Autor Tópico: Primeira moto 125 - duvidas  (Lida 6460 vezes)

Frutuosocm

  • Visitante
Primeira moto 125 - duvidas
« em: 09 de Julho de 2017, 17:40 »
Olá Malta,

Vou iniciar a minha aventura no mundo das duas rodas e não sei o que comprar. Tenho carta de carro, já fiz algumas aulas de mota e agora que chegou o derradeiro passo fiquei com algumas dúvidas no melhor modelo para o perfil de utilização que vou fazer. Deixo então algumas coisas para me orientarem na escolha:
- utilização de 20% em AE, 20% em cidade e o resto em estrada nacional/municipal onde a totalidade por dia irão ser 70km, com utilização diária faça sol ou chuva
- vou primar pela segurança e por isso teria que ter ABS
- tenho 1,67 de altura
- não existe limite no orçamento mas gostaria de ter o compromisso de qualidade/preço
- espaço suficiente para mala de ginásio e computador

Quando iniciei a aventura estava a pensar na NMax, mas depois de dizer o que queria transportar e trajeto que vou fazer aconselharam em pensar numa maior.

Gostava de saber a opinião de pessoas mais experientes nestas andanças e os modelos mais fiáveis e económicos para a minha futura utilização.

Obrigado

Offline Jorge de Almeida

  • Moderador Global
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mai 2011
  • Mensagens: 2009
  • Localidade: Algueirão - Sintra
  • Marca: Sym-Yamaha
  • Modelo: Maxsym 400i ABS - Nmax 125
Re: Primeira moto 125 - duvidas
« Responder #1 em: 10 de Julho de 2017, 11:12 »
Viva companheiro,
Vou tentar ajudar te e dar a minha opinião.
Tendo em conta que já estás atirar a carta, que vais utilizar AE,  eu sugeria a x—max 300. Tem ABS, grande espaço de carga debaixo do banco e extremamente fiável a nível de segurança, conforto e muito económica.
Mas tendo em conta a tua altura. Não és propriamente um matulão....  bem vindo ao grupo.....
Aconselhava te a GTS 300 que é mais baixa, muito boa também e em termos de segurança, conforto e economia é muito idêntica a x—max que ganha na capacidade de carga de baixo do banco e no motor. A GTS ganha em preço/qualidade.

Na minha opinião ficas bem servido com ambas. É uma questão de fazeres um test drive a ambas e decidires.

Abraço



Frutuosocm

  • Visitante
Re: Primeira moto 125 - duvidas
« Responder #2 em: 10 de Julho de 2017, 12:39 »
Olá Jorge,

Obrigado pela resposta, eu não estou a tirar a carta, apenas fui a algumas aulas de treino uma vez que a minha experiencia de mota era completamente zero e tive receio de não ter jeito nenhum para a coisa ou não me habituar com a mota, mas o que se passou foi tudo ao contrario e fiquei ainda mais entusiasmado em ter uma.

Quanto à 300, sim seria uma boa opção, mas tenho o limite de 125, para poder conduzir com carta de carro e não matar já a Maria do coração a dizer que vou tirar a carta de mota.  ;D

Como não tenho limite no orçamento, é claro que uma Forza ou X-Max são sempre as de topo e melhores que podemos comprar, mas a duvida seria mesmo se existem alternativas mais economicas e se a longo prazo compensa essa economia no ato da compra mas depois em consumos e manutenção sai mais caro.

Infelizmente a altura das motos é que me está a assustar um pouco, já experimentei estar sentado numa Forza e Sym GTS e mal chego com os pés ao chão.

