Autor Tópico: HELP! Quase virgem - SYM GTS 125i  (Lida 10199 vezes)

ibacelar

  • Visitante
HELP! Quase virgem - SYM GTS 125i
« em: 01 de Junho de 2017, 02:00 »
Olá a todos,

Sou muito "virgem" nesta coisa das motos, scooters, maxi-scooters...
Peço-vos paciência, mas acima de tudo ajuda.

Sou um "jovem" de 32 anos que sempre conduzio carro, e por circunstâncias da vida, tive de dar uma volta em vários tópicos do dia-a-dia, passando também pela viatura com que me desloco.
Vivi em Ibiza uns anos e lá deslocava-me de 125, mas de pouco ou nada de comparação serve.
Vou passar de uma carrinha Mercedes C250 para uma scooter! :S

Vivo em Massamá e desloco-me diariamente para Lisboa, sendo que faço nunca menos de 30/50Km diários, muitas vezes com pendura, e daí a minha escolha recair sobre uma maxi-scooter.

Estou muitoo inclinado para a SYM GTS 125i, apesar de muita gente me querer inclinar para a afamadas PCX.

Preciso de saber a vossa opinião!
Sobre o quê?
Tudo!
Se estou a tomar a escolha certa na aquisição da scooter certa, conselhos, tudo, tudo, é bem-vindo!

Aquisição proposta:
SYM GTS 125i - 4.559€ (Nova)

oLd3R

  • Visitante
Re: HELP! Quase virgem - SYM GTS 125i
« Responder #1 em: 01 de Junho de 2017, 02:37 »
Por esse preço preferia uma honda forza usada em stand com garantia,sym nova desvaloriza muito. Pcx para pendura fica curto mas 30km faz se bem, mas para pendura uma maxi sem dúvida.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

cgomes

  • Visitante
Re: HELP! Quase virgem - SYM GTS 125i
« Responder #2 em: 01 de Junho de 2017, 06:50 »
Para andar com pendura uma maxi é inevitável. Quanto ao modelo e marca sugiro que faças testes para avaliares uma em que te sintas confortável assim como o(a)pendura.
Forza, Burgman ou X-Max, são excelentes opções e no mercado dos usados em stand costumam ter óptimas propostas.
Boa escolha.
« Última modificação: 04 de Junho de 2017, 16:41 por cgomes »

NunoFRocha

  • Visitante
Re: HELP! Quase virgem - SYM GTS 125i
« Responder #3 em: 01 de Junho de 2017, 08:42 »
Eu comprei uma Forza 125 usada por 4000 com 3000kms e não me arrependo em nada da compra.

Acho que é fundamental fazeres um test-ride e verificar qual a melhor para ti, porque por esse valor encontras muitas boas alternativas

Offline Eduardo Chong

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Fev 2017
  • Mensagens: 111
  • Localidade: Alverca do Ribatejo
  • Marca: HONDA
  • Modelo: FORZA
Re: HELP! Quase virgem - SYM GTS 125i
« Responder #4 em: 01 de Junho de 2017, 09:43 »
Não poço queixar da minha Joaninha SYM GTS 125 i .faço 18 km AE sem problemas com o vento laterais ( esta semana foi demais ) . Com PCX teria alguma dificuldade andar  95 a 100.
Por esses valores a Forza  e uma das que eu escolheria .já fiz um teste drive 5* .



Enviado do meu ONE E1001 através de Tapatalk


Offline PSH72

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Jan 2017
  • Mensagens: 1713
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax 300
Re: HELP! Quase virgem - SYM GTS 125i
« Responder #5 em: 01 de Junho de 2017, 10:08 »
Eu também ia para uma Forza 125cc

Tenho uma SYM 125 GTS ABS ano 2015, estou muito satisfeito com ela, bom comportamento e muito manobrável em curvas e tudo, apenas com 4500km, mas depois ter ter visto a Forza fiquei com o bixinho de um dia poder a vir ter uma  _corado_

Ainda vendo a minha para comprar uma Forza  ;D

JViegas

  • Visitante
Re: HELP! Quase virgem - SYM GTS 125i
« Responder #6 em: 01 de Junho de 2017, 10:13 »
Daquilo que te referem e irão escrever por aqui, para além do que deverás ler sobre os dois modelos que te interessam, irás descobrir que os modelos são diferentes: da proteção aerodinâmica por exemplo aos custos de manutenção.

