im-test-daten-und-messwerte/538220?seite=2

Portanto, não, até um Fiat Panda é mais rápido.

Na Tmax 530 pareceu-me que estavam a tentar "diminuir" nos testes performances bastante aceitáveis. Nesta Honda, parece-me que estão a tentar "agigantar" uma moto aceitável mas limitada.

E em termos de qualidade temos de averiguar cuidadosamente. Já vi alguns sinais pouco animadores.

Não sei em que condições foi realizado e se houve ou não "ajuda" de uma boa descida (acredito naturalmente que sim), pelo que a minha atenção não se pode voltar para esse facto que fica de alguma forma posto em causa face a uma velocidade de plano.

Aquilo que sim me chama à atenção é a diferença entre o indicado e o medido por GPS neste regime máximo...e, mesmo que tenhamos um erro de amostragem de 1%, ainda assim parece-me que fica claro que existe uma proximidade tolerável.  ;)

http://youtu.be/e6--Pgn_sSc

Se se puser em causa também o GPS e mesmo retirando um erro de 1% por excesso, então teremos de o fazer com todas as medições, o que me parece incorrecto.

Portanto, velocidade máxima real da NC 750X??
Algures entre 100km/h e os 299.792,5 km/s da velocidade da luz.  A descer, claro... _lol_

Uma cinza ficava bem na garagem, não achas Pedro?  _convivio_
« Última modificação: 19 de Maio de 2016, 00:32 por pedroareias »

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Nova NC750X para 2016
« Responder #226 em: 19 de Maio de 2016, 00:54 »
É a tua opinião, Pedro.  _pol_

E longe de mim querer abalar a tua convicção nas indicações do site Alemão da marca.  _convivio_

Aliás, coloco desde já também em causa todos os testes realizados por inúmeras publicações, inclusivamente na Alemanha, que indiquem que a Forza 125 tem vel. máxima superior a 108km/h, pois será falso.

Se é essa velocidade que está no site Alemão, é essa que vale e todas as publicações nos estão a dar uma grande tanga quando dizem que são 116-117km/h.

E ainda digo mais...na Honda Áustria é referido para este modelo "über 100 km/h", pelo que até serão os Alemães a exagerar na velocidade e os bem mais sensatos Austríacos preferem mencionar de forma vaga "mais de 100km/h".

O mesmo vale para a PCX, pois os 102km/h reais que nos indicam imensas publicações, estão afinal redondamente errados, pois é bastante inferior o que se indica na marca (94km/h).

Já se por outro lado a marca deliberadamente coloca um valor abaixo do alcançável, essa é uma questão à qual desconheço a resposta....ainda que tenha interesse em sabê-la. E estou a ser totalmente sincero no tema, pois seria nteresante saber a razão (havendo-a, claro) que esteja por detrás dos valores indicados. _pol_

Uma opinião é uma opinião e a minha garantidamente não é melhor do que a de ninguém...

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Nova NC750X para 2016
« Responder #227 em: 19 de Maio de 2016, 01:16 »
Sobre a velocidade que referes acima Pedro, por acaso reparaste na indicação dada à potência da NC750 nesse teste qu indicas??

Refere 48cv, quando na realidade são 55cv, o que leva à convicção que o modelo testado tinha o kit de estrangulamento de potência (¹mit Drosselkit) para entrar na categoria A2, ou seja os Alemães testaram um modelo que não reflecte o mesmo de uma unidade stock.  ;)
« Última modificação: 19 de Maio de 2016, 01:20 por Sapiens21 »

geraldescity

  • Visitante
Re: Nova NC750X para 2016
« Responder #228 em: 19 de Maio de 2016, 02:07 »
Mais do que essa velocidade já eu dei, confirmado por um gps. Ou o meu estava descalibrado, ou então não sei em que condições foi feito esse teste  _pensador_

Nunca dei muito mais é verdade, mas já toda a gente sabe que a NC não é para atingir velocidades altas, para isso existem outras opções. O importante é que cada um se sinta bem com o que tem e mais importante, que a desfrute ao máximo, pois eu prefiro ir dar uns passeios tranquilos do que andar a discutir velocidades máximas  _convivio_

Offline pedroareias

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 965
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Tracer 900 GT (2019)
Re: Nova NC750X para 2016
« Responder #229 em: 19 de Maio de 2016, 09:10 »
Tens toda a razão, mas menos potência significa menos velocidade? Podem ser apenas 48 cavalos mas mais espevitados, contra 54 adormecidos ou com gripe.

