Autor Tópico: Ventos laterais - PCX 125cc  (Lida 5772 vezes)

MiguelPCX

  • Visitante
Ventos laterais - PCX 125cc
« em: 26 de Julho de 2017, 12:09 »
Boas,
À duas semanas troquei os IRC por uns Brigedstone...
Ultimamente como devem ter reparado tem estado muito vento em Lisboa, principalmente rajadas laterais repentinas que me metem em sentido, levando mesmo a mota a sair da sua trajetória.
Ora as minhas dúvidas são :
- Será culpa dos pneus? Coloquei os Brigedstone mas dá me a sensação de serem fininhos, têm medidas de 90 à frente/100 atrás e mesmo sem vento tenho notado alguma instabilidade nas curvas;
- Será falta de um vidro frontal? Se sim qual tamanho? Ainda tenho o de origem;
- Ou se poderá haver outra razão e se sim como contornar?
 scooter_ _slb_
« Última modificação: 26 de Julho de 2017, 12:24 por MiguelPCX »

Offline fastnet

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2013
  • Mensagens: 2597
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: honda
  • Modelo: cbf 125
Re: Ventos laterais - PCX 125cc
« Responder #1 em: 26 de Julho de 2017, 12:34 »
Companheiro,
fizeste bem em trocar de pneus, essa medida que mencionas é a medida utilizada na pcx.
Sentir as rajadas de vento é inevitável numa moto scooter, o efeito amplia-se se a área é maior, caso da scooter, ou menor peso, caso da tua pcx.
Um écran maior protege mais o condutor do vento dando mais conforto, não diminui o efeito de vento lateral.
Acho que tens de aprender a viver, como todos nós, com esta situação.
Casos particulares como condutor mais alto, piloto com mochila às costas, topcase ou pneus com pressão mais alta podem dar alguma sensação de maior instabilidade.
Sym Symphony 125s, Honda S-Wing 125, Bmw f650 funduro, Honda cbf 125
Honda pcx, a sair da casca Spritmonitor.de" border="0
CB500s, a tímida

MiguelPCX

  • Visitante
Re: Ventos laterais - PCX 125cc
« Responder #2 em: 26 de Julho de 2017, 12:39 »
Em termos de condução tens alguma dica para lidar melhor com esses ventos laterias?
Já tinha pensado em tirar a top case, mas a "gaja" dá me jeito para o dia a dia lol
Em relação aos pneus qual é a pressão adequada?
Em relação ao vidro, visto não ajudar com os ventos laterais e como eu não ando muito em via rápida para já não será um prioridade.
« Última modificação: 26 de Julho de 2017, 12:54 por MiguelPCX »

Offline PSH72

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Jan 2017
  • Mensagens: 1713
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax 300
Re: Ventos laterais - PCX 125cc
« Responder #3 em: 26 de Julho de 2017, 13:04 »
Em termos de condução tens alguma dica para lidar melhor com esses ventos laterias?
Já tinha pensado em tirar a top case, mas a "gaja" dá me jeito para o dia a dia lol
Em relação aos pneus qual é a pressão adequada?
Em relação ao vidro, visto não ajudar com os ventos laterais e como eu não ando muito em via rápida para já não será um prioridade.

A pressão dos pneus deve estar no compartimento por baixo do banco.

Em relação aos ventos laterais é aprender a lidar com eles e não abusar na velocidade.

meneses85

  • Visitante
Re: Ventos laterais - PCX 125cc
« Responder #4 em: 26 de Julho de 2017, 14:21 »
Em relação aos ventos laterais, ensinaram-me algo bastante bom para o efeito.
Não nos agarrar-mos demasiado ao guiador, com força... basta estar relaxado e agarrado ao guiador sem exercer qualquer tipo de pressão sobre o mesmo e assim consegue-se um melhor controlo sob a mota...

MiguelPCX

  • Visitante
Re: Ventos laterais - PCX 125cc
« Responder #5 em: 26 de Julho de 2017, 14:31 »
Em relação aos ventos laterais, ensinaram-me algo bastante bom para o efeito.
Não nos agarrar-mos demasiado ao guiador, com força... basta estar relaxado e agarrado ao guiador sem exercer qualquer tipo de pressão sobre o mesmo e assim consegue-se um melhor controlo sob a mota...

Já tinha lido algures essa dica e hoje de manhã comecei a pô la em prática, confesso que senti melhorias mas não tinha a certeza se era da estar mais relaxado ou se era de estar menos vento. Vou experimentar mais algumas vezes essa "técnica" para depois tirar conclusões, boa dica!
« Última modificação: 26 de Julho de 2017, 14:31 por MiguelPCX »

meneses85

  • Visitante
Re: Ventos laterais - PCX 125cc
« Responder #6 em: 26 de Julho de 2017, 14:40 »
Hoje está um pouco de menos vento também é um facto, mas sim, mas se tiveste mais relaxado, melhor... ;)

petervivas

  • Visitante
Re: Ventos laterais - PCX 125cc
« Responder #7 em: 26 de Julho de 2017, 16:48 »
Tudo o que foi dito anteriormente influencia...

Principalmente o que o companheiro fastnet menciona...