É uma questão de comparares de do tamanho da tua carteira.

Pelo que leio irás fazer deslocações diárias todo o ano no percurso casa/emprego/casa numa das mais congestionadas vias de Lisboa.

Precisas de leveza e agilidade, mas igualmente espaço de arrumação e proteção.

Não te indico modelo a escolher, recomendo-te ir ver as duas, sentar e se possível conduzir. Ver custos de manutenção, consumos, etc. etc.

Eu pessoalmente prefiro veículos com ABS, dos modelos que apresentas como opção apenas um o tem.

Equipamento e proteções.

Se com o básico(capacete-obrigatório, luvas e blusão) terás uma convivência sã com o teu veículo. No entanto e na minha opinião, o uso diário de um veículo de duas rodas durante todo o ano e nos grandes centros urbanos, aumentam o risco de infortúnios, pelo que deve considerar a compra de material adicional: proteções, calças, calçado adequado (e não é preciso ser de motociclista), atenção aos blusões de 4 estações (para mim isso não existe na ordem de preços  até os 200€): ou muito calor no verão ou entrada de água numa chuvada a sério e dificuldade de secar de um dia para o outro.

Isto é a minha experiência pessoal, outros terão outras experiências e até maiores do que a minha daí ser por demais importante a leitura dos DB, não só pelas máquinas mas pela vivência em duas rodas.

E tu como "virgem" nestas andanças a "tempo inteiro"  toda a informação é bem vinda... e irás sempre aprendendo na vivência com a máquina.

Dito isto tudo e regressando ao inicio, deverás ter em conta a tua carteira, considerando que a compra de um veículo de duas rodas com o intuito de poupança de dinheiro, implicará as contas bem feitas.




Desculpa a racionalidade que impus ao meu discurso, mas posso dar-te uma opinião numa forma mais emocional e dizer-te que andar de scooter/maxi/mota liberta-te da jaula de 4 rodas que tens andado em filas no percurso casa/trabalho/casa.

TMaxer

  • Visitante
Re: HELP! Quase virgem - SYM GTS 125i
« Responder #7 em: 01 de Junho de 2017, 14:46 »
Uma sym gts já custa 4500€??!  _confuso_ _confuso_


5000€ por uma 125!?  _lol_ só para ricos!!! _lol_ _lol_

Offline PSH72

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Jan 2017
  • Mensagens: 1713
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax 300
Re: HELP! Quase virgem - SYM GTS 125i
« Responder #8 em: 01 de Junho de 2017, 17:29 »
Uma sym gts já custa 4500€??!  _confuso_ _confuso_


5000€ por uma 125!?  _lol_ só para ricos!!! _lol_ _lol_

Agora que existe a lei de quem não tem carta pode conduzir 125cc eles aproveitaram-se logo para se esticarem nos preços  _lol_ _lol_ _lol_

Offline moto2cool

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mar 2015
  • Mensagens: 4342
  • Localidade: Porto
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: VStrom 650
Re: HELP! Quase virgem - SYM GTS 125i
« Responder #9 em: 01 de Junho de 2017, 17:39 »
Se estás a começar tenta procurar em stands de confiança um modelo usado. Há probabilidade de começares a gostar e quereres uma coisa mais ambiciosa, ou podes tirar a carta A e não ficas por 125cc, ou podes não gostar da experiência e vendes ou ficas com ela parada na garagem. Em qualquer caso uma usada reduz-te imenso as perdas e ficas mais livre para fazeres asneiras, como deixar cair a scooter, etc.
Quanto ao modelo, todos fazem o que tu queres, uns são melhores para furar filas de trânsito (pcx) outras para AE (GTS). Não compres sem experimentar.
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