Opera_Phantom

  • Visitante
Re: Primeira moto 125 - duvidas
« Responder #3 em: 10 de Julho de 2017, 13:21 »
Experimenta a NMax.

cgomes

  • Visitante
Re: Primeira moto 125 - duvidas
« Responder #4 em: 10 de Julho de 2017, 13:30 »
Experimenta a Suzuki Burgman 125 e creio que ficarás por aí. Conforto, espaço de arrumo e economia.
Podes fazer teste drive na HM Motos em Algés.
Boa sorte com a escolha
« Última modificação: 10 de Julho de 2017, 14:26 por cgomes »

Offline ÁRF

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Mai 2017
  • Mensagens: 83
  • Localidade: Estoril
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza
Re: Primeira moto 125 - duvidas
« Responder #5 em: 10 de Julho de 2017, 13:39 »
Viva Frutuosocm,

Eu no processo de escolha equacionei a Honda SH que experimentei e gostei muito (com top case e abs ronda os 3500€).

Eu tenho quase mais 20 cm que tu e acabei por comprar a GTS por causa do tamanho da "mala" e da garantia.

Não tendo um orçamento limitado recomendo que testes todos os modelos em que tenhas interesse.

Cumprimentos e boa compra.


Frutuosocm

  • Visitante
Re: Primeira moto 125 - duvidas
« Responder #6 em: 10 de Julho de 2017, 14:06 »
Obrigado a todos pelas respostas.

Experimenta a Suzuki Burgman 125 e creio que ficarás por aí. Conforto, espaça de arrumo e economia.
Podes fazer teste drive na HM Motos em Algés.
Boa sorte com a escolha

Pensava que a Burgman 125 nova já não existia para venda, só no mercado de usados. Vou investigar essa opção.

Experimenta a NMax.

Como não tenho nenhum representante da Yamaha no trajeto casa -> trabalho, tenho deixado para o final a NMax e a X-Max.

cgomes

  • Visitante
Re: Primeira moto 125 - duvidas
« Responder #7 em: 10 de Julho de 2017, 14:34 »
Obrigado a todos pelas respostas.

Pensava que a Burgman 125 nova já não existia para venda, só no mercado de usados. Vou investigar essa opção.

Tens sempre o mercado dos usados onde encontras, com toda a certeza, uma máquina com poucos kms e a bom preço. Preferencialmente de uma retoma num concessionário.

Abraço
« Última modificação: 13 de Julho de 2017, 16:08 por cgomes »

rinacio

  • Visitante
Re: Primeira moto 125 - duvidas
« Responder #8 em: 10 de Julho de 2017, 17:30 »
Benvindo ao maravilhoso mundo das 125.

Tenho uma 125 há um ano e na altura estava inclinado para a Sym GTS mas nunca tive oportunidade de a testar.
Num acaso passei por um concessionário Honda e deixaram-me dar uma volta numa Forza.
Foi amor à primeira vista.
Não estou nada arrependido.

Se te for possível faz um test-drive nas que elegeres.

Abraço e boa escolha ;)

Offline fastnet

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2013
  • Mensagens: 2597
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: honda
  • Modelo: cbf 125
Re: Primeira moto 125 - duvidas
« Responder #9 em: 11 de Julho de 2017, 10:10 »
Se queres guardar saco e portátil debaixo do banco, terás de ir para uma maxi. Tens várias opções em novas e vários preços para forza, x-max, gts, grand dink, medley, ...
Por outro lado se optares por uma scooter, como pcx ou n-max, podes sempre instalar uma topcase para transporte de coisas mais volumosas (atenção ao peso suportado)
Deixo um alerta para veres os planos de manutenção dos modelos, devido aos kms de dizes ir fazer.  _pol_
Vai testar o máximo de modelos que conseguires
Sym Symphony 125s, Honda S-Wing 125, Bmw f650 funduro, Honda cbf 125
Honda pcx, a sair da casca Spritmonitor.de" border="0
CB500s, a tímida

Frutuosocm

  • Visitante
Re: Primeira moto 125 - duvidas
« Responder #10 em: 13 de Julho de 2017, 14:02 »
Obrigado a todos pelas respostas dadas.

