Autor Tópico: NC750x - DCT vale a pena?  (Lida 22477 vezes)

antonio-rodrigues

  • Visitante
NC750x - DCT vale a pena?
« em: 14 de Junho de 2017, 12:23 »
Boas!


Ontem fui fazer um test-ride da NC750X e está decidido: é mesmo essa que vai substituir a Forza :)


A dúvida que ainda tenho é se vale mesma a pena o DCT ou não.
Quem comprou com DCT há mais de 4/5 meses usa bastante ou nem por isso?


A diferença ainda é considerável e dá para meter muitos extras...


Já li um pouco sobre isso mas as opiniões de quem está a testar são bem diversas - mas valorizo mais as de quem já usa à algum tempo, obviamente.


Para muitos uma surpresa para outros nem tanto e até apontam "problemas" como por exemplo, forçar na patilha uma redução antes de uma curva para ter mais travagem de motor e power, mas o DCT entretanto decide meter a mudança acima... na entrada da curva  _thumbdown_


O tipo de uso no meu caso vai ser maioritariamente:
80% citadino, 10% passeios mais longos/estradas nacionais.


Aguardo os vossos preciosos comentários  _pol_



Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: NC750x - DCT vale a pena?
« Responder #1 em: 14 de Junho de 2017, 13:07 »
(....)
Quem comprou com DCT há mais de 4/5 meses usa bastante ou nem por isso?
(....)

Se quem comprou uma com DCT, terá mesmo de o usar sempre e em todas as circunstâncias... :)
Creio que a pergunta que pretendias colocar seria se usam mais o modo totalmente automático ("D" e "S") ou o modo com patilhas no guiador.  _pol_

Todos recorrem ao sistema DCT - sem qualquer necessidade de accionarmos a embraiagem - já que o sistema trata de tudo.

Da experiência que tenho com o sistema...e já conduzi várias vezes com DCT, por norma tenho-me ficado com o modo "S" em estrada aberta.
O modo patilhas só mesmo de vez em quando para me armar em Rossi.  _lol_

antonio-rodrigues

  • Visitante
Re: NC750x - DCT vale a pena?
« Responder #2 em: 14 de Junho de 2017, 13:39 »
Olá Sapiens!

Obrigado pelo feedback.


A questão era mesmo sobre usar DCT vs mudanças normais e se acabam por deixar de lado passado uns tempos.


A titulo de exemplo: o Start & Stop na Forza 125.
Usei nas primeiras semanas, depois nunca mais o liguei - se fosse hoje antes queria uma versão sem Start/Stop caso existisse, mas 500 paus mais barata  _pensador_


Offline Castanheiro

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Ago 2013
  • Mensagens: 78
  • Localidade: Setúbal
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750 Integra S
Re: NC750x - DCT vale a pena?
« Responder #3 em: 15 de Junho de 2017, 15:39 »
Se vais fazer tanta cidade, não hesites. Compra com dct, não te vais arrepender. Eu faço só autoestrada e mesmo assim não me estou a ver trocar de mota para uma que não tenha dct, se andasse muito na cidade então estava mesmo fora de questão.

Offline "Baêta"

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Fev 2013
  • Mensagens: 738
  • Localidade: Vale Figueira, S. João da Talha
  • Devagar para chegar rápido...
  • Marca: Honda
  • Modelo: Integra 750s
Re: NC750x - DCT vale a pena?
« Responder #4 em: 15 de Junho de 2017, 16:05 »
Tenho dct
Em cidade quase sempre ando no manual, em estrada em automático S, automático no D muito raramente.
Eu pessoalmente só mudo para melhor, e melhor que eu saiba... Não há por enquanto!

Abraços
Piaggio X8 250ie, Fev 2006 até Dez 2012 - 0 kms - 74000 kms
Piaggio X10 500cc, Jan 2013 até Ago 2015 - 29970 kms
Honda Integra 750s, Ago 2015

antonio-rodrigues

  • Visitante
Re: NC750x - DCT vale a pena?
« Responder #5 em: 15 de Junho de 2017, 16:10 »
Muito obrigado pelo feedback!

Está decidido: encomendada a NC750X DCT  _convivio_


cgomes

  • Visitante
Re: NC750x - DCT vale a pena?
« Responder #6 em: 15 de Junho de 2017, 16:16 »
Boa decisão. com DCT é uma óptima opção.
Boas curvas e muita saúde.