E a Sym 600? Porque é que ninguém fala nela? É uma excelente alternativa com performances muito semelhantes.

O CPM é sobre a diversidade. Quando há preferências por uma marca, pode começar a perder o interesse.


Sobre a velocidade que referes acima Pedro, por acaso reparaste na indicação dada à potência da NC750 nesse teste qu indicas??

Refere 48cv, quando na realidade são 55cv, o que leva à convicção que o modelo testado tinha o kit de estrangulamento de potência (¹mit Drosselkit) para entrar na categoria A2, ou seja os Alemães testaram um modelo que não reflecte o mesmo de uma unidade stock.  ;)
« Última modificação: 19 de Maio de 2016, 10:19 por pedroareias »

Velasquez

  • Visitante
Re: Nova NC750X para 2016
« Responder #230 em: 19 de Maio de 2016, 18:33 »
Tens toda a razão, mas menos potência significa menos velocidade? Podem ser apenas 48 cavalos mas mais espevitados, contra 54 adormecidos ou com gripe.

E a Sym 600? Porque é que ninguém fala nela? É uma excelente alternativa com performances muito semelhantes.

O CPM é sobre a diversidade. Quando há preferências por uma marca, pode começar a perder o interesse.

Concordo com o que dizes Pedro. Quando a experimentei confesso que gostei bastante do torque dela até uma certa velocidade, mas depois deixa de ter sumo...achei isso a partir dos 110/120kmh..no entanto é a melhor proposta de mota para cidade, sem qualquer duvida, a par das maxi scooters. Mas hoje em dia olho para trás e nao conseguia ir para uma NC...se fosse para um downgrade olharia com muita atenção para uma mt07 por exemplo... _pol_



E um upgrade para uma street triple R  _lool_

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Nova NC750X para 2016
« Responder #231 em: 19 de Maio de 2016, 21:20 »
Para a cidade?

Existem motos que o fazem melhor...

Para esse fim eu não a compraria, é a minha opinião.  :)

A gama NC é perfeita como commuter (...ou All Round Commuter), como um companheiro do fórum já disse e muito bem.

A definição do que é, já foi por cá dita, pelo que não vale a pena estar a repetir...

Offline jfreitas

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jul 2014
  • Mensagens: 496
  • Localidade: sintra
  • Marca: SYM
  • Modelo: Tl 508
Re: Nova NC750X para 2016
« Responder #232 em: 19 de Maio de 2016, 22:06 »
Agora já se vê mota...


👍🏼 gosto muito...


Enviado do meu iPad usando o Tapatalk



gosto gosto _pol_ _pol_

Velasquez

  • Visitante
Re: Nova NC750X para 2016
« Responder #233 em: 20 de Maio de 2016, 12:39 »
Para a cidade?

Existem motos que o fazem melhor...

Para esse fim eu não a compraria, é a minha opinião.  :)

A gama NC é perfeita como commuter (...ou All Round Commuter), como um companheiro do fórum já disse e muito bem.

A definição do que é, já foi por cá dita, pelo que não vale a pena estar a repetir...

Sim, percebo o que dizes mas continua no meu topo devido ao porta capacete.

No meu caso se tivesse um, não compraria uma top case por exemplo (que simplesmente nao gosto mas...)

folguer

  • Visitante
Re: Nova NC750X para 2016
« Responder #234 em: 20 de Julho de 2017, 17:53 »
Estou com ideias de trocar de moto. Estou praticamente certo que a escolha será uma Honda NC 750X.

