Autor Tópico: Opinião sobre TMax 500  (Lida 632 vezes)

Offline Patuleia

• MaxiScootard Júnior
  • *
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Honda
  • Modelo: Integra 700
Opinião sobre TMax 500
« em: 13 de Julho de 2017, 14:10 »
Viva,

Equaciono a compra de uma TMax 500 usada (2009 a 2011) e agradecia a vossa ajuda:

- Quais os principais items a ver, além dos normais em qualquer moto?
- Fiabilidade da moto?
- Quais os problemas crónicos deste modelo?

Obrigado e Abraço

Luís

Offline Rufido

• MaxiScootard
  • Localidade: Oeiras
  • Respeito, muito respeito pelos outros e pela máqª
  • Marca: Gilera
  • Modelo: Nexus 500
Re: Opinião sobre TMax 500
« Responder #1 em: 13 de Julho de 2017, 14:49 »
Ainda antes de te darem resposta, podes ir tirando algumas das dúvidas aqui: http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php/board,44.0.html
 _convivio_
Rui

Offline TMaxer

• MaxiScootard
  • Marca: Ducati
  • Modelo: Multistrada 1200S
« Responder #2 em: 13 de Julho de 2017, 15:26 »
Boas!

Fui proprietário de uma por cerca de 70 mil Kms e tenho um conhecimento razoável do modelo.

De um modo geral são maquinas muito fiáveis e que apenas precisam de se meter pneus e gasolina.

A manutencao é simples, sendo que apenas as revisoes a cada 20 mil se tornam mais onerosas por causa da troca da correia do variador e roletes. A cada 5 trocam o oleo, mas é uma operacao muito simples e barata.

o unico problema cronico do modelo é a bomba de gasolina que avariava em dias muito quentes, problema que geralmente é conhecido por "tmax fever". Quase todas as unidades tiveram a bomba trocada em garantia pela Yamaha, pelo que o problema estará resolvido.

Se nao estiver tambem hoje em dia podes comprar apenas a bomba e trocar ao custo de poucas dezenas de €, ao inves de ter de trocar todo o conjunto que custava cerca de 500€

O rotor magnetico do conta kilometros presente na roda da frente precisa de ser lubrificado sempre que trocares de pneu, sob pena de este partir (cerca de 25€)

O meu DB ou o do Scooterado sao bons pontos de partida para conhecerem um pouco mais o modelo

http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php/topic,21952.0.html

Cts

Offline Patuleia

• MaxiScootard Júnior
  • *
« Responder #3 em: 13 de Julho de 2017, 15:37 »
(...) e tenho um conhecimento razoável do modelo.

Ehehehehehe, gostei do razoável!  ;D

Tenho o teu tópico nos favoritos para referência futura, caso compre a TMax.

(...)De um modo geral são maquinas muito fiáveis e que apenas precisam de se meter pneus e gasolina.

A manutencao é simples, sendo que apenas as revisoes a cada 20 mil se tornam mais onerosas por causa da troca da correia do variador e roletes. A cada 5 trocam o oleo, mas é uma operacao muito simples e barata.

o unico problema cronico do modelo é a bomba de gasolina que avariava em dias muito quentes, problema que geralmente é conhecido por "tmax fever". Quase todas as unidades tiveram a bomba trocada em garantia pela Yamaha, pelo que o problema estará resolvido.

Se nao estiver tambem hoje em dia podes comprar apenas a bomba e trocar ao custo de poucas dezenas de €, ao inves de ter de trocar todo o conjunto que custava cerca de 500€

O rotor magnetico do conta kilometros presente na roda da frente precisa de ser lubrificado sempre que trocares de pneu, sob pena de este partir (cerca de 25€)

O meu DB ou o do Scooterado sao bons pontos de partida para conhecerem um pouco mais o modelo

http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php/topic,21952.0.html

Cts

Ok, obrigado.

Vou ver umas quantas, algum barulho a procurar, que indicie algo mais grave?

Offline TMaxer

• MaxiScootard
« Responder #4 em: 13 de Julho de 2017, 16:12 »
Nao... de um modo geral as 500 tem uma mecânica à prova de bala.

Se a maquina fez as manutenções sempre atempadamente, nao é maquina que dê receio em comprar  _pol_

Offline cgomes

• MaxiScootard Júnior
  • **
  • Localidade: Barreiro
  • o "espirito" não tem género nem cilindrada
  • Marca: Apeado
« Responder #5 em: 13 de Julho de 2017, 16:16 »
Acreditando no que se diz é uma máquina muito boa.
Se eu tivesse uns centímetro mais de altura creio que teria sido a minha escolha.
cgomes

Offline Patuleia

• MaxiScootard Júnior
  • *
« Responder #6 em: 13 de Julho de 2017, 16:28 »
Nao... de um modo geral as 500 tem uma mecânica à prova de bala.