Offline twin-pt

  • Assembleia Consultiva
  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mai 2013
  • Mensagens: 2950
  • Localidade: Alcabideche - Cascais
  • Scooter por opção...
  • Marca: Honda
  • Modelo: X-ADV 750
Re: NC750x - DCT vale a pena?
« Responder #7 em: 15 de Junho de 2017, 17:51 »
Excelente compra!

A minha X-ADV só está disponível com DCT, e portanto a pergunta é de retórica, mas até agora tenho excelentes impressões da mesma. Como estou em rodagem utilizo maioritariamente o modo D para as rotações não subirem tanto, mas deverei passar para um dos modos S assim que fizer a primeira revisão. Além disso, nas rotundas, normalmente passo para modo manual para evitar a tendência da DCT em mudar de caixa a meio, mas tenho a certeza que no modo S a situação se irá amenizar...

Cuidado com a rodagem e boas curvas!
João Mestre/twin-pt
X-ADV 750 MY2017 (RC95)

folguer

  • Visitante
Re: NC750x - DCT vale a pena?
« Responder #8 em: 15 de Junho de 2017, 21:29 »
Está decidido: encomendada a NC750X DCT  _convivio_

Previsão de entrega?

Olha que já vi qualquer coisa da NC 750X de 2018...

Offline JPA

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jul 2010
  • Mensagens: 1211
  • Localidade: Figueira da Foz
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: NC750x - DCT vale a pena?
« Responder #9 em: 16 de Junho de 2017, 10:09 »
Testei a NC 700 em 2013 com caixa convencional, e uma das qualidades do modelo é sem dúvida os baixos consumos e um grande equilíbrio de todo o conjunto.

Pelo que sei quem tem DCT nas NC's só fala maravilhas da mesma, sobretudo em cidade em que a constante troca de mudanças pode ser algo cansativo.

Em estrada aberta com curvas à mistura, o DCT também responde  de uma forma bem positiva, se bem que por vezes em certas situações a caixa convencional possa ser mais natural, para obrigar o motor a "subir".

Ressalvo que a NC tem uma embraiagem bastante leve... _pol_


Tudo depende do "ambiente" mais usual do dia-a-dia !

Kymco Downtown 125i
Suzuki DL 1000 V-STROM


antonio-rodrigues

  • Visitante
Re: NC750x - DCT vale a pena?
« Responder #10 em: 18 de Junho de 2017, 19:11 »
Previsão de entrega?

Olha que já vi qualquer coisa da NC 750X de 2018...


As brancas vão estar para entrega ainda em Junho, semana de 26 a 30.
Já as pretas ou vermelhas para final de Julho meados de Agosto, e as cinzas e azuis só lá para Agosto  _thumbdown_

Como não tenho preferência por nenhuma das cores em especial vou ficar com uma branca.
Não seria a primeira opção porque nota-se mais qualquer sujidade ou risco mas paciência.

Edit:
Sobre as de 2018, até agora não vi grandes alterações. Apenas umas cores novas (pelo menos para o Brasil, onde foram mostradas)  e talvez um retoque aqui e ali. Estou enganado?

« Última modificação: 18 de Junho de 2017, 19:22 por antonio-rodrigues »

antonio-rodrigues

  • Visitante
Re: NC750x - DCT vale a pena?
« Responder #11 em: 18 de Junho de 2017, 19:28 »
Testei a NC 700 em 2013 com caixa convencional, e uma das qualidades do modelo é sem dúvida os baixos consumos e um grande equilíbrio de todo o conjunto.

Pelo que sei quem tem DCT nas NC's só fala maravilhas da mesma, sobretudo em cidade em que a constante troca de mudanças pode ser algo cansativo.

Em estrada aberta com curvas à mistura, o DCT também responde  de uma forma bem positiva, se bem que por vezes em certas situações a caixa convencional possa ser mais natural, para obrigar o motor a "subir".

Ressalvo que a NC tem uma embraiagem bastante leve... _pol_


Tudo depende do "ambiente" mais usual do dia-a-dia !

O ambiente vai ser 75% cidade, 25% auto-estrada/IPs/nacionais daí a questão sobre se realmente valia a pena especialmente em cidade: já não tenho dúvidas que sim ;)


Sendo ainda maçarico nesse campo, confirmo a leveza da embraiagem.
No test-ride que fiz fiquei surpreendido com isso quando comparado com as das motos onde fiz instrução.

Com isso e com a facilidade com que se conduz  scooter_

Apenas fiquei apreensivo com a minha altura ao solo. Com 1.67m fico mesmo em bicos de pés... pelo sim pelo não, inclui no valor de oferta o kit de rebaixamento. Vou andar ao fim-de-semana com pendura e isso vai dar-me uma confiança extra, ou assim espero!