Sabado vou ver as Yamaha, ainda nunca vi/testei nenhuma, vamos ver como corre e também me falta as Kymco. Alguém conhece um ponto onde se pode ver/testar as Kymco? Vi no site a Lismotor.

Até agora estou inclinado para a Forza, mas ainda vou tentar procurar alguma alternativa mais economica, caso exista.

Se queres guardar saco e portátil debaixo do banco, terás de ir para uma maxi. Tens várias opções em novas e vários preços para forza, x-max, gts, grand dink, medley, ...
Por outro lado se optares por uma scooter, como pcx ou n-max, podes sempre instalar uma topcase para transporte de coisas mais volumosas (atenção ao peso suportado)
Deixo um alerta para veres os planos de manutenção dos modelos, devido aos kms de dizes ir fazer.  _pol_
Vai testar o máximo de modelos que conseguires

Obrigado pela dica dos planos de manutenção, realmente um ponto a ter em conta no meio disto tudo.  :)


cgomes

  • Visitante
Re: Primeira moto 125 - duvidas
« Responder #11 em: 13 de Julho de 2017, 16:10 »
Obrigado a todos pelas respostas.

Pensava que a Burgman 125 nova já não existia para venda, só no mercado de usados. Vou investigar essa opção

Abraço

Tens sempre o mercado dos usados onde encontras, com toda a certeza, uma máquina com poucos kms e a bom preço. Preferencialmente de uma retoma num concessionário

Frutuosocm

  • Visitante
Re: Primeira moto 125 - duvidas
« Responder #12 em: 16 de Julho de 2017, 16:26 »
Olá,

Quero agradecer a todos os que de alguma forma ajudaram a escolher a mota.
Pelo estranho que pareça escolhi a Nmax com um vidro alto, mesmo com alguma falta de espaço inicial, mas foi a que me senti mais confortável e confiante, provavelmente vou achar pouco daqui a um tempo, mas como não deixo de lado a.possibilidade de tirar a carta, vejo está como uma oportunidade de ganhar experiência em 2 rodas para num futuro pode evoluir para uma maior.

Quando a tiver começo com o meu diário de bordo. Espero contribuir para o fórum da melhor forma, porque mesmo antes de estar registado foi uma grande ajuda na leitura de diversos tópicos e dúvidas que tinha.

Agora mal posso esperar para ter a menina  scooter_ scooter_

Offline davidsantos

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2016
  • Mensagens: 5290
  • Localidade: sintra
Re: Primeira moto 125 - duvidas
« Responder #13 em: 16 de Julho de 2017, 16:34 »
O importante é que fizeste a escolha da mota com que te sentiste melhor , Bons kms companheiro é uma boa máquina _convivio_
Sym Gts SE 12/2013  5/2017 a 11/2018
 21500 Kms até 28500 kms

Sym Cruisym 125 11/2018

cgomes

  • Visitante
Re: Primeira moto 125 - duvidas
« Responder #14 em: 16 de Julho de 2017, 21:43 »
Boa escolha para ires ganhando experiência.
Agora é rolar e . . . ter medo todos os dias.
Abraço

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: Primeira moto 125 - duvidas
« Responder #15 em: 16 de Julho de 2017, 22:43 »
Muita felicidade e bons quilómetros com ela :)
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

scarreira

  • Visitante
Re: Primeira moto 125 - duvidas
« Responder #16 em: 16 de Julho de 2017, 22:49 »
que tudo corra bem e pelo melhor mas.... a experiência espero que não signifique maus hábitos de condução...
aprende evolui e boas curvas :)) :)) :)) :))
welcome
scooter_ scooter_ scooter_ scooter_ scooter_

Opera_Phantom

  • Visitante
Re: Primeira moto 125 - duvidas
« Responder #17 em: 30 de Julho de 2017, 10:33 »
Boa escolha. Tenho uma e não me arrependo.

O vidro alto é uma coisa que também vou ter que investir, sou um tipo alto e levo muita porradinha do vento.