Se a maquina fez as manutenções sempre atempadamente, nao é maquina que dê receio em comprar  _pol_

Cool!  8)

Bom e agora a parte mais difícil... tenho uma XX. É óbvio que as prestações são muito inferiores, não é isso que me preocupa mas se a TMax é capaz de por ex. aguentar ~200kms a ~150km/h em AE? Ou ~130km/h com passageiro?

A utilização vai ser maioritariamente em Lisboa ou num raio de 50kms, para o trabalho são só 6kms ida + 6kms volta, tem sido a utilização da XX e daí estar vendida. Mas se quiser ir à terra num fim de semana mais a esponja, a TMax dá conta do recado?

Offline TMaxer

• MaxiScootard
« Responder #7 em: 13 de Julho de 2017, 16:41 »
Sim, 150 km/h de velocidade de cruzeiro sem problemas... O ano passado fiz Lisboa Biarritz e saragoça Lisboa que são tiradas de 1000 kms sempre a rodar nos 140
/150 e sem qualquer problema.

Até aos 160/170 de Vmax vai na boa.

Offline Patuleia

• MaxiScootard Júnior
  • *
« Responder #8 em: 13 de Julho de 2017, 16:48 »
Sim, 150 km/h de velocidade de cruzeiro sem problemas... O ano passado fiz Lisboa Biarritz e saragoça Lisboa que são tiradas de 1000 kms sempre a rodar nos 140
/150 e sem qualquer problema.

Até aos 160/170 de Vmax vai na boa.

Ok, obrigado mais uma vez.

Offline pjmartinho

• MaxiScootard Júnior
  • **
  • Localidade: Sesimbra
  • Bora nessa, ó Vanessa...
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: T-Max 500
« Responder #9 em: 14 de Julho de 2017, 01:59 »
Cool!  8)

Bom e agora a parte mais difícil... tenho uma XX. É óbvio que as prestações são muito inferiores, não é isso que me preocupa mas se a TMax é capaz de por ex. aguentar ~200kms a ~150km/h em AE? Ou ~130km/h com passageiro?

A utilização vai ser maioritariamente em Lisboa ou num raio de 50kms, para o trabalho são só 6kms ida + 6kms volta, tem sido a utilização da XX e daí estar vendida. Mas se quiser ir à terra num fim de semana mais a esponja, a TMax dá conta do recado?

Como disse o TMaxer ela aguenta bem essas velocidades (e superiores) durante esses quilometros todos. Com pendura é que perde um pouco de aceleração devido ao peso que carrega.

O unico problema é quando a esponja quiser levar as tralhas habituais que elas levam em viagens... o baú por baixo do banco é parco em espaço.

Tivesse eu uns centimetros a menos em altura e não tinha vendido a minha.
Cronologia:
08/2015 - 09/2016: Kymco Downtown 125i - 3.995 kms - Média: 3,4L
09/2016 - 05/2017: YAMAHA T-Max 500 ABS - 4.276 Kms - Média: 5,3L
05/2017 - ??/????: Honda Pan European ST1100 - 60013 Kms - ????? Kms - Média:

Offline Filipe Pombo

• MaxiScootard
  • Localidade: Albarraque-Sintra
  • Não conduzas + rápido que o teu anjo da guarda voa
  • Modelo: Xmax 400 ABS
« Responder #10 em: 14 de Julho de 2017, 07:44 »
Essas velocidades, resistência  e performance nem são temas de conversa para a Tmax  500  _Rolley_   uma papa-quilómetros por excelência  _pol_

Falta-lhe um pouco de espaço debaixo do banco..mas para o essencial com a top case nem se precisa de mais nada.. _pol_

As Tmax são as pnachas de surf do asfalto ..só esse prazer de condução que proporcionam são 80% do investimento..  espero que a compres ..vais ficar maravilhado!

As que tenho visto no mercado estão muito inflacionadas..   _thumbdown_  quanto a mim o problema da Tmax..no mercado de usados..    _Rolley_
Espirito Scootard, uma maneira de estar e viver as duas rodas.

Offline Paulo Silveiro

• Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • Localidade: Cacém
  • The MAX is never enough, Scootard Spirit
  • Modelo: Tmax 530 ABS
« Responder #11 em: 14 de Julho de 2017, 11:22 »
Companheiro, a Tmax é uma ótima estradista, com pendura e carga, consegue velocidades de cruzeiro elevadas, sem qualquer problema.

No que respeita ao espaço, com uma topcase de 50l, a bolsa da Yamaha, para colocação no túnel central, e o espaço debaixo do banco, consegues levar bagagem para umas voltas valentes.

Como o Tmaxer já referiu, é uma máquina muito fiável, embora tenha as manutenções grandes algo caras.