Falcão

  • Visitante
Re: NC750x - DCT vale a pena?
« Responder #12 em: 19 de Junho de 2017, 15:01 »
Caro companheiro... só para acrescentar ao que disseram já, penso que existem ainda outras duas vantagens:

1 - Sendo um sistema já com alguns anitos (se bem que em constante evolução... para melhor) não problemas relevantes com a caixa DCT, podes verificar no google.

2 - Sendo um sistema automático ( com a flexibilidade de usares em manual se quiseres) a caixa e todas as suas engrenagens sofrem muito menos pois as mudanças só entram se estiveres num regime, r.p.m. aceitável. Portanto não há "pregos", nem "neutros" entre a segunda e a terceira, não há "vergonhas" em ir abaixo por falta de ponto de embraiagem mal calculado, etc...


Boas curvas e tb, boas rectas



Offline Fros

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Nov 2011
  • Mensagens: 48
  • Localidade: Setúbal
  • Marca: HONDA- Sym
  • Modelo: NC 750X \ Symphony 125
Re: NC750x - DCT vale a pena?
« Responder #13 em: 19 de Junho de 2017, 21:26 »
Boas

o dct é excelente especialmente em cidade.
gosto utilizar o modo manual em cidade pois permite controlar rotações e passagens caixa.
na estrada utilizo os 3 modos dependendo do tráfego. se for em estrada com necessidade muitas ultrapassagens prefiro modo S.
se for para rolar em estrada aberts o modo D é óptimo.
em estradas com curvas e serra então vamos para o modo Manual.
Permite seleccionar mudança para fazer subir rotações e sair da curva mais em força. Também facilita as reduções.
este modo não deixa a caixa ganhar vida própria e passar caixa a meio de uma curva.
mas as passagens de caixa são tão suaves que permite faze li na saída da curva ainda com a modo inclinada.
DCT vale a pena
 _lool_ _lool_ _lool_

antonio-rodrigues

  • Visitante
Re: NC750x - DCT vale a pena?
« Responder #14 em: 19 de Junho de 2017, 21:35 »
Muito obrigado a todos pela excelente informação  _convivio_

Agora já estou confiante que fiz uma boa escolha ;)

Zétó

  • Visitante
Re: NC750x - DCT vale a pena?
« Responder #15 em: 14 de Dezembro de 2017, 11:27 »
Boas.

Então e que tal o feedback da mota e do sistema DCT? Confirmaram-se as boas perspetivas?

Nhokas

  • Visitante
Re: NC750x - DCT vale a pena?
« Responder #16 em: 12 de Setembro de 2018, 00:20 »
Boa noite
Alguem me pode esclarecer se a versão DCT da N750X de 2015 (modelo com tampas laterais pretas e escape totalmente cromado) émuito inferior à seguinte (a que foi agora substituida pela versão de 2018)?

Offline ljdiasc1960

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Out 2017
  • Mensagens: 136
  • Localidade: Setúbal
  • Membro CPM Nr.11174
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750X DCT
Re: NC750x - DCT vale a pena?
« Responder #17 em: 10 de Junho de 2019, 11:30 »
Bom dia a todos.

Eu estou também a ponderar trocar a minha forza 300 por uma NCT750 2019(sem o tal DCT).
A minha duvida é entre a NCT750X e a CB650R.

Ora bem,a 650 é mais potente que a 750,tem 95Cv contra 55cv.
O consumo também é superior,4,9 l / 100 km (20,4 km/l) (método WMCT)..650
3,5 l / 100 km (28,6 km/l) (método WMTC),para a 750
O preço também é superior,a 750 custa 7800€ a 650 7990.
Nem uma nem outra tem ABS,o que me deixa um pouco desiludido.

A mota vai servir para dar umas voltas ao fim de semana.
Durante a semana raramente ando de mota(neste caso de scooter)
Tenho quase 60 anos e nao penso depois trocar mais de mota,vai ser ate ao fim.