TMaxer

  • Visitante
Re: HELP! Quase virgem - SYM GTS 125i
« Responder #10 em: 01 de Junho de 2017, 20:48 »
Agora que existe a lei de quem não tem carta pode conduzir 125cc eles aproveitaram-se logo para se esticarem nos preços  _lol_ _lol_ _lol_

 _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_  _convivio_


A parte mais engraçada e que quando comprei uma 125, a Sym custava em números redondos 2500/2700 €

Alguém está a ganhar mais....
« Última modificação: 01 de Junho de 2017, 20:50 por TMaxer »

Offline PSH72

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Jan 2017
  • Mensagens: 1713
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax 300
Re: HELP! Quase virgem - SYM GTS 125i
« Responder #11 em: 01 de Junho de 2017, 21:50 »
_lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_  _convivio_


A parte mais engraçada e que quando comprei uma 125, a Sym custava em números redondos 2500/2700 €

Alguém está a ganhar mais....

Pois agora custam 4100€ e dão 5 anos de garantia ou 100.000 km

TMaxer

  • Visitante
Re: HELP! Quase virgem - SYM GTS 125i
« Responder #12 em: 01 de Junho de 2017, 22:06 »
Pareço a velha no anuncio do Continente a dizer: "no meu tempo, um kilo de batatas custava 25 tostoes"  _Zang_ _Zang_


4100...  _lol_ alguém se esta a encher de dinheiro...  _reg_


Agora percebo o porque dos números do PIB do Centeno  _lol_

Offline LPeralta

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jul 2016
  • Mensagens: 106
  • Localidade: Oeiras
  • Marca: Honda
  • Modelo: FORZA 125
HELP! Quase virgem - SYM GTS 125i
« Responder #13 em: 02 de Junho de 2017, 17:36 »
Companheiro, se conseguires encontrar uma Forza usada / semi-nova nao penses 2 vezes. Acho que vale muito mais a pena em comparação com a Sym.Vais muito bem servido e nao te vais arrepender ;-)

Boa sorte e boa escolha,


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
« Última modificação: 02 de Junho de 2017, 17:49 por LPeralta »
LP

ibacelar

  • Visitante
Re: HELP! Quase virgem - SYM GTS 125i
« Responder #14 em: 03 de Junho de 2017, 13:04 »
Desde já obrigado a todos pela forte ajuda, ainda não tomei a decisão final, quero ver se esta semana decido, vou tentar ir a um stand Honda experimentar a Forza devido às diversas opiniões.

A nível mecânico, custos de manutenção é melhor?

Mais opiniões são bem-vindas, todas e sobre tudo, sou mesmo um menino nesta praia! :)

Offline LPeralta

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jul 2016
  • Mensagens: 106
  • Localidade: Oeiras
  • Marca: Honda
  • Modelo: FORZA 125
Re: HELP! Quase virgem - SYM GTS 125i
« Responder #15 em: 03 de Junho de 2017, 14:33 »
Companheiro, tens um topico específico para a Honda Forza 125. Da uma olhadela porque tens la muita informação sobre a Forza _pol_


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
LP

Offline davidsantos

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2016
  • Mensagens: 5289
  • Localidade: sintra
Re: HELP! Quase virgem - SYM GTS 125i
« Responder #16 em: 03 de Junho de 2017, 18:50 »
Concordo que a Forza é uma scoter top , mas a nova gts não é nada de se deitar fora , na minha opiniao devias fazer teste drive e ver em qual das máquinas te sentes melhor , e ver  qual o melhor negocio que te propoem , ofertas dos stands etc .
Sym Gts SE 12/2013  5/2017 a 11/2018
 21500 Kms até 28500 kms

Sym Cruisym 125 11/2018

Offline M.F.

