Autor Tópico: Test-Ride Honda X-Adv e Honda Africa Twin  (Lida 3703 vezes)

Offline marb

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jun 2013
  • Mensagens: 1199
  • Localidade: Santarém
  • Marca: BMW
  • Modelo: R1200 GS
Test-Ride Honda X-Adv e Honda Africa Twin
« em: 03 de Junho de 2017, 13:52 »
Aproveitando a minha ida à OndaCoimbra para uma reparação em garantia na minha CB500X, fui fazer um mini Test-ride às aventureiras X-Adv e Africa Twin. Não foram muitos quilómetros mas deu ficar com uma ideia... e com água na boca.

Honda X-Adv:

Estava um pouco receoso por causa da altura e largura do banco que me impediam de colocar bem os pés no chão. Quando a vi no Motoshow senti que isso iria ser um ponto negativo. Mas quando me sentei em cima dela e comecei a andar senti que afinal não era problemático, era só uma questão de me posicionar bem nela e que seria fácil de a utilizar no trânsito citadino.

Os poucos km's que fiz com ela deram para perceber que se trata de uma excelente moto, confortável, fácil de guiar, tanto na cidade como em estrada.

Em relação à Integra nota-se menor proteção aerodinâmica mesmo com o vidro na posição mais alta. Apesar de ter o mesmo peso da Integra, parece menos pesada pois é muito levezinha na condução. O motor conheço-o bem e combina bem com esta moto, responde bem às acelerações e proporciona boas prestações.

Os travões (de disco duplo) são uma grande vantagem em relação à Integra, sente-se muito mais confiança na hora de apertar o gatilho.

O espaço debaixo do banco é suficiente para um integral e também é uma vantagem mas não gostei muito da qualidade do sistema de elevação (amortecedor) e do encaixe do banco, achei-os algo frágeis.

A comando sem chave também é um extra muito bom (o meu carro tem e adoro) e o painel de instrumentos é completo embora a muita informação possa atrapalhar um pouco no início.

Não gostei nada de ir com os pés para a frente (agora que estou rotinado para as motos...), tentei várias vezes coloca-los mais atrás mas não dá por causa do motor (na Integra conseguia).

Resumindo, a X-Adv é uma boa moto (scooter), "levezinha", fácil de guiar, embora o preço seja um pouco elevado!

Por mim, recomendo!!! Se a compraria? Não, pois não daria tanto dinheiro por uma scooter, talvez optasse pela Integra que custa menos 2200 euros e já não é barata. Por mais 2000 euros, optaria sem dúvida pela Africa Twin.




Honda Africa Twin:

Pouco depois de ter experimentado a X-Adv, fui testar também a fantástica Africa Twin DCT. Igualmente receoso, pelo porte, motor e altura do banco, assim que me sentei em cima dela o nervosismo desapareceu, muito por causa do banco estar na posição mais baixa, permitindo-me estar "mais à vontade" mesmo em relação à X-Adv. Parecia que estava na minha CB500X.

Iniciei a marcha e nota-se logo a pujança do motor. Chegado ao semáforo também deu para ver a força dos travões.
Não foram muitos os km's rodados mas deu para ver que é uma moto muito equilibrada, muto estável e muito confortável!!! O motor de facto é muito pujante e convida a acelerações e velocidades elevadas.

A proteção aerodinâmica é muito boa e com um vidro maior será perfeita!!

Apesar de gostar muito do DCT não gostei nada do modo D nesta moto, pois faz a moto soluçar, em especial entre as 1ª e a 2ª velocidades e a baixa velocidade.  Esta moto quer é punho vigoroso e  nada de calmaria!!! Por isso acho que a utilização dela em meio urbano não é muito recomendável, até porque aquece um pouco, sentindo-se o calor nas pernas, nas voltinhas!

Em condução a moto é muito intuitiva, não me senti nada intimidado a curvar ou a passar nas rotundas. Nunca pensei que fosse tão fácil de conduzir, talvez pelo facto do banco estar baixo. Lembro-me de há uns 3 anos ter experimentado a Crossrunner (VFR800X) e de não me ter sentido nada à vontade em cima dela, mas a Africa Twin não me causou nenhum constrangimento, parecia que andava nela há meses, parecia que estava a conduzir uma CB500X mais estável e pesada.

Duas ou três ultrapassagens deram para ver a força e poder do motor, que nos proporciona belas sensações.

Em suma, a Africa Twin é uma excelente moto, e vale cada cêntimo do seu preço (um pouco elevado)! É estúpidamente fácil de conduzir e por isso não tenho dúvidas de a recomendar a quem queira e possa investir.

Se a compraria? Claaaaro...se tivesse €€€€, embora pudesse ponderar também a Crosstourer (VFR1200X) pois o objetivo é fazer viagens pela Europa, mas não sair muito do asfalto.

Vou começar a poupar e quando puder fazer um upgrade, esta será (provavelmete) a escolhida!!! Provavelemnte, pois a Crosstourer, a Tiger800 ou a GS1200 serão sempre ponderadas!!! Parece cada vez menos provável que um dia opte por uma FJR1300 ou uma R1200 pois as trails são mais confortáveis, mais leves e permitem outros ambientes.