Obrigado desde já pela participação.
"Duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana. Mas, no que respeita ao universo, ainda não adquiri a certeza absoluta"
Famel zundapp 50CC...casal boss 50CC(ambas ja nao existem)..Actual,yamaha Nmax 125 perto dos 7000quilometros...Honda Forza 300 2018 1760Km...Actual NC750X DCT

Offline antoniopat

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Fev 2014
  • Mensagens: 1148
  • Localidade: Sobral de Monte Agraço
  • Membro nr6120
  • Marca: Vespa
  • Modelo: 125 Sprint YM 1968
Re: NC750x - DCT vale a pena?
« Responder #18 em: 10 de Junho de 2019, 12:23 »
Entre as 2 que refere a NC é melhor mais calma e económica, principalmente, com o DCT. Eu não gostei da minha Integra 700 muito pesada para a potencia e a caixa era má a andar com chuva. Pelo mesmo valor ia para uma Versys 650 semi nova.

Cumps e boas curvas.
Scooters: Ex Piaggio X7 125/Ex Gilera Nexus 500/Ex Honda Integra 700/Ex Honda FJS600 SilverWing/Ex Kymco Xciting 400i
Motos: Ex Yamaha XJ600 Diversion/Ex Ducati Multistrada 1200S/

NunoMiguel

  • Visitante
Re: NC750x - DCT vale a pena?
« Responder #19 em: 10 de Junho de 2019, 16:29 »
A NC não tem ABS? Quem disse uma coisa dessas?

Offline ljdiasc1960

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Out 2017
  • Mensagens: 136
  • Localidade: Setúbal
  • Membro CPM Nr.11174
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750X DCT
Re: NC750x - DCT vale a pena?
« Responder #20 em: 10 de Junho de 2019, 18:24 »
A 2019 não tem,é hidráulica.
Pelo menos nas especificações não menciona.
"Duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana. Mas, no que respeita ao universo, ainda não adquiri a certeza absoluta"
Famel zundapp 50CC...casal boss 50CC(ambas ja nao existem)..Actual,yamaha Nmax 125 perto dos 7000quilometros...Honda Forza 300 2018 1760Km...Actual NC750X DCT

Offline ljdiasc1960

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Out 2017
  • Mensagens: 136
  • Localidade: Setúbal
  • Membro CPM Nr.11174
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750X DCT
Re: NC750x - DCT vale a pena?
« Responder #21 em: 10 de Junho de 2019, 18:28 »
Entre as 2 que refere a NC é melhor mais calma e económica, principalmente, com o DCT. Eu não gostei da minha Integra 700 muito pesada para a potencia e a caixa era má a andar com chuva. Pelo mesmo valor ia para uma Versys 650 semi nova.

Cumps e boas curvas.
A que valor se refere?a NC com DCT,ou a íntegra?
"Duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana. Mas, no que respeita ao universo, ainda não adquiri a certeza absoluta"
Famel zundapp 50CC...casal boss 50CC(ambas ja nao existem)..Actual,yamaha Nmax 125 perto dos 7000quilometros...Honda Forza 300 2018 1760Km...Actual NC750X DCT

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: NC750x - DCT vale a pena?
« Responder #22 em: 10 de Junho de 2019, 19:42 »
Agora estou preguiçoso para ir ver, mas acho que as duas têm ABS por causa das normas europeias.
São duas motas bem diferentes, a NC privilegia a economia e a 650 o prazer de conduzir uma mota :)
Não hesitava, sempre 650. A NC seria sempre com DCT que é uma vantagem comparativa com outras, senão ia para  VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Offline ljdiasc1960

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Out 2017
  • Mensagens: 136
  • Localidade: Setúbal
  • Membro CPM Nr.11174
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750X DCT
Re: NC750x - DCT vale a pena?
« Responder #23 em: 10 de Junho de 2019, 22:34 »
Agora estou preguiçoso para ir ver, mas acho que as duas têm ABS por causa das normas europeias.
São duas motas bem diferentes, a NC privilegia a economia e a 650 o prazer de conduzir uma mota :)
Não hesitava, s
empre 650. A NC seria sempre com DCT que é uma vantagem comparativa com outras, senão ia para  VStrom 650

Boas.Preferia a 650 a 750 sem DCT??
"Duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana. Mas, no que respeita ao universo, ainda não adquiri a certeza absoluta"
Famel zundapp 50CC...casal boss 50CC(ambas ja nao existem)..Actual,yamaha Nmax 125 perto dos 7000quilometros...Honda Forza 300 2018 1760Km...Actual NC750X DCT

NunoMiguel

  • Visitante
Re: NC750x - DCT vale a pena?
« Responder #24 em: 10 de Junho de 2019, 22:40 »
É claro que tem ABS!

No meu caso, quando mudei para a NC, nem pus a hipótese DCT. Para ter DCT tinha ficado nas scooters...