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Out 2012
  • Mensagens: 352
  • Localidade: Laranjeiro/Almada
  • Membro CPM nº 4398
  • Marca: HONDA
  • Modelo: Deauville NT650V
Re: HELP! Quase virgem - SYM GTS 125i
« Responder #17 em: 03 de Junho de 2017, 20:53 »
Agora que existe a lei de quem não tem carta pode conduzir 125cc eles aproveitaram-se logo para se esticarem nos preços  _lol_ _lol_ _lol_
Sem a mínima dúvida, é um preço absurdo para uma 125.
Não vão roubar para a estrada, não é preciso, já lá estão!!!!!
_slb_  O condutor de uma Honda Deauville será sempre um condutor muito baril!! _slb_

Marcial Ferreira
Suzuki GN250-»Yamaha XJ600 N-»Yamaha XV1100-»Jonway Shark 125-»AJS DD125E MKII-»Yamaha XV535-»Yamaha XV1100-»Honda Deauville NT650V...

Ccarvalho

  • Visitante
Re: HELP! Quase virgem - SYM GTS 125i
« Responder #18 em: 03 de Junho de 2017, 23:07 »
Sem a mínima dúvida, é um preço absurdo para uma 125.
Não vão roubar para a estrada, não é preciso, já lá estão!!!!!

O aumento de preços tem-se sentido na generalidade das cilindradas e marcas. Quem andava de 125cc e tirou entretanto a carta A fez aumentar a procura dos restantes motociclos. Concordo que alguém se anda a encher, e não é pouco!

oLd3R

  • Visitante
Re: HELP! Quase virgem - SYM GTS 125i
« Responder #19 em: 04 de Junho de 2017, 02:11 »
Se tens dinheiro e não pensas em subir de cilindrada Forza ou Xmax é o ideal, plano de manutenção mais alargado do que a sym, desvaloriza muito menos que uma sym, qualidade e acabamentos melhores.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Offline PSH72

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Jan 2017
  • Mensagens: 1713
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax 300
Re: HELP! Quase virgem - SYM GTS 125i
« Responder #20 em: 04 de Junho de 2017, 13:01 »
Se tens dinheiro e não pensas em subir de cilindrada Forza ou Xmax é o ideal, plano de manutenção mais alargado do que a sym, desvaloriza muito menos que uma sym, qualidade e acabamentos melhores.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Nas novas SYM a revisão é aos 6000 mil, na altura ainda questionei e confirmaram-me.

fcasimiro

  • Visitante
Re: HELP! Quase virgem - SYM GTS 125i
« Responder #21 em: 05 de Junho de 2017, 16:52 »
Quando saiu a Forza 125, fiz um test-drive e gostei muito.
Na altura acabei por comprar a Sym GTS pois foi um bom negócio em 2a mão e estava longe desses preços... E apesar de ter gostado muito da SYM, se tivesse que optar caso os valores fossem próximos, sem duvida a Forza.
Depois tirei a carta e pronto, fui para outras cilindradas :)

ibacelar

  • Visitante
Re: HELP! Quase virgem - SYM GTS 125i
« Responder #22 em: 05 de Junho de 2017, 18:54 »
Obrigado a todos!
Ainda não tive oportunidade de ir "visitar" a forza.

Se não for pertinente estar a pedir conselhos de dia-a-dia na condução por muito básicos que vos possam parecer, agradeço.

ibacelar

  • Visitante
Re: HELP! Quase virgem - SYM GTS 125i
« Responder #23 em: 06 de Junho de 2017, 14:05 »
Boas!

Fui hoje à Honda, marquei rest-drive para amanhã, nos reviews, a Honda de um modo geral ganha sempre. No entanto prende-se a questão de valores.
Através de um bom co tacto consegui fechar a Gts nova por 4140€, já a Forza, fica em 4910€.
A grande questão aqui prende-se, até que ponto estes quase 1000€ se justificam.

Offline fastnet

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2013
  • Mensagens: 2597
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: honda
  • Modelo: cbf 125
Re: HELP! Quase virgem - SYM GTS 125i
« Responder #24 em: 06 de Junho de 2017, 14:23 »
Companheiro,
se todas as reviews apontam num sentido, creio que a resposta está dada.
No entanto a GtsI é uma boa máquina, certamente que farás muitos e bons kilometros com ela  _pol_
Sym Symphony 125s, Honda S-Wing 125, Bmw f650 funduro, Honda cbf 125
Honda pcx, a sair da casca Spritmonitor.de" border="0
CB500s, a tímida