O meu agradecimento à OndaCoimbra e ao Sr. Carlos Pinto pela oportunidade que me deram para experimentar estes dois modelos que me proporcionaram alguns minutos de muito prazer!!!!
10/2011-Honda Vision 110 (3600 km), 04/2012-Yamaha XMax 125A (8700 km), 07/2013-Yamaha XMax 250A (10000 km), 07/2014 Honda NC750D (18700 km),03/2016-Honda PCX 125 (8000 km), 04/2017-Honda CB500X (13400 km), 05/2018-Honda CBR650F (7170 km), 09/2018-BMW R1200 GS

Offline JPA

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jul 2010
  • Mensagens: 1211
  • Localidade: Figueira da Foz
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: Test-Ride Honda X-Adv e Honda Africa Twin
« Responder #1 em: 03 de Junho de 2017, 15:15 »
Gostei do teu relato sobre este 2 modelos. _pol_

Eu próprio testei as 2 motos, mas a AT que me calhou era de caixa convencional.

Mantenho a mesma opinião, que a X ADV é para quem quer manter o registo de uma scooter, sem grandes preocupações e com algum estilo pela novidade... mas apenas isso, pois mais que isso é exagerar, pois a Integra é a escolha mais que acertada e comprovada.

A Africa Twin, é aquela moto que implica um prévio conhecimento e experiencia, mas mesmo que quem venha de uma maxi scooter terá uma agradável surpresa... Esta sim, uma verdadeira polivalente com um motor acertado para o conjunto, equilíbrio, conforto e sobretudo preparada para ir para maus caminhos, estrada, cidade, uma "heavy duty".

O calor do motor é normal, mas nada de especial -  isto não é moto para ir ao café com calções e sapatinhos !   ;)

Também fiquei com a mesma sensação na comparação com a CrossRunner... não me senti assim tão à vontade -  mas na AT foi o oposto... é formidável a linearidade desta moto. É uma aposta da Honda mais que ganha.
Kymco Downtown 125i
Suzuki DL 1000 V-STROM


Offline marb

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jun 2013
  • Mensagens: 1199
  • Localidade: Santarém
  • Marca: BMW
  • Modelo: R1200 GS
Re: Test-Ride Honda X-Adv e Honda Africa Twin
« Responder #2 em: 03 de Junho de 2017, 15:24 »
Gostei do teu relato sobre este 2 modelos. _pol_

Eu próprio testei as 2 motos, mas a AT que me calhou era de caixa convencional.



Assim que puder irei testar o mdelo com caixa convencional e aconselho-te a fazer o mesmo com a DCT. Numa primeira análise, apesar de adorar o DCT (em modo manual) acho que nesta irei preferir a caixa convencional. Mas esperemos pelo teste!!!
10/2011-Honda Vision 110 (3600 km), 04/2012-Yamaha XMax 125A (8700 km), 07/2013-Yamaha XMax 250A (10000 km), 07/2014 Honda NC750D (18700 km),03/2016-Honda PCX 125 (8000 km), 04/2017-Honda CB500X (13400 km), 05/2018-Honda CBR650F (7170 km), 09/2018-BMW R1200 GS

Offline Filipe Pombo

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Dez 2013
  • Mensagens: 1894
  • Localidade: Albarraque-Sintra
  • Não conduzas + rápido que o teu anjo da guarda voa
  • Marca: BMW 1200GS
  • Modelo: Top Scooter In Town
Re: Test-Ride Honda X-Adv e Honda Africa Twin
« Responder #3 em: 03 de Junho de 2017, 16:25 »
muito bom

 _palmas_ _palmas_

Curto mas bom...   _pol_

gostei da comparação e de facto a AT é capaz de ser melhor compra, mais a mais leva  malas laterais..coisa que já vi ser pouco provável na X-ADV   _thumbdown_

« Última modificação: 04 de Junho de 2017, 06:07 por Filipe Pombo »
Espirito Aventura

Offline JPA

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jul 2010
  • Mensagens: 1211
  • Localidade: Figueira da Foz
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: Test-Ride Honda X-Adv e Honda Africa Twin
« Responder #4 em: 03 de Junho de 2017, 18:48 »
Assim que puder irei testar o mdelo com caixa convencional e aconselho-te a fazer o mesmo com a DCT. Numa primeira análise, apesar de adorar o DCT (em modo manual) acho que nesta irei preferir a caixa convencional. Mas esperemos pelo teste!!!

Neste modelo com caixa, é igualmente tudo muito fácil e intuitivo. A embraiagem é muito leve, e a precisão da caixa é impressionante, pois  a naturalidade com que chegamos aos 90 Km/h já em sexta ( que não é longa)  é muito bom, sem dramas, hesitações  ou receio de ouvir o típico "bater" na ordem das 2K -  2,5 K rpm,  tudo graças ao binário elevado que um motor de 1 litro bicilindrico dispõem. Penso que com alguma habituação consegue-se fazer bons consumos.

Parece que o motor da AT  é "redondo", mas não. Puxar uma terceira e uma quarta, é estimulante em todos os sentidos...ela mexe-se muito bem. É uma mota a "sério"...

Sei que o modelo com DCT é um pouco diferente na evolução ou redução automática da caixa,  mas sem dúvida que não ponho de parte um teste, tanto mais que já ouvi e li maravilhas sobre o DCT na AT.
Kymco Downtown 125i
Suzuki DL 1000 V-STROM