Autor Tópico: Carta categoria A  (Lida 2594 vezes)

Acl

  • Visitante
Carta categoria A
« em: 20 de Setembro de 2017, 15:07 »
Boas a todos, gostava que me esclarecessem uma dúvida se for do vosso conhecimento.

Tenho carta categoria B desde 1990, tirei no mês passado a categoria A, a minha dúvida é se agora a minha carta é provisória em categoria B e ou categoria A.

Já pesquisei e não consigo ficar esclarecido, imaginem piso o traço continuo de mota (muito grave) fico sem ambas? Fico sem a Categoria A? Ou a mim este regime provisório não se aplica?

Obrigado

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: Carta categoria A
« Responder #1 em: 20 de Setembro de 2017, 22:55 »
Toda a carta é provisória até acabares os pontos :), de resto a A recém tirada é como a outra. As sanções acessórias incidem sobre a carta independentemente do tipo de averbamento, seja de mota ou  carro é tudo a contar para tirar pontos da carta, não são duas cartas.
Já agora bicicleta também conta ;)
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Acl

  • Visitante
Re: Carta categoria A
« Responder #2 em: 21 de Setembro de 2017, 10:08 »
Muito obrigado pelo esclarecimento _convivio_

Deixei a PCX mas é aqui que continuo a gostar de estar! _pol_

NSilva

  • Visitante
Re: Carta categoria A
« Responder #3 em: 21 de Setembro de 2017, 11:36 »
Realmente também tenho uma dúvida nesse sentido.

Vou fazer 3 Anos de Carta de Ligeiros (B).
Tirei a de Mota (A2) em Setembro do ano passado.

Caso eu passe um sinal vermelho (contra-ordenação muito grave), a carta que é penalizada é apenas a de mota ou todas elas ?
Outra questão, por exemplo a nível do alcool.

Como sabem, dentro do regime probatório, o limite é de 0.19, mas quando termina este mesmo regime, o limite passa a ser 0.49.
Caso seja controlado num veículo ligeiro com 0.49, qual é a carta em que eles agarram? Ou o regime probatório engloba que, mesmo 3 anos depois, mantenha o limite de alcool em 0.19 até terminar os 3 anos da mota ?

Acl, aproveitei o teu topico para colocar esta dúvida, espero que não te importes  _pol_
Boas curvas  _pt_


Marafado

  • Visitante
Re: Carta categoria A
« Responder #4 em: 24 de Setembro de 2017, 07:15 »
A carta é só uma...não interessa o veiculo que conduzes...era bom se fosse como dizias...se ficares inibido de conduzir, és impedido para todas as categorias, porque entregas a carta...