Pois muito bem, hoje, fui fazer um test drive à NC 750X. Estava com receio de ter dificuldades de adaptação devido à altura e principalmente ao peso. Mas não, aquilo parece que se conduz sozinho, tal não é a facilidade de condução!

Só há um pormenor que me desagradou. É o facto de ir constantemente a ouvir um ruído algo cansativo. Mas se for em pé, este ruído que falo desaparece! Volto a sentar-me volta a ouvir o ruído.

Na NMAX, levo com o vento todo em cima e não ouço este ruído, na NC 750X levo naturalmente com muito menos vento em cima, mas estou sempre a ouvir aquele barulho irritante.

O meu capacete é um Shubert C3 Basic que adquiri à 2 meses atrás.

Mais alguém se queixa disto?

tparracho

  • Visitante
Re: Nova NC750X para 2016
« Responder #235 em: 21 de Julho de 2017, 17:41 »
Estou com ideias de trocar de moto. Estou praticamente certo que a escolha será uma Honda NC 750X.

Pois muito bem, hoje, fui fazer um test drive à NC 750X. Estava com receio de ter dificuldades de adaptação devido à altura e principalmente ao peso. Mas não, aquilo parece que se conduz sozinho, tal não é a facilidade de condução!

Só há um pormenor que me desagradou. É o facto de ir constantemente a ouvir um ruído algo cansativo. Mas se for em pé, este ruído que falo desaparece! Volto a sentar-me volta a ouvir o ruído.

Na NMAX, levo com o vento todo em cima e não ouço este ruído, na NC 750X levo naturalmente com muito menos vento em cima, mas estou sempre a ouvir aquele barulho irritante.

O meu capacete é um Shubert C3 Basic que adquiri à 2 meses atrás.

Mais alguém se queixa disto?

Que tipo de barulho é? Barulho de vento?

O Vidro das novas NC desvia o vento maioritariamente para a zona do capacete, fazendo com que ouças bastante mais ruído de vento do que na Nmax onde a não existência de vidro faz com que leves com menos vento no capacete.

Por norma, os defletores de vento que se colocam no topo dos vidros ajudam a reduzir esse efeito. como este por exemplo: https://fullcontrolmotos.com/produto/puig-defletores-vento-clip-on-6375/

folguer

  • Visitante
Re: Nova NC750X para 2016
« Responder #236 em: 21 de Julho de 2017, 18:10 »
Hmm então é bem capaz de ser isso, de levar com o vento todo no capacete, oriundo do vidro da frente.

Honestamente, não gosto de ver esses deflectores instalados nos vidros, mas se isso resolver a questão, aí terei que ter paciência e compro mesmo esse acessório.

Já agora, usar um deflector desses não vai dar ao mesmo que aplicar um vidro maior, como por exemplo este, também da Puig?

 https://puig.tv/en/tuning-motos/windscreens-for-fairing-bikes/touring-screen?bike=12169

tparracho

  • Visitante
Re: Nova NC750X para 2016
« Responder #237 em: 24 de Julho de 2017, 10:15 »
Hmm então é bem capaz de ser isso, de levar com o vento todo no capacete, oriundo do vidro da frente.

Honestamente, não gosto de ver esses deflectores instalados nos vidros, mas se isso resolver a questão, aí terei que ter paciência e compro mesmo esse acessório.

Já agora, usar um deflector desses não vai dar ao mesmo que aplicar um vidro maior, como por exemplo este, também da Puig?

 https://puig.tv/en/tuning-motos/windscreens-for-fairing-bikes/touring-screen?bike=12169

Podes ver aqui o resultado do teste em túnel de vento entre o vidro original da NC e esse da Puig: https://puig.tv/uploads/products/600019/8910/aerodinamyc-test.pdf

basicamente, retira grande parte do vento que sentes na zona dos ombros e reduz um bom bocado o vento que incide sobre o capacete.

folguer

  • Visitante
Re: Nova NC750X para 2016
« Responder #238 em: 24 de Julho de 2017, 18:46 »
Boa informação essa. Não tenha visto ainda.

Contra a minha vontade, acho que terei que investir nesse acessório.