Aproveitando a minha ida à OndaCoimbra para uma reparação em garantia na minha CB500X, fui fazer um mini Test-ride às aventureiras X-Adv e Africa Twin. Não foram muitos quilómetros mas deu ficar com uma ideia... e com água na boca.
Honda X-Adv:Estava um pouco receoso por causa da altura e largura do banco que me impediam de colocar bem os pés no chão. Quando a vi no Motoshow senti que isso iria ser um ponto negativo. Mas quando me sentei em cima dela e comecei a andar senti que afinal não era problemático, era só uma questão de me posicionar bem nela e que seria fácil de a utilizar no trânsito citadino.
Os poucos km's que fiz com ela deram para perceber que se trata de uma excelente moto, confortável, fácil de guiar, tanto na cidade como em estrada.
Em relação à Integra nota-se menor proteção aerodinâmica mesmo com o vidro na posição mais alta. Apesar de ter o mesmo peso da Integra, parece menos pesada pois é muito levezinha na condução. O motor conheço-o bem e combina bem com esta moto, responde bem às acelerações e proporciona boas prestações.
Os travões (de disco duplo) são uma grande vantagem em relação à Integra, sente-se muito mais confiança na hora de apertar o gatilho.
O espaço debaixo do banco é suficiente para um integral e também é uma vantagem mas não gostei muito da qualidade do sistema de elevação (amortecedor) e do encaixe do banco, achei-os algo frágeis.
A comando sem chave também é um extra muito bom (o meu carro tem e adoro) e o painel de instrumentos é completo embora a muita informação possa atrapalhar um pouco no início.
Não gostei nada de ir com os pés para a frente (agora que estou rotinado para as motos...), tentei várias vezes coloca-los mais atrás mas não dá por causa do motor (na Integra conseguia).
Resumindo, a X-Adv é uma boa moto (scooter), "levezinha", fácil de guiar, embora o preço seja um pouco elevado!
Por mim, recomendo!!! Se a compraria? Não, pois não daria tanto dinheiro por uma scooter, talvez optasse pela Integra que custa menos 2200 euros e já não é barata. Por mais 2000 euros, optaria sem dúvida pela Africa Twin.
Honda Africa Twin:Pouco depois de ter experimentado a X-Adv, fui testar também a fantástica Africa Twin DCT. Igualmente receoso, pelo porte, motor e altura do banco, assim que me sentei em cima dela o nervosismo desapareceu, muito por causa do banco estar na posição mais baixa, permitindo-me estar "mais à vontade" mesmo em relação à X-Adv. Parecia que estava na minha CB500X.
Iniciei a marcha e nota-se logo a pujança do motor. Chegado ao semáforo também deu para ver a força dos travões.
Não foram muitos os km's rodados mas deu para ver que é uma moto muito equilibrada, muto estável e muito confortável!!! O motor de facto é muito pujante e convida a acelerações e velocidades elevadas.
A proteção aerodinâmica é muito boa e com um vidro maior será perfeita!!
Apesar de gostar muito do DCT não gostei nada do modo D nesta moto, pois faz a moto soluçar, em especial entre as 1ª e a 2ª velocidades e a baixa velocidade. Esta moto quer é punho vigoroso e nada de calmaria!!! Por isso acho que a utilização dela em meio urbano não é muito recomendável, até porque aquece um pouco, sentindo-se o calor nas pernas, nas voltinhas!
Em condução a moto é muito intuitiva, não me senti nada intimidado a curvar ou a passar nas rotundas. Nunca pensei que fosse tão fácil de conduzir, talvez pelo facto do banco estar baixo. Lembro-me de há uns 3 anos ter experimentado a Crossrunner (VFR800X) e de não me ter sentido nada à vontade em cima dela, mas a Africa Twin não me causou nenhum constrangimento, parecia que andava nela há meses, parecia que estava a conduzir uma CB500X mais estável e pesada.
Duas ou três ultrapassagens deram para ver a força e poder do motor, que nos proporciona belas sensações.
Em suma, a Africa Twin é uma excelente moto, e vale cada cêntimo do seu preço (um pouco elevado)! É estúpidamente fácil de conduzir e por isso não tenho dúvidas de a recomendar a quem queira e possa investir.
Se a compraria? Claaaaro...se tivesse €€€€, embora pudesse ponderar também a Crosstourer (VFR1200X) pois o objetivo é fazer viagens pela Europa, mas não sair muito do asfalto.
Vou começar a poupar e quando puder fazer um upgrade, esta será (provavelmete) a escolhida!!! Provavelemnte, pois a Crosstourer, a Tiger800 ou a GS1200 serão sempre ponderadas!!! Parece cada vez menos provável que um dia opte por uma FJR1300 ou uma R1200 pois as trails são mais confortáveis, mais leves e permitem outros ambientes.
O meu agradecimento à OndaCoimbra e ao Sr. Carlos Pinto pela oportunidade que me deram para experimentar estes dois modelos que me proporcionaram alguns minutos de muito prazer!!!!