Sentir as rajadas de vento é inevitável numa moto scooter, o efeito amplia-se se a área é maior, caso da scooter, ou menor peso, caso da tua pcx.

o baixo peso da PCX faz com que isso seja ampliado ! Eu tinha uma S2 e sentia isso a grande, agora mudei de montada ... para uma bem mais pesada e robusta, sente se na mesma um pouco... mas nada do que era antes.
Vive com o vento na boa, vai relaxado, se ele puxa pa um lado...tenta nao guinar de repente, vai levando a maquina ao lugar. Uma dica: Tenta nao ir muito junto a linha divisoria, mas sim mais encostado a guia direita/centro da faixa, assim nao corres tao depressa o risco de ir para a faixa contraria

Abraço, boas aceleradelas

MiguelPCX

  • Visitante
Re: Ventos laterais - PCX 125cc
« Responder #8 em: 26 de Julho de 2017, 17:34 »
Tal como já foi escrito por vocês, e eu próprio já tinha lido algures, vou relaxar enquanto conduzo  _anjo_ (não vou tirar a top case porque a mesma dá me muito jeito)

A minha dúvida era mais se a culpa seria dos pneus(vou confirmar a pressão) ou da falta de um vidro alto...dos pneus não será e  com a vossa ajuda percebi que também não seria pela questão do vidro, que a colocação do mesmo até iria piorar a situação  ;D

cgomes

  • Visitante
Re: Ventos laterais - PCX 125cc
« Responder #9 em: 26 de Julho de 2017, 21:01 »
A questão dos pneus é sempre pertinente. Há que verificar a pressão de 15 em 15 dias pelo menos mas os ventos laterais são sempre sentidos, seja numa PCX ou numa Burgman 650, há que adaptar a condução às circunstâncias e rolar a uma velocidade mais confortável. Quando as rodas são pequenas o efeito negativo é maior e eu na minha sofro também com isso. O vidro frontal resolve o problema do vento que vem dessa direcção.

Mouratti

  • Visitante
Re: Ventos laterais - PCX 125cc
« Responder #10 em: 27 de Julho de 2017, 00:27 »
Bom tópico.... Ando sempre á rasca com o vendo, juntamente com a minha inexperiência...
Abrando sempre, mas nunca sei se devemos ir contra o vento....
Ou então meter um sidecar lol

Enviado do meu X527 através de Tapatalk


petervivas

  • Visitante
Re: Ventos laterais - PCX 125cc
« Responder #11 em: 27 de Julho de 2017, 10:51 »
A minha dúvida era mais se a culpa seria dos pneus(vou confirmar a pressão) ou da falta de um vidro alto...dos pneus não será e  com a vossa ajuda percebi que também não seria pela questão do vidro, que a colocação do mesmo até iria piorar a situação  ;D

O vidro ajuda sempre companheiro Miguel, sempre!!!
Eu houve 2 dias que tirei o vidro da minha para o limpar e polir em condicoes e digo te ! QUE DIFERENÇA!
E que nem t passa pela cabeca o que e andar sem vidro  _lol_
O vidro ajuda MUITO no vento frontal e nas lambadas que deixas de levar quando usas um vidro bacano, por outro lado, ventos laterais.. nao tens como te safar

Vai te habituando e ganhando prática, tecnica e serenidade... mas NUNCA PERCAS O RESPEITO A QUE MOTA FOR
Muito cuidado, olhar sempre para o lado
Grande abraço , boas aceleradelas

MiguelPCX

  • Visitante
Re: Ventos laterais - PCX 125cc
« Responder #12 em: 27 de Julho de 2017, 11:04 »
Concordo @petervivas, respeito a cima de tudo, não tinha muito respeito e cuidado até cair a primeira vez  _palmas_ mas agora sou um condutor muito mais consciente...pensava que só acontecia aos outros  _Rolley_

Para já não vou investir num vidro porque o vento frontal não me faz muita confusão, deve ser por não andar muito em vias rápidas, e também porque o vidro não contribui em nada para o controlo do vento lateral que é o que mais me incomoda. Vou adotar a "técnica" que já foi mais que uma vez mencionada neste tópico...relaxar  _lool_

bgomes1983

  • Visitante
Re: Ventos laterais - PCX 125cc
« Responder #13 em: 27 de Julho de 2017, 11:36 »
Companheiro, acredita que devido ao vento que se tem feito sentir em Lisboa, eu até cheguei a pensar senão estaria com algum problema na direcção da mota, porque a frente da mota parece que tem vida própria.

Mas quando chegava aos tuneis e não existe vento a mota estava certinha, o que me levou a conclusão que éra do vento.

Já apanhei grandes sustos com as rajadas repentinas e a unica solução é mesmo andar com cuidado.

 _convivio_

nbaptista

  • Visitante
Re: Ventos laterais - PCX 125cc
« Responder #14 em: 01 de Agosto de 2017, 16:50 »
A minha dúvida era mais se a culpa seria dos pneus(vou confirmar a pressão) ou da falta de um vidro alto
Eu esta semana andei sem o vidro alto, e pareceu-me que melhorou no aspeto dos ventos laterais. O vidro alto dá uma condução muito mais confortável, mas não ajuda nos ventos laterais. Eu também tenho esse problema com a PCX, quando faço viajens de 40 Kms, por exemplo,. Aí, o vidro alto não ajuda.