De resto é uma das scooters mais fáceis de conduzir e que dá muito gozo, quando chega às curvas.  _palmas_
Honda PCX - Maio/2013 a Outubro 2014
XMAX - Outubro 2014 a Novembro de 2015
Tmax - Novembro de 2015
Scootard Spirit, o direito à diferença, nas duas rodas

Offline Scooterado

• MaxiScootard
  • Localidade: Barlavento-Algarve
  • Darwin e a evolução das espécies: T500 ---» T530
  • Marca: YAMAHA
  • Modelo: TMAX 530 ABS
« Responder #12 em: 14 de Julho de 2017, 11:35 »
Como disse o TMaxer ela aguenta bem essas velocidades (e superiores) durante esses quilometros todos. Com pendura é que perde um pouco de aceleração devido ao peso que carrega.

O unico problema é quando a esponja quiser levar as tralhas habituais que elas levam em viagens... o baú por baixo do banco é parco em espaço.

Tivesse eu uns centimetros a menos em altura e não tinha vendido a minha.[/i][/b]

.......E se tiveres calma no punho direito até tem uma autonomia jeitosa, já tive 1 T500 ABS de 2009 e numa das viagens com + 3 vadios ( 1 400cc e 2 125cc ) fiz sem reabastecer da Covilhã ( saí de lá com o depósito cheio até aos tintins ) até Lisboa ( Olivais-Sul ) já com a reserva na estica mas cheguei.
Claro, se quiseres vir a 130+-  conta aí com uma autonomia de 240/250 km, se vieres atrás de uma 125 nas calmas mete + 100 km nisso.
Grande máquina a T500 vendi a minha ( ex ) com quase 90.000 km e estava a bombar ainda a 100% É uma scooter com a manutenção um pouco carota mas se tiveres mãozinhas até poupas algum guito nas mudanças de óleo e filtros, etc...
Se chegares a comprar uma vai ver o Diário de Bordo do amigo Tmaxer ( ele antes teve 1 T500 agora tem 1 T530 ) que está lá tudo o que se deve saber sobre esta menina
.
1 abraço
Scooterado  scooter_ _slb_
XMAX 125 de 30/11/2010 até 9/1/2013
Tmax 500 abs "Blackmax" 2009
com 23.000 Kms.-1ªmédia 4,82.última média 4,36 e deixei-a ir com 87778 km e com muito bom aspeto.
desde 9/12/2015 comprei 1  Tmax 530  preta   com 22.242 km.1ªmédia consumo 4,37/4,67 bem fixe!!

Offline Patuleia

• MaxiScootard Júnior
  • *
« Responder #13 em: 14 de Julho de 2017, 11:46 »
Obrigado pela vossa ajuda.

Quanto aos valores de usadas, parece-me que mantém bem o valor (desvaloriza pouco), mau para comprar mas bom para uma eventual venda futura. Mas parece-me que neste aspecto a XMax 400 ou PCX por ex são bem "piores", vê-se preços de usadas a roçar o das novas.

Tenho olhado para outras máquinas, XMax 400, Honda Integra, Sym Maxy, mas nenhuma me cativa tanto como a TMax. Talvez só a XMax mas tenho receio que o monocilindrico seja curto demais para quem sai de uma XX para uma scooter.  :-\

Offline amcep

• MaxiScootard Júnior
  • **
  • Localidade: Seixal
  • Modelo: TMAX
« Responder #14 em: 14 de Julho de 2017, 11:48 »
Cool!  8)

Além de outras, também tive uma Honda XX, da primeira serie ainda de carburadores e alem da potencia de origem ainda tinha mais uns pozinhos...

Se comprares a TMax tens de ter a mente aberta o suficiente para fazeres um reset ao passado (XX), pois apesar da TMax ter umas prestações espectaculares e curvar bem (envergonha muitas motas), não deixa de ter umas prestações muiiiito inferiores á XX (quase como todas as outras motas do mercado).

Eu tenho o TMax 530 e estou super satisfeito, hoje voltaria a tomar a mesma decisão. Ao fim de rodar 1 ou 2 semanas na TMax e apreciar as suas virtudes urbanas e reaprender a curvar (não há caixa e postura de condução diferente...), consigo ter um andamento perfeitamente ao nível de qualquer mota e com mais conforto.

Pontos negativos - Muita sensibilidade aos ventos, em especial aos ventos laterais (muitos plásticos), neste aspecto perde muito em relação ás motas ditas "tradicionais", com outras scooters não tenho termo de comparação.

Offline TMaxer

• MaxiScootard
« Responder #15 em: 14 de Julho de 2017, 14:46 »
A T tem uma enorme diferença para as X pois a ciclistas e de moto e o motor e central como numa moto.

Em termos desvaleres infelizmente nos olx e stands virtuais o que não faltam são "warren buffets" a querer fazer negócios que apenas tem cabimento num delírio onirico.

Tenta ver uma máquina que goste e depois tenta falar com o vendedor para a apreciares ao vivo e tentares acertar os valores.

Offline Patuleia

• MaxiScootard Júnior
  • *
« Responder #16 em: 26 de Julho de 2017, 10:36 »
Bom... acabei por ficar com uma Integra 700 e... gosto